Início Questões de Concursos Atendente de Classe Resolva questões de Atendente de Classe comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Atendente de Classe Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1073906 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A respeito das ambiguidades entre as propostas da Escola Tradicional e da Escola Nova, assinale a alternativa que expressa corretamente a tensão central entre os dois modelos pedagógicos: ✂️ a) A Escola Nova rejeita o protagonismo do aluno, valorizando exclusivamente a memorização de conteúdos e o ensino direto, enquanto a Escola Tradicional defende o desenvolvimento integral com base em experiências do cotidiano. ✂️ b) Ambas as propostas convergem ao adotar o currículo rígido e fragmentado como ponto de partida para o ensino, embora com ênfases metodológicas distintas. ✂️ c) A Escola Tradicional, por ser historicamente mais recente, incorporou inovações pedagógicas da Escola Nova, como o trabalho com projetos e a flexibilização curricular. d) A principal ambiguidade entre os dois modelos está na recusa mútua da figura do professor como mediador, optando ambos por práticas pedagógicas centradas na autonomia plena do aluno. ✂️ d) A principal ambiguidade entre os dois modelos está na recusa mútua da figura do professor como mediador, optando ambos por práticas pedagógicas centradas na autonomia plena do aluno. ✂️ e) A Escola Nova, embora critique os métodos rígidos da Escola Tradicional, reproduz certas estruturas hierárquicas e curriculares, ao mesmo tempo em que propõe a centralidade do aluno e a valorização de aspectos psicobiológicos no processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1073897 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), por meio da inclusão do Art. 2º-A, passou a reconhecer oficialmente um símbolo nacional de identificação voltado para um grupo específico de pessoas com deficiência. Com base nesse dispositivo legal e em seus desdobramentos sociais, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O cordão com desenhos de girassóis foi instituído como símbolo exclusivo de identificação para pessoas com deficiência visual total, garantindo-lhes prioridade em atendimentos e deslocamentos. ✂️ b) O uso do cordão de girassol visa identificar qualquer pessoa com deficiência física aparente, sendo obrigatório para o acesso a serviços públicos. ✂️ c) O cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtornos neurológicos e condições não visíveis, com o objetivo de ampliar a compreensão e o respeito à sua condição. ✂️ d) O uso do cordão de girassol é restrito ao ambiente escolar e deve ser validado mediante laudo médico, conforme previsto nos regulamentos do Ministério da Educação. ✂️ e) O símbolo do girassol identifica pessoas com deficiência auditiva severa que utilizam aparelhos auditivos não visíveis, mas sua adoção depende de regulamentação estadual específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1073898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que: ✂️ a) Os objetivos devem ser definidos logo após a escolha dos recursos didáticos, a fim de garantir praticidade e otimização do tempo de aula. ✂️ b) A avaliação deve ser construída de forma autônoma, sem ligação direta com os objetivos, permitindo maior espontaneidade no processo. ✂️ c) Os objetivos de aprendizagem orientam tanto a seleção dos conteúdos quanto os instrumentos avaliativos, e devem estar claros e mensuráveis. ✂️ d) A etapa da avaliação precede a definição dos objetivos, pois permite diagnosticar previamente os conteúdos que serão ensinados. ✂️ e) O planejamento de aula eficiente dispensa objetivos, desde que o professor tenha domínio sobre o conteúdo e experiência docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1073905 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto do Movimento da Escola Nova, qual das alternativas expressa com mais precisão a contribuição pedagógica de Ovide Decroly? ✂️ a) Valorização da memorização de conteúdos como forma de consolidar o aprendizado lógico-formal, com foco na disciplina e na repetição. ✂️ b) Defesa de uma escola voltada para o desenvolvimento integral do aluno, priorizando a aprendizagem significativa e contextualizada, com participação ativa do educando. ✂️ c) Centralidade do professor como figura transmissora do saber e defensor da autoridade na sala de aula. ✂️ d) Ênfase na padronização curricular e na avaliação classificatória como elementos essenciais da organização escolar. ✂️ e) Apoio à fragmentação do ensino por disciplinas estanques, com pouca articulação entre teoria e prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1073894 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Jean Piaget, qual é o instrumento essencial para a adaptação social da criança durante o processo de desenvolvimento cognitivo? ✂️ a) A linguagem. ✂️ b) A repetição. ✂️ c) O castigo. ✂️ d) A hereditariedade. ✂️ e) A instrução direta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1073895 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em seu trabalho sobre inclusão, Mantoan discute as formas como a exclusão escolar se manifesta, destacando a ignorância do aluno em relação aos padrões de cientificidade do saber escolar. A partir dessa reflexão, é possível afirmar que: ✂️ a) A exclusão escolar ocorre unicamente por falta de preparo docente, sendo a ignorância do aluno um fator secundário no processo de marginalização pedagógica. ✂️ b) A exclusão escolar se restringe aos alunos com deficiência, visto que os padrões de cientificidade escolar não são pensados para esse público. ✂️ c) A exclusão escolar está relacionada à incapacidade do aluno de assimilar o conteúdo, o que justifica a sua separação em classes de reforço ou instituições especializadas. ✂️ d) A exclusão escolar se manifesta de modo sutil e estrutural, quando os alunos que não dominam os códigos acadêmicos e científicos da escola são desvalorizados ou considerados incapazes de aprender. ✂️ e) A superação da exclusão escolar depende exclusivamente da adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual severa, sendo irrelevante nos demais casos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1073908 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A pedagogia de Freinet destaca-se pela valorização do trabalho e da expressão livre dos alunos. Com base nessa abordagem, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Freinet propôs uma pedagogia centrada na memorização de conteúdos e na disciplina rígida como forma de garantir a eficácia do ensino. ✂️ b) Sua metodologia defendia o uso exclusivo de materiais didáticos oficiais e padronizados, evitando produções dos próprios alunos. ✂️ c) A técnica do "texto livre" era vista como prejudicial ao desenvolvimento linguístico, pois afastava os alunos das normas gramaticais. ✂️ d) Freinet defendia uma pedagogia ativa, baseada na cooperação, na experimentação e na vivência do trabalho como elemento formador. ✂️ e) Em sua proposta, o professor deveria atuar como autoridade central, regulando rigorosamente o ritmo da turma e os temas de estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1066973 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que não contém um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva: ✂️ a) Pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em tecnologia assistiva. ✂️ b) Investimento em tecnologia assistiva. ✂️ c) Promoção da cadeia produtiva em tecnologia assistiva. ✂️ d) Regulamentação, certificação e registro de tecnologia assistiva. ✂️ e) Promoção do acesso à tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1073901 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em relação à concepção de avaliação da aprendizagem segundo a proposta de Ralph Tyler, assinale a alternativa que expressa corretamente sua principal característica: ✂️ a) Propunha a avaliação da aprendizagem como recurso subsidiário para a obtenção de resultados bem sucedidos na aprendizagem escolar. ✂️ b) Defendia a avaliação como um processo dialógico e emancipador, centrado no reconhecimento das potencialidades individuais dos alunos e na superação das desigualdades, conforme propõe Paulo Freire. ✂️ c) Enfatizava a avaliação como uma construção coletiva e contextualizada, em que o erro é considerado parte fundamental do processo de aprendizagem, conforme as ideias de Perrenoud. ✂️ d) Considerava a avaliação uma ação formativa, contínua e reflexiva, integrada ao planejamento e à mediação pedagógica, como propõe Cipriano Carlos Luckesi. ✂️ e) Entendia a avaliação como um meio para desconstruir as relações de poder presentes no espaço escolar, rompendo com as lógicas tradicionais de controle e exclusão, segundo a perspectiva crítica de Sacristán. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1073902 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a análise dos resultados insatisfatórios no processo de ensino-aprendizagem deve levar o educador a refletir criticamente sobre: ✂️ a) A eficácia das punições aplicadas ao aluno, considerando que a disciplina é essencial para o sucesso acadêmico. ✂️ b) O rendimento da turma em comparação a outras, como forma de mensurar o padrão de qualidade do ensino ofertado. ✂️ c) A existência de fatores externos, como a indisciplina ou a falta de interesse dos estudantes, que geralmente justificam o fracasso escolar. ✂️ d) A prática avaliativa adotada, que pode estar baseada em instrumentos inadequados ou desconsiderar as reais necessidades e dificuldades dos educandos. ✂️ e) A validade do currículo adotado pela escola, visto que ele, por si só, garante o sucesso pedagógico quando bem estruturado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1073896 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, qual é um dos principais obstáculos enfrentados por educadores que buscam transformar a escola em um espaço verdadeiramente inclusivo e inovador? ✂️ a) O pensamento subdividido em áreas específicas. ✂️ b) A falta de recursos financeiros e tecnológicos nas instituições privadas. ✂️ c) A resistência dos estudantes em participar de práticas interdisciplinares. ✂️ d) A ausência de formação contínua partindo dos professores. ✂️ e) A desvalorização do currículo tradicional em favor de saberes populares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1073910 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A pedagogia de Paulo Freire tem como fundamento o diálogo e a consciência crítica. Com base nessa concepção, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A função da escola é transmitir conteúdos prontos, preparando o aluno para ser obediente e funcional no sistema social vigente. ✂️ b) A alfabetização deve ser técnica e neutra, sem vínculo com a realidade dos alunos, para garantir imparcialidade pedagógica. ✂️ c) O educador deve assumir o papel de sujeito do saber, enquanto os alunos são receptores passivos da informação. ✂️ d) O processo educativo é um ato político e libertador, em que educador e educando constroem juntos o conhecimento, em diálogo com a realidade. ✂️ e) A educação deve evitar temas da realidade social dos alunos para não comprometer a autoridade docente nem politizar a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1073893 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelece diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação de forma inclusiva e equitativa em todos os níveis e modalidades de ensino. Com base no disposto no Art. 27 da referida Lei, assinale a alternativa que expressa corretamente seu conteúdo: ✂️ a) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundosuas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ b) A educação da pessoa com deficiência deve ser promovida prioritariamente por instituições especializadas, voltadas para o atendimento clínico-pedagógico individualizado, com foco no desenvolvimento cognitivo e motor, sendo o ensino regular uma alternativa complementar e opcional. ✂️ c) O acesso das pessoas com deficiência ao sistema educacional será garantido mediante apresentação de laudo médico atualizado que comprove a natureza e o grau da deficiência, cabendo às instituições de ensino estabelecer critérios para adaptação curricular conforme sua disponibilidade de recursos. ✂️ d) A Lei assegura a matrícula da pessoa com deficiência em escolas regulares, desde que sua presença não represente prejuízo ao rendimento pedagógico da turma ou à gestão da sala de aula, sendo facultada às escolas a indicação de transferência para ambientes mais adequados quando julgar necessário. ✂️ e) De acordo com o Estatuto, a inclusão escolar deve ocorrer preferencialmente nas etapas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, não sendo obrigatória a oferta de acessibilidade e apoio especializado no ensino superior e na educação profissional, salvo nos casos de excepcional desempenho acadêmico comprovado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1073900 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A partir da perspectiva da tendência pedagógica progressista crítico-social dos conteúdos, segundo José Carlos Libâneo, analise as alternativas a seguir e assinale a que melhor expressa o papel da escola e do conteúdo no processo de ensino-aprendizagem: ✂️ a) A escola deve priorizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em detrimento dos conteúdos escolares, já que o conhecimento pode ser adquirido naturalmente. ✂️ b) O ensino deve se concentrar na preparação do aluno para o mercado de trabalho por meio da repetição mecânica e da memorização de conteúdos tradicionais. ✂️ c) A escola tem como função central difundir conteúdos escolares relevantes, tratados de forma viva e concreta, articulados às realidades sociais dos educandos. ✂️ d) A função da escola deve se limitar ao acolhimento das vivências pessoais dos alunos, promovendo um espaço livre de conflitos e de exigências cognitivas. ✂️ e) O processo de ensino deve priorizar a neutralidade dos conteúdos escolares, evitando que sejam influenciados por contextos políticos e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1073907 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A proposta pedagógica de Maria Montessori reformula a atuação tradicional do professor em sala de aula. De acordo com os fundamentos desse método, qual é o papel do educador no processo de ensino-aprendizagem? ✂️ a) Atuar como principal fonte de conhecimento, conduzindo a turma de forma homogênea e assegurando que todos sigam o mesmo ritmo de aprendizagem. ✂️ b) Promover aulas expositivas e avaliações padronizadas, garantindo o cumprimento do currículo nacional em todos os níveis. ✂️ c) Dirigir as atividades da criança com base em conteúdos pré-definidos, limitando a autonomia em prol da disciplina e do rendimento escolar. ✂️ d) Facilitar o aprendizado por meio da organização de um ambiente preparado, acompanhando cada criança individualmente com um olhar técnico e científico. ✂️ e) Estimular a competição entre os alunos como forma de desenvolver habilidades cognitivas e afetivas, promovendo o mérito individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1073909 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Vygotsky, o desenvolvimento do indivíduo ocorre por meio da interação social e da mediação cultural. Nesse sentido, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é: ✂️ a) O estágio no qual a criança aprende apenas por repetição e imitação de comportamentos observados nos adultos. ✂️ b) A diferença entre o desempenho atual da criança e o nível que ela pode alcançar com a ajuda de um adulto ou de um par mais experiente. ✂️ c) Um momento fixo do desenvolvimento cognitivo em que a criança internaliza normas sociais de forma automática. ✂️ d) Um conjunto de habilidades adquiridas de forma espontânea e natural, sem necessidade de intervenção educativa. ✂️ e) O espaço entre o ensino formal e a aprendizagem informal, onde o desenvolvimento depende apenas da maturação biológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1073899 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Com base na obra de José Carlos Libâneo - Democratização da escola pública e pedagogia críticas, assinale a alternativa que melhor expressa uma crítica à tendência liberal renovada não diretiva, no que diz respeito à função da escola e à formação do aluno: ✂️ a) Valoriza a atuação do professor como mediador do conhecimento histórico e cultural, promovendo a formação crítica e política do estudante. ✂️ b) Prioriza a transmissão sistemática dos conteúdos escolares e a disciplina rígida como meio de formar indivíduos produtivos. ✂️ c) Considera o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno como resultado exclusivo da repetição e da memorização de conteúdos. ✂️ d) Dá ênfase à formação de atitudes individuais e aspectos psicológicos do aluno, deixando em segundo plano osconteúdos pedagógicos e as condições sociais do processo educativo. ✂️ e) Assume o compromisso com a transformação social por meio da práxis educativa, pautada na problematização da realidade e na emancipação do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1073903 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto do ensino da literatura, qual das alternativas melhor representa uma abordagem que promove o empoderamento dos sujeitos por meio da linguagem? ✂️ a) Trabalhar exclusivamente com os clássicos literários, garantindo a manutenção dos valores culturais consolidados. ✂️ b) Enfatizar a memorização de regras gramaticais para garantir o domínio técnico da língua portuguesa. ✂️ c) Propor atividades de leitura e escrita que permitam aos estudantes confrontar normas sociais cristalizadas, expressar-se criticamente e produzir sentidos próprios a partir da experiência literária. ✂️ d) Utilizar textos literários apenas como forma de desenvolver habilidades interpretativas voltadas para avaliações externas padronizadas. ✂️ e) Priorizar o ensino da literatura como meio de reproduzir os modelos linguísticos e estéticos considerados corretos pela tradição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1073904 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Nas últimas décadas, diversas críticas têm sido feitas à relação entre escola e alfabetização. As promessas de transformação social por meio da escolarização nem sempre se concretizam, o que tem gerado um movimento de revisão das expectativas atribuídas à escola. Com base nessa perspectiva crítica, assinale a alternativa que melhor expressa uma compreensão atual sobre os desafios da alfabetização escolar: ✂️ a) O insucesso da escola em alfabetizar está exclusivamente ligado ao uso de métodos tradicionais, que não acompanham os avanços das ciências cognitivas. ✂️ b) A persistência de baixos índices de alfabetização se deve, em grande parte, à ausência de preparo técnico dos professores nos anos iniciais. ✂️ c) A alfabetização é uma responsabilidade primária da família, e o fracasso escolar nesse campo decorre da transferência indevida dessa função para a escola. ✂️ d) O fracasso na alfabetização escolar é recente e resulta da perda da autoridade pedagógica do professor frente às novas tecnologias. ✂️ e) As dificuldades da escola em cumprir sua tarefa de alfabetizar decorrem de fatores múltiplos — como método, aluno, professor, sistema escolar, contexto social e políticas públicas — e não devem ser atribuídas a um único elemento isolado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1073906 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A respeito das ambiguidades entre as propostas da Escola Tradicional e da Escola Nova, assinale a alternativa que expressa corretamente a tensão central entre os dois modelos pedagógicos: ✂️ a) A Escola Nova rejeita o protagonismo do aluno, valorizando exclusivamente a memorização de conteúdos e o ensino direto, enquanto a Escola Tradicional defende o desenvolvimento integral com base em experiências do cotidiano. ✂️ b) Ambas as propostas convergem ao adotar o currículo rígido e fragmentado como ponto de partida para o ensino, embora com ênfases metodológicas distintas. ✂️ c) A Escola Tradicional, por ser historicamente mais recente, incorporou inovações pedagógicas da Escola Nova, como o trabalho com projetos e a flexibilização curricular. d) A principal ambiguidade entre os dois modelos está na recusa mútua da figura do professor como mediador, optando ambos por práticas pedagógicas centradas na autonomia plena do aluno. ✂️ d) A principal ambiguidade entre os dois modelos está na recusa mútua da figura do professor como mediador, optando ambos por práticas pedagógicas centradas na autonomia plena do aluno. ✂️ e) A Escola Nova, embora critique os métodos rígidos da Escola Tradicional, reproduz certas estruturas hierárquicas e curriculares, ao mesmo tempo em que propõe a centralidade do aluno e a valorização de aspectos psicobiológicos no processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1073897 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), por meio da inclusão do Art. 2º-A, passou a reconhecer oficialmente um símbolo nacional de identificação voltado para um grupo específico de pessoas com deficiência. Com base nesse dispositivo legal e em seus desdobramentos sociais, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O cordão com desenhos de girassóis foi instituído como símbolo exclusivo de identificação para pessoas com deficiência visual total, garantindo-lhes prioridade em atendimentos e deslocamentos. ✂️ b) O uso do cordão de girassol visa identificar qualquer pessoa com deficiência física aparente, sendo obrigatório para o acesso a serviços públicos. ✂️ c) O cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtornos neurológicos e condições não visíveis, com o objetivo de ampliar a compreensão e o respeito à sua condição. ✂️ d) O uso do cordão de girassol é restrito ao ambiente escolar e deve ser validado mediante laudo médico, conforme previsto nos regulamentos do Ministério da Educação. ✂️ e) O símbolo do girassol identifica pessoas com deficiência auditiva severa que utilizam aparelhos auditivos não visíveis, mas sua adoção depende de regulamentação estadual específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1073898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que: ✂️ a) Os objetivos devem ser definidos logo após a escolha dos recursos didáticos, a fim de garantir praticidade e otimização do tempo de aula. ✂️ b) A avaliação deve ser construída de forma autônoma, sem ligação direta com os objetivos, permitindo maior espontaneidade no processo. ✂️ c) Os objetivos de aprendizagem orientam tanto a seleção dos conteúdos quanto os instrumentos avaliativos, e devem estar claros e mensuráveis. ✂️ d) A etapa da avaliação precede a definição dos objetivos, pois permite diagnosticar previamente os conteúdos que serão ensinados. ✂️ e) O planejamento de aula eficiente dispensa objetivos, desde que o professor tenha domínio sobre o conteúdo e experiência docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1073905 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto do Movimento da Escola Nova, qual das alternativas expressa com mais precisão a contribuição pedagógica de Ovide Decroly? ✂️ a) Valorização da memorização de conteúdos como forma de consolidar o aprendizado lógico-formal, com foco na disciplina e na repetição. ✂️ b) Defesa de uma escola voltada para o desenvolvimento integral do aluno, priorizando a aprendizagem significativa e contextualizada, com participação ativa do educando. ✂️ c) Centralidade do professor como figura transmissora do saber e defensor da autoridade na sala de aula. ✂️ d) Ênfase na padronização curricular e na avaliação classificatória como elementos essenciais da organização escolar. ✂️ e) Apoio à fragmentação do ensino por disciplinas estanques, com pouca articulação entre teoria e prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1073894 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Jean Piaget, qual é o instrumento essencial para a adaptação social da criança durante o processo de desenvolvimento cognitivo? ✂️ a) A linguagem. ✂️ b) A repetição. ✂️ c) O castigo. ✂️ d) A hereditariedade. ✂️ e) A instrução direta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1073895 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em seu trabalho sobre inclusão, Mantoan discute as formas como a exclusão escolar se manifesta, destacando a ignorância do aluno em relação aos padrões de cientificidade do saber escolar. A partir dessa reflexão, é possível afirmar que: ✂️ a) A exclusão escolar ocorre unicamente por falta de preparo docente, sendo a ignorância do aluno um fator secundário no processo de marginalização pedagógica. ✂️ b) A exclusão escolar se restringe aos alunos com deficiência, visto que os padrões de cientificidade escolar não são pensados para esse público. ✂️ c) A exclusão escolar está relacionada à incapacidade do aluno de assimilar o conteúdo, o que justifica a sua separação em classes de reforço ou instituições especializadas. ✂️ d) A exclusão escolar se manifesta de modo sutil e estrutural, quando os alunos que não dominam os códigos acadêmicos e científicos da escola são desvalorizados ou considerados incapazes de aprender. ✂️ e) A superação da exclusão escolar depende exclusivamente da adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual severa, sendo irrelevante nos demais casos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1073908 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A pedagogia de Freinet destaca-se pela valorização do trabalho e da expressão livre dos alunos. Com base nessa abordagem, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Freinet propôs uma pedagogia centrada na memorização de conteúdos e na disciplina rígida como forma de garantir a eficácia do ensino. ✂️ b) Sua metodologia defendia o uso exclusivo de materiais didáticos oficiais e padronizados, evitando produções dos próprios alunos. ✂️ c) A técnica do "texto livre" era vista como prejudicial ao desenvolvimento linguístico, pois afastava os alunos das normas gramaticais. ✂️ d) Freinet defendia uma pedagogia ativa, baseada na cooperação, na experimentação e na vivência do trabalho como elemento formador. ✂️ e) Em sua proposta, o professor deveria atuar como autoridade central, regulando rigorosamente o ritmo da turma e os temas de estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1066973 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale a alternativa que não contém um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva: ✂️ a) Pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em tecnologia assistiva. ✂️ b) Investimento em tecnologia assistiva. ✂️ c) Promoção da cadeia produtiva em tecnologia assistiva. ✂️ d) Regulamentação, certificação e registro de tecnologia assistiva. ✂️ e) Promoção do acesso à tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1073901 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em relação à concepção de avaliação da aprendizagem segundo a proposta de Ralph Tyler, assinale a alternativa que expressa corretamente sua principal característica: ✂️ a) Propunha a avaliação da aprendizagem como recurso subsidiário para a obtenção de resultados bem sucedidos na aprendizagem escolar. ✂️ b) Defendia a avaliação como um processo dialógico e emancipador, centrado no reconhecimento das potencialidades individuais dos alunos e na superação das desigualdades, conforme propõe Paulo Freire. ✂️ c) Enfatizava a avaliação como uma construção coletiva e contextualizada, em que o erro é considerado parte fundamental do processo de aprendizagem, conforme as ideias de Perrenoud. ✂️ d) Considerava a avaliação uma ação formativa, contínua e reflexiva, integrada ao planejamento e à mediação pedagógica, como propõe Cipriano Carlos Luckesi. ✂️ e) Entendia a avaliação como um meio para desconstruir as relações de poder presentes no espaço escolar, rompendo com as lógicas tradicionais de controle e exclusão, segundo a perspectiva crítica de Sacristán. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1073902 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a análise dos resultados insatisfatórios no processo de ensino-aprendizagem deve levar o educador a refletir criticamente sobre: ✂️ a) A eficácia das punições aplicadas ao aluno, considerando que a disciplina é essencial para o sucesso acadêmico. ✂️ b) O rendimento da turma em comparação a outras, como forma de mensurar o padrão de qualidade do ensino ofertado. ✂️ c) A existência de fatores externos, como a indisciplina ou a falta de interesse dos estudantes, que geralmente justificam o fracasso escolar. ✂️ d) A prática avaliativa adotada, que pode estar baseada em instrumentos inadequados ou desconsiderar as reais necessidades e dificuldades dos educandos. ✂️ e) A validade do currículo adotado pela escola, visto que ele, por si só, garante o sucesso pedagógico quando bem estruturado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1073896 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan, qual é um dos principais obstáculos enfrentados por educadores que buscam transformar a escola em um espaço verdadeiramente inclusivo e inovador? ✂️ a) O pensamento subdividido em áreas específicas. ✂️ b) A falta de recursos financeiros e tecnológicos nas instituições privadas. ✂️ c) A resistência dos estudantes em participar de práticas interdisciplinares. ✂️ d) A ausência de formação contínua partindo dos professores. ✂️ e) A desvalorização do currículo tradicional em favor de saberes populares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1073910 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A pedagogia de Paulo Freire tem como fundamento o diálogo e a consciência crítica. Com base nessa concepção, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A função da escola é transmitir conteúdos prontos, preparando o aluno para ser obediente e funcional no sistema social vigente. ✂️ b) A alfabetização deve ser técnica e neutra, sem vínculo com a realidade dos alunos, para garantir imparcialidade pedagógica. ✂️ c) O educador deve assumir o papel de sujeito do saber, enquanto os alunos são receptores passivos da informação. ✂️ d) O processo educativo é um ato político e libertador, em que educador e educando constroem juntos o conhecimento, em diálogo com a realidade. ✂️ e) A educação deve evitar temas da realidade social dos alunos para não comprometer a autoridade docente nem politizar a escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1073893 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelece diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação de forma inclusiva e equitativa em todos os níveis e modalidades de ensino. Com base no disposto no Art. 27 da referida Lei, assinale a alternativa que expressa corretamente seu conteúdo: ✂️ a) A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundosuas características, interesses e necessidades de aprendizagem. ✂️ b) A educação da pessoa com deficiência deve ser promovida prioritariamente por instituições especializadas, voltadas para o atendimento clínico-pedagógico individualizado, com foco no desenvolvimento cognitivo e motor, sendo o ensino regular uma alternativa complementar e opcional. ✂️ c) O acesso das pessoas com deficiência ao sistema educacional será garantido mediante apresentação de laudo médico atualizado que comprove a natureza e o grau da deficiência, cabendo às instituições de ensino estabelecer critérios para adaptação curricular conforme sua disponibilidade de recursos. ✂️ d) A Lei assegura a matrícula da pessoa com deficiência em escolas regulares, desde que sua presença não represente prejuízo ao rendimento pedagógico da turma ou à gestão da sala de aula, sendo facultada às escolas a indicação de transferência para ambientes mais adequados quando julgar necessário. ✂️ e) De acordo com o Estatuto, a inclusão escolar deve ocorrer preferencialmente nas etapas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, não sendo obrigatória a oferta de acessibilidade e apoio especializado no ensino superior e na educação profissional, salvo nos casos de excepcional desempenho acadêmico comprovado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1073900 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A partir da perspectiva da tendência pedagógica progressista crítico-social dos conteúdos, segundo José Carlos Libâneo, analise as alternativas a seguir e assinale a que melhor expressa o papel da escola e do conteúdo no processo de ensino-aprendizagem: ✂️ a) A escola deve priorizar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em detrimento dos conteúdos escolares, já que o conhecimento pode ser adquirido naturalmente. ✂️ b) O ensino deve se concentrar na preparação do aluno para o mercado de trabalho por meio da repetição mecânica e da memorização de conteúdos tradicionais. ✂️ c) A escola tem como função central difundir conteúdos escolares relevantes, tratados de forma viva e concreta, articulados às realidades sociais dos educandos. ✂️ d) A função da escola deve se limitar ao acolhimento das vivências pessoais dos alunos, promovendo um espaço livre de conflitos e de exigências cognitivas. ✂️ e) O processo de ensino deve priorizar a neutralidade dos conteúdos escolares, evitando que sejam influenciados por contextos políticos e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1073907 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A proposta pedagógica de Maria Montessori reformula a atuação tradicional do professor em sala de aula. De acordo com os fundamentos desse método, qual é o papel do educador no processo de ensino-aprendizagem? ✂️ a) Atuar como principal fonte de conhecimento, conduzindo a turma de forma homogênea e assegurando que todos sigam o mesmo ritmo de aprendizagem. ✂️ b) Promover aulas expositivas e avaliações padronizadas, garantindo o cumprimento do currículo nacional em todos os níveis. ✂️ c) Dirigir as atividades da criança com base em conteúdos pré-definidos, limitando a autonomia em prol da disciplina e do rendimento escolar. ✂️ d) Facilitar o aprendizado por meio da organização de um ambiente preparado, acompanhando cada criança individualmente com um olhar técnico e científico. ✂️ e) Estimular a competição entre os alunos como forma de desenvolver habilidades cognitivas e afetivas, promovendo o mérito individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1073909 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo Vygotsky, o desenvolvimento do indivíduo ocorre por meio da interação social e da mediação cultural. Nesse sentido, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é: ✂️ a) O estágio no qual a criança aprende apenas por repetição e imitação de comportamentos observados nos adultos. ✂️ b) A diferença entre o desempenho atual da criança e o nível que ela pode alcançar com a ajuda de um adulto ou de um par mais experiente. ✂️ c) Um momento fixo do desenvolvimento cognitivo em que a criança internaliza normas sociais de forma automática. ✂️ d) Um conjunto de habilidades adquiridas de forma espontânea e natural, sem necessidade de intervenção educativa. ✂️ e) O espaço entre o ensino formal e a aprendizagem informal, onde o desenvolvimento depende apenas da maturação biológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1073899 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Com base na obra de José Carlos Libâneo - Democratização da escola pública e pedagogia críticas, assinale a alternativa que melhor expressa uma crítica à tendência liberal renovada não diretiva, no que diz respeito à função da escola e à formação do aluno: ✂️ a) Valoriza a atuação do professor como mediador do conhecimento histórico e cultural, promovendo a formação crítica e política do estudante. ✂️ b) Prioriza a transmissão sistemática dos conteúdos escolares e a disciplina rígida como meio de formar indivíduos produtivos. ✂️ c) Considera o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno como resultado exclusivo da repetição e da memorização de conteúdos. ✂️ d) Dá ênfase à formação de atitudes individuais e aspectos psicológicos do aluno, deixando em segundo plano osconteúdos pedagógicos e as condições sociais do processo educativo. ✂️ e) Assume o compromisso com a transformação social por meio da práxis educativa, pautada na problematização da realidade e na emancipação do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1073903 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto do ensino da literatura, qual das alternativas melhor representa uma abordagem que promove o empoderamento dos sujeitos por meio da linguagem? ✂️ a) Trabalhar exclusivamente com os clássicos literários, garantindo a manutenção dos valores culturais consolidados. ✂️ b) Enfatizar a memorização de regras gramaticais para garantir o domínio técnico da língua portuguesa. ✂️ c) Propor atividades de leitura e escrita que permitam aos estudantes confrontar normas sociais cristalizadas, expressar-se criticamente e produzir sentidos próprios a partir da experiência literária. ✂️ d) Utilizar textos literários apenas como forma de desenvolver habilidades interpretativas voltadas para avaliações externas padronizadas. ✂️ e) Priorizar o ensino da literatura como meio de reproduzir os modelos linguísticos e estéticos considerados corretos pela tradição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1073904 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Nas últimas décadas, diversas críticas têm sido feitas à relação entre escola e alfabetização. As promessas de transformação social por meio da escolarização nem sempre se concretizam, o que tem gerado um movimento de revisão das expectativas atribuídas à escola. Com base nessa perspectiva crítica, assinale a alternativa que melhor expressa uma compreensão atual sobre os desafios da alfabetização escolar: ✂️ a) O insucesso da escola em alfabetizar está exclusivamente ligado ao uso de métodos tradicionais, que não acompanham os avanços das ciências cognitivas. ✂️ b) A persistência de baixos índices de alfabetização se deve, em grande parte, à ausência de preparo técnico dos professores nos anos iniciais. ✂️ c) A alfabetização é uma responsabilidade primária da família, e o fracasso escolar nesse campo decorre da transferência indevida dessa função para a escola. ✂️ d) O fracasso na alfabetização escolar é recente e resulta da perda da autoridade pedagógica do professor frente às novas tecnologias. ✂️ e) As dificuldades da escola em cumprir sua tarefa de alfabetizar decorrem de fatores múltiplos — como método, aluno, professor, sistema escolar, contexto social e políticas públicas — e não devem ser atribuídas a um único elemento isolado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro