Início Questões de Concursos Auxiliar de Apoio Pedagógico Resolva questões de Auxiliar de Apoio Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Auxiliar de Apoio Pedagógico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q890672 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.” (VARELA e OLIVER, 2013, p.1773). O excerto traz elementos que expressam a definição de ✂️ a) desenho universal. ✂️ b) tecnologia assistiva. ✂️ c) salas de recursos multifuncionais. ✂️ d) atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q890664 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 4º, apregoa que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes ✂️ a) à saúde, à alimentação, à vida, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, ao trabalho, à liberdade e à convivência familiar. ✂️ b) à saúde, ao trabalho, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária. ✂️ c) à vida, à saúde, ao trabalho, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. ✂️ d) à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q890667 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A definição de deficiência encontra-se expressa na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. No decreto nº 11.063/2022, Art. 2º Inciso I, a deficiência física é considerada uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarrete o comprometimento da função de várias formas. Nesse sentido, entende-se que a ✂️ a) hemiplegia se caracteriza como paralisia na metade do corpo. ✂️ b) paraplegia compreende a paralisia do pescoço para baixo. ✂️ c) tetraplegia se refere à paralisia da cintura para baixo. ✂️ d) monoplegia se caracteriza como a falta de um membro do corpo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q890669 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e conforme o disposto no Decreto Nº 7.611/2011, art. 1º, a educação das pessoas público-alvo da Educação Especial deverá observar algumas diretrizes tais como: I. garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. II. aprendizado ao longo de toda a vida. III. não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. IV. oferta de educação especial preferencialmente nas escolas especiais e centros de ensino especializados. V. adoção de medidas de apoio coletivo e efetivo, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico, de acordo com a meta de inclusão parcial. De acordo com o exposto, estão corretos os itens ✂️ a) I, II, III. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II, IV e V. ✂️ d) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q890663 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) se sustentam nos conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de ✂️ a) habilidades e no compromisso com a educação integral. ✂️ b) competências e no compromisso com a educação integral. ✂️ c) competências e no compromisso com a educação multireferencial. ✂️ d) habilidades e no compromisso com a educação em tempo integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q890670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Planejar é uma atitude de traçar, projetar, programar e elaborar um roteiro para o caminho de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Nessa perspectiva, o planejamento didático-pedagógico é um processo que envolve ✂️ a) uma forma rígida de organização e sistematização de ações, com foco nos conteúdos curriculares. ✂️ b) atitude passiva do educador diante das aprendizagens dos discentes, uma vez que está preocupado com a sua prática docente. ✂️ c) operações mentais, como definir, selecionar, refletir, distribuir ao longo do tempo e prever formas de agir e organizar as ações. ✂️ d) um roteiro de ações a serem executadas com os estudantes, independentemente do contexto vivencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q890662 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Em relação à Educação Especial e inclusiva, o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, estabelece, como Meta 4, ✂️ a) universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ b) ofertar os serviços de atendimento educacional especializado, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ c) universalizar, para a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ d) garantir, para a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, procurando manter e ampliar programas suplementares que promovam a acessibilidade nas instituições públicas, para garantir o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q890668 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Conforme a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL/MEC/2008), a Educação Especial constitui-se em modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e demais modalidades, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na implantação da Sala de Recursos Multifuncionais para a oferta do AEE, compete à escola ✂️ a) registrar, no Censo Escolar MEC/INEP, a matrícula única de alunos público-alvo da educação especial nas classes comuns. ✂️ b) construir o Projeto Político Pedagógico considerando a flexibilidade da organização do AEE, realizado individualmente ou em pequenos grupos, conforme o Plano de AEE de cada aluno. ✂️ c) programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola. ✂️ d) orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q890665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024As adequações curriculares se constituem como possibilidades educacionais para atender às manifestações de dificuldades de aprendizagem dos alunos, envolvendo graduais e progressivas adequações, podendo ser consideradas significativas e não significativas. As adequações organizativas no âmbito da adequação não significativa do currículo têm um caráter facilitador do processo e diz respeito ✂️ a) à seleção das técnicas e instrumentos utilizados par avaliar o aluno. ✂️ b) à eliminação de objetivos básicos, introdução de objetivos específicos alternativos e complementares. ✂️ c) ao tipo de agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino e de aprendizagem. ✂️ d) à organização significativamente diferenciada da sala de aula para atender às necessidades específicas do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q890666 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024São considerados recursos e estratégias de comunicação alternativa/ampliada que complementam ou trazem alternativas para fala de difícil compreensão ou inexistente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, principalmente com paralisia cerebral e que apresentam dificuldades funcionais de fala e de escrita. Essa descrição refere-se nos referindo as ✂️ a) ao soroban e ao reglete. ✂️ b) às órteses e as próteses. ✂️ c) às pranchas de comunicação e aos vocalizadores portáteis. ✂️ d) à aranha mola para fixação da caneta e aos engrossadores de lápis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q890661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as aprendizagens essenciais relacionadas aos conhecimentos, competências e habilidades a serem trabalhados em sala de aula, série a série/ano a ano, pelos professores e alunos, ao longo da escolaridade básica. Nesse sentido, a BNCC é ✂️ a) o currículo escolar. ✂️ b) um documento normativo. ✂️ c) uma forma inflexível de organização curricular. ✂️ d) um roteiro de conteúdos e práticas pedagógicas sequenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q890671 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Conforme determina a atual LDBEN (Lei nº9.394/1996), o Ensino Fundamental, organizado em duas fases (Anos iniciais e Anos Finais), é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre ✂️ a) 5 e 13 anos de idade. ✂️ b) 6 e 14 anos de idade. ✂️ c) 6 e 17 anos de idade. ✂️ d) 7 e 17 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1080372 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se profissional de apoio escolar a pessoa que ✂️ a) seja membro ou não da família, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ b) acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ c) exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ d) exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua no espaço da sala de aula, podendo substituir o professor, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1080370 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024O Estatuto da Pessoa com Deficiência tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e à cidadania. Esse estatuto se apresenta como a ✂️ a) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/2015. ✂️ b) Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, nº 3.298/1999. ✂️ c) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Portaria Ministerial nº 555/2007. ✂️ d) Política Nacional De Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida, nº 10.502/2020. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1080371 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A avaliação da deficiência numa abordagem biopsicossocial, defendida no Art. 2º, § 1º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, compreende as dimensões ✂️ a) biológica, pedagógica e ambiental. ✂️ b) psicológica, pedagógica e social. ✂️ c) física, psicológica e pedagógica. ✂️ d) biológica, psicológica e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q890672 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.” (VARELA e OLIVER, 2013, p.1773). O excerto traz elementos que expressam a definição de ✂️ a) desenho universal. ✂️ b) tecnologia assistiva. ✂️ c) salas de recursos multifuncionais. ✂️ d) atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q890664 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 4º, apregoa que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes ✂️ a) à saúde, à alimentação, à vida, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, ao trabalho, à liberdade e à convivência familiar. ✂️ b) à saúde, ao trabalho, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária. ✂️ c) à vida, à saúde, ao trabalho, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. ✂️ d) à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q890667 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A definição de deficiência encontra-se expressa na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. No decreto nº 11.063/2022, Art. 2º Inciso I, a deficiência física é considerada uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarrete o comprometimento da função de várias formas. Nesse sentido, entende-se que a ✂️ a) hemiplegia se caracteriza como paralisia na metade do corpo. ✂️ b) paraplegia compreende a paralisia do pescoço para baixo. ✂️ c) tetraplegia se refere à paralisia da cintura para baixo. ✂️ d) monoplegia se caracteriza como a falta de um membro do corpo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q890669 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e conforme o disposto no Decreto Nº 7.611/2011, art. 1º, a educação das pessoas público-alvo da Educação Especial deverá observar algumas diretrizes tais como: I. garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. II. aprendizado ao longo de toda a vida. III. não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. IV. oferta de educação especial preferencialmente nas escolas especiais e centros de ensino especializados. V. adoção de medidas de apoio coletivo e efetivo, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico, de acordo com a meta de inclusão parcial. De acordo com o exposto, estão corretos os itens ✂️ a) I, II, III. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II, IV e V. ✂️ d) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q890663 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) se sustentam nos conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de ✂️ a) habilidades e no compromisso com a educação integral. ✂️ b) competências e no compromisso com a educação integral. ✂️ c) competências e no compromisso com a educação multireferencial. ✂️ d) habilidades e no compromisso com a educação em tempo integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q890670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Planejar é uma atitude de traçar, projetar, programar e elaborar um roteiro para o caminho de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Nessa perspectiva, o planejamento didático-pedagógico é um processo que envolve ✂️ a) uma forma rígida de organização e sistematização de ações, com foco nos conteúdos curriculares. ✂️ b) atitude passiva do educador diante das aprendizagens dos discentes, uma vez que está preocupado com a sua prática docente. ✂️ c) operações mentais, como definir, selecionar, refletir, distribuir ao longo do tempo e prever formas de agir e organizar as ações. ✂️ d) um roteiro de ações a serem executadas com os estudantes, independentemente do contexto vivencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q890662 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Em relação à Educação Especial e inclusiva, o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, estabelece, como Meta 4, ✂️ a) universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ b) ofertar os serviços de atendimento educacional especializado, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ c) universalizar, para a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. ✂️ d) garantir, para a população de 6 (seis) a 17 (dezessete) anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, procurando manter e ampliar programas suplementares que promovam a acessibilidade nas instituições públicas, para garantir o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q890668 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Conforme a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL/MEC/2008), a Educação Especial constitui-se em modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e demais modalidades, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na implantação da Sala de Recursos Multifuncionais para a oferta do AEE, compete à escola ✂️ a) registrar, no Censo Escolar MEC/INEP, a matrícula única de alunos público-alvo da educação especial nas classes comuns. ✂️ b) construir o Projeto Político Pedagógico considerando a flexibilidade da organização do AEE, realizado individualmente ou em pequenos grupos, conforme o Plano de AEE de cada aluno. ✂️ c) programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e nos demais ambientes da escola. ✂️ d) orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q890665 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024As adequações curriculares se constituem como possibilidades educacionais para atender às manifestações de dificuldades de aprendizagem dos alunos, envolvendo graduais e progressivas adequações, podendo ser consideradas significativas e não significativas. As adequações organizativas no âmbito da adequação não significativa do currículo têm um caráter facilitador do processo e diz respeito ✂️ a) à seleção das técnicas e instrumentos utilizados par avaliar o aluno. ✂️ b) à eliminação de objetivos básicos, introdução de objetivos específicos alternativos e complementares. ✂️ c) ao tipo de agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino e de aprendizagem. ✂️ d) à organização significativamente diferenciada da sala de aula para atender às necessidades específicas do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q890666 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024São considerados recursos e estratégias de comunicação alternativa/ampliada que complementam ou trazem alternativas para fala de difícil compreensão ou inexistente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, principalmente com paralisia cerebral e que apresentam dificuldades funcionais de fala e de escrita. Essa descrição refere-se nos referindo as ✂️ a) ao soroban e ao reglete. ✂️ b) às órteses e as próteses. ✂️ c) às pranchas de comunicação e aos vocalizadores portáteis. ✂️ d) à aranha mola para fixação da caneta e aos engrossadores de lápis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q890661 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as aprendizagens essenciais relacionadas aos conhecimentos, competências e habilidades a serem trabalhados em sala de aula, série a série/ano a ano, pelos professores e alunos, ao longo da escolaridade básica. Nesse sentido, a BNCC é ✂️ a) o currículo escolar. ✂️ b) um documento normativo. ✂️ c) uma forma inflexível de organização curricular. ✂️ d) um roteiro de conteúdos e práticas pedagógicas sequenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q890671 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Conforme determina a atual LDBEN (Lei nº9.394/1996), o Ensino Fundamental, organizado em duas fases (Anos iniciais e Anos Finais), é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre ✂️ a) 5 e 13 anos de idade. ✂️ b) 6 e 14 anos de idade. ✂️ c) 6 e 17 anos de idade. ✂️ d) 7 e 17 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1080372 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se profissional de apoio escolar a pessoa que ✂️ a) seja membro ou não da família, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ b) acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ c) exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. ✂️ d) exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua no espaço da sala de aula, podendo substituir o professor, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1080370 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024O Estatuto da Pessoa com Deficiência tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e à cidadania. Esse estatuto se apresenta como a ✂️ a) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/2015. ✂️ b) Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, nº 3.298/1999. ✂️ c) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Portaria Ministerial nº 555/2007. ✂️ d) Política Nacional De Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida, nº 10.502/2020. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1080371 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A avaliação da deficiência numa abordagem biopsicossocial, defendida no Art. 2º, § 1º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, compreende as dimensões ✂️ a) biológica, pedagógica e ambiental. ✂️ b) psicológica, pedagógica e social. ✂️ c) física, psicológica e pedagógica. ✂️ d) biológica, psicológica e social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro