Questões de Concursos Auxiliar de Consultório Dentário

Resolva questões de Auxiliar de Consultório Dentário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q651839 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As atividades do auxiliar de consultório odontológico incluem diferentes tarefas, tanto de execução quanto de auxílio de outros profissionais da equipe de saúde. Entre essas tarefas, inclui-se

fazer, com micromotor, profilaxia dentária no paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q854080 | Matemática, Progressões, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

A senha de um cofre é dada pelos 8 primeiros algarismos da progressão geométrica de termo inicial 3 e razão 2. Qual das alternativas contém a senha CORRETA desse cofre?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q841278 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

A biossegurança é assunto de preocupação mundial em todos os serviços de saúde de boa qualidade. De acordo com alguns conceitos pertinentes em biossegurança, assinale a alternativa a seguir que apresente a CORRETA definição do termo “desinfecção”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q163388 | Informática, Teclas de atalho, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

O atalho de teclado do MS Word versão 2010 em português para utilizar o pincel de formatação do MS Word é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q163806 | Informática, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

Os sistemas de arquivos default (por padrão) dos sistemas operacionais Windows 7 e Linux Ubuntu são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q651778 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

No que se refere ao código de ética do profissional Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), todas as alternativas estão CORRETAS, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q816847 | Legislação Federal, Código de Ética de Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Secretaria Municipal de Saúde SEMUS ES, CESPE CEBRASPE

As atividades do auxiliar de consultório odontológico incluem diferentes tarefas, tanto de execução quanto de auxílio de outros profissionais da equipe de saúde. Entre essas tarefas, inclui-se

controlar o acesso ao campo de trabalho do cirurgião dentista, afastando os tecidos bucais e aspirando saliva e demais substâncias presentes na boca do paciente durante o ato operatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q651783 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Com relação à ficha clínica, não está correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q851879 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arte e Cultura na Atualidade, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

Na última edição do Oscar, foi indicado para a categoria de melhor documentário um filme brasileiro, que acabou derrotado. Marque a alternativa que indica o nome desse documentário brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q843787 | Odontologia, Orientação Profissional, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

São considerados riscos ocupacionais a possibilidade de perda ou dano e a probabilidade de que tal perda ou dano ocorra. Os riscos mais frequentes a que estão sujeitos os profissionais que atuam em assistência odontológica são os físicos, os químicos e os mecânicos. Assinale a alternativa a seguir que apresente um causador de risco físico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q846871 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

A recepcionista é o reflexo daquilo que imaginam ser o próprio cirurgião-dentista. Portanto, a auxiliar recepcionista assume um importante papel na técnica de como receber os pacientes, principalmente no primeiro atendimento. Em relação ao acolhimento do paciente, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q855136 | Matemática, Geometria Plana, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

Sobre áreas de figuras planas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q853846 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

Considere o texto a seguir, extraído de um dos discursos do orador brasileiro Rui Barbosa, para responder à próxima questão.

“As formas políticas são vãs, sem o homem que as anima. É o vigor individual que faz as nações robustas. Mas o indivíduo não pode ter essa fibra, esse equilíbrio, essa energia, que compõem os fortes, senão pela consciência do seu destino moral, associada ao respeito desse destino nos seus semelhantes. Ora, eu não conheço nada capaz de produzir na criatura humana em geral esse estado interior, senão o influxo religioso. Nem o ateísmo reflexivo dos filósofos, nem o inconsciente ateísmo dos indiferentes são compatíveis com as qualidades de ação, resistência e disciplina essenciais aos povos livres”. 
Na segunda frase do texto selecionado, o seu autor afirma que “é o vigor individual que faz as nações robustas”. Em relação ao termo “robustas”, marque a alternativa que indica um de seus significados possíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q854839 | Português, Sintaxe, Auxiliar de Consultorio Dentario, FACET Concursos, 2020

Louco amor

(Ferreira Gullar)

     Era dado a paixões, desde menino. Na escola, aos oito anos, sentava-se ao lado de Nevinha, que tinha a mesma idade que ele e uns olhos que pareciam fechados: dois traços no rosto redondo e sorridente. Quando se vestia, de manhã cedo, para ir à escola, pensava nela e queria ir correndo encontrá-la. Puxava conversa a ponto da professora ralhar. Mas, chegaram as férias de dezembro, perguntou onde ela ia passá-las.

“No inferno”, respondeu. Ele se espantou, ela riu. “É como minha mãe chama o sítio de meus avós em Codó.” No ano seguinte, sua mãe o matriculou numa escola mais perto de sua casa e ele nunca mais viu Nevinha.

     Na nova escola, enamorou-se de Teca, que tinha duas tranças compridas caídas nos ombros. Era engraçada e sapeca, brincava com todo mundo e não dava atenção a ele. Já no ginásio, foi a Lúcia, de olhos fundos, silenciosa, quase não ria. Amor à distância. Uma vez ela deixa cair o estojo de lápis e ele, prestimoso, o juntou no chão, e lhe entregou. Ela riu, agradecida. 

     Enlouqueceu mesmo foi pela Paula, de 15 anos, quando ele já tinha 22 e se tornara pintor. Era filha de Bonetti, seu professor na Escola de Belas Artes e cuja casa passou a frequentar, bem como outros colegas de turma. A coisa nasceu sem que ele se desse conta, já que a via como uma menina. Mas, certo dia, acordou com a lembrança dela na mente, o perfil bem desenhado, o nariz, os lábios, os olhos inteligentes. Ela era muito inteligente, falava francês, já que vivera com os pais em Paris e lá estudara. A partir daquela manhã, quando visitava o professor era, na verdade, para revêla. De volta a seu quarto, no Catete, sentia sua falta e inventava pretextos para visitas. Ficava a olhá-la, o coração batendo forte, louco para tomar-lhe as mãos e dizer-lhe: “Eu te amo, Paula”.

     Mas não se atrevia, embora já não conseguisse pintar nem sair com os amigos sem pensar no momento em que declararia a ela o seu amor. Mas não o fazia e já agora custava a dormir e, quando dormia, sonhava com ela. Mas eis que, numa das visitas à casa do professor, não a encontrou. Puxou conversa com a mãe dela e soube que havia ido ao cinema com um primo. Quando chegou, foi em companhia dele, de mãos dadas. Era o Eduardo, que chegara dos Estados Unidos, onde se formara.

     Sentiu que o mundo ia desabar sobre sua cabeça, mal conseguia ver os dois, sentados no divã da sala, cochichando e rindo, encantados um com o outro.

    Agora, acordar de manhã era um suplício, já que a lembrança dela não lhe saía da cabeça. Evitava agora ir à casa de Bonetti, que, estranhando-lhe a ausência, telefonava para convidá-lo. Temia ir lá, mas terminava indo, porque pelo menos podia revê-la, mas voltava para casa arrasado. Muitas vezes nem entrava em casa, com medo de se defrontar com a insuportável realidade. Ficava pela rua andando à toa, até altas horas da noite. Decidiu entregar-se totalmente a sua pintura, comprou telas novas, tintas novas, mas postado em frente ao cavalete, tudo o que conseguia era pensar nela. “Então, vou fazer dela o tema de meus quadros”, decidiu-se e iniciou uma série de retratos dela, que eram antes alegorias patéticas e dolorosas. Os colegas gostaram e contaram ao Bonetti, que pediu para vê-los. Levou-lhe alguns dos quadros, que mereceram dele entusiasmados elogios. Paula, depois de elogiá-los, observou: “Ela parece comigo!”. Ele a fitou nos olhos: “Ela é você”. Sem entender, ela sorriu lisonjeada. 

    Paula e o primo se casaram e foram morar nos Estados Unidos. Júlio ganhou um prêmio de viagem ao exterior e foi conhecer os museus da Europa, fixandose em Paris, que era na época o centro irradiador de arte e literatura. De volta ao Brasil, conheceu Camila, com quem se casou e teve dois filhos, uma menina e um menino, que hoje estão casados e lhe deram netos. Quanto a Paula, de que nunca mais tivera notícias, soube que se separara do marido e voltara ao Brasil, indo morar em São Paulo.

     Júlio e Bonetti continuaram amigos. Já sem a mesma frequência, ia visitá-lo naquele mesmo apartamento de Botafogo, onde viveu com a mesma mulher, mãe de Paula. Morreu dormindo, como queria. Júlio foi ao velório, no Cemitério de São João Batista, onde ele encontrou Paula, quarenta anos depois.

    Ela estava sentada junto ao caixão, ao lado de uma moça. “Júlio foi amigo de meu pai a vida toda... Me conheceu menina.”

     Falou aquilo com toda a naturalidade. “Que estranha é a vida”, pensou ele, fitando o rosto da mocinha que jamais poderia ter sido filha sua.

Gullar, Ferreira. A alquimia na quitanda: artes, bichos e barulhos nas melhores crônicas do poeta. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

A passagem adiante servirá de base para a próxima questão:

“A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”

Aponte a relação de sentido fixado pelo convectivo grifado em relação à construção antecedente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q851990 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, Auxiliar de Consultorio Dentario, Gestão de Concursos, 2020

O perímetro urbano da cidade de Catas Altas é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), o que implica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q843343 | Odontologia, Anatomia Dentária, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

Os dentes são órgãos altamente mineralizados que se encontram implantados em osso próprio, ossos alveolares, dispostos em fileira formando, assim, as arcadas. Os dentes podem ser classificados anatomicamente ou estruturalmente. Assinale a alternativa a seguir que NÃO apresenta um item da classificação estrutural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q855316 | Português, Morfologia, Auxiliar de Consultorio Dentario, Gestão de Concursos, 2020

                               Poluição do ar

Você já parou pra imaginar

o que polui o nosso ar?

Em nossa cidade Ao nosso redor

Em todo instante você pode encontrar

A fumaça e os gases liberados pelas fábricas

E os automóveis

A queima do lixo em incineradores

Dos hospitais

Os incêndios na floresta

Na mata e na selva

Também provoca

Tudo isso é combustão

E poluição do ar

A poeira que sai do chão

Nas ruas não asfaltadas

E sem calçadão

Os gases que saem dos esgotos

Das fossas mal cuidadas

De restos de animais

E de plantas em decomposição

Tudo isso é poluição

poluição do ar

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/charrete/965108/> . Acesso em: 4 dez. 2019 (Adaptação).

Releia este trecho.

“Os gases que saem dos esgotos / Das fossas mal cuidadas”

De acordo com o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, o adjetivo “malcuidado” é escrito dessa forma.

Em relação à palavra registrada pelo VOLP, é possível afirmar que seu processo de formação ocorreu por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q846490 | Odontologia, Orientação Profissional, Auxiliar de Consultório Dentário, FAUEL, 2020

A Lesão de Esforços Repetitivos (L.E.R.) é uma lesão relacionada com a atividade da pessoa, e em alguns casos pode ser entendida como uma doença ocupacional, e ocorre sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade e a capacidade física do corpo humano. É uma maneira de evitar o desenvolvimento da L.E.R:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.