Questões de Concursos Assistente Escolar

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1Q894791 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em julho de 2024 a Lei Federal nº 8.069 completa 24 anos. Esta Lei estabelece um conjunto de normas e o ordenamento jurídico no que se refere à Criança e ao Adolescente como sujeitos de direitos. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela pessoa entre doze e dezoito anos de idade.
Com base no exposto, é correto afirmar que essa Lei dispõe sobre
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2Q894792 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Complete as lacunas do texto a seguir com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da _______i______, da _______ii______, da _______iii______ em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

PALAVRAS: família – comunidade – sociedade – igreja – escola – educação religião.
A sequência que completa corretamente as lacunas do texto é:
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3Q894793 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que foi criado a partir Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, com o objetivo de definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A sequência que apresenta apenas modalidades da Educação Básica está indicada corretamente em
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4Q894794 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades da educação. O objetivo dessa política é assegurar a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial e sua efetiva participação no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, é correto afirmar que os alunos, público-alvo da Educação Especial, são aqueles
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5Q894795 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Avalie o que, segundo Cury (2015), são causas da indisciplina.

I - Falta de interesse nas aulas. II - Dificuldade de dosar as ações contra a indisciplina. III - Violência gerada por violência sofrida. IV - Traumas da infância.

Está correto apenas o que se afirma em
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6Q894796 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Cury (2015) afirma que a falta de interesse nas aulas é uma das principais dificuldades da educação escolar, pois muito alunos comparecem às aulas apenas por obrigação, não se envolvem nas atividades propostas pelos docentes e se comportam de forma apática.

Nesse sentido, é correto afirmar que justifica o desinteresse dos estudantes o fato de
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7Q894797 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Complete corretamente as lacunas a seguir com as palavras indicadas. Atenção, cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem _______i_______, _______ii_______ ou _______iii_______ como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá -los, educá-los ou protegê-los. (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014)

PALAVRAS: disciplina - interesse – castigo - punição - tratamento cruel – degradante – bullyng - opressão.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
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8Q894798 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em 2010, o MEC define que a Educação Inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento, segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.

Avalie as afirmações sobre Educação Inclusiva.

I - As práticas inclusivas oferecem ações pedagógicas diferentes aos alunos deficientes. II - Propõe um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações. III - São atendidos, nas salas de recursos multifuncionais, alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, alunos com altas habilidades/superdotação. IV - Alunos público-alvo da Educação Especial devem ser submetidos a salas e práticas pedagógicas separadas dos demais estudantes

Está correto apenas o que se afirma em
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9Q894799 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê em seu Art. 98 que as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados.
Informe se é verdadeira (V) ou falsa (F) a situação em que as medidas de proteção devem ser aplicadas, segundo o ECA.
( ) Ação ou omissão da sociedade ou do Estado. ( ) Falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável. ( ) Omissão da instituição de ensino. ( ) Em razão da conduta da criança ou do adolescente.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
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10Q894800 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Sabe-se que a disciplina pode ser autoritária ou espontaneísta. O desafio para a escola é concretizar a superação de ambas.

É correto afirmar que o objetivo desta superação é conseguir a conscientização dos sujeitos participantes do processo educativo e, dessa forma, promover as necessárias condições para
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11Q894801 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições do(da)
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12Q894802 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Com relação aos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, complete corretamente as lacunas do texto a seguir com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo _______i_______ a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, _______ii_______ os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o _______iii_______ educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; _______iv_______ da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
PALAVRAS: assegurar – pedindo – atendimento – contribuição – permitir – acompanhamento – orientando – participação.

A sequência que completa corretamente as lacunas do texto é:
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13Q894803 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for.
Avalie o que se afirma sobre a Declaração de Salamanca.

I - Oferece um ordenamento de ações que preconizam os encaminhamentos educativos com ênfasse na Educação Inclusiva. II - O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. III - Trouxe o fortalecimento da Educação Especial na escola especializada, reafirmando e garantindo não apenas o acesso, mas a permanência do aluno nos diversos níveis, respeitando sua individualidade.

Está correto apenas o que se afirma em
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14Q894804 | Pedagogia, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Considerando-se o PARECER CNE/CEB nº 3/2008 em seu Art. 3º, é correto afirmar que a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão sempre oferecidos
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15Q894805 | Pedagogia, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

É correto afirmar que o Parecer CNE/CEB nº 3, aprovado em 18 de fevereiro de 2008, referente às orientações para o atendimento da Educação do Campo, argumenta que(,)
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