Questões de Concursos Auxiliar de Coordenação Pedagógica

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1Q919042 | Direito Constitucional, Ordem Social, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A crescente demanda atual, associada à garantia de Educação, tem ampliado a faixa etária obrigatória de atendimento educacional fornecido pelo Estado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um marco importante para a Educação Infantil, pois a situa como:
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2Q919043 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBN), Lei 9394/96, define a carga horária mínima da Educação Infantil, que é:
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3Q919044 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Quanto à estrutura educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) classifica a formação escolar como Educação Básica. A Educação Infantil, nesse processo, é situada:
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4Q919045 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Considerando a faixa etária atendida e seu desenvolvimento, a avaliação na Educação Infantil tem como instrumento indicado:
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5Q919046 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura aos pais o direito de participar do desenvolvimento escolar. Na Educação Infantil, é imprescindível a relação entre família e escola. O ECA garante como direito familiar:
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6Q919047 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura os direitos básicos da infância em sua faixa etária e, entre eles, a Educação. Em suas orientações, a escola tem caráter:
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7Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase:
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8Q919049 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Cada etapa de ensino tem características e objetivos próprios. A Educação Infantil associa cuidado e educação. Assim, a relação com as famílias é imprescindível e implica:
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9Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino:
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10Q919051 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é próprio das instituições democráticas. Sendo uma expressão de planejamento participativo da comunidade escolar, tem como característica:

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11Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é:
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12Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar:
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13Q919054 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Um dos conteúdos mais ricos da Educação Infantil é o nome. Nomear-se é conhecer-se em relação aos demais e ao mundo. Trabalhar o nome da criança contribui no desenvolvimento da linguagem e da sua escrita, ajudando no conhecimento de:
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14Q919055 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ser Educador na Educação Infantil exige competências específicas, que permeiam o cognitivo, o afetivo e o social. Na dinâmica cotidiana, com inúmeras demandas, ser Educador nesse segmento é também ser:
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15Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na:
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16Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a:
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17Q919058 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Historicamente no Brasil, o atendimento na Educação Infantil é ampliado pelo trabalho remunerado da mulher no espaço público. Esse caráter assistencial afetou a qualidade educativa e o conceito de criança foi revisto, inclusive na Legislação. Refletir sobre a Educação Infantil, hoje, é entender a criança como:
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18Q919059 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

As crianças manifestam situações familiares na escola, como violência, desnutrição, problemas de saúde, comprometendo seu desenvolvimento saudável. Entre acompanhar e apoiar as famílias, é responsabilidade da escola acionar o Conselho Tutelar em situações de:
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19Q919060 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A importância da literatura infantil na infância marca a mudança na concepção da criança em seu direito à aprendizagem e à cidadania. Tornar a literatura cotidiana na Educação Infantil é promover na criança:
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