Início Questões de Concursos Auxiliar de Coordenação Pedagógica Resolva questões de Auxiliar de Coordenação Pedagógica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Auxiliar de Coordenação Pedagógica Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q919043 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBN), Lei 9394/96, define a carga horária mínima da Educação Infantil, que é: ✂️ a) 150 dias letivos ✂️ b) 800 horas anuais ✂️ c) obrigatoriedade do horário integral ✂️ d) 60% da carga horária do Ensino Fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é: ✂️ a) pontualidade no primeiro dia letivo ✂️ b) aquisição de todo o material escolar pela família ✂️ c) entrega da criança a um membro da equipe na porta da escola ✂️ d) visita prévia aos espaços escolares com a criança, com a família e com o professor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q919051 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é próprio das instituições democráticas. Sendo uma expressão de planejamento participativo da comunidade escolar, tem como característica: ✂️ a) ser sistematização definitiva dos objetivos e dos conteúdos ✂️ b) ser um recurso pedagógico restrito aos professores ✂️ c) ser um plano de ação definido pelos órgãos administrativos ✂️ d) ser continuamente atualizado ao longo de seu desenvolvimento Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a: ✂️ a) acolher, respeitar e dialogar ✂️ b) promover eventos multiculturais ✂️ c) isolar-se, proteger-se e discriminar ✂️ d) agrupar-se por traços de identidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q919060 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A importância da literatura infantil na infância marca a mudança na concepção da criança em seu direito à aprendizagem e à cidadania. Tornar a literatura cotidiana na Educação Infantil é promover na criança: ✂️ a) o desenvolvimento de sua caligrafia ✂️ b) a decodificação de códigos fonéticos ✂️ c) a leitura do mundo através da palavra escrita ✂️ d) o conhecimento de obras importantes da literatura local Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase: ✂️ a) Pré-operacional ✂️ b) Sensório-motora ✂️ c) Operações formais ✂️ d) Operacional concreta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino: ✂️ a) rotina rígida ✂️ b) brincadeiras ✂️ c) recursos disciplinares ✂️ d) avaliações sistematizadas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar: ✂️ a) as regras da escola ✂️ b) a crescente autonomia ✂️ c) a estabilidade na socialização ✂️ d) o isolamento à medida que cresce Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q919042 | Direito Constitucional, Ordem Social, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A crescente demanda atual, associada à garantia de Educação, tem ampliado a faixa etária obrigatória de atendimento educacional fornecido pelo Estado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um marco importante para a Educação Infantil, pois a situa como: ✂️ a) facultativa para as instituições públicas ✂️ b) obrigatória em seu atendimento pelo Estado ✂️ c) obrigatória para todas as crianças de 0 a 6 anos ✂️ d) somente disponível em instituições particulares e filantrópicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q919049 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Cada etapa de ensino tem características e objetivos próprios. A Educação Infantil associa cuidado e educação. Assim, a relação com as famílias é imprescindível e implica: ✂️ a) na presença familiar somente quando solicitada ✂️ b) na participação dos pais enviando materiais pedidos ✂️ c) na permanente comunicação entre Escola e Família ✂️ d) na escola como instância independente da aprendizagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q919045 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Considerando a faixa etária atendida e seu desenvolvimento, a avaliação na Educação Infantil tem como instrumento indicado: ✂️ a) a frequência ✂️ b) não há avaliação ✂️ c) provas dissertativas ✂️ d) relatórios individuais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q919046 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura aos pais o direito de participar do desenvolvimento escolar. Na Educação Infantil, é imprescindível a relação entre família e escola. O ECA garante como direito familiar: ✂️ a) ciência do processo pedagógico ✂️ b) atuação limitada à instituição escolar ✂️ c) matrícula na rede, independente do lugar da residência ✂️ d) definição de características da identidade dos educadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q919047 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura os direitos básicos da infância em sua faixa etária e, entre eles, a Educação. Em suas orientações, a escola tem caráter: ✂️ a) Judicial ✂️ b) Cautelar ✂️ c) Protetivo ✂️ d) Restritivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q919058 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Historicamente no Brasil, o atendimento na Educação Infantil é ampliado pelo trabalho remunerado da mulher no espaço público. Esse caráter assistencial afetou a qualidade educativa e o conceito de criança foi revisto, inclusive na Legislação. Refletir sobre a Educação Infantil, hoje, é entender a criança como: ✂️ a) aprendiz no ambiente em que vive, de acordo com a faixa etária ✂️ b) uma flor a ser cultivada em um lindo jardim, o Jardim de Infância ✂️ c) alguém sem capacidade para aprender, aguardando na Pré-escola ✂️ d) dependente do cuidado de figuras maternas substitutivas no Maternal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q919044 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Quanto à estrutura educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) classifica a formação escolar como Educação Básica. A Educação Infantil, nesse processo, é situada: ✂️ a) no ensino Fundamental I ✂️ b) no Ensino Fundamental II ✂️ c) anterior ao Ensino Fundamental ✂️ d) não faz parte da Educação Básica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q919055 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Ser Educador na Educação Infantil exige competências específicas, que permeiam o cognitivo, o afetivo e o social. Na dinâmica cotidiana, com inúmeras demandas, ser Educador nesse segmento é também ser: ✂️ a) aprendiz ✂️ b) especialista em saúde ✂️ c) membro da família das crianças ✂️ d) distante nas relações educativas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na: ✂️ a) atividade ociosa do recreio ✂️ b) atração de um brinquedo colorido ✂️ c) multifuncionalidade que um brinquedo oferece ✂️ d) reconstrução simbólica do mundo em que vive Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q919059 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025As crianças manifestam situações familiares na escola, como violência, desnutrição, problemas de saúde, comprometendo seu desenvolvimento saudável. Entre acompanhar e apoiar as famílias, é responsabilidade da escola acionar o Conselho Tutelar em situações de: ✂️ a) dificuldades de aprendizagem ✂️ b) não adaptação à rotina escolar ✂️ c) mudança de endereço e indisciplina ✂️ d) baixa frequência, evasão escolar e maus tratos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q919054 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Um dos conteúdos mais ricos da Educação Infantil é o nome. Nomear-se é conhecer-se em relação aos demais e ao mundo. Trabalhar o nome da criança contribui no desenvolvimento da linguagem e da sua escrita, ajudando no conhecimento de: ✂️ a) jogos e imaginação ✂️ b) sua história a partir de sua família ✂️ c) materiais e instrumentos pedagógicos ✂️ d) cuidados com o corpo e com a imagem pessoal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q919043 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBN), Lei 9394/96, define a carga horária mínima da Educação Infantil, que é: ✂️ a) 150 dias letivos ✂️ b) 800 horas anuais ✂️ c) obrigatoriedade do horário integral ✂️ d) 60% da carga horária do Ensino Fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q919052 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A entrada na escola é um momento de preocupação para a família e para a equipe escolar, tendo em vista que é um novo ambiente, uma nova rotina, pessoas desconhecidas, entre outros. Ações organizadas são muito importantes. Uma prática que facilita a adaptação é: ✂️ a) pontualidade no primeiro dia letivo ✂️ b) aquisição de todo o material escolar pela família ✂️ c) entrega da criança a um membro da equipe na porta da escola ✂️ d) visita prévia aos espaços escolares com a criança, com a família e com o professor Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q919051 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é próprio das instituições democráticas. Sendo uma expressão de planejamento participativo da comunidade escolar, tem como característica: ✂️ a) ser sistematização definitiva dos objetivos e dos conteúdos ✂️ b) ser um recurso pedagógico restrito aos professores ✂️ c) ser um plano de ação definido pelos órgãos administrativos ✂️ d) ser continuamente atualizado ao longo de seu desenvolvimento Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a: ✂️ a) acolher, respeitar e dialogar ✂️ b) promover eventos multiculturais ✂️ c) isolar-se, proteger-se e discriminar ✂️ d) agrupar-se por traços de identidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q919060 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A importância da literatura infantil na infância marca a mudança na concepção da criança em seu direito à aprendizagem e à cidadania. Tornar a literatura cotidiana na Educação Infantil é promover na criança: ✂️ a) o desenvolvimento de sua caligrafia ✂️ b) a decodificação de códigos fonéticos ✂️ c) a leitura do mundo através da palavra escrita ✂️ d) o conhecimento de obras importantes da literatura local Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase: ✂️ a) Pré-operacional ✂️ b) Sensório-motora ✂️ c) Operações formais ✂️ d) Operacional concreta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino: ✂️ a) rotina rígida ✂️ b) brincadeiras ✂️ c) recursos disciplinares ✂️ d) avaliações sistematizadas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar: ✂️ a) as regras da escola ✂️ b) a crescente autonomia ✂️ c) a estabilidade na socialização ✂️ d) o isolamento à medida que cresce Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q919042 | Direito Constitucional, Ordem Social, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A crescente demanda atual, associada à garantia de Educação, tem ampliado a faixa etária obrigatória de atendimento educacional fornecido pelo Estado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um marco importante para a Educação Infantil, pois a situa como: ✂️ a) facultativa para as instituições públicas ✂️ b) obrigatória em seu atendimento pelo Estado ✂️ c) obrigatória para todas as crianças de 0 a 6 anos ✂️ d) somente disponível em instituições particulares e filantrópicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q919049 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Cada etapa de ensino tem características e objetivos próprios. A Educação Infantil associa cuidado e educação. Assim, a relação com as famílias é imprescindível e implica: ✂️ a) na presença familiar somente quando solicitada ✂️ b) na participação dos pais enviando materiais pedidos ✂️ c) na permanente comunicação entre Escola e Família ✂️ d) na escola como instância independente da aprendizagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q919045 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Considerando a faixa etária atendida e seu desenvolvimento, a avaliação na Educação Infantil tem como instrumento indicado: ✂️ a) a frequência ✂️ b) não há avaliação ✂️ c) provas dissertativas ✂️ d) relatórios individuais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q919046 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura aos pais o direito de participar do desenvolvimento escolar. Na Educação Infantil, é imprescindível a relação entre família e escola. O ECA garante como direito familiar: ✂️ a) ciência do processo pedagógico ✂️ b) atuação limitada à instituição escolar ✂️ c) matrícula na rede, independente do lugar da residência ✂️ d) definição de características da identidade dos educadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q919047 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura os direitos básicos da infância em sua faixa etária e, entre eles, a Educação. Em suas orientações, a escola tem caráter: ✂️ a) Judicial ✂️ b) Cautelar ✂️ c) Protetivo ✂️ d) Restritivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q919058 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Historicamente no Brasil, o atendimento na Educação Infantil é ampliado pelo trabalho remunerado da mulher no espaço público. Esse caráter assistencial afetou a qualidade educativa e o conceito de criança foi revisto, inclusive na Legislação. Refletir sobre a Educação Infantil, hoje, é entender a criança como: ✂️ a) aprendiz no ambiente em que vive, de acordo com a faixa etária ✂️ b) uma flor a ser cultivada em um lindo jardim, o Jardim de Infância ✂️ c) alguém sem capacidade para aprender, aguardando na Pré-escola ✂️ d) dependente do cuidado de figuras maternas substitutivas no Maternal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q919044 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Quanto à estrutura educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) classifica a formação escolar como Educação Básica. A Educação Infantil, nesse processo, é situada: ✂️ a) no ensino Fundamental I ✂️ b) no Ensino Fundamental II ✂️ c) anterior ao Ensino Fundamental ✂️ d) não faz parte da Educação Básica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q919055 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Ser Educador na Educação Infantil exige competências específicas, que permeiam o cognitivo, o afetivo e o social. Na dinâmica cotidiana, com inúmeras demandas, ser Educador nesse segmento é também ser: ✂️ a) aprendiz ✂️ b) especialista em saúde ✂️ c) membro da família das crianças ✂️ d) distante nas relações educativas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na: ✂️ a) atividade ociosa do recreio ✂️ b) atração de um brinquedo colorido ✂️ c) multifuncionalidade que um brinquedo oferece ✂️ d) reconstrução simbólica do mundo em que vive Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q919059 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025As crianças manifestam situações familiares na escola, como violência, desnutrição, problemas de saúde, comprometendo seu desenvolvimento saudável. Entre acompanhar e apoiar as famílias, é responsabilidade da escola acionar o Conselho Tutelar em situações de: ✂️ a) dificuldades de aprendizagem ✂️ b) não adaptação à rotina escolar ✂️ c) mudança de endereço e indisciplina ✂️ d) baixa frequência, evasão escolar e maus tratos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q919054 | Pedagogia, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025Um dos conteúdos mais ricos da Educação Infantil é o nome. Nomear-se é conhecer-se em relação aos demais e ao mundo. Trabalhar o nome da criança contribui no desenvolvimento da linguagem e da sua escrita, ajudando no conhecimento de: ✂️ a) jogos e imaginação ✂️ b) sua história a partir de sua família ✂️ c) materiais e instrumentos pedagógicos ✂️ d) cuidados com o corpo e com a imagem pessoal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro