Questões de Concursos Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis

Resolva questões de Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q709384 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Assinale a opção CORRETA em relação ao relatório resumido da execução orçamentária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q712503 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

As avaliações contábeis, com a consequente emissão de laudos de avaliação, são geralmente requeridas em situações previstas na legislação societária ou em normas de órgãos reguladores. Por ocasião da aprovação desta norma, as principais situações que requerem laudos de avaliação são as seguintes na Lei das Sociedades por Ações (Lei nº. 6.404/76), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q710969 | Contabilidade Geral, Outras Demonstrações Contábeis DRA, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

As Demonstrações Contábeis buscam o atendimento das necessidades informacionais de usuários externos que não se encontram em condições de requerer relatórios especificamente planejados para atender às suas necessidades peculiares. Marque o item onde NÃO se apresenta uma Demonstração Contábil aceita no ordenamento contábil brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q707456 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos 1412 Duração, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

O atraso superior a noventa dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras já recebidas assegura ao contratado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q710805 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Em relação aos instrumentos de planejamento e orçamento dos entes públicos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q709535 | Administração Pública, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

“O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As Dívidas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Marcus Tullius Cícero - Roma, 55 A.C.


A importância do orçamento público remonta a história das civilizações e sua importância cresce à medida que crescem os desafios das novas civilizações. Em relação ao tema, analise os itens abaixo:


I- O OGU é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais.

II- A LDO é a lei anterior à lei orçamentária, que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo Governo. O projeto de lei da LDO deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano (8 meses e meio antes do encerramento da sessão legislativa).

III- Por determinação constitucional, o Governo é obrigado a encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano (4 meses antes do encerramento da sessão legislativa). Acompanha o projeto uma Mensagem do Presidente da República, na qual é feito um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.

IV- A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada Legislatura (15.12 de cada ano). Depois de aprovado, o projeto é sancionado e publicado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Orçamentária Anual.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q708052 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Princípio Orçamentário que tem sua regra de ouro traduzida no artigo 167, inciso III, da Carta Magna de 1988 e que diz: “É vedado: a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta”. Aqui falamos de qual princípio orçamentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q711658 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis Setor Público, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará entre outras as seguintes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q708845 | Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

O Ciclo Orçamentário no Brasil é caracterizado por ser um processo contínuo, dinâmico e flexível. Em relação ao Ciclo Orçamentário, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q711150 | Contabilidade Geral, Execução Financeira e Orçamentária 104 Dívida Ativa, Auditor Fiscal de Tributos Ciências Contábeis, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Marque o item CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.