Questões de Concursos: Atendimento Educacional Especializado

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Atendimento Educacional Especializado. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q894200 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. São considerados atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

2 Q894206 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em caso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a educação especial de forma complementar ou suplementar.
( ) Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº 6.571/2008, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação.
( ) A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular.
( ) O projeto pedagógico da escola de ensino regular ao institucionalizar a oferta do AEE prescinde do plano do AEE para identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.

A sequência está correta em

3 Q894195 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Tecnologia assistiva trata-se de uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias, conhecimentos científicos e práticas concebidas e empregadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais e, consequentemente, promover vida independente e inclusão, abrangendo as seguintes áreas/recursos, EXCETO:

4 Q894199 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das deficiências cujos portadores constituem-se público-alvo do AEE.

Até o século XVIII era confundida com doença mental e tratada exclusivamente pela medicina por meio da institucionalização que se caracterizava pela retirada das pessoas de suas comunidades de origem, mantendo-as em instituições situadas em localidades distantes de suas famílias, permanecendo isoladas do resto da sociedade, fosse a título de proteção, de tratamento, ou de processo educacional (Aranha, 2001). A partir do século XIX, passou-se a levar em conta as potencialidades desse tipo de pessoa e, aos poucos, estudiosos da área da psicologia e da pedagogia envolveram-se com a questão e realizaram as primeiras intervenções educacionais, principalmente nos países da Europa. Trata-se de uma especificidade ligada a condições genéticas ou outros fatores que ocasionaram alterações no desenvolvimento cerebral da pessoa no período intrauterino, no parto ou nos primeiros anos de vida; portanto, não é uma doença, mas diz respeito ao desenvolvimento que ocorreu de maneira diferenciada, manifestando-se necessariamente no período até os 18 anos de vida. Pessoas com essa especificidade apresentam diferenças significativas em áreas como comunicação, comportamento, autocuidado, vida no lar, segurança e saúde, raciocínio, resolução de problemas, aprendizagem, entre outras, sendo as diferenças observadas em pelo menos duas dessas áreas. O desenvolvimento delas nas áreas envolvidas fica abaixo da média esperada para a sua faixa etária, o que não significa que sua condição é estática. Essa condição demanda algumas intervenções, não apenas de auxílio para o desenvolvimento das atividades cotidianas, mas para a potencialização da sua capacidade intelectual, o que pode ser apoiado e favorecido por um trabalho colaborativo entre família, escola e profissionais especializados, que mobilizarão uma série de estratégias para ampliar o desenvolvimento nas diversas áreas da sua vida e não apenas na área acadêmica.

(Disponível em: https://www.tuasaude.com. Adaptado.)


Tais informações dizem respeito à:

5 Q894198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo (APA, 2000). Esses transtornos, em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida da criança e, frequentemente, estão associados com algum grau de comprometimento intelectual e características descritivas, podendo haver anormalidades no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Ao longo do seu processo evolutivo, a criança pode deixar-se envolver passivamente em interações sociais; mesmo nesses casos elas podem tratar as pessoas de maneira incomum. Os índices do transtorno são quatro a cinco vezes superiores para o sexo masculino, sendo que entre as meninas com o transtorno registra-se prevalência de comprometimento mental mais grave. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) constituem um conjunto composto pelo autismo e outros transtornos que estão associados a este espectro, tais como: transtorno de Rett; transtorno desintegrativo da infância; transtorno de Asperger e transtorno global do Desenvolvimento sem outra especificação; além de estarem incluídas outras nomenclaturas referentes ao autismo como: autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico.

(DSM-IV, 2002.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.

6 Q894202 | Pedagogia, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Quanto à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), assinale a afirmativa correta.

7 Q894204 | Pedagogia, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Soroban, da Secretaria de Educação Especial/SEESP (2002), considerando o interesse do Governo Federal em adotar, para todo o país, diretrizes e normas para o uso e o ensino do Soroban, reconheceu, por meio do MEC, os seguintes métodos, EXCETO:

8 Q894203 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

As dificuldades de aprendizagem na escola em geral, e na educação especial de modo particular, apresentam-se como um contínuo. Para atender a esse contínuo na educação especial, respostas adequadas para aprendizes com graves comprometimentos que não possam beneficiar-se do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem abranger adaptações do currículo, sendo uma dessas adaptações denominada:

9 Q894201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Pais, filhos e deficiência: estudos sobre relações familiares


As relações familiares são muito diversificadas, e seu funcionamento muda quando alterações ocorrem em um membro ou no sistema como um todo (Silva; Dessen, 2001). O nascimento de uma criança com deficiência, portanto, confronta toda a expectativa dos pais, e a família é acometida por uma situação inesperada. Os planos de futuro para essa criança são abdicados, e a experiência da família deve ser ressignificada. Segundo Silva e Dessen (2001), a família passa por um processo de superação até que aceite a criança com deficiência mental e institua um ambiente familiar propício para a inclusão dessa criança. Buscaglia (1997) destaca que, mesmo depois do impacto inicial, a presença de uma criança deficiente exige que o sistema se organize para atender às necessidades excepcionais. Esse processo pode durar dias, meses ou anos e mudar o estilo de vida da família, seus valores e papéis. A flexibilidade com que a família irá lidar com a situação depende das experiências prévias, aprendizado e personalidade dos seus membros.
Devido ao significado que o relacionamento fraterno adquire ao longo da vida, mudanças fundamentais na saúde e comportamento de um irmão irão afetar os outros, e essas mudanças correspondem sistematicamente às características da criança, da família, da doença ou deficiência (Lobato, Faust e Spirito, 1988). Segundo Casarin (1999), um filho especial desencadeia, na família, um processo semelhante ao luto. Trata-se de um luto pela perda da fantasia do filho perfeito, da criança sadia. Alguns projetos e expectativas são desfeitos por conta da nova realidade, e a aceitação de um filho com deficiência exige uma reorganização dos valores e objetivos da família (Amiralian, 1986). Os planos da família são geralmente postergados com o nascimento de uma criança, e alguns sacrifícios do casal são transitórios, mas, quando a criança nasce com deficiência, esse adiamento pode se prolongar (Núñez, 2003).
O stress é parte natural de qualquer ambiente familiar, e os irmãos de deficientes podem estar expostos a demandas excessivas que se propagam por outros setores de suas vidas. O estudo mostrou que essas crianças aprenderam a ficar atentas a problemas na dinâmica familiar e são inclinadas a agir em relação a esses conflitos. A caracterização de tais vivências como experiências de vulnerabilidade ou resiliência dependerá de fatores internos e externos pertinentes ao desenvolvimento da criança. Apesar da variação de reações aos desafios familiares apresentadas pelos indivíduos, os resultados apontam o significado potencial de irmãos e a influência no funcionamento de outras crianças da família. Outro resultado apresentado se relaciona à qualidade do relacionamento marital em que o grupo de crianças com irmãos deficientes não relatou mais histórias de conflito conjugal do que o grupo de irmãos de crianças não deficientes.

(Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/. Adaptado.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.

10 Q894196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Lewek e Machado (2006) apresentam uma nova visão sobre o conceito de superdotação/alta habilidade – AH/SD que está relacionada à concepção de inteligência como
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.