Questões de Concursos Auxiliar de Sala

Resolva questões de Auxiliar de Sala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q327067 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.

II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.

III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos – sociais e culturais – e externos – afetivos e cognitivos.

IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q324039 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às ações que objetivam a integralização do cuidar /educar nas instituições de Educação Infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q329051 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil.” Com base na citação, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q319606 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q326184 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Segundo Heywood (2004, p. 13.), “a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história”. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.

( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.

( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.

( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q327825 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.

II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.

III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q324035 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.” Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q323965 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.

II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.

III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q320048 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.” Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.

II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.

III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.

IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q327187 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q811395 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 regulamenta o atendimento das crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas, isto é, em instituições que se diferenciam da família. As assertivas que apontam as mudanças e avanços em relação à Educação Infantil, pós LDBEN/96 são?

I. A Educação Infantil passou a fazer parte da educação básica, constituindo-se como primeira etapa da mesma.

II. Exigência de formação mínima (ensino médio) para os profissionais de Educação Infantil, propondo como ideal a formação em nível superior.

III. A Educação Infantil compreende a faixa etária de 0 a 6 anos de idade: crianças de 0 a 3 anos, atendimento em creche e crianças de 4 a 6 anos, atendimento em pré-escola.

IV. A Educação Infantil, pertencendo ao sistema de ensino, fazendo parte da primeira etapa da educação básica, tem como objetivo fundamental o ensino e a aprendizagem, nas diferentes áreas, com a finalidade de promoção para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

V. Finalidade de desenvolvimento integral da criança nos seus múltiplos aspectos (físico, psicológico, intelectual e social) em complementaridade às ações da família e da comunidade.

Assinale a alternativa que contém todas as assertivas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q326447 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A organização do tempo/espaço na educação infantil é determinante para o desenvolvimento da criança e está, em grande parte, sujeito ao modo como os educadores os concebem. Assinale a alternativa em que essa organização está contemplada com os aspectos pertinentes ao desenvolvimento infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q324098 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“A prática de jogos e brincadeiras na educação infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.” Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q321045 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

O(a) auxiliar de sala é um parceiro(a) importante no processo de desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Para que suas contribuições sejam sinônimo da importância de seu papel social, necessita:

I. buscar a compreensão da dinâmica das relações que estão sendo oferecidas às crianças e procurar contribuir para que elas se dêem da melhor forma possível.

II. auxiliar o professor quanto à preparação de atividades voltadas para a escolarização da criança nos moldes do ensino instrucional.

III. ter clareza que seu papel representa um elo mediador entre a sociedade e a infância, na constituição do processo educativo das crianças pequenas.

IV. fornecer informações atualizadas sobre as crianças aos seus familiares, descrevendo sucintamente a rotina vivenciada durante o dia e incluindo orientações que se fizerem necessárias.

Assinale a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q319012 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:

I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.

II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.

III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.

IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q325171 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Desenvolver atividades pedagógicas que promovam o desenvolvimento da percepção sensorial no primeiro ano de vida, implica planejar e oportunizar situações para que a criança possa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q320684 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.

( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.

( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.

( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.

( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q814516 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

São prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Educação, aprovadas pela Lei n° 10.172/2001:

I. Garantia de ensino fundamental obrigatório de oito anos a todas as crianças de 7 a 14 anos.

II. Valorização dos profissionais da educação.

III. Garantia de acesso e permanência, a todos os brasileiros, aos níveis de ensino médio e superior, seja na forma presencial ou à distância.

IV. Desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em todos os níveis de ensino.

V. Erradicação do analfabetismo brasileiro, num prazo máximo de 03 anos a contar da data da promulgação da Lei.

Estão corretas as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q319302 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo.” Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q325659 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.