Questões de Concursos Assistente Técnico Legislativo

Resolva questões de Assistente Técnico Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q716291 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Flávio Villaça em sua obra: Espaço intra-urbano no Brasil, segue uma linha lógica de raciocínio envolvendo o processo de mudanças que estavam ocorrendo em algumas cidades. Sobre a ótica do autor citado no processo de urbanização podemos AFIRMAR corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q719879 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

D’Avila em sua obra sobre políticas locais discorre sobre o papel das câmaras municipais. Estabelecendo o parâmetro de seu pensamento sobre o papel dessas políticas com seus conhecimentos sobre os poderes assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q378129 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

A partir dos modelos tradicionais da administração pública e sua teoria é CORRETO afirmar que o servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q717076 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

As instituições públicas são importantes na estruturação da sociedade atual. De acordo com Manuel Castells em sua obra A questão urbana, ele tratou sobre o estudo da política urbana onde apresentou como característica dessa política:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q485170 | Geografia, Economia, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

A partir da Constituição Brasileira de 1988, que universalizou direitos até então restritos a certas camadas da população, houve um aumento das demandas sociais dirigidas ao Governo. Com isso surgem os projetos sociais que possuem características próprias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q715575 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

O autor Jacquignon (1975 apud JACQUIGNON; SILVA, 2008, p. 41), relata que o direito urbanístico é um ramo do direito econômico, onde este direito urbanístico é um conjunto de regras que regem as relações do estado ou seus representantes e pessoas proprietárias de terrenos. A partir dessas referências e dos conhecimentos acerca do direito urbanístico, assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q446296 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Sobre a relação entre os poderes, sabemos que a cada quatro anos temos eleições para o poder legislativo federal. Sobre as regras definidas a partir da Constituição de 1988 termos como item CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q483173 | Geografia, População, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Sabendo que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serve de comparação entre os países, para medir a qualidade de vida e o grau de desenvolvimento econômico sendo elaborado anualmente o relatório de IDH pela ONU, assinale abaixo a opção CORRETA sobre este importante indicador social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q718444 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Com o crescimento contínuo nas cidades brasileiras, é necessário o ordenamento do sistema de redes de infraestrutura para atender as necessidades da população do local. Sabendo que a câmara municipal tem um papel fundamental nesse ordenamento, assinale a opção que corresponde CORRETAMENTE aos elementos desse sistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q484987 | Geografia, População Brasileira, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Indicadores de 2018 apontam que em países desenvolvidos e muitos considerados emergentes, o setor terciário ocupa a maior parte da população. Entretanto, com o desenvolvimento, o setor terciário foi amplamente modernizado e prevalecem atividades de média e alta qualificação. Através dos índices sociais, em países emergentes que atravessaram industrialização e urbanização, como o Brasil, houve uma “hipertrofia do terciário”, com isso a alternativa que descreve CORRETAMENTE essa hipertrofia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q449411 | Direito Constitucional, Organização dos Poderes, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

A organização dos poderes em nosso país, através de seu princípio em que a separação de poderes é cláusula pétrea, pela Constituição Federal, adota, CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q446596 | Direito Constitucional, Saúde, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Levando-se em conta o Art. 196 da Constituição Federal (Seção II DA SAÚDE) que diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q377998 | Administração Pública, Burocrático, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Antônio Augusto Prates, em sua obra Administração Pública e burocracia estabelece diversas características sobre a Administração Burocrática racional legal. Os itens abaixo fazem parte do rol dessas características EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q444566 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

“É certamente no campo dos programas de saúde pública que ocorreram os mais bem-sucedidos avanços em direção a uma reforma de tipo descentralizador. Ao longo dos anos 80, a coalizão favorável à consolidação de um sistema hierarquizado e descentralizado de prestação de serviços de saúde, com forte presença nos fóruns nacionais e em aliança com governadores e prefeitos, conseguiu uma série sucessiva de medidas que redundaram em uma efetiva reforma do setor. Esta reforma, que redistribuiu funções e competências entre os níveis de governo tem uma direção clara: os municípios passam progressivamente a ter capacidade decisória, competências e recursos para a prestação dos serviços básicos de saúde. Se é verdade, contudo, que uma articulação positiva entre a burocracia do Ministério da Saúde, a elite profissional do setor, governadores e prefeitos viabilizou a aprovação de medidas de reforma a partir do centro do sistema político, é verdade também que as dificuldades na implementação destas reformas decorrem das dificuldades financeiras e institucionais do governo federal para dar continuidade ao processo de reformas. Nesta medida, as feições do sistema descentralizado tornam-se crescentemente heterogêneas no território nacional, dadas as diferentes possibilidades financeiras e administrativas e as distintas disposições políticas de governadores e prefeitos: em algumas regiões onde os recursos são mais escassos e as demandas são mais agudas, o sistema dá sinais evidentes de falência; em outras regiões, com maiores recursos, os municípios demonstram capacidade de gestão praticamente autônoma de seus sistemas de saúde”. IN: ARRETCHE, Marta T. S. Mitos da descentralização: Mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, n. 31, ano 11, 1996, p. 16.

O Princípio da descentralização em saúde é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no artigo 198 da CF. Assim, assinale a opção CORRETA que melhor refere-se ao que o Brasil propôs ao adotar a descentralização em saúde como uma diretriz do SUS segundo ARRETCHE, 1996:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q374682 | Português, Texto, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Assimetria e trocas políticas locais: apontamentos preliminares de uma pesquisa sobre produção legislativa e dinâmica política municipal. O texto apresenta os resultados parciais de um dos aspectos que estão sendo estudados em um trabalho de pesquisa em equipe ainda em andamento. Munidos da sistematização das informações contidas nas fichas de cadastro da produção legislativa nos Municípios pesquisados e das Atas da Câmara Municipal, identificamos aspectos que sugerem a importância deste instrumento parlamentar chamado: Indicações. Ao mesmo tempo, cotejamos a análise empírica do estudo de caso, com alguns modelos explicativos das trocas políticas entre Executivo e Legislativo e deste com o eleitorado. Nosso objetivo aqui foi considerar algumas hipóteses de interpretação deste dispositivo Legislativo, as Indicações, que possam contribuir para o desenvolvimento de uma nova perspectiva no interior de uma pesquisa em andamento. Disponível em: http://desigualdadediversidade.soc.pucrio. br/media/Filho_desdiv_n2.pdf. O artigo supracitado fala sobre o atendimento das indicações ou a inclusão delas no projeto de governo do prefeito. Para o autor, atitudes como essas podem sugerir duas situações: um sinal de prestígio do vereador junto ao prefeito ou pode denotar uma atuação parlamentar eficiente. Isto não significa apenas um ganho simbólico, mas também um trunfo eleitoral para o vereador que quer se reeleger, já que poderá usá-lo para atingir três objetivos perseguidos por todo candidato que já detém um mandato parlamentar. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que contempla os três objetivos perseguidos pelos candidatos que já detém um mandato parlamentar de acordo com o texto de D’AVILA FILHO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q374687 | Português, Texto, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

O artigo de opinião de KERBAUY, 2005 analisa o legislativo municipal a partir de dois eixos: (1) a ênfase em suas características nacionais e regionais, com base em dados sobre a composição social e político-partidária do legislativo municipal no Brasil, no período de 1996, 2000 e 2004; e (2) os diferentes modos como os poderes legislativos locais de São Paulo e Santa Catarina percebem os poderes executivos no que se refere ao processo decisório. IN: KERBAUY, Maria Teresa M. As câmaras municipais brasileiras: perfil de carreira e percepção sobre o processo decisório local. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, nº 2, Outubro, 2005, p. 337-365. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v11n2/26418.pdf. Assinale a alternativa CORRETA de acordo com o artigo de opinião “As câmaras municipais brasileiras: perfil de carreira e percepção sobre o processo decisório local”, KERBAUY, 2005.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q719521 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Roberto Lobato Corrêa em sua obra O Espaço Urbano detalha sobre diversos pontos sobre o espaço urbano. Dentre as opções de Espaço, o autor caracteriza a Segregação e define que existem três forças básicas que estruturam as classes sociais. Dentre as opções abaixo a força que CORRETAMENTE está descrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q794275 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

A questão ética não se refere à esfera moral da consciência do servido, mas à esfera da eficácia dos valores que sustentam o sistema democrático. No âmbito do serviço público é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q717739 | Arquitetura, Arquitetura, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Ao publicar sua obra: Pensando o espaço do homem, Milton Santos reforça o que seria uma das suas marcas na busca do método em Geografia – a compreensão do espaço como totalidade. A partir desse pensamento e de sua obra assinale o item que apresenta CORRETAMENTE suas ideias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q650177 | Ciências Políticas, Ciência Política, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

Muitas mudanças sociais e políticas vêm ocorrendo ao longo dos tempos em nosso território nacional. Durante o período colonial e imperial essas mudanças eram lentas e graduais, porém, a partir da década de 1930 passaram a formatar grandes mudanças. Dentre as opções abaixo uma apresenta características verdadeiras que desencadearam essas mudanças, aponte-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.