Questões de Concursos Atividades

Resolva questões de Atividades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1028729 | Legislação Federal, Lei Complementar N 94 de 1998, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) foi instituída pela Lei Complementar no 94/1998. A definição de sua área de abrangência compreende o Distrito Federal (DF), bem como municípios do estado de Goiás e do estado de Minas Gerais. A RIDE-DF terminou por englobar, em uma mesma região de planejamento, municípios que mantêm com o DF relações de natureza nitidamente metropolitana com outros que estabelecem relações de natureza regional.

Disponível em: <https://www.codeplan.df.gov.br/wp-

content/uploads/2018/03/%C3%81rea-de-Influ%C3%AAncia-de-

Bras%C3%ADlia-e-Proposta-de-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-RIDE-do-

DF-e-Entorno.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

A respeito da RIDE-DF, julgue (C ou E) o item a seguir.

A RIDE-DF envolve diversos entes federados: os estados, os municípios, o DF e a União, todos participantes da formulação de políticas públicas de uso desse recorte territorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1028732 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria-

dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20

(9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.

O grupo étnico amarelo é formado por população de origem ameríndia.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1028766 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

O professor pode utilizar testes padronizados como recurso de identificação e de desenvolvimento das diferentes formas de inteligência.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1028735 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue (C ou E) o item a seguir.

É dever do poder público proceder com a celebração de convênios com prefeituras e estados que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), de modo a apoiar medidas de aperfeiçoamento dos profissionais da educação.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1028739 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.

Uma das metas do Eixo 1 (Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica) do II PDPM é aumentar o número de mulheres com acesso a linhas de crédito e financiamento para fomentar a ação empreendedora.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1028731 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria-

dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20

(9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.

A excelência dos serviços públicos de saúde, educação e alimentação indica que a maior parte da população do DF apresenta ótimos indicadores de qualidade de vida, independentemente de seu grupo étnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1028782 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A utilização da multimídia educativa enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, sendo, no entanto, pouco inclusivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.

Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.