Para o Senado, portanto, a atividade de monitorar os resultados e
os processos das políticas públicas deve ser realizado sob dois
pontos de vista:
(i) trazer ao conhecimento público e proporcionar o debate sobre a
atuação governamental em benefício da sociedade e (ii) propor
ajustes e aprimoramentos nas políticas públicas, quando
necessários e oportunos.
Para o cumprimento dessa função, as equipes de assessoramento
envolvidas na avaliação de políticas públicas no Senado poderão
trabalhar em dois níveis.
(...)
No segundo nível, complementar ao primeiro, as equipes de
assessoramento analisam e consolidam informações constantes de
estudos e avaliações previamente realizados por outras
instituições, tais como relatórios produzidos por universidades,
centros de pesquisa e instituições privadas, pelos próprios órgãos
responsáveis pela execução da política avaliada, por organizações
internacionais e, especialmente, os relatórios de auditorias
anteriormente realizadas pelo TCU.
(BRASIL, Senado Federal. Referencial de Avaliação de
Políticas Públicas do Senado Federal. Brasília, 2015, p.3-6)
A abordagem do segundo nível assume contornos muito próximos
aos atribuídos pela técnica da meta-avaliação, a qual,
resumidamente, é uma avaliação da avaliação. As meta-avaliações
possuem três características principais.
Sobre as características da meta-avaliação, analise as afirmativas a
seguir.
I. São sínteses de achados sobre avaliação de programas e
inferências sobre o desempenho do programa, a partir dos
resultados encontrados.
II. Informam sobre a validade e a utilidade dos métodos de
avaliação e oferecem direção sobre sua utilidade de avaliar.
III. Fornecem forte evidência do impacto do programa,
subsidiando a tomada de decisão.
Está correto o que se afirma em
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