Questões de Concursos Biologia Primeiro Dia

Resolva questões de Biologia Primeiro Dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679528 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Relacione, corretamente, as verminoses humanas com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Ancilostomose 2. Ascaridíase 3. Teníase 4. Esquistossomose
Coluna II ( ) Conhecida como amarelão, por poder desencadear anemia.
( ) Popularmente conhecida como barriga d’água, é uma verminose causada pelo Schistosoma mansoni.
( ) Causada pelo Ascaris lumbricoides adquirido pela ingestão de seus ovos presentes em água ou alimento.
( ) Pode ser causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata presentes em carnes contaminadas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q679529 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

As membranas que recobrem o cérebro humano são denominadas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q679530 | Biologia, Classificação biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Quanto à nomenclatura e classificação dos seres vivos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q679531 | Biologia, Características dos seres vivos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Em relação aos reinos da natureza, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Os representantes do reino plantae são multicelulares, eucariontes e autotróficos.
( ) O reino fungi engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e autotróficos.
( ) O reino animalia é representado por organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos.
( ) Os representantes do reino protista são uni ou multicelulares, procariontes e autotróficos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q679532 | Biologia, Esponjas e Cnidários, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o filo porífera.

( ) Poríferos são animais vertebrados aquáticos que apresentam poros pelo corpo.
( ) Poríferos são sésseis, ou seja, ficam fixados em um substrato.
( ) Esponjas vivem de forma solitária e em ecossistemas marinhos.
( ) Algumas esponjas apresentam toxinas como defesa contra seus predadores.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q679533 | Biologia, Protistas e algas, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Quanto à locomoção dos protozoários, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q679534 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

No que diz respeito à reprodução das plantas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Estames são compostos por estigma, estilete e anteras.
( ) Estames são gametângios masculinos e carpelos são gametângios femininos.
( ) Carpelos são compostos por filetes e ovários.
( ) A polinização direta ocorre quando os grãos de pólen caem sobre o estigma da própria planta.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q679535 | Biologia, Artrópodes, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

São características gerais dos artrópodes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q679536 | Biologia, Estudo dos tecidos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

No que concerne aos tecidos animais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) O tecido epitelial reveste os órgãos, a superfície externa e as cavidades internas do corpo.

( ) O tecido conjuntivo apresenta variadas funções como preenchimento, sustentação, isolamento térmico e reserva energética.

( ) As células que compõem o tecido muscular são alongadas e apresentam propriedades contráteis.

( ) As células do tecido nervoso possuem formato diferenciado e sua característica principal é a passagem de informação entre neurônios.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q679538 | Biologia, A química da vida, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Os lipídios desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos. Atente para o que se diz a seguir sobre lipídeos e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Os lipídeos são moléculas polares, solúveis em solventes orgânicos como álcool, querosene, éter, benzina e água.
( ) Os carotenoides são lipídeos que ajudam as plantas a capturar energia solar e os fosfolipídios desempenham papéis estruturais importantes na membrana celular.
( ) A lipase é uma enzima produzida no pâncreas e é responsável por realizar a quebra dos lipídios presentes nos alimentos.
( ) Os lipídeos, quando oxidados, liberam pequena quantidade de energia em comparação aos carboidratos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q679539 | Biologia, Respiração celular e fermentação, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte trecho sobre respiração aeróbica e assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas:
“Visto que a ____________ é a forma de energia usada pelas células para realizar os processos biológicos, os elétrons ricos em energia capturados na glicólise (NADH) e ____________ (NADH e FADH2) devem ser convertidos para ATP. Este processo é dependente de ____________ e envolve uma série de carreadores de elétrons, conhecida como ____________”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q679540 | Biologia, Fotossíntese, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

No que diz respeito a células-guarda e movimento estomático, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) Células-guarda, células subsidiárias e poro formam o complexo estomático.
( ) As células-guarda regulam a transpiração e o tamanho do poro estomático, para atender a demanda fotossintética de aquisição de O2, enquanto minimizam a perda de CO2.
( ) Em condições de deficiência hídrica, em um dia ensolarado, os estômatos tenderão a permanecer fechados, evitando a desidratação da planta.
( ) Em algumas plantas xerófitas, os estômatos se abrem à noite e permanecem fechados durante o dia, como ocorre com plantas de metabolismo C3.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q679541 | Biologia, Vírus e bactérias, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Sobre os bacteriófagos, é correto afirmar que são vírus
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q679542 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A especiação é a denominação para um conjunto de processos que dão origem a novas espécies. A especiação geralmente envolve o desenvolvimento de barreiras de isolamento reprodutivo que podem ser pré-zigóticas ou pószigóticas. São tipos de mecanismos de isolamento reprodutivos pós-zigóticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q679543 | Biologia, Evolução biológica, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

De acordo com a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, a unidade evolutiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q679544 | Biologia, Fungos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

O Brasil publicou, entre 2014 e 2017, cerca de 53 mil artigos científicos, dos quais 72% são assinados por pesquisadoras mulheres. Em um desses artigos um grupo de seis pesquisadoras de Pernambuco e Alagoas descobriu que “Solos de regiões semiáridas têm grande diversidade de Fungos Micorrízicos Arbusculares, mas a identificação de espécies obtidas de amostras de campo é difícil quando o número de esporos é baixo, como ocorre em áreas impactadas da região do Araripe”.

Fontes: https://socientifica.com.br/2019/03/23/mulheresassinam-72-dos-artigos-cientificos-publicados-pelo-brasil/;http://www.scielo.br/pdf/hoehnea/v41n3/07.pdf

No que concerne a fungos micorrízicos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q679545 | Biologia, Biomas brasileiros, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte excerto de uma matéria publicada no jornal O Povo:

“A dupla cearense Sandino e Daniel, da ONG Associação Caatinga, conseguiu sair do jogo The Wall, no Caldeirão do Huck, com R$ 17.846. O dinheiro deve ser usado em projetos de preservação do tatu-bola, espécie ameaçada de extinção. [...] A dupla cearense que representou a Associação Caatinga pedia que a plateia repetisse o grito de guerra (Eu protejo o tatu-bola!)”.
Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2019/06/15/ass ociacao-caatinga-leva-r--17-846-em-quadro-do-caldeiraodo-huck.html.

Considerando as características da Caatinga, assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q679546 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

O circuito percorrido pelos elementos dentro dos ecossistemas é chamado de ciclo biogeoquímico. Sobre o ciclo da água, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q679547 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A hemofilia é uma enfermidade recessiva ligada ao cromossomo X e a calvície é uma característica autossômica dominante no homem e recessiva na mulher. Sabendo disso, considere o cruzamento entre os seguintes fenótipos:

Cruzamento 1: XHXh x XhY Cruzamento 2: XCXc x XCYC

Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.