Questões de Concursos Atendente de Educação Infantil

Resolva questões de Atendente de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1027334 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Luiz Alves SC, UNIVALI, 2024

Seja o conjunto A representado por "alunos que não gostam de matemática" e o conjunto B por "alunos que gostam de física". Dessa forma, qual é a alternativa que representa corretamente a afirmação equivalente a ¬(¬(A ∪B)), segundo as Leis de De Morgan?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q882125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q882126 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A escola de Educação Básica é espaço coletivo de convívio, onde são privilegiadas trocas, acolhimento e aconchego para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre si e com as demais pessoas. É uma instância em que se aprende a valorizar a riqueza das raízes culturais próprias das diferentes regiões do País que, juntas, formam a Nação. Nela se ressignifica e recria a cultura herdada, reconstruindo as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa definição de escola está presente nas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q882127 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q882129 | Pedagogia, Ética Profissional, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A ética profissional é um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de comportamento ético que o trabalhador precisa ter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q882130 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, qual é o principal objetivo da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q882131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q882133 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, qual é a importância da inclusão e da diversidade na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q882134 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica influenciam a prática pedagógica na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q882135 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é a contribuição do conceito de pedagogia da educação infantil para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q882136 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quais são as implicações legais da Lei Federal nº 11.350/2006 para os profissionais da educação que trabalham em colaboração com agentes de saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q882137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Como a inclusão e a diversidade são abordadas nas políticas nacionais de educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q47872 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

A denominada avaliação inicial, que ocorre no início de uma nova fase de ensino e aprendizagem, tem função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q47873 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que os conteúdos são:

I. Fatos. 
II. Conceitos. 
III. Procedimentos. 
IV. Valores. 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q47874 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

“A ideia de currículo nos remete à relação de atividades desenvolvidas em uma escola ou às matérias e aos conteúdos que devem constar de um curso e estes, por sua vez, são a relação das atividades compreendidas no planejamento pedagógico.” (Antunes:2012)

Na Educação Infantil, essa relação necessita estar apoiada em experiências concretas, muitas vezes organizadas na forma de projetos. Nesse sentido, na consecução de projetos para Educação Infantil, devem prevalecer os temas que: 

I. Possam emergir da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas crianças.
II. Sejam abordados por uma visão interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber.
III. Oportunizem a exploração das múltiplas linguagens das crianças.
IV. Não abordem valores procedimentais, para que os princípios da escola não entrem em conflito com os das famílias. 

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q47876 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Conforme Barbosa, o ___________ representado pelas ideias de H. Wallon e de Vygostky afirma que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. 

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q47877 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

Segundo Barbosa, as aprendizagens nos projetos acontecem a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.