Início

Questões de Concursos Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho

Resolva questões de Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1042768 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 5, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

De acordo com o Quadro 1 da NR-5, as empresas de grau de risco 1, devem constituir CIPA, com membros efetivos e suplentes em quantidade paritária de 1 (um), a partir de 81 até 100 empregados no estabelecimento.
Quanto às empresas de grau de risco 2, devem constituir CIPA, em composição equivalente a esta, quando o estabelecimento tiver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1044122 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Um trabalhador é atendido no ambulatório com quadro de hipoglicemia. Após a realização do teste de glicemia capilar, o médico solicita que administre imediatamente a dose prescrita de uma ampola (10 ml) de glicose hipertônica a 25%. Você identifica que no ambulatório só encontram-se disponíveis ampolas (de 10 ml) de glicose hipertônica a 50%. A enfermeira do trabalho orienta que é possível administrar a dose prescrita utilizando-se das ampolas disponíveis e recomenda a correção da prescrição pelo médico.
Assim, de acordo com a nova prescrição, você deve administrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1037335 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 15, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A NR-15 estabelece os limites de tolerância para a exposição do trabalhador aos riscos ocupacionais, bem como determina o grau de insalubridade para as atividades ocupacionais.
O anexo 14 desta norma estabelece, por avaliação qualitativa, os graus de insalubridade para as atividades que envolvem agentes biológicos, onde tais atividades podem ser classificadas como insalubres
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042760 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 7, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Segundo a NR-7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: admissional; periódico; de retorno ao trabalho; de mudança de riscos ocupacionais e demissional. Sobre os três últimos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, sempre de natureza ocupacional, ou por motivo de férias.
( ) O exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
( ) No exame demissional, o exame clínico pode ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 135 dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 dias, para as organizações graus de risco 3 e 4.

As afirmativas, na ordem apresentada, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042765 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 7, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Para a manutenção das condições de conforto térmico no ambiente de trabalho, a organização deve preocupar-se com a adoção de medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade.
Desta forma, a NR-7 estabelece, como parâmetro para ambientes climatizados, a faixa de temperatura do ar entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1037338 | Enfermagem, Saúde Pública, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A doação de sangue é um ato altruísta, solidário e voluntário capaz de salvar muitas vidas. As demandas por transfusão de sangue são contínuas por todo o ano em todo o mundo. Portanto, o tema pode e deve ser incentivado, por meio de campanhas de conscientização, que podem ser estendidas aos ambientes laborais.
Em relação aos critérios básicos para a doação de sangue, que dizem respeito à idade e ao peso corporal, é correto afirmar que é necessário ter idade entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1042762 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 9, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A NR-09, estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes de risco, subsidiando a adoção de medidas de controle das exposições ocupacionais e de prevenção de riscos que devem integrar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Sobre as medidas de prevenção, estabelecidas nesta norma, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1042766 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 5, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Até a data de 19 de março do ano de 2023, a NR-5 vigorava com o título: NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Com a Portaria MTP nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022, o título e sua respectiva sigla, que entraram em vigor a partir do dia 20 de março de 2023, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1044124 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 32, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Ana é técnica de enfermagem em um centro cirúrgico. Ao final de cada plantão, ela leva o pijama cirúrgico, do hospital em que trabalha, para a sua casa. E providencia a higienização desta vestimenta para novo uso no seu próximo plantão.
De acordo com a NR-32, esta prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1037339 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 17, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Segundo a NR-17, em atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do tronco, do pescoço, da cabeça, dos membros superiores e dos membros inferiores, medidas preventivas devem ser adotadas com o objetivo de eliminar ou reduzir essas sobrecargas.
Dentre tais medidas, destacam-se as pausas, que devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1044123 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

De acordo com a NR-6, o respirador purificador de ar não motorizado semifacial filtrante para partículas PFF2 confere proteção das vias respiratórias contra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1042763 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Recentemente, viralizou nas mídias sociais um vídeo caseiro, que captava uma cena entre profissionais de enfermagem no último Congresso Brasileiro de Enfermagem, em que se discutia a necessidade do conhecimento das práticas de segurança do paciente na aplicação de insulinas, especificamente quando se é necessário adaptar a dose prescrita pelo médico em unidades internacionais para a aplicação com uso de seringas graduadas em mililitros (ml).
Assim, sabe-se que para administrar 10 unidades internacionais (UI) de insulina regular, utilizando-se seringa (graduada em ml, com capacidade total de 1 ml), deve-se aspirar do frasco de insulina (em proporção de 100UI/ml), e administrar ao paciente o volume de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1037330 | Enfermagem, Higiene Nos Procedimentos de Enfermagem, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, de baixo custo, porém de elevada importância, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. A medida é considerada um dos pilares da prevenção e do controle de infecções, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Sobre as técnicas de higienização das mãos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) As técnicas de higienização das mãos englobam a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.
( ) A finalidade da higienização simples das mãos consiste em eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente.
( ) O uso de luvas substitui a higienização das mãos.

As afirmativas, na ordem apresentada, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1037331 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 4, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A NR-4 estabelece os parâmetros e os requisitos para constituição e manutenção dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. O dimensionamento do SESMT é determinado segundo o número de empregados da organização e o maior grau de risco entre a atividade econômica principal e atividade econômica preponderante no estabelecimento, observadas as exceções previstas nesta NR.
Assim, segundo a NR-4, considera-se atividade econômica preponderante aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1037337 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Em quadro de vômitos profusos, evoluindo com letargia, um trabalhador é atendido pelo médico do trabalho, que além de prescrever medicamento antiemético, prescreve também uma hidratação venosa de 500 ml de soro fisiológico a ser administrada durante duas horas.
Na ausência de bomba infusora, o técnico em enfermagem do trabalho deve administrar o soro prescrito para hidratação em controle manual de infusão a um gotejamento, em equipo de macrogotas, de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1042757 | Enfermagem, Saúde Pública, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A Portaria GM/MS Nº 3.148, de 6 de fevereiro de 2024, inclui a infecção pelo Vírus Linfotrópico de Células T Humanas - HTLV na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de Saúde Pública. Sobre esta infecção, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Esse vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico.
( ) Não é possível a transmissão do HTLV através da amamentação.
( ) Para a prevenção desta infecção, recomenda-se o uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais, não compartilhar seringas, agulhas ou outros objetos perfurocortantes.

As afirmativas, na ordem apresentada, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1042769 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Na Nota Técnica nº 13/2023, o Ministério da Saúde orienta quanto à operacionalização da coleta de amostras de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swab combinado (nasal/oral) para diagnóstico laboratorial dos vírus respiratórios.
Para tais coletas, a nota orienta os profissionais de saúde quanto à observação e cumprimento das seguintes medidas de biossegurança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1042755 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

A Portaria GM/MS Nº 5.201, de 15 de agosto de 2024, altera a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, incluindo novas doenças.
Assinale a opção que traz somente doenças que configuram as mais recentes inclusões a esta lista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1042767 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Você participará de uma campanha de vacinação de trabalhadores em uma determinada empresa, estando responsável pelo preparo e administração dos imunobiológicos, sob a supervisão do enfermeiro do trabalho. Quanto aos cuidados no manejo dos imunobiológicos, analise os itens a seguir:

I. No manejo de imunobiológicos em frascos multidoses, a agulha utilizada para aspiração pode ser mantida inserida no frasco, de modo a facilitar as aspirações futuras e evitar a contaminação do frasco pelo excesso de perfuração por agulhas na borracha de vedação.
II. Para facilitar o fluxo de atendimento, recomenda-se aspirar com antecedência as doses dos devidos imunobiológicos, deixando seringas preenchidas (previamente preparadas) e corretamente identificadas, armazenadas na câmara refrigerada ou na caixa térmica de uso diário da sala de vacinação.
III. Na diluição de imunobiológicos liofilizados, após a introdução do diluente no frasco de vidro, é necessário homogeneizar o conteúdo realizando um movimento rotativo do frasco em sentido único, sem produzir espuma.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1037333 | Enfermagem, Sinais Vitais, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Na execução da técnica de aferição de pressão arterial, a etapa palpatória consiste em palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento; desinflar rapidamente o manguito e aguardar, alguns segundos, antes de inflá-lo novamente para proceder a etapa auscultatória.
A etapa palpatória tem por finalidade adquirir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.