Existem três tendências de educação escolar para a pessoa com surdez: a oralista, a comunicação total e a
abordagem por meio do bilinguismo. Sobre essas tendências é correto afirmar:
✂️ a) As escolas comuns ou especiais, pautadas na comunicação total, visam à capacitação da pessoa com surdez, para
que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo
que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola. ✂️ b) A comunicação total considera as características da pessoa ouvinte utilizando todo e qualquer recurso possível para
a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas
dos alunos. ✂️ c) a abordagem educacional por meio do oralismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas
no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a Língua da Comunidade Ouvinte. ✂️ d) Os dois enfoques, oralista e da comunicação total, negam a língua natural das pessoas com surdez e provocam
perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, socioafetivos, linguísticos, político culturais e na aprendizagem desses
alunos.