Início Questões de Concursos Auxiliar de Coordenação Escolar III Resolva questões de Auxiliar de Coordenação Escolar III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Auxiliar de Coordenação Escolar III Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q893923 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. (Saviani, 2013.) Sobre o exposto, é possível inferir que a escola, EXCETO: ✂️ a) Precisa adaptar as crianças em uma realidade que está inserida de modo que tenha uma boa aprendizagem. ✂️ b) Forma cidadãos críticos, conscientes e que assumam uma postura política na sociedade em que está inserido. ✂️ c) Tem como função preparar o aluno para a vida em sociedade respeitando a sua cultura e individualidade. ✂️ d) Articula o conhecimento sistemático com a realidade vivenciada pelo aluno para que ele, a partir daí, construa os seus próprios conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando: ✂️ a) Desmitifica a ideia que a dificuldade de aprendizagem rotula a criança como “burra”, preguiçosa ou até mesmo fraca. ✂️ b) Desenvolve situações que possibilitem a integração dos alunos com transtornos de aprendizagem com o restante da comunidade escolar. ✂️ c) Proporciona à criança o isolamento ou castigo necessário ao descumprir o código disciplinar da escola por mau comportamento durante as aulas. ✂️ d) Possibilita à criança ambiente e ferramentas necessárias para conseguir desenvolver o seu aprendizado, mesmo com os problemas apresentados no percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q893927 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma. (Cagliari, 2009, p. 87.) Sobre a aprendizagem da leitura na alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As leituras curtas e rápidas são importantes para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura. ( ) Quanto menos as crianças são expostas à leitura, maiores as chances de que a atividade se torne hábito e faça parte de sua vida diária. ( ) Fazer com que as crianças se familiarizem com os livros de uma forma “física” tornará muito mais provável que a leitura seja percebida de forma agradável e como uma atividade diária. A sequência está correta em ✂️ a) V, F, V. ✂️ b) F, F, V. ✂️ c) V, V, V. ✂️ d) F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q893920 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A educação é um direito garantido por lei; mas, na prática, pessoas com algum tipo de deficiência podem encontrar diversas barreiras em sua vida acadêmica, desde o processo de alfabetização até a faculdade. Uma escola inclusiva apresenta os seguintes benefícios, EXCETO: ✂️ a) Possibilidade de comportamentos preconceituosos e segregadores com a maior convivência. ✂️ b) Valorização do ensino personalizado e adaptado para as necessidades específicas de cada aluno. ✂️ c) Oportunidades acadêmicas e profissionais mais igualitárias para pessoas com algumas neurodivergências. ✂️ d) Um ambiente plural, onde as crianças e adolescente aprenderão que as diferenças devem ser respeitadas e celebradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q893926 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024As dificuldades de aprendizagem são de ordem heterogênea ou multifatorial. Assim, precisamos considerar todos os fatores relacionados: físicos, afetivos, sociais e cognitivos, para melhor avaliar as dificuldades e os transtornos da aprendizagem, independentemente da idade. Considere uma situação hipotética em que uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem; foi identificado pela escola, por meio de vários encontros com a mãe, que ela tem se alimentado inadequadamente e, ainda, possui um quadro de anemia. Pode-se afirmar que a dificuldade de aprendizagem apresentada é gerada, principalmente, pelo fator ✂️ a) físico. ✂️ b) social. ✂️ c) afetivo. ✂️ d) ambiental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q893919 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Sobre os avanços da educação Infantil no Brasil após a Constituição Federal de 1998, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na década de 90, a educação infantil foi reconhecida como direito da criança, das famílias, como dever do Estado e como primeira etapa da educação básica. ( ) A educação das crianças de zero a cinco anos é reconhecida na atualidade como cuidado e educação extra domiciliar, sendo concebida como amparo e assistência. ( ) O trabalho pedagógico com a criança na educação infantil adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, atendendo às especificidades do desenvolvimento dessa faixa etária contribuindo, assim, para a construção e o exercício de sua cidadania. A sequência está correta em ✂️ a) V, F, V. ✂️ b) F, F, V. ✂️ c) V, V, F. ✂️ d) F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q893922 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Sobre a recreação na escola, analise as afirmativas a seguir. I. A recreação vai além da ludicidade, satisfação e prazer de fazer alguma atividade motivadora. II. Através da recreação pode-se haver divertimento e lazer devendo essa prática ser utilizada somente fora da sala de aula. III. Recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfazer o espírito estético do ser humano, rico em possibilidades culturais. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor: ✂️ a) Promove rodas de conversa, desenvolve projetos em grupos e um espaço agradável para descanso durante os intervalos. ✂️ b) Porta-se como uma figura que detém todo o conhecimento, pois é aquele que ensina os estudantes e transmite os conhecimentos. ✂️ c) Realiza a proposição de atividades que instiguem a curiosidade e a criatividade dos alunos e os faça enfrentar desafios na busca por respostas. ✂️ d) Incentiva o diálogo, pois é determinante no processo de construção do conhecimento, já que o aprendizado está relacionado à interação com outras pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q893921 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Primeiros-socorros são os procedimentos aplicados de imediato à vítima que sofreu um acidente ou mal súbito. Esta ação tem como finalidade manter os sinais vitais e garantir a vida da vítima. As escolas são lugares onde há grande quantidade de crianças que estão em constante atividades, onde podem ocorrer acidentes e, muitas vezes, os profissionais de emergência não conseguem chegar ao local com facilidade e rapidez para prestar o atendimento. Considere uma situação de desmaio de um aluno na escola. NÃO é um procedimento correto para um atendimento imediato: ✂️ a) Afrouxar as roupas. ✂️ b) Manter o ambiente arejado. ✂️ c) Lateralizar a cabeça para facilitar a respiração. ✂️ d) Colocar álcool ou amoníaco próximo às narinas para a vítima cheirar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q893923 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. (Saviani, 2013.) Sobre o exposto, é possível inferir que a escola, EXCETO: ✂️ a) Precisa adaptar as crianças em uma realidade que está inserida de modo que tenha uma boa aprendizagem. ✂️ b) Forma cidadãos críticos, conscientes e que assumam uma postura política na sociedade em que está inserido. ✂️ c) Tem como função preparar o aluno para a vida em sociedade respeitando a sua cultura e individualidade. ✂️ d) Articula o conhecimento sistemático com a realidade vivenciada pelo aluno para que ele, a partir daí, construa os seus próprios conhecimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando: ✂️ a) Desmitifica a ideia que a dificuldade de aprendizagem rotula a criança como “burra”, preguiçosa ou até mesmo fraca. ✂️ b) Desenvolve situações que possibilitem a integração dos alunos com transtornos de aprendizagem com o restante da comunidade escolar. ✂️ c) Proporciona à criança o isolamento ou castigo necessário ao descumprir o código disciplinar da escola por mau comportamento durante as aulas. ✂️ d) Possibilita à criança ambiente e ferramentas necessárias para conseguir desenvolver o seu aprendizado, mesmo com os problemas apresentados no percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q893927 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma. (Cagliari, 2009, p. 87.) Sobre a aprendizagem da leitura na alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As leituras curtas e rápidas são importantes para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura. ( ) Quanto menos as crianças são expostas à leitura, maiores as chances de que a atividade se torne hábito e faça parte de sua vida diária. ( ) Fazer com que as crianças se familiarizem com os livros de uma forma “física” tornará muito mais provável que a leitura seja percebida de forma agradável e como uma atividade diária. A sequência está correta em ✂️ a) V, F, V. ✂️ b) F, F, V. ✂️ c) V, V, V. ✂️ d) F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q893920 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A educação é um direito garantido por lei; mas, na prática, pessoas com algum tipo de deficiência podem encontrar diversas barreiras em sua vida acadêmica, desde o processo de alfabetização até a faculdade. Uma escola inclusiva apresenta os seguintes benefícios, EXCETO: ✂️ a) Possibilidade de comportamentos preconceituosos e segregadores com a maior convivência. ✂️ b) Valorização do ensino personalizado e adaptado para as necessidades específicas de cada aluno. ✂️ c) Oportunidades acadêmicas e profissionais mais igualitárias para pessoas com algumas neurodivergências. ✂️ d) Um ambiente plural, onde as crianças e adolescente aprenderão que as diferenças devem ser respeitadas e celebradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q893926 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024As dificuldades de aprendizagem são de ordem heterogênea ou multifatorial. Assim, precisamos considerar todos os fatores relacionados: físicos, afetivos, sociais e cognitivos, para melhor avaliar as dificuldades e os transtornos da aprendizagem, independentemente da idade. Considere uma situação hipotética em que uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem; foi identificado pela escola, por meio de vários encontros com a mãe, que ela tem se alimentado inadequadamente e, ainda, possui um quadro de anemia. Pode-se afirmar que a dificuldade de aprendizagem apresentada é gerada, principalmente, pelo fator ✂️ a) físico. ✂️ b) social. ✂️ c) afetivo. ✂️ d) ambiental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q893919 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Sobre os avanços da educação Infantil no Brasil após a Constituição Federal de 1998, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na década de 90, a educação infantil foi reconhecida como direito da criança, das famílias, como dever do Estado e como primeira etapa da educação básica. ( ) A educação das crianças de zero a cinco anos é reconhecida na atualidade como cuidado e educação extra domiciliar, sendo concebida como amparo e assistência. ( ) O trabalho pedagógico com a criança na educação infantil adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional, atendendo às especificidades do desenvolvimento dessa faixa etária contribuindo, assim, para a construção e o exercício de sua cidadania. A sequência está correta em ✂️ a) V, F, V. ✂️ b) F, F, V. ✂️ c) V, V, F. ✂️ d) F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q893922 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Sobre a recreação na escola, analise as afirmativas a seguir. I. A recreação vai além da ludicidade, satisfação e prazer de fazer alguma atividade motivadora. II. Através da recreação pode-se haver divertimento e lazer devendo essa prática ser utilizada somente fora da sala de aula. III. Recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfazer o espírito estético do ser humano, rico em possibilidades culturais. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor: ✂️ a) Promove rodas de conversa, desenvolve projetos em grupos e um espaço agradável para descanso durante os intervalos. ✂️ b) Porta-se como uma figura que detém todo o conhecimento, pois é aquele que ensina os estudantes e transmite os conhecimentos. ✂️ c) Realiza a proposição de atividades que instiguem a curiosidade e a criatividade dos alunos e os faça enfrentar desafios na busca por respostas. ✂️ d) Incentiva o diálogo, pois é determinante no processo de construção do conhecimento, já que o aprendizado está relacionado à interação com outras pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q893921 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Primeiros-socorros são os procedimentos aplicados de imediato à vítima que sofreu um acidente ou mal súbito. Esta ação tem como finalidade manter os sinais vitais e garantir a vida da vítima. As escolas são lugares onde há grande quantidade de crianças que estão em constante atividades, onde podem ocorrer acidentes e, muitas vezes, os profissionais de emergência não conseguem chegar ao local com facilidade e rapidez para prestar o atendimento. Considere uma situação de desmaio de um aluno na escola. NÃO é um procedimento correto para um atendimento imediato: ✂️ a) Afrouxar as roupas. ✂️ b) Manter o ambiente arejado. ✂️ c) Lateralizar a cabeça para facilitar a respiração. ✂️ d) Colocar álcool ou amoníaco próximo às narinas para a vítima cheirar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro