Início Questões de Concursos Atendente Educacional de Inclusão Resolva questões de Atendente Educacional de Inclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Atendente Educacional de Inclusão Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q891241 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024A BNCC da Educação Infantil, ao tratar do currículo e da rotina, afirma que a flexibilidade e o respeito às singularidades e aos ritmos das crianças são fundamentais (p. 48). Diante disso, é CORRETO afirmar que ✂️ a) a rotina da instituição deve se sobrepor às necessidades das crianças. ✂️ b) a rotina deve ser rígida, pensada sob a perspectiva do adulto, para que a criança aprenda desde cedo a se organizar. ✂️ c) conhecer o cotidiano da instituição faz com que a criança entenda o que vai acontecer com ela, e isso lhe traz muita segurança. ✂️ d) permitir que a criança fique mais de quatro horas no mesmo ambiente. ✂️ e) quando a energia do grupo de criança estiver mais baixa, o professor pode propor jogos no pátio, dança e outras atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q891238 | Pedagogia, Piaget, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Conforme a Teoria Epistemologia Genética de Jean Piaget, o período pré-operatório se estende dos 2 aos 7 anos e apresenta algumas características no desenvolvimento cognitivo da criança. Assinale a alternativa que NÃO contém as características do período Pré-operatório. ✂️ a) A criança apresenta uma inteligência prática, que coordena no plano da ação os esquemas que utiliza. ✂️ b) A criança nesse estágio é egocêntrica (centrada em si mesma), não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “porquês”). ✂️ c) A criança desenvolve a capacidade de substituir o objeto pela sua representação simbólica. ✂️ d) A criança tem a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção, a que é chamada de animismo. ✂️ e) A criança tem a tendência de achar que todos os seres e objetos tem uma finalidade, a que é chamada de finalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q891240 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024As convulsões podem ser definidas como crises epiléticas, em que se observa um acometimento do sistema motor, geralmente, desencadeando uma série de contrações musculares violentas, salivação, palidez, lábios azulados e perda da consciência. Como o atendente educacional deve agir diante desse quadro? Diante das alternativas, todas estão corretas, EXCETO: ✂️ a) Evitar que a criança caia desamparadamente, procurando deitá-la no chão com cuidado, acomodando-a. ✂️ b) Afastar de perto os objetos que podem ser perigosos, com que a criança possa se machucar. ✂️ c) Afrouxar as roupas da criança e virar o rosto para o lado para evitar engasgos. ✂️ d) Sair do local de imediato e chamar alguém para socorrer. ✂️ e) Tentar introduzir um pano ou lenço enrolado entre os dentes para evitar mordedura da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q891239 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024O transtorno do espectro autista (TEA) é ✂️ a) uma síndrome genética, caracterizada por atraso intelectual e desenvolvimental, grave comprometimento da fala, convulsões, ataxia e uma atitude feliz, empolgada, com frequentes risos e gargalhadas. ✂️ b) uma alteração genética causada por um cromossomo 21, durante a divisão embrionária, que resulta em deficiência intelectual e anomalias físicas. ✂️ c) uma condição neurológica geneticamente determinada, crônica e debilitante, decorrente de mutação no gene MECP2. ✂️ d) uma alteração do desenvolvimento neuropsiquiátrico, que afeta três grandes áreas: interesse social, dificuldade de comunicação e comportamentos restritos. ✂️ e) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q891237 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Historicamente o percurso da Educação Especial é marcado por três períodos, na seguinte ordem: ✂️ a) Segregação, integração, adaptação. ✂️ b) Segregação, integração e inclusão ✂️ c) Integração, adaptação e inclusão ✂️ d) Inclusão, integração e segregação ✂️ e) Adaptação, segregação e inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q891236 | Pedagogia, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024É CORRETO afirmar que, dentre as atividades atribuídas ao Atendente Educacional de Inclusão, está a de ✂️ a) assumir a responsabilidade do ensino e aprendizagem da criança com deficiência, na ausência do/a professor/a. ✂️ b) preparar material didático para auxiliar os professores em sala de aula. ✂️ c) prestar auxílio nas atividades de alimentação, higiene e locomoção das crianças que não realizam essas atividades com independência. ✂️ d) substituir o atendimento educacional especializado realizando atividades educativas. ✂️ e) desenvolver atividades educacionais diferenciadas em sala de aula, de forma a prender a atenção da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q891241 | Pedagogia, Legislação da Educação, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024A BNCC da Educação Infantil, ao tratar do currículo e da rotina, afirma que a flexibilidade e o respeito às singularidades e aos ritmos das crianças são fundamentais (p. 48). Diante disso, é CORRETO afirmar que ✂️ a) a rotina da instituição deve se sobrepor às necessidades das crianças. ✂️ b) a rotina deve ser rígida, pensada sob a perspectiva do adulto, para que a criança aprenda desde cedo a se organizar. ✂️ c) conhecer o cotidiano da instituição faz com que a criança entenda o que vai acontecer com ela, e isso lhe traz muita segurança. ✂️ d) permitir que a criança fique mais de quatro horas no mesmo ambiente. ✂️ e) quando a energia do grupo de criança estiver mais baixa, o professor pode propor jogos no pátio, dança e outras atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q891238 | Pedagogia, Piaget, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Conforme a Teoria Epistemologia Genética de Jean Piaget, o período pré-operatório se estende dos 2 aos 7 anos e apresenta algumas características no desenvolvimento cognitivo da criança. Assinale a alternativa que NÃO contém as características do período Pré-operatório. ✂️ a) A criança apresenta uma inteligência prática, que coordena no plano da ação os esquemas que utiliza. ✂️ b) A criança nesse estágio é egocêntrica (centrada em si mesma), não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “porquês”). ✂️ c) A criança desenvolve a capacidade de substituir o objeto pela sua representação simbólica. ✂️ d) A criança tem a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção, a que é chamada de animismo. ✂️ e) A criança tem a tendência de achar que todos os seres e objetos tem uma finalidade, a que é chamada de finalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q891240 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024As convulsões podem ser definidas como crises epiléticas, em que se observa um acometimento do sistema motor, geralmente, desencadeando uma série de contrações musculares violentas, salivação, palidez, lábios azulados e perda da consciência. Como o atendente educacional deve agir diante desse quadro? Diante das alternativas, todas estão corretas, EXCETO: ✂️ a) Evitar que a criança caia desamparadamente, procurando deitá-la no chão com cuidado, acomodando-a. ✂️ b) Afastar de perto os objetos que podem ser perigosos, com que a criança possa se machucar. ✂️ c) Afrouxar as roupas da criança e virar o rosto para o lado para evitar engasgos. ✂️ d) Sair do local de imediato e chamar alguém para socorrer. ✂️ e) Tentar introduzir um pano ou lenço enrolado entre os dentes para evitar mordedura da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q891239 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024O transtorno do espectro autista (TEA) é ✂️ a) uma síndrome genética, caracterizada por atraso intelectual e desenvolvimental, grave comprometimento da fala, convulsões, ataxia e uma atitude feliz, empolgada, com frequentes risos e gargalhadas. ✂️ b) uma alteração genética causada por um cromossomo 21, durante a divisão embrionária, que resulta em deficiência intelectual e anomalias físicas. ✂️ c) uma condição neurológica geneticamente determinada, crônica e debilitante, decorrente de mutação no gene MECP2. ✂️ d) uma alteração do desenvolvimento neuropsiquiátrico, que afeta três grandes áreas: interesse social, dificuldade de comunicação e comportamentos restritos. ✂️ e) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q891237 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024Historicamente o percurso da Educação Especial é marcado por três períodos, na seguinte ordem: ✂️ a) Segregação, integração, adaptação. ✂️ b) Segregação, integração e inclusão ✂️ c) Integração, adaptação e inclusão ✂️ d) Inclusão, integração e segregação ✂️ e) Adaptação, segregação e inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q891236 | Pedagogia, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024É CORRETO afirmar que, dentre as atividades atribuídas ao Atendente Educacional de Inclusão, está a de ✂️ a) assumir a responsabilidade do ensino e aprendizagem da criança com deficiência, na ausência do/a professor/a. ✂️ b) preparar material didático para auxiliar os professores em sala de aula. ✂️ c) prestar auxílio nas atividades de alimentação, higiene e locomoção das crianças que não realizam essas atividades com independência. ✂️ d) substituir o atendimento educacional especializado realizando atividades educativas. ✂️ e) desenvolver atividades educacionais diferenciadas em sala de aula, de forma a prender a atenção da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro