Questões de Concursos Atividades

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1028731 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria-

dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20

(9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.

A excelência dos serviços públicos de saúde, educação e alimentação indica que a maior parte da população do DF apresenta ótimos indicadores de qualidade de vida, independentemente de seu grupo étnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2 Q1028732 | Geografia, População, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Em 2021, 40,9% da população do Distrito Federal (DF) se declaravam brancas (1.232.276 habitantes), enquanto 57,3% se declaravam negras (1.726.929), sendo 46,2% pardas (1.392.435) e 11,1% pretas (334.494). Além disso, 1,4% se declarava amarela (41.813) e 0,3%, indígena (9.862). As mulheres negras representavam a maioria dos habitantes da capital federal (28,7%), seguidas pelos homens negros (28,4%), pelas mulheres não negras (23,3%) e pelos homens não negros (19,1%).


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/mulheres-negras-sao-maioria-

dos-habitantes-do-df/#:~:text=Perfil%20sociodemogr%C3%A1fico%20% E2%80%93%20Em%202021%2C%2040,3%25%20ind%C3%ADgena%20

(9.862)>. Acesso em: 2 nov. 2023, com adaptações.

O perfil sociodemográfico do DF e, em especial, a sua composição étnico-racial revelam a heterogeneidade de sua formação. No que concerne a essa realidade étnica e social, julgue (C ou E) o item a seguir.

O grupo étnico amarelo é formado por população de origem ameríndia.

  1. ✂️
  2. ✂️

3 Q1028739 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Com base no Decreto no 42.590/2021, que versa a respeito do o II Plano Distrital de Políticas Públicas para as Mulheres (II PDPM), julgue (C ou E) o item a seguir.

Uma das metas do Eixo 1 (Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica) do II PDPM é aumentar o número de mulheres com acesso a linhas de crédito e financiamento para fomentar a ação empreendedora.

  1. ✂️
  2. ✂️

4 Q1028785 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed.

Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446.

No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na concepção tecnicista, professor e estudante ocupam papel secundário, tendo em vista que o planejamento e a coordenação podem ser realizados por especialistas de fora da unidade escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

5 Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas.

  1. ✂️
  2. ✂️

6 Q1028771 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Nas últimas décadas, as discussões a respeito de currículo ganharam relevância em virtude, principalmente, da centralidade que assumiu nas reformas que se processaram na educação, sendo utilizado como campo estratégico da disseminação do significado político das mudanças decorrentes do contexto neoliberal, o que passou a demandar novos estudos e orientações para a escola.

NASCIMENTO, I. et al. Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e

políticas. São Luís – MA: Edufma, 2010, p. 9, com adaptações.

No que concerne às teorias do currículo, julgue (C ou E) o item a seguir.

No currículo tradicional, o professor é a figura central na transmissão do conhecimento. Por meio de seu planejamento estruturado e composto por sequências fixas, oportuniza ao estudante a possibilidade de desenvolver o pensamento crítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

7 Q1028777 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.

Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

Ao se fundamentar nos documentos orientadores, o planejamento de ensino deve também considerar o contexto do estudante, criando estratégias que promovam a aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

8 Q1028779 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

O objetivo geral descreve, de forma global, o que se espera atingir ao final de determinado período no processo de ensino. Os objetivos específicos dialogam com o objetivo geral e são a descrição detalhada de habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo estudante ao longo desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

9 Q1028780 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atividades, SEDF, IADES, 2023

O planejamento de ensino é, antes de tudo, um processo complexo, pois abrange várias etapas e elementos que precisam estar em congruência com as concepções do professor. Envolve clareza dos objetivos, seleção de conteúdos, métodos e recursos didáticos, assim como instrumentos de avaliação condizentes com esse processo.


Acerca do planejamento e de seus elementos constitutivos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação formativa é caracterizada pelo acompanhamento contínuo do desenvolvimento do estudante. Nesse contexto, o portfólio pode ser um instrumento de avaliação, pois valoriza todo o percurso percorrido pelo estudante.

  1. ✂️
  2. ✂️

10 Q1028766 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

O professor pode utilizar testes padronizados como recurso de identificação e de desenvolvimento das diferentes formas de inteligência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.