Questões de Concursos Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia

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1Q1060914 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) é uma rede articulada de instituições, políticas e instrumentos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. É formado por uma diversidade de atores, com diferentes graus de abrangência em sua atuação, alguns com papel mais estratégico, outros com funções mais específicas.
Sobre o papel desempenhado por cada um desses atores, é correto afirmar que:
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2Q1060915 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A Lei nº 10.973/2004, a chamada Lei da Inovação, teve um papel fundamental na construção de um ecossistema de ciência e tecnologia mais dinâmico no Brasil. Ao incentivar a criação de ambientes de inovação e valorizar a propriedade intelectual, a Lei da Inovação facilitou a aproximação entre ciência e mercado.
Nesse contexto, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) desempenham um papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país, e, para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deve dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Com relação à Lei da Inovação, é uma competência do NIT:
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3Q1060916 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concebe e implementa políticas públicas de fomento ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), com o objetivo de apoiar a formação de pessoal qualificado na educação superior e contribuir para o crescimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, são utilizados instrumentos como os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPGs).
Sobre os programas implementados pela CAPES, é correto afirmar que:
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4Q1060917 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Ciência, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação pública que promove o fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos qualificados. Para isso, utiliza programas voltados ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
Em relação aos programas do CNPq, é correto afirmar que:
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5Q1060918 | Direito Financeiro, O Crédito Público, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Júlio, funcionário de uma empresa brasileira com patrimônio líquido de R$ 70 milhões, está analisando os instrumentos de financiamento oferecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O objetivo é identificar a modalidade mais adequada ao perfil da empresa, considerando a intenção de captar R$ 40 milhões em recursos com condições de prazo de pagamento e juros compatíveis, visando a apoiar um projeto de inovação vinculado à Nova Indústria Brasil (NIB), especificamente à Missão 4 – Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade.
Entre os instrumentos avaliados por Júlio, aquele que se encaixa nas características da empresa acima mencionada é o(a):
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6Q1060919 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

As discussões sobre desenvolvimento socioeconômico evidenciaram a importância de o governo atuar na promoção de ações coordenadas entre o setor empresarial e o sistema de ciência e tecnologia (C&T), contexto em que se destaca a abordagem do Triângulo de Sábato.
Em relação às características dos vértices do Triângulo de Sábato, é correto afirmar que:
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7Q1060920 | Legislação Federal, Lei N 13 243 de 2016, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Ao longo das últimas décadas, o país constituiu um amplo marco legal para estimular as atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) tornou-se um importante instrumento para a promoção da interação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas, facilitando a transferência de tecnologia e a inovação no setor produtivo. Contudo, diversos entraves permaneceram, e muitos deles foram contemplados na revisão da Lei de Inovação (Lei nº 13.243/2016), constituindo-se o novo Marco Legal da Inovação.
Com relação às mudanças trazidas pela Lei nº 13.243/2016, é correto afirmar que:
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8Q1060921 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A criação dos fundos setoriais, a partir do final da década de 1990, garantiu arrecadação própria ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o que representou um novo padrão de financiamento ao sistema científico, tecnológico e de inovação do país, com um modelo de gestão com participação de vários segmentos da sociedade.
Sobre o FNDCT, é correto afirmar que:
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9Q1060922 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) representam uma política inovadora no Brasil, articulando poder de compra estatal, transferência de tecnologia e desenvolvimento industrial. Destaca-se a redução da dependência de medicamentos importados e o fortalecimento da capacidade produtiva nacional. Sobre os mecanismos institucionais das PDPs no CEIS, é correto afirmar que:
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10Q1060923 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A Nova Indústria Brasil (NIB) é a política industrial lançada pelo governo federal em janeiro de 2024, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da indústria nacional até 2033. Essa política, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), prevê investimentos de R$ 300 bilhões até 2026, distribuídos em financiamentos, recursos não reembolsáveis e participações acionárias, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Considerando as diretrizes e instrumentos da NIB, é correto afirmar que sua atuação no âmbito das políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I):
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11Q1060924 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Nas últimas décadas, os indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) evoluíram de métricas baseadas no modelo linear (como gastos em P&D e patentes) para abordagens sistêmicas, que consideram interações entre atores. Contudo, críticos argumentam que a maioria dos indicadores ainda não capturou adequadamente a complexidade da inovação e sua relação com o desenvolvimento.
as críticas contemporâneas aos indicadores de CT&I, uma limitação dos manuais tradicionais (como Frascati e Oslo) para mensurar a inovação na atualidade é o fato de tais manuais:
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12Q1060925 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015 como parte da Agenda 2030, representam um plano global para enfrentar desafios socioambientais, como mudanças climáticas, desigualdades e degradação ambiental. A ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são reconhecidas como vetores centrais para alcançar esses objetivos, pois oferecem soluções transformadoras e sistêmicas. No Brasil, o Plano Nacional de CT&I 2023-2030 (PNCTI) estabelece diretrizes para alinhar a produção científica e tecnológica com a Agenda 2030, enquanto iniciativas como o Programa Nova Indústria Brasil buscam conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Considerando a articulação entre políticas de CT&I e os ODS no contexto brasileiro, é correto afirmar que:
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13Q1060926 | Administração Pública, Governabilidade, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A escolha pela ciência, tecnologia e inovação (CT&I) como eixo estratégico de desenvolvimento implica não somente ampliar investimentos e fortalecer a capacidade técnica do país, mas também consolidar um sistema de governança capaz de alinhar políticas públicas, instituições de fomento e ações regionais. Compreender essa estrutura é essencial para o planejamento e execução de projetos consistentes e alinhados com as diretrizes nacionais.
Assim sendo, a estrutura do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) no Brasil é caracterizada por um modelo de governança que envolve:
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14Q1060927 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Apesar de apresentar avanços pontuais, o modelo industrial brasileiro ainda enfrenta obstáculos estruturais, tais como a baixa agregação de valor, escasso investimento em inovação e forte dependência de insumos e tecnologias externas. O ODS 9 propõe reverter esse cenário por meio de uma industrialização inclusiva e sustentável, apoiada em inovação, tecnologias limpas e fortalecimento da infraestrutura científica e produtiva. Diante desse contexto, é válido indagar como os projetos de CT&I podem romper com modelos produtivos excludentes e obsoletos. É correto afirmar que projetos de CT&I voltados à promoção do ODS 9 contribuem de maneira crítica para o desenvolvimento sustentável quando:
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15Q1060928 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Frequentemente, projetos de CT&I envolvem atividades interdependentes, prazos apertados e alto grau de incerteza. Ferramentas como PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) são utilizadas para identificar sequências críticas, prever atrasos e otimizar recursos. Em decorrência disso, a correta aplicação dessas ferramentas pode ser decisiva para o sucesso do projeto.
A utilização combinada das técnicas PERT e CPM é mais indicada quando:
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16Q1060929 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Projetos de CT&I envolvem desenvolvimento de novos conhecimentos, tecnologias e processos. Por essa razão, apresentam alto grau de incerteza e singularidade, o que impacta diretamente a forma como são planejados e gerenciados.
A singularidade e a incerteza em projetos de CT&I exigem abordagens específicas de gestão, pois esses projetos:
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17Q1060930 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

O Programa Rota 2030, lançado pelo governo federal em 2018, visa a estimular a competitividade da indústria automotiva nacional por meio de incentivos à inovação tecnológica, eficiência energética e segurança veicular. Um dos desafios desse programa é garantir que os projetos apoiados sejam coerentes tanto com os objetivos de política industrial quanto com as diretrizes de CT&I de longo prazo.
No contexto do Programa Rota 2030, o alinhamento estratégico de projetos de inovação tecnológica com políticas públicas é efetivo quando:
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18Q1060931 | Administração Geral, Gestão da Informação e do Conhecimento, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

A gestão da inovação nas organizações públicas e privadas está diretamente vinculada à capacidade de transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em soluções úteis e sustentáveis. Logo, compreender os elementos que estruturam esse processo é essencial para a formulação de políticas e estratégias eficazes.
A capacidade de uma organização de transformar conhecimento em inovação efetiva depende, dentre outros fatores, de um processo estruturado que envolva sistematicamente:
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19Q1060932 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

O encerramento de projetos de CT&I necessita mais do que o cumprimento técnico e financeiro das atividades planejadas. Essa fase envolve desafios como a consolidação de resultados, a avaliação de impactos e a continuidade dos efeitos gerados, especialmente em contextos institucionais frágeis ou pouco preparados para o pós-projeto.
Em vista disso, a fase de encerramento de projetos de CT&I apresenta dificuldades recorrentes, sobretudo porque:
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20Q1060933 | Gerência de Projetos, Áreas de Conhecimento, Bloco Temático 3 Ciência e Tecnologia, CNU, FGV, 2025

Um instituto de pesquisa está desenvolvendo um projeto de inovação na área de energia sustentável que possui alto grau de incerteza técnica e depende de financiamento público a fundo perdido. Durante a fase de execução, a equipe identifica que uma das hipóteses científicas não se confirmou, exigindo redirecionamento de recursos e revisão do cronograma.
Considerando as diretrizes estratégicas de gestão da inovação, a melhor estratégia para realinhar o projeto sem comprometer seus objetivos principais é:
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