Questões de Concursos Bilingue Zona Rural e Zona Urbana

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1Q1014089 | Libras, Educação dos Surdos, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O oralismo é uma abordagem de ensino que foca no desenvolvimento da fala, levando as pessoas surdas a terapias intensas de fala e leitura labial, e que considera que a LIBRAS prejudica a comunicação das pessoas surdas com os ouvintes. O surgimento do oralismo é relacionado ao marco histórico
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2Q1014092 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

As línguas de sinais e as línguas orais apresentam uma gramática constituída por formas que os sinalizantes e falantes utilizam para se comunicar. Para expressar quantidade, negação, argumento e intensidade, os sinais e palavras são modificados. Nas línguas orais, esse processo é chamado de
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3Q1015760 | Libras, Educação dos Surdos, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A história dos surdos no Brasil teve um período em que as mãos das crianças surdas eram amarradas, pois acreditava-se que assim elas desenvolveriam a língua oral. Essa prática não teve sucesso e aconteceu
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4Q1014093 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Para compor a estrutura do sinal, a construção significante por meio da Libras poderá explorar cinco parâmetros dessa língua. São eles:
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5Q1014095 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Expressões não manuais na Libras são movimentos da face, dos olhos, da cabeça, boca ou do tronco. As expressões faciais são divididas em dois grupos:
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6Q1014096 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

As políticas públicas definem a obrigatoriedade do ensino da escrita da língua portuguesa. Na língua de sinais, não ocorre o mesmo, mas existem atualmente dois sistemas de escrita de língua de sinais mais conhecidos. São eles:
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7Q1014091 | Libras, Educação dos Surdos, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A cultura surda surge da comunidade surda, defendendo suas particularidades, costumes, normas e identidade. O movimento da comunidade surda tem assumido o protagonismo na luta pela efetivação do direito à Libras, que tem características diferentes da comunicação ouvinte. A Libras é identificada como modalidade
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8Q1014090 | Libras, Educação dos Surdos, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Após o oralismo, uma outra abordagem de educação das pessoas surdas foi iniciada, a qual considerava a língua de sinais como auxiliar na aquisição da língua oral, aliando diferentes metodologias e estratégias. Essa abordagem foi nomeada
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9Q1014094 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A orientação da mão é um importante parâmetro para o significado dos sinais em Libras, e pode ser definida como:
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10Q1080492 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Certa legislação federal traz a seguinte definição: “considera-se deficiência auditiva a limitação de longo prazo da audição, unilateral total ou bilateral parcial ou total, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, obstrui a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”. Trata-se da Lei nº
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11Q1080493 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Segundo a Lei nº 13.146/2015, no seu Capítulo IV - Do Direito à Educação, às instituições privadas, aplica-se obrigatoriamente o disposto nos incisos I, II, III, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII e XVIII do caput do artigo 28, sendo vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento dessas determinações. Tais determinações se aplicam
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12Q1080495 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

As barreiras, de acordo com a Lei nº 13.146/2015, em seu parágrafo 3º, são classificadas em:
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13Q1080496 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A educação constitui direito da pessoa com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão, no seu Capítulo IV – Direito à Educação, afirma que: “oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas” deve ser assegurada
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14Q1080494 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) apresenta que: “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo”, de diferentes naturezas, “o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. As naturezas do impedimento descrito nessa lei são:
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15Q1080497 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, é direito das pessoas com deficiência e surdas o acesso a medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta
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