Questões de Concursos: Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q955118 | Matemática, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma fábrica de embalagens consegue produzir 1.200 caixas em 8 horas de trabalho, operando com uma única máquina. Se a fábrica precisar produzir 2.700 caixas, quantas horas serão necessárias mantendo a mesma taxa de produção e apenas uma máquina em funcionamento?

2 Q955137 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Os EPIs devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador, de acordo com os riscos específicos de cada função.

( ) O uso dos EPIs pode ser dispensado caso o trabalhador opte por não utilizá-los, desde que assuma a responsabilidade pelos riscos.

( ) A fiscalização do uso adequado dos EPIs é uma obrigação tanto do empregador quanto do trabalhador.

( ) Todos os EPIs devem possuir Certificado de Aprovação (CA), emitido pelo órgão competente, garantindo sua eficácia e segurança.

A sequência correta é:

3 Q955114 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Qual é o sujeito do verbo “estar” grifado na frase abaixo? “As organizações de defesa planetária da ONU estão monitorando de perto um asteroide que tem um pequeno risco de atingir a Terra.” (BBC Brasil, 04/02/2025)

4 Q955117 | Português, Funções morfossintáticas da palavra COMO, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Quais são os sentidos veiculados por cada uma das ocorrências da palavra “como” no parágrafo abaixo? “Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim, que muito provavelmente não gostava do seu nome (quem gostaria?), resolveu se chamar Paracelso, porque se comparava a um naturalista romano de nome Aulus Cornelius Celsus. Na realidade, o suíço Paracelso (1493-1541) era médico, assim como1 seu pai. Responsável pela cura de dois famosos, o impressor Frobenius e o filósofo Erasmo, foi convidado a dar aulas em uma Universidade na Áustria, mas, como2 se achava muito superior aos colegas, acabou brigando com todo mundo, abandonou a carreira acadêmica e voltou a medicar pelos cantões do Velho Mundo.” MARTINS, Georgina. Os mortos que curam. Ciência Hoje, janeiro/fevereiro de 2025. Coluna Literária.

Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/os-mortos-que-curam/. Acesso em: 05 fev. 2025. Adaptado.

6 Q955121 | Matemática, Problemas, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em uma loja, João comprou 2 cadernos e 3 lápis por R$18,00. Já Maria comprou 4 cadernos e 2 lápis pela quantia de R$ 28,00. Sabendo que todos os cadernos têm o mesmo preço e todos os lápis também, qual é o preço de um caderno e de um lápis?

7 Q955126 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A história do município de Porto Walter está diretamente relacionada ao processo de ocupação da Amazônia. Acerca do tema, podemos afirmar:

8 Q955134 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 35, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre a Norma Regulamentadora NR-35, que trata do trabalho em altura, e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Todo trabalhador que executa atividades acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda, deve seguir as diretrizes da NR-35.

( ) O treinamento periódico para trabalho em altura não é obrigatório, podendo ser dispensado em empresas que já adotam medidas de segurança coletiva.

( ) Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) devem ser priorizados em relação aos EPIs sempre que possível, reduzindo a exposição ao risco.

( ) O uso do cinto de segurança tipo paraquedista com talabarte é um dos requisitos mínimos para trabalhos realizados em altura.

A sequência correta é:

9 Q955136 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) no ambiente de trabalho, analise as afirmativas:

I - Os EPCs são barreiras físicas ou tecnológicas que minimizam riscos no ambiente de trabalho, como sinalizações, exaustores e proteções em máquinas.

II - O uso de EPCs dispensa totalmente a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

III - A instalação de dispositivos como corrimãos e guarda-corpos contribui para a redução de acidentes em locais com risco de queda.

IV - A responsabilidade pela adoção e manutenção dos EPCs é exclusivamente do trabalhador, sem envolvimento da empresa.

Estão corretas as afirmativas:

10 Q955115 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Auxiliar Operador de Serviços Diversos AOSD, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Em 2024, comemoramos o centenário de nascimento de uma incrível cientista brasileira, tão influente e importante que seus trabalhos moldaram a agroindústria no Brasil e nos colocaram entre as nações mais produtivas do mundo. Seu nome é Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner. Mesmo com a difícil pronúncia, esse nome tem se tornado cada vez mais conhecido entre não-cientistas, uma verdadeira façanha, reservada àquelas pessoas que realmente se destacam na ciência! Dentre todos os cientistas brasileiros,

Johanna é a sétima mais citada em artigos científicos em todos os tempos, e a mais mencionada entre as mulheres. Johanna não nasceu no Brasil, mas sim na antiga república da Tchecoslováquia, em 28 de novembro de 1924, em uma cidade localizada nos Sudetos, Aussig, uma região de grande influência alemã. Ela teve uma juventude muito difícil – quando tinha apenas 14 anos, a região onde morava foi invadida e anexada pela Alemanha nazista –, vivendo na pele os horrores da guerra. Seus pais tinham origem alemã, mas não apoiavam o regime nazista, e, inclusive, protegeram e auxiliaram cidadãos judeus a escapar da perseguição, o que acabou levando seu pai, Paul Kubelka (1900-1954), à prisão.

Com o fim da guerra, em 1945, a região foi devolvida à Tchecoslováquia, mas, infelizmente, as consequências da guerra continuaram a atormentar a vida familiar. O governo tchecoslovaco passou a perseguir cidadãos de origem alemã, e sua mãe, Margarethe Kubelka, foi aprisionada, morrendo em um campo de concentração naquele mesmo ano. Seu pai conseguiu escapar, junto com seu irmão mais novo, para a Alemanha Oriental, mas acabou se separando de Johanna, que ficou junto de seus avós, onde trabalhava em uma fazenda para se sustentar.

Johanna começou seu curso universitário em 1947, na Universidade de Munique, Alemanha. Talvez influenciada pela vida na fazenda, decidiu estudar ciências agrárias. Formou-se em 1950, com um trabalho de conclusão de curso sobre o assunto que viria a marcar sua carreira: bactérias fixadoras de nitrogênio e sua associação com plantas. LOBO, Leandro. A ‘brasileira’ que revolucionou a agronomia. Ciência Hoje, janeiro/fevereiro de 2025.


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-brasileira-que-revolucionou-a-agronomia/. Acesso em: 05 fev. 2025. Adaptado

“Uma equipe internacional de paleontólogos e cientistas climáticos do México, EUA e Espanha descobriu um novo gênero e espécie dentro da família Ornithomimidae. O achado revelou um dinossauro inédito e desconhecido que habitou a Terra há cerca de 73 milhões de anos.” NOVA espécie de dinossauro que viveu há 73 milhões de anos é identificada no México. Planeta, 04 de fevereiro de 2025.


Disponível em: https://revistaplaneta.com.br/nova-especie-de-dinossauro-que-viveu-ha-73-milhoes-de-anos-e-identificada-no-mexico /. Acesso em: 05 fev. 2025.

Disponível em:https://revistaplaneta.com.br/nova-especie-de-dinossauro-que-viveu-ha-73-milhoes-de-anos-e-identificada-no-mexico/. Acesso em: 05 fev. 2025.




Nesse parágrafo, a expressão “O achado” faz referência


Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.