Questões de Concursos Auxiliar de Classe

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1Q881638 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre jogos e brincadeiras infantis, analisar a sentença abaixo:
A brincadeira é caracterizada por regras existentes que contribuem para o desenvolvimento social da criança, com regras é uma forma de possibilitar que a criança desenvolva a capacidade de adaptar-se a diversas situações da vida e como lidar com elas. Também permite que a criança entre em contato com outras crianças e com a sociedade de forma geral. (1ª parte). A brincadeira, de forma geral, é uma maneira que a criança encontra de expor seu pensamento de forma simbólica, e de compreender coisas que ainda não sabe. (2ª parte).

A sentença está:
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2Q881639 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre o Projeto Político Pedagógico, analise as assertivas a seguir:

I. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
II. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
III. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico devem participar apenas os profissionais de educação, na concepção, elaboração, execução e avaliação.

Estão CORRETAS:
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3Q881640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Acerca do Atendimento Educacional Especializado, analise as assertivas a seguir:

I. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
II. O Atendimento Educacional Especializado foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.
III. O Atendimento Educacional Especializado ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Em outros momentos, o profissional também deve realizar um diálogo constante com professores e estudantes. Esse trabalho deve estar previsto no PPP de cada escola e organizado pelo conjunto de profissionais: gestores escolares, secretaria de Educação e educadores.

Estão CORRETAS:
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4Q881641 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular, etapa da Educação Infantil, Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos”, é um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento, de crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
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5Q881642 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito das práticas pedagógicas que envolvem atividades lúdicas, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para as crianças como para os jovens.
( ) Na Educação Infantil, a utilização de jogos e brincadeiras, possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância.
( ) Embora a construção de conhecimentos possa estar presente nas atividades lúdicas, não se pode esperar que isso aconteça pela interação e troca de ideias com os colegas, mesmo sendo atividades pedagogicamente planejadas.
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6Q881643 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a Educação Inclusiva, analisar a sentença abaixo:

A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª parte). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmasno ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª parte). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começam a valorizar o público deficiente e merge a nível mundial através de movimentos sociais de luta contra a discriminação em defesa de uma sociedade inclusiva. (3ª parte).

A sentença está:
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7Q881644 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito das Integração Escolar, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência, de cima para baixo, CORRETA:

( ) Na integração escolar os alunos com deficiência, se não contemplarem a normalização, não podem ser agrupados em salas especiais dentro da escola regular.
( ) A integração escolar é a prática de inserir parcialmente os alunos com deficiências em centros especializados ou em sala de aula regular numa série de possibilidade educacional.
( ) O princípio da integração escolar norteou, por muito tempo, os ideais da Educação Especial, trata-se de um processo que visa a integrar o aluno à escola, gerando meios para que o aluno com necessidades especiais se integre graças ao atendimento que lhe é oferecido, nesse modelo ao invés de a escola ter que se adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar-se à escola.
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8Q881645 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a mediação da aprendizagem, analisar a sentença abaixo:

A mediação da aprendizagem é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação que deixa de ser direta e passa a ser mediada por elementos que servem como mediadores na atividade da criança. (1ª parte). Podemos afirmar que o processo de mediação da aprendizagem é desnecessário no contexto educativo pelos educadores, visto que sua utilização no contexto pedagógico pode causar estagnação do desenvolvimento da inteligência da criança. (2ª parte).
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9Q881646 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a socialização da criança, analise as assertivas a seguir:

I. Podemos afirmar que a Educação Infantil deve proporcionar experiências que favoreçam a formação pessoal e social da criança. Desta forma, o que realmente importa é acumular dados, acrescentar fatos, conteúdos, reunir quantidades externas e transferir para as bases cognitivas internas das crianças todas as informações possíveis.
II. A socialização na Educação Infantil é uma das habilidades aperfeiçoadas durante o desenvolvimento cognitivo da criança e representa uma parte muito importante para a formação e o amadurecimento psicológico das crianças.
III. A socialização torna possível à criança a compreensão do mundo, por meio das experiências vividas, ocorrendo paulatinamente a necessária interiorização das regras afirmadas pela sociedade. Nesse início de vida a família e a escola serão os mediadores primordiais, apresentando e significando o mundo social.

Estão CORRETAS:
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10Q881647 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito da higiene pessoal, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O desenvolvimento dos hábitos de higiene pelos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil, mas iniciar esse processo o quanto antes e reforçar sua relevância diariamente faz com que, com o tempo, as crianças se acostumem e realizem os cuidados sem questioná-los.
( ) As áreas para higiene pessoal devem ser bem cuidadas, como as pias, privadas baixas, toalhas individuais, também as escovas de dente devem ser guardadas de modo que permaneçam limpas e sejam reconhecidas individualmente por cada crianças. Recomenda-se que nessas áreas, não tenha espelhos, pois configura risco à segurança das crianças quando elas estiverem sozinhas no banheiro.
( ) A higiene pessoal é o conjunto de cuidados em relação ao corpo, essencial para a prevenção de doenças. Quando essas ações são iniciadas (e ensinadas) na infância, configura-se a chamada higiene pessoal infantil. Algumas dessas práticas são tomar banho, lavar e pentear os cabelos, escovar os dentes e lavar as mãos.
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11Q881648 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre a Acessibilidade na Educação Infantil, analise as assertivas a seguir:

I. A acessibilidade na Educação Infantil é fundamental para garantir que todas as crianças tenham igualdade de oportunidades de aprendizado.
II. A acessibilidade na Educação Infantil envolve a adaptação de espaços físicos, materiais didáticos e metodologias de ensino para atender às necessidades individuais de cada criança.
III. A acessibilidade na Educação Infantil não beneficia as crianças sem deficiência, pois esta promove o aprendizado sobre a diversidade e a empatia somente para crianças com diagnóstico.

Estão CORRETAS:
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12Q881649 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre disciplinas e limites, analisar a sentença abaixo:

Podemos afirmar que a responsabilidade no ensino e cobrança da disciplina e dos limites deve ser exclusivamente da família, considerando que a maior parte do tempo da criança está com seus familiares é lá que os valores essenciais de comportamento devem ser ensinados, a escola deve preocupar-se unicamente em transferir conhecimentos. (1ª parte). Ao ajustar os limites e a disciplina na Educação Infantil, estamos ensinando às crianças as noções de respeito, responsabilidade e autoridade. Os limites e a disciplina são necessários para que elas saibam o que é esperado delas em determinadas situações, estabelecendo regras e normas que as ajudam a se desenvolver de forma saudável e equilibrada. (2ª parte).

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13Q881650 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre o ambiente educacional e familiar, analisar a sentença abaixo:

A família é o primeiro ambiente de socialização do indivíduo, e uma das principais instituições mediadoras dos padrões e modelos culturais. É transmissora de valores, crenças, ideias e significados presentes na sociedade, portanto exerce uma forte influência no comportamento dos indivíduos, especialmente nas crianças. (1ª parte). Podemos afirmar que pensar a relação da família com a escola não é uma função dos profissionais da Educação Infantil. (2ª parte).

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