Em um município brasileiro, a Secretaria de Educação enfrenta desafios na implementação de uma gestão democrática nas
escolas públicas. O objetivo é promover uma maior participação da comunidade escolar e local, bem como a autonomia
pedagógica, administrativa e financeira das unidades escolares. Considere as dificuldades relatadas no processo de
democratização da educação e as regulamentações estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
de 1996 e pela Lei nº 8.662/1993, que define as atribuições do assistente social. Sobre a contribuição do assistente social na
gestão democrática da escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Conduzir visitas residenciais com o objetivo de avaliar minuciosamente as condições sociais e ambientais das famílias,
além de fomentar um vínculo estreitado e recíproco entre o estabelecimento educacional e a comunidade circunjacente
constitui prática exorbitante do assistente social.
( ) Promover treinamentos regulares para educadores e membros da comunidade escolar sobre a importância da
participação ativa e democrática nos processos decisórios transcende as atribuições padrão do assistente social.
( ) É prerrogativa do assistente social coordenar a formação de coletivos de suporte para estudantes e seus responsáveis,
promovendo o engajamento em discussões profundas sobre temáticas como os direitos sociais, processos de inclusão e a
fomentação da participação cidadã ativa no ambiente escolar.
( ) A facilitação da instauração de fóruns dialógicos que envolvem docentes, discentes e encarregados de educação, com o
intuito de debater e conceber conjuntamente o projeto pedagógico institucional e, assim, contribuir para o reforço da
governança democrática no contexto escolar transcende as funções do assistente social.
A sequência está correta em
✂️ a) V, V, V, F. ✂️ b) F, F, V, F. ✂️ c) V, F, F, V. ✂️ d) F, V, F, V.