Questões de Concursos Auxiliar de Educação Especial

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1Q882676 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a terminalidade específica é uma modalidade de certificação de conclusão de Escolaridade e deve ser conferida para certificar a conclusão do ensino fundamental. O certificado de conclusão de escolaridade do ensino fundamental, denominado terminalidade específica, difere da conclusão do ensino fundamental, pois, por meio dele, pode-se identificar o nível de conhecimento alcançado pelo aluno, possibilitando-lhe, em tese, novas alternativas educacionais, como previsto em lei. Nenhum documento norteador prescreve como será essa certificação. Dessa forma, os critérios para a construção do instrumento ficam sob responsabilidade dos próprios sistemas escolares, que deverão descrever de forma clara os avanços individuais alcançados pelos alunos, apontando suas habilidades e competências. Essa recomendação está de acordo com
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2Q882671 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A educação especial, modalidade da educação escolar, é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, e deve ocorrer:
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3Q882677 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno. Nesse sentido, o PEI contém os objetivos e as metas que nortearão o ensino desses alunos, bem como todo o histórico de aprendizado, inclusive os conteúdos que os estudantes já dominem previamente.

( ) Esse plano orienta os professores sobre como lidar com alunos que tenham necessidades educacionais diferenciadas, valorizando a individualidade de cada um.
( ) O PEI deve ser revisado para corroborar ou realinhar estratégias pedagógicas e observar o desempenho dos alunos com deficiência.
( ) Por meio do PEI, a escola será capaz de enxergar cada aluno de forma individualizada, considerando todas as peculiaridades de seu desenvolvimento.
( ) A adaptação curricular não poderá ser promovida para cada necessidade, em virtude dos desafios motores e intelectuais e o estilo de aprendizagem de cada aluno.

Completando com (V), se verdadeiras e (F), se falsas, as afirmações acima, a opção CORRETA é:
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4Q882673 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Para atuar em classes comuns com alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais, os professores têm que comprovar que foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para perceber as necessidades educacionais especiais, flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento, avaliar continuamente a eficácia do processo educativo e atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial, em sua formação:
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5Q882674 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Aline é professora que atua no atendimento educacional especializado, com formação inicial que a habilita para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial e continuada. Entre algumas de suas atribuições como professora de atendimento educacional especializado, está:
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6Q882675 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

O atendimento educacional especializado – AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à __________________________ na escola e fora dela. As palavras que completam CORRETAMENTE a ideia contida nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o atendimento educacional especializado na educação básica são:
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7Q882672 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Silvana é aluna do ensino fundamental, com deficiência e enfrentando problemas de saúde com internações hospitalares recorrentes. Sobre o Atendimento Educacional Especializado, em ambiente hospitalar, é CORRETO afirmar:

I - O atendimento deve ocorrer mediante ação integrada com os sistemas de saúde.
II - O AEE deve dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem dela que está matriculada em escola da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar.
III - Deveria ser desenvolvido um currículo flexibilizado com ela, caso ela não estivesse matriculada no sistema educacional local, facilitando seu posterior acesso à escola regular.
IV - A certificação de frequência deve ser realizada com base no relatório elaborado pelo professor especializado que atende a aluna.

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
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8Q1080678 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

No Estatuto da Pessoa com Deficiência, estão definidas as barreiras, que são qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Elas podem ser classificadas em vários tipos, entre eles a atitudinal, representada por atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Esse tipo de barreira pode ser demonstrada quando
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9Q1080677 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação dessa deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo da pessoa, os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais, a limitação no desempenho de atividades e a restrição de participação dela, e será realizada:
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