Questões de Concursos Auxiliar de Atividades Educativas

Resolva questões de Auxiliar de Atividades Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q323779 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q321574 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q326606 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q807119 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Oliveira (1992), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96, a função educativa da creche exige
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q320219 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q319402 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q326960 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Kishimoto (2005) discute sobre os encontros e desencontros na formação dos educadores. A formação profissional requer o equilíbrio entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos destinados à apreensão dos conhecimentos do mundo. Para ela, os desencontros expõem dois problemas básicos, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q319979 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q321032 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q811881 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo a LDB, a creche passa a ser vista como responsável, junto com a família, pela promoção do desenvolvimento das crianças, ampliando suas experiências e seus conhecimentos. A organização, manutenção direta, convencimento e supervisão de creches públicas e particulares cabem aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q454765 | Direito do Trabalho, Introdução do Direito do Trabalho, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

O documento que determinou a organização de berçários foi o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q320578 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q324909 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q320529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q324451 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A creche nas décadas de 1930, 1940 e 1950 era de responsabilidade de entidades filantrópicas. Com o tempo, passou a receber ajuda governamental para seu trabalho (Oliveira, 1992). O trabalho junto às crianças nas creches dessa época era de cunho assistencialista, com ênfase no aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q323253 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q321697 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Oliveira (1992) aborda o desenvolvimento da criança a partir de três concepções de desenvolvimento humano. Essas concepções são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q324401 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q327098 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q324529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.