Questões de Concursos Atividades Técnicas de Suporte

Resolva questões de Atividades Técnicas de Suporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1034819 | Português, Pontuação, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Assinale a alternativa que apresenta um uso facultativo da vírgula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1034820 | Português, Morfologia, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Sobre a máxima “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”, do filósofo Aristóteles, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1034821 | Português, Morfologia, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Sobre as palavras “deletar”, “logar” e “twittar” é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1034822 | Português, Sintaxe, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Assinale a alternativa em que o elemento destacado não funciona como predicativo do sujeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1034823 | Português, Pontuação, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Na frase: “existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir”, assinale a alternativa que indica um problema de adequação à norma padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1034824 | Português, Sintaxe, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Assinale a sentença em que o elemento destacado atua como complemento do substantivo a que se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034825 | Português, Sintaxe, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Observe as frases a seguir:
I. Como as pessoas estão intolerantes hoje! II. Atingiu os objetivos esperados, como previam os especialistas. III. Sempre foi alegre como seus colegas de classe.

Sobre os elementos destacados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1034826 | Português, Interpretação de Textos, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir:
A pandemia criou condições que podem ter exacerbado sentimentos negativos de depressão e ansiedade entre os jovens. Com o fechamento de escolas e o aprendizado remoto, as crianças experimentaram a perda de interações com os colegas, maior isolamento social e menos interação com outros adultos que dão apoio, como professores e treinadores. https://www.cnnbrasil.com.br/saude (adaptado)

Assinale a alternativa correta sobre a análise da tipologia textual do trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1034827 | Português, Interpretação de Textos, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

”O desaparecimento de uma língua não está condicionado somente pelo número de seus falantes”.
Sobre esta frase de José Luiz Fiorin, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1034828 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Atualmente os sistemas de produção de alimentos vêm utilizando sistemas de tecnologias que tem gerado uma série de problemas, onde vários setores da economia estão trabalhando para tentar a viabilização de uma solução.
Como uma dessas causas, pode-se destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034829 | Contabilidade Pública, Demonstrativos Fiscais, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Os relatórios de gestão fiscal, bem como suas versões simplificadas são devidamente reconhecidos como instrumentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034830 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público em Afo, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Suponha que no momento da alocação de um determinado recurso orçamentário houve a participação ativa de um grupo da sociedade junto a um Ente público.
Nesse caso específico, a técnica orçamentária utilizada foi o orçamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034831 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

As ações de governo que utilizam a tecnologia da informação e comunicação como base de construir uma ligação entre as ações operacionais e estratégicas do governo para a melhoria dos serviços públicos, buscando estreitar o relacionamento com a sociedade, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034832 | Administração Pública, Governabilidade, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

O aumento da responsabilização com a utilização de recursos públicos e as respectivas prestações de contas perante os cidadãos é um dos objetivos dos responsáveis por essas ações.
Assinale a opção que corresponde a essas ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034833 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

A Lei nº 13.709/2018 que trata da proteção de dados pessoais traz como um de seus princípios que as informações devem ser tratadas de maneira clara e de fácil acesso, resguardando informações estratégicas das empresas.
Esse princípio é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1034834 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios Orçamentários, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Em matéria orçamentária, quando o parlamento atende às necessidades do coletivo, autorizando a despesa pública, diz respeito a uma ação voltada ao aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1034835 | Legislação Federal, Lei N 13 018 de 2014, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

Considerando as disposições da Lei nº 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva, não é uma ação estruturante da Política Nacional de Cultura Viva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1034836 | Legislação Federal, Lei Complementar N 376 de 2020, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

João, estudante, apresentou um trabalho, em sua faculdade, sobre a legislação que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, dando enfoque especial aos objetivos previstos na legislação.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.399/2022, é um objetivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1034837 | Legislação Federal, Decreto N 11 453 de 2023, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

O Decreto nº 11.453/2023 dispõe sobre os mecanismos de fomento do sistema de financiamento à cultura. Nesse contexto, o referido ato normativo infralegal preconiza que o Fundo Nacional da Cultura e as dotações orçamentárias destinadas ao Ministério da Cultura e às suas entidades vinculadas são mecanismos de fomento direto à cultura em âmbito federal.
De acordo com a narrativa e considerando as disposições do Decreto nº 11.453/2023, analise as afirmativas a seguir:
I. Os recursos dos mecanismos de fomento direto poderão ser aplicados nas modalidades de fomento à execução de ações culturais, apoio a espaços culturais, concessão de bolsas culturais, concessão de premiação cultural e outras modalidades previstas em ato do Ministro de Estado da Cultura.
II. A gestão de recursos do Fundo Nacional da Cultura observará as diretrizes recomendadas pelo Ministério da Fazenda, responsável por atividades de formulação e avaliação técnica.
III. A União oferecerá assistência técnica para a implementação de políticas públicas de fomento cultural nos Estados, nos Municípios e no Distrito Federal.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034838 | Legislação Federal, Decreto N 11 453 de 2023, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

O Decreto noº 11.453/2023 consagra regras aplicáveis aos chamamentos públicos das políticas culturais de fomento, os quais se pautarão por procedimentos claros, objetivos e simplificados, com uso de linguagem simples e formatos visuais que orientem os interessados e facilitem o acesso dos agentes culturais ao fomento.
De acordo com a narrativa e considerando as disposições do Decreto nº 11.453/2023, analise as afirmativas a seguir:
I. Na fase de processamento do chamamento público, será realizada a etapa de inscrição de propostas, preferencialmente por plataforma eletrônica, com abertura de prazo de, no mínimo, cinco dias úteis.
II. Na fase de celebração do chamamento público, será realizada a etapa de habilitação dos agentes culturais contemplados no resultado final.
III. Na fase de planejamento do chamamento público, será realizada a etapa de análise de propostas pela Comissão de Seleção.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.