Questões de Concursos Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Resolva questões de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q322512 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Araújo (1998) afirma: [...] a escola precisa abandonar um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incorporar uma concepção que considere a diversidade tanto no âmbito do trabalho com os conteúdos escolares quanto no das relações interpessoais. Sobre a temática, analise as afirmativas correlatas.

I - Vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita;

PORQUE

II - Somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q323977 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Brincar constitui fator indispensável quando se trata de aprendizagem. O brincar incentiva o aperfeiçoamento humano por meio de diferentes dimensões.

Sobre as dimensões do brincar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No desenvolvimento da linguagem, promove a comunicação de pensamentos e sentimentos.

( ) No desenvolvimento moral, propicia um processo de construção de regras.

( ) No desenvolvimento cognitivo, oportuniza crescimento de informações que, por consequência, desencadeiam novas situações.

( ) No desenvolvimento afetivo, facilita a expressão de seus afetos e emoções.

( ) No desenvolvimento físico-motor, o brincar não oportuniza estruturação do esquema corporal da criança.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q328572 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas, analise as afirmativas.

I - O trabalho pedagógico com a criança deve garantir diferentes situações que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de expressão.

II - O trabalho deve se limitar às áreas de conhecimento das Artes Visuais e Linguagem Oral para evitar sobrecarregar as crianças.

III - A rotina deve ser vista de modo flexível, para que a intervenção pedagógica contribua para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

IV - As crianças devem ter apenas atividades dirigidas sendo as brincadeiras livres consideradas perda de tempo na educação infantil.

V - Os espaços e equipamentos devem ser adaptados para receber as crianças com necessidades educativas especiais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q323691 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

De acordo com Pedroza (2005), através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida, ressignificando-os. Os jogos e as brincadeiras são uma forma de lazer na qual estão presentes as vivências de prazer e desprazer.

A partir dessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q326405 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Um objetivo do trabalho com leitura no ambiente escolar é tornar as crianças leitores competentes. Qual atitude é INADEQUADA para atingir esse objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q328489 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Considerando que crianças e profissionais da Educação Infantil passam, em média, um terço de seu dia no interior da creche ou da pré-escola que frequentam, a qualidade desses ambientes afeta significativamente a vida de seus usuários, além de influenciar o projeto político-pedagógico e o processo educacional ali desenvolvidos (BRASIL, 2006a).

Em relação ao papel do educador na organização dos espaços, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q319783 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

No trabalho com a educação infantil que visa à estimulação de múltiplas linguagens, os educadores devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q328067 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

O planejamento, parte importante do trabalho profissional que requer intencionalidade no processo educativo, deve levar em conta que as crianças são encorajadas a tomar suas decisões diante de um trabalho a ser realizado, sempre em interação e cooperação com seus colegas. Marque o tipo do planejamento que considera as crianças em suas especificidades e necessidades na organização do trabalho pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q323034 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Analise a seguinte situação:

A professora Maria está sentada no chão com várias crianças abraçadas à ela. Aproxima-se desse grupo um garoto segurando uma garrafa de refrigerante vazia. A professora diz “olha o microfone do Thiago! Vai começar o Karaokê!” Imediatamente ele começa a cantar uma música conhecida no grupo e as demais crianças começam a dizer: “Minha vez de cantar no Karaokê”.

A partir da situação descrita acima, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q320510 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Leia a citação a seguir. Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente de suas necessidades (CRAIDY; KAERCHER, 2001).

A partir da citação acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O educador deve observar as brincadeiras escolhidas pelas crianças e a forma como se desenvolvem, identificando as preferências para que as intervenções sejam produtivas.

( ) A rotina na educação infantil torna as aulas mais monótonas, considerando que o encanto da novidade perde-se, virando apenas repetição cansativa.

( ) As atividades que serão realizadas não devem ser apresentadas às crianças, cabendo aos educadores realizarem o planejamento sem interferências.

( ) A rotina promove aprendizagens significativas, propicia o movimento corporal, a estimulação dos sentidos e a sensação de segurança e confiança.

( ) A rotina pode ser apresentada às crianças, mas não deve ser modificada, considerando que o planejamento é inflexível.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q322894 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

O espaço da sala de aula merece atenção na organização quanto à adequação para realização de diferentes atividades que proporcionem o desenvolvimento das potencialidades infantis. Esse espaço na Educação Infantil deverá contar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q327374 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre o período de adaptação da criança na instituição de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adaptação é mais evidente na criança, mas a família e o educador também passam pelo mesmo processo, pois as reorganizações e transformações são para todos.

( ) A presença de familiares da criança torna mais difícil a conquista de sua confiança.

( ) A permanência de familiares na escola durante a primeira semana de adaptação pode trazer conforto para a criança e permite que o professor possa conhecê-la melhor.

( ) A rotina deve manter-se inalterada, mesmo na semana de adaptação sendo os horários inflexíveis.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q321785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Sobre funções do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, analise as afirmativas.

I - Estar atento ao bem-estar da criança quanto à necessidade de alimentar-se, brincar, interagir, descansar e dormir.

II - Estar sempre presente para garantir a segurança das crianças, desde o momento de entrada até o momento de entrega aos pais, inclusive nos momentos de sono.

III - Cuidar para que o ambiente esteja sempre seguro e agradável, observando-se medidas de prevenção de acidentes.

IV - Cuidar para que as crianças estejam confortavelmente trajadas para brincar, descansar, ir embora.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q327860 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

A professora Laudicéia desenvolveu um projeto voltado ao momento do banho, visando “à construção de hábitos, em que as crianças se trocam sozinhas e algumas regras são trabalhadas, como guardar a roupa suja no saquinho, organizar a mochila etc.” O momento do banho foi transformado numa atividade lúdica [...] o banheiro se transforma em floresta, salão de cabeleireiro, loja de roupas. [...] os chuveiros externos durante o verão, apelidados aqui de cachoeiras (GUIMARÃES, 2007).

A capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro pode ser identificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q893364 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Educar e cuidar são dimensões indissociáveis e fundamentais para os profissionais da Educação Infantil. Sobre essas duas dimensões, marque V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) O cuidado e a educação das crianças até os cinco anos de idade devem ser compartilhados com as famílias e a comunidade.
( ) Brincar, interagir e aprender são ações entrelaçadas nos processos de cuidar e educar bebês e crianças pequenas.
( ) Cuidar/educar pouco se relaciona ao processo de desenvolvimento integral das crianças.
( ) As características desse ambiente e das relações que nele ocorrem independem das condições institucionais e das ações educativas.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q893362 | Informática, Princípios de Segurança, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Sobre recomendações de proteção de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É recomendado não limitar a coleta de dados por sites, procurando aceitar todos os cookies e configurar o navegador para aceitar cookies de terceiros.
( ) Recomenda-se limpar frequentemente o histórico de navegação e, sempre que possível, utilizar a navegação anônima.
( ) É aconselhável instalar regularmente no computador as atualizações de segurança disponíveis e ativar a atualização automática, sempre que possível.
( ) É indicado reforçar a autenticação, desativando a verificação em duas etapas e desabilitando notificações de login, sempre que possível.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q953360 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Na LDB, há um capítulo dedicado à educação especial. Conforme o artigo 59, “Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação [...]:

I – professores específicos para atender às suas necessidades.
II – infraestrutura específica para atender às suas necessidades.
III – matriz curricular específica para atender às suas necessidades.
IV - recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

Condiz integralmente com o texto da LDB, as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q953366 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A relação agente de cuidados infantis e a criança deve ser construída por meio de uma pedagogia pautada nos aspectos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q953355 | Noções de Primeiros Socorros, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Os primeiros socorros em caso de queimaduras dependem do tipo de queimadura. Logo, o profissional deve ter conhecimento que possibilite essa diferenciação. Assim, leia as afirmativas abaixo:

I – Queimaduras de 1º grau = causadas pela luz solar ou chamuscação pouco intensa, acomete a epiderme e apresenta sensação dolorosa.
II - Queimaduras de 2º grau = causadas por chamuscação ou líquidos ferventes, acomete epiderme e derme e apresenta sensação dolorosa.
III - Queimaduras de 3º grau = causadas por chama direta, acomete todas as camadas e apresenta pouca dor ou sensação de anestesia.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q953364 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Dentro da Política Educacional, destaque abaixo o tipo de política que têm o objetivo de reduzir as desigualdades socioeconômicas enfrentadas pela população brasileira, com ênfase para a comunidade negra e indígena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.