Questões de Concursos Bateria Resolva questões de Bateria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Bateria Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q979798 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere os termos a seguir: 1. Poema sinfônico 2. Música espectral 3. Forma sonata 4. Concerto grosso 5. Música concreta Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida. ✂️ a) 2, 4, 1, 3, 5. ✂️ b) 3, 1, 5, 4, 2. ✂️ c) 3, 1, 2, 4, 5. ✂️ d) 4, 2, 1, 3, 5. ✂️ e) 4, 3, 1, 5, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q979799 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante compositor, regente e pianista brasileiro da primeira metade do século XX, algumas de suas obras mais conhecidas são a ópera O Contratador de Diamantes e o bailado Maracatu do Chico Rei, concebido em colaboração com Mário de Andrade, de quem foi colega no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Trata-se de ✂️ a) Oscar Lorenzo Fernández. ✂️ b) Francisco Mignone. ✂️ c) Hekel Tavares. ✂️ d) Heitor Villa-Lobos. ✂️ e) Radamés Gnatalli. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q979800 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A gravação de Chega de Saudade, com Joao Gilberto, em 1958, é considerada um marco inaugural da Bossa Nova. A abordagem da bateria na gravação marcou uma mudança no modo de acompanhar o samba, com uma condução mais contida e voltada à dinâmica da nova proposta estética. Quem foi o baterista responsável por essa histórica gravação? ✂️ a) Dom um Romão. ✂️ b) Milton Banana. ✂️ c) Edison Machado. ✂️ d) Rubens Barsotti. ✂️ e) Luciano Perrone. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q979801 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os livros Stick Control, de George Lawrence Stone, e Modern Rudimental Swing Solos, de Charles Wilcoxon, estão entre os métodos mais utilizados no ensino de caixa clara e técnica de mãos. Assinale a alternativa que apresenta uma aplicação pedagógica correta em relação a esses métodos. ✂️ a) Utilizar o Stick Control apenas como exercício de velocidade para mão direita, e os solos de Wilcoxon como peças de leitura rítmica. ✂️ b) Trabalhar os exercícios de Stick Control exclusivamente no pad, evitando transposição para o kit para preservar a técnica pura. ✂️ c) Adaptar os padrões do Stick Control para diferentes superfícies do kit e utilizar os solos de Wilcoxon para desenvolver leitura, acentuação e musicalidade. ✂️ d) Reservar ambos os métodos para alunos avançados, já que não oferecem recursos aplicáveis às primeiras etapas da formação técnica. ✂️ e) Priorizar a memorização mecânica dos exercícios dos dois métodos, tratando-os como repertório fixo, sem estimular variações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q979802 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A percussão desempenhou um papel crucial na transformação da escuta musical no século 20, especialmente ao contribuir para a incorporação de ruídos e sons não tradicionais na música de concerto. Assinale a alternativa que melhor expressa essa contribuição. ✂️ a) A expansão do naipe de percussão serviu principalmente para reforçar elementos rítmicos em obras tonais, sem alterar significativamente a concepção tímbrica da música de concerto. ✂️ b) O uso da percussão permaneceu restrito à imitação de efeitos naturais ou étnicos, mantendo o ruído à margem da prática composicional erudita. ✂️ c) A diversidade de instrumentos e técnicas percussivas favoreceu a integração de sons ruidosos ao discurso musical, contribuindo para a legitimação e emancipação do ruído como elemento composicional na música ocidental de concerto. ✂️ d) O desenvolvimento da percussão se deu principalmente no âmbito das bandas militares, sem repercussões relevantes para a música de concerto do século 20. ✂️ e) A presença da percussão na música de concerto do século 20 foi considerada irrelevante pelos(as) principais compositores(as), que revisitaram o período clássico e privilegiaram a pureza do efetivo orquestral, com foco na exploração harmônica postonal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva. A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi ✂️ a) João Bosco e Kiko Freitas. ✂️ b) Djavan e Nenê. ✂️ c) Chico Buarque e Wilson das Neves. ✂️ d) Milton Nascimento e Robertinho Silva. ✂️ e) Elis Regina e Airto Moreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q979804 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A bateria é um instrumento relativamente recente na história da música ocidental. Sua configuração moderna surgiu a partir de transformações técnicas, culturais e econômicas ocorridas principalmente no início do século 20. Sobre a origem da bateria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A bateria foi criada na Europa, na virada do século 19 para o 20, a partir da fusão entre instrumentos de percussão sinfônicos. ✂️ b) A bateria foi concebida como um instrumento solista, a partir das práticas do free jazz, na década de 1960. ✂️ c) A bateria moderna foi desenvolvida por fabricantes japoneses durante a década de 1920, para atender às demandas do teatro Kabuki. ✂️ d) A configuração da bateria foi padronizada por escolas de música europeias para uso em orquestras sinfônicas. ✂️ e) A bateria surge nos Estados Unidos da América, no início do século 20, como resultado da prática de um único músico tocar simultaneamente diferentes instrumentos de percussão oriundos das marching bands. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q979805 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O papel do baterista em grupos musicais pode variar conforme a presença ou não de outros instrumentos de percussão. Assinale a alternativa que apresenta condutas adequadas para ambos os contextos. ✂️ a) Em grupos sem outros percussionistas, o baterista deve preencher totalmente o espaço sonoro com variações intensas e contínuas. Já em grupos com percussão tradicional, deve reforçar todos os padrões executados pelos colegas. ✂️ b) Na ausência de outros percussionistas, o baterista deve assumir funções estruturais, como marcação de tempo, variações, transições e preenchimentos. Já na presença de percussão adicional, deve adaptar sua atuação para evitar sobreposições, buscando integração tímbrica e respeito ao espaço sonoro dos demais. ✂️ c) Quando atua sozinho na percussão, o baterista pode limitar-se à marcação básica do tempo. Em grupos com outros percussionistas, sua função torna-se menos estrutural e mais decorativa. ✂️ d) Em qualquer contexto, o baterista deve manter a mesma abordagem para preservar sua identidade estilística, sem alterar dinâmica ou função. ✂️ e) A função do baterista independe da presença de outros percussionistas, pois todos os papéis rítmicos devem ser centralizados nele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q979806 | Pedagogia, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A aula individual de instrumento muitas vezes é centrada no desenvolvimento técnico e expressivo do aluno; no entanto, a prática musical frequentemente é realizada em grupo. No ensino de instrumento com vistas à prática coletiva, qual estratégia pedagógica melhor contribui para o desenvolvimento da escuta, adaptação e integração musical? ✂️ a) Estimular, desde o início, a escuta de outros instrumentos, mesmo na prática individual, utilizando recursos tais como gravações, partituras completas e exercícios de resposta musical. ✂️ b) Focar exclusivamente na técnica individual, adiando o contato com práticas coletivas até que o domínio do instrumento esteja completo. ✂️ c) Trabalhar repertório solo, com foco em virtuosismo, evitando interferências externas durante o aprendizado inicial. ✂️ d) Introduzir o aluno diretamente em ensaios de grupo, sem preparação prévia. ✂️ e) Retardar ao máximo a prática coletiva para que não atrapalhe o desenvolvimento técnico do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q979807 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma ordem decrescente de hierarquia entre três estruturas do sistema métrico musical, associadas às suas respectivas funções. ✂️ a) Andamento → fórmula de compasso → subdivisão • Andamento: regula a velocidade da música em batidas por minuto, com base em uma figura de referência. • Fórmula de compasso: determina o número de tempos por compasso e qual é a figura que representa a unidade de tempo. • Subdivisão: fraciona internamente os tempos, indicando sua organização binária, ternária ou outras variações. ✂️ b) Compasso → subdivisão → andamento • Compasso: define a duração de cada figura rítmica. • Subdivisão: indica a posição da fórmula de compasso. • Andamento: organiza os tempos em unidades métricas. ✂️ c) Subdivisão → compasso → andamento • Subdivisão: determina o número de compassos por minuto.• Compasso: organiza seções da música em frases regulares. • Andamento: define quantas notas há por compasso. ✂️ d) Fórmula de compasso → subdivisão → andamento • Fórmula de compasso: regula a densidade sonora por compasso. • Subdivisão: define o número de compassos por minuto. • Andamento: indica a organização dos tempos por pulso. ✂️ e) Andamento → subdivisão → compasso • Andamento: organiza os compassos, com base no número de figuras. • Subdivisão: determina a velocidade dos acentos. • Compasso: define a frequência dos tempos por seção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q979798 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Considere os termos a seguir: 1. Poema sinfônico 2. Música espectral 3. Forma sonata 4. Concerto grosso 5. Música concreta Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida. ✂️ a) 2, 4, 1, 3, 5. ✂️ b) 3, 1, 5, 4, 2. ✂️ c) 3, 1, 2, 4, 5. ✂️ d) 4, 2, 1, 3, 5. ✂️ e) 4, 3, 1, 5, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q979799 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Importante compositor, regente e pianista brasileiro da primeira metade do século XX, algumas de suas obras mais conhecidas são a ópera O Contratador de Diamantes e o bailado Maracatu do Chico Rei, concebido em colaboração com Mário de Andrade, de quem foi colega no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Trata-se de ✂️ a) Oscar Lorenzo Fernández. ✂️ b) Francisco Mignone. ✂️ c) Hekel Tavares. ✂️ d) Heitor Villa-Lobos. ✂️ e) Radamés Gnatalli. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q979800 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A gravação de Chega de Saudade, com Joao Gilberto, em 1958, é considerada um marco inaugural da Bossa Nova. A abordagem da bateria na gravação marcou uma mudança no modo de acompanhar o samba, com uma condução mais contida e voltada à dinâmica da nova proposta estética. Quem foi o baterista responsável por essa histórica gravação? ✂️ a) Dom um Romão. ✂️ b) Milton Banana. ✂️ c) Edison Machado. ✂️ d) Rubens Barsotti. ✂️ e) Luciano Perrone. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q979801 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Os livros Stick Control, de George Lawrence Stone, e Modern Rudimental Swing Solos, de Charles Wilcoxon, estão entre os métodos mais utilizados no ensino de caixa clara e técnica de mãos. Assinale a alternativa que apresenta uma aplicação pedagógica correta em relação a esses métodos. ✂️ a) Utilizar o Stick Control apenas como exercício de velocidade para mão direita, e os solos de Wilcoxon como peças de leitura rítmica. ✂️ b) Trabalhar os exercícios de Stick Control exclusivamente no pad, evitando transposição para o kit para preservar a técnica pura. ✂️ c) Adaptar os padrões do Stick Control para diferentes superfícies do kit e utilizar os solos de Wilcoxon para desenvolver leitura, acentuação e musicalidade. ✂️ d) Reservar ambos os métodos para alunos avançados, já que não oferecem recursos aplicáveis às primeiras etapas da formação técnica. ✂️ e) Priorizar a memorização mecânica dos exercícios dos dois métodos, tratando-os como repertório fixo, sem estimular variações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q979802 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A percussão desempenhou um papel crucial na transformação da escuta musical no século 20, especialmente ao contribuir para a incorporação de ruídos e sons não tradicionais na música de concerto. Assinale a alternativa que melhor expressa essa contribuição. ✂️ a) A expansão do naipe de percussão serviu principalmente para reforçar elementos rítmicos em obras tonais, sem alterar significativamente a concepção tímbrica da música de concerto. ✂️ b) O uso da percussão permaneceu restrito à imitação de efeitos naturais ou étnicos, mantendo o ruído à margem da prática composicional erudita. ✂️ c) A diversidade de instrumentos e técnicas percussivas favoreceu a integração de sons ruidosos ao discurso musical, contribuindo para a legitimação e emancipação do ruído como elemento composicional na música ocidental de concerto. ✂️ d) O desenvolvimento da percussão se deu principalmente no âmbito das bandas militares, sem repercussões relevantes para a música de concerto do século 20. ✂️ e) A presença da percussão na música de concerto do século 20 foi considerada irrelevante pelos(as) principais compositores(as), que revisitaram o período clássico e privilegiaram a pureza do efetivo orquestral, com foco na exploração harmônica postonal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva. A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi ✂️ a) João Bosco e Kiko Freitas. ✂️ b) Djavan e Nenê. ✂️ c) Chico Buarque e Wilson das Neves. ✂️ d) Milton Nascimento e Robertinho Silva. ✂️ e) Elis Regina e Airto Moreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q979804 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A bateria é um instrumento relativamente recente na história da música ocidental. Sua configuração moderna surgiu a partir de transformações técnicas, culturais e econômicas ocorridas principalmente no início do século 20. Sobre a origem da bateria, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A bateria foi criada na Europa, na virada do século 19 para o 20, a partir da fusão entre instrumentos de percussão sinfônicos. ✂️ b) A bateria foi concebida como um instrumento solista, a partir das práticas do free jazz, na década de 1960. ✂️ c) A bateria moderna foi desenvolvida por fabricantes japoneses durante a década de 1920, para atender às demandas do teatro Kabuki. ✂️ d) A configuração da bateria foi padronizada por escolas de música europeias para uso em orquestras sinfônicas. ✂️ e) A bateria surge nos Estados Unidos da América, no início do século 20, como resultado da prática de um único músico tocar simultaneamente diferentes instrumentos de percussão oriundos das marching bands. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q979805 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025O papel do baterista em grupos musicais pode variar conforme a presença ou não de outros instrumentos de percussão. Assinale a alternativa que apresenta condutas adequadas para ambos os contextos. ✂️ a) Em grupos sem outros percussionistas, o baterista deve preencher totalmente o espaço sonoro com variações intensas e contínuas. Já em grupos com percussão tradicional, deve reforçar todos os padrões executados pelos colegas. ✂️ b) Na ausência de outros percussionistas, o baterista deve assumir funções estruturais, como marcação de tempo, variações, transições e preenchimentos. Já na presença de percussão adicional, deve adaptar sua atuação para evitar sobreposições, buscando integração tímbrica e respeito ao espaço sonoro dos demais. ✂️ c) Quando atua sozinho na percussão, o baterista pode limitar-se à marcação básica do tempo. Em grupos com outros percussionistas, sua função torna-se menos estrutural e mais decorativa. ✂️ d) Em qualquer contexto, o baterista deve manter a mesma abordagem para preservar sua identidade estilística, sem alterar dinâmica ou função. ✂️ e) A função do baterista independe da presença de outros percussionistas, pois todos os papéis rítmicos devem ser centralizados nele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q979806 | Pedagogia, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A aula individual de instrumento muitas vezes é centrada no desenvolvimento técnico e expressivo do aluno; no entanto, a prática musical frequentemente é realizada em grupo. No ensino de instrumento com vistas à prática coletiva, qual estratégia pedagógica melhor contribui para o desenvolvimento da escuta, adaptação e integração musical? ✂️ a) Estimular, desde o início, a escuta de outros instrumentos, mesmo na prática individual, utilizando recursos tais como gravações, partituras completas e exercícios de resposta musical. ✂️ b) Focar exclusivamente na técnica individual, adiando o contato com práticas coletivas até que o domínio do instrumento esteja completo. ✂️ c) Trabalhar repertório solo, com foco em virtuosismo, evitando interferências externas durante o aprendizado inicial. ✂️ d) Introduzir o aluno diretamente em ensaios de grupo, sem preparação prévia. ✂️ e) Retardar ao máximo a prática coletiva para que não atrapalhe o desenvolvimento técnico do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q979807 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma ordem decrescente de hierarquia entre três estruturas do sistema métrico musical, associadas às suas respectivas funções. ✂️ a) Andamento → fórmula de compasso → subdivisão • Andamento: regula a velocidade da música em batidas por minuto, com base em uma figura de referência. • Fórmula de compasso: determina o número de tempos por compasso e qual é a figura que representa a unidade de tempo. • Subdivisão: fraciona internamente os tempos, indicando sua organização binária, ternária ou outras variações. ✂️ b) Compasso → subdivisão → andamento • Compasso: define a duração de cada figura rítmica. • Subdivisão: indica a posição da fórmula de compasso. • Andamento: organiza os tempos em unidades métricas. ✂️ c) Subdivisão → compasso → andamento • Subdivisão: determina o número de compassos por minuto.• Compasso: organiza seções da música em frases regulares. • Andamento: define quantas notas há por compasso. ✂️ d) Fórmula de compasso → subdivisão → andamento • Fórmula de compasso: regula a densidade sonora por compasso. • Subdivisão: define o número de compassos por minuto. • Andamento: indica a organização dos tempos por pulso. ✂️ e) Andamento → subdivisão → compasso • Andamento: organiza os compassos, com base no número de figuras. • Subdivisão: determina a velocidade dos acentos. • Compasso: define a frequência dos tempos por seção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro