Questões de Concursos Auxiliar de Atividades Educativas

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1Q321032 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),
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2Q320529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:
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3Q321574 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:
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4Q324909 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela
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5Q326960 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Kishimoto (2005) discute sobre os encontros e desencontros na formação dos educadores. A formação profissional requer o equilíbrio entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos destinados à apreensão dos conhecimentos do mundo. Para ela, os desencontros expõem dois problemas básicos, que são:
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6Q324401 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que
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7Q320578 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,
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8Q324451 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A creche nas décadas de 1930, 1940 e 1950 era de responsabilidade de entidades filantrópicas. Com o tempo, passou a receber ajuda governamental para seu trabalho (Oliveira, 1992). O trabalho junto às crianças nas creches dessa época era de cunho assistencialista, com ênfase no aspecto
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9Q811881 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo a LDB, a creche passa a ser vista como responsável, junto com a família, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e seus conhecimentos. A organização, manutenção direta, convencimento e supervisão de creches públicas e particulares cabem aos
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10Q454765 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O documento que determinou a organização de berçários foi o seguinte:
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11Q814229 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A LDB estabelece que a educação infantil faz parte da primeira etapa da educação básica, devendo integrar-se ao sistema de ensino. Define que os educadores infantis, professores de creche e pré-escolas deverão ter a formação mínima de ensino
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12Q321173 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

No que se refere à qualidade da Educação Infantil, os documentos instituem várias diretrizes. Uma delas diz respeito à proporção adulto – criança na realização do trabalho diário. Segundo os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil, essa proporção para o grupo de crianças de três anos deve ser a de um professor para cada
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13Q321697 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Oliveira (1992) aborda o desenvolvimento da criança a partir de três concepções de desenvolvimento humano. Essas concepções são:
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14Q325541 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são
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15Q319402 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:
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16Q324529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:
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17Q323253 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de
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18Q327098 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é
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19Q323779 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
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20Q326606 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter
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