Questões de Concursos Assistente Social em Saúde

Resolva questões de Assistente Social em Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q905203 | Serviço Social, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ainda com base no texto de Iamamoto (2021), no Caderno Diálogos do Cotidiano (CFESS, 2021), marque a alternativa CORRETA.
Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. Os desafios da profissão de Serviço Social no atual contexto de retrocessos das conquistas da classe trabalhadora. CFESS. Diálogos do cotidiano – Assistente social. Refle xões sobre o cotidiano profissional. Brasília, CFESS, 2021. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/12021Cfess-DialogosDoCotidianoVol1-Site.pdf
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q905204 | Serviço Social, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Reflita sobre a seguinte situação: numa unidade de saúde, a assistente social - que faz parte de um projeto sobre educação em saúde e prevenção de IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde - está conversando com um pesquisador da universidade, quando chega um usuário para ser atendido. Com a porta aberta, a profissional pergunta o que o usuário deseja e este solicita, em voz baixa, “mais preservativo”. A assistente social entrega o material e indaga em voz alta: “O senhor teve alguma dificuldade em usá-lo?”. O usuário diz que não e sai apressado (relato disponível em Vasconcelos, 2022, no livro “A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde). Analise a situação mencionada em relação ao Código de Ética profissional e à Resolução sobre as condições éticas e técnicas de trabalho do assistente social, marcando a alternativa CORRETA.
Fonte: DE VASCONCELOS, Ana Maria. A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. Cortez Editora, 2022.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q905205 | Serviço Social, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação ao trabalho do(a) assistente social na saúde, julgue as alternativas a seguir, de acordo com os Parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2010).

I- O trabalho do(a) assistente social na saúde deve se basear na compreensão de como os determinantes sociais, econômicos e culturais interferem no processo saúde-doença.
II- O trabalho do(a) assistente social na saúde deve se organizar com base nas particularidades das ações relacionadas às diferentes especialidades da medicina e às distintas patologias.
III- Em virtude da concepção ampliada de saúde, o assistente social deve privilegiar as tensões produzidas subjetivamente pelos sujeitos, buscando dar destaque ao caráter clínico ou terapêutico do exercício profissional.
IV- O trabalho do(a) assistente social apoiado no Projeto Ético-Político do Serviço Social deve contribuir para reforçar ou criar experiências nos serviços de saúde que efetivem o direito social à saúde.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q905206 | Serviço Social, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O assistente social W, que trabalha em uma unidade de saúde, realizou uma visita domiciliar para uma jovem cadeirante, que necessitava de orientações sobre determinado benefício. Ao chegar à residência, o profissional cumprimentou a família e, buscando ser acolhedor, chamou a usuária de “jovem especial”. Durante a abordagem, o profissional se dirigia à mãe da adolescente, para obter as informações necessárias em relação à demanda. Ao final, depois de dar as orientações necessárias, o assistente social destacou o quanto a jovem era um verdadeiro exemplo de superação. Com base na Resolução CFESS N° 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional do(a) assistente social e no documento Combata o Preconceito, também do CFESS, julgue os itens a seguir.
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). “Combata o preconceito”. Disponível em https://www.cfess.org.br/arquivos/cartaz-capacitismoufsc.pdf . Acesso em 22 de maio de 2024.

I- O capacitismo diz respeito à opressão de caráter sistêmico contra pessoas com deficiência.
II- Segundo os documentos do CFESS, a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III- No tocante à acessibilidade das pessoas com deficiência, uma das principais barreiras a serem superadas é a de natureza atitudinal, que implica mudanças de atitude de cada pessoa que convive ou atende a pessoas com deficiência.
IV- Ao mencionar a jovem como especial e como exemplo de superação, o assistente social adotou uma postura de combate aos preconceitos contra as pessoas com deficiência, valorizando a usuária.
V- Na abordagem realizada, o profissional agiu de forma correta ao se dirigir à mãe para obter as informações, visto que estava atendendo a uma pessoa mais jovem e com deficiência.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q724746 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Violência, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

Não é indicado que as unidades de saúde promovam grupos de homens com a finalidade de discutir os temas relacionados à violência contra a mulher.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q725265 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

O campo da saúde deve articular-se a outras instituições para que sejam promovidas ações voltadas para a compreensão das raízes socioculturais do jogo de poder que cerca as relações de gênero e a prática da sexualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q809490 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Luzia, de 73 anos de idade, nunca trabalhou fora de casa e não recebe aposentadoria nem pensão. Seus filhos estão todos empregados e têm como mantê-la. Nessa situação, de acordo com a lei, Luzia tem direito ao benefício de prestação continuada no valor de um salário mínimo mensal.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q815410 | Legislação Federal, Lei 8842 1994, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Sampaio, com 69 anos de idade, encontra-se internado devido a um câncer de pulmão em fase terminal. Nessa situação, Sampaio não tem mais direito ao benefício de prestação continuada que recebia regularmente antes de se internar.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q818526 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Vítor, com 13 anos de idade, encontra-se internado recuperando de uma cirurgia. Neste caso, o hospital deve proporcionar condições para que seu pai, sua mãe ou responsável possa ficar a seu lado em tempo integral.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q817824 | Legislação Federal, Lei 8842 1994, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Joana, com 68 anos de idade, desde jovem gosta muito de música erudita e o que recebe como professora aposentada é pouco, não lhe permitindo freqüentar as apresentações musicais que acontecem em sua cidade. Nessa situação, Joana poderá realizar seu desejo já que os ingressos para shows têm preços reduzidos para idosos, conforme determina a Política Nacional do Idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q724663 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de saúde devem limitar sua atenção às mulheres em situação de violência à dimensão da doença ou do risco em saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q724929 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

Os profissionais da saúde não necessitam rever suas atitudes e conceitos diante da violência que ocorre nas relações conjugais.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q806346 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Paulo é viúvo e mora sozinho com os três filhos. Todos os dias, ele chega em casa alcoolizado, ameaça e agride fisicamente os filhos. Nessa situação, a autoridade competente poderá colocar as crianças em abrigo ou em família substituta, mas não poderá determinar a inclusão de Paulo em programa de tratamento para alcoolismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q724692 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

As unidades de saúde devem promover a organização de grupos de mulheres com a finalidade de trabalhar as questões de gênero, poder, violência, fortalecimento da autonomia e formas de alternativas de resolução de conflitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q808693 | Legislação Federal, Lei 8842 1994, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

Pedro, com 79 anos de idade, é portador de doença crônica que necessita de assistência médica e enfermagem permanente. Nessa situação, Pedro deve ser encaminhado para residir em uma instituição asilar, de caráter social.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q812278 | Legislação Federal, Lei 8842 1994, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma afirmação a ser julgada, tendo como base a Lei n.º 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso), a Lei n.º 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social — LOAS) e(ou) a Lei n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA).

José, com 80 anos de idade, tem quatro filhos e boas condições de saúde física e mental. Além da aposentadoria de funcionário público, José tem renda de aluguéis de dois imóveis. Nessa situação, por ter mais de 80 anos, ele não pode mais fazer uso de seu dinheiro sem a concordância de um dos quatro filhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q724989 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Assistente Social em Saúde, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A respeito de medidas de prevenção relacionadas à violência contra a mulher, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de saúde devem acolher, com respeito e sigilo estrito, as mulheres em situação de violência e desenvolver uma abordagem de cuidados própria a elas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.