Questões de Concurso Cardiologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q990373 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo.
Os sopros podem surgir dos seguintes mecanismos :

I – diminuição da velocidade da corrente sanguínea. II – aumento da viscosidade sanguínea. III – passagem do sangue por uma passagem estreita. IV – passagem do sangue por zona dilatada.

Estão corretas as afirmativas:

2 Q992053 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo.

I – Quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade, com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade.
II – A natureza personalíssima da atuação profissional do médico não caracteriza relação de consumo.
III – A medicina será exercida com a utilização dos meios técnicos e científicos disponíveis que visem aos melhores resultados.
IV – O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

Estão corretas as afirmativas:

3 Q990392 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que contém uma pressão caracterizada como hipertensão moderada.

4 Q992051 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia o excerto abaixo.


“É uma doença inflamatória que afeta a aorta, seus ramos e artérias pulmonares. Ela ocorre com mais frequência em mulheres jovens. A etiologia é desconhecida. A inflamação vascular pode causar estenose arterial, oclusão, dilatação ou aneurismas.”

O trecho acima diz respeito à:

5 Q998771 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 39 anos foi internada em clínica médica, a pedido da dermatologia, apresentando lesões ulceradas e infectadas em glúteos e região interna das coxas. Há 10 anos, um paciente, previamente hígida, infundira substância oleosa de uso veterinário em glúteos e coxas. Segundo relato, com o passar dos anos, diversas infecções foram acontecendo, motivando internações e uso de antibióticos sistêmicos. Na primeira internação, meses após a infusão do óleo, foi solicitada ao desbridamento do material da coxa, mas isso não evitou o surgimento de úlceras infectadas e fístulas. Ainda segundo a descrição do paciente, a pele apresenta escurecimento e persistência estendendo-se além dos locais de infiltração. Três anos antes da internação, foi feito diagnóstico de doença reumatológica devido a fator reumatoide positivo e artrite de mãos, punhos, tornozelos e pés – artrite reumatoide (sic) – iniciando uso de corticoide oral. Na consulta são descritos síndrome de fadiga crônica, poliartralgias com desconforto matinal, mialgia, distúrbios do sono, depressão, ressecamento de mucosas, febre e linfonodomegalia inguinal. Na investigação hospitalar atual, além de bom estado geral e aparência lenhosa da pele ao redor das úlceras, confirma-se fator reumatóide em altos títulos, velocidade de hemossedimentação de 60 mm, proteína C reativa 43 mg/L (normal: até 10 mg/L), leucocitose com desvio à esquerda e anemia normocítica e normocrômica (Hb 10,2 g/dl).
Sobre a investigação e propedêutica do caso descrito, é correto afirmar que:

6 Q998775 | Medicina, Pneumologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumtiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso habitual em um mês, tosse incialmente seca e depois com trâmite mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente falou sobre o exame físico do resultado para o aluno: resultado sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal no setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida a redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, principalmente à direita. Percussão com macicez na base do hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restaurante com som claro atimpânico. Não foi realizado frenético toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta foi reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida na base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente. O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:

7 Q998777 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente foi internado para investigação de quadro diarreico e dispéptico há 2 semanas. Teve que interromper o tratamento para mieloma múltiplo iniciado há 5 meses com bortezomibe, ciclofosfamida e dexametasona. Mantinha uso regular de corticoide, metadona e bisfosfonatos devido a lesões líticas difusas e dores ósseas. Fazia profilaxia com cotrimoxazol (sulfametoxazol e trimetoprima) e aciclovir conforme recomendação do hematologista. Durante a internação, foram evidenciadas lesões urticariformes e estrias elevadas, rosadas, pruriginosas e evanescentes ao longo da parte inferior do tronco, coxas e nádegas. Um dado interessante é que essas lesões desbotaram ao longo de 2 ou 3 dias, desaparecendo. No entanto, o paciente começou a apresentar dispneia, broncoespasmo, dor torácica e febre, sendo confirmado infiltrado difuso e bilateral sugestivo de transmissão pulmonar e atenuação em vidro fosco em tomografia de tórax. Os sintomas diarreicos recrudesceram, apresentando sangramento vivo nas fezes com tenesmo e satisfação retal. O laboratório demonstrou leucócitos normais com predomínio de neutrófilos e desvio para a esquerda. Eosinófilos: 895/mm³, hiponatremia, PCR: 5 vezes o valor de base do paciente.
Diante do quadro, o planejamento mais acertado em relação à hipótese diagnóstica e gravidade é:

8 Q1006745 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando os regimes terapêuticos indicados para a faringoamigdalite estreptocócica, com o objetivo da profilaxia primária da febre reumática, analise os antimicrobianos abaixo e a seguir assinale a alternativa correta que apresenta quantos deles são recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
I. Amoxicilina II. Penicilina G benzatina III. Claritromicina IV. Fenoximetilpenicilina V. Levofloxacina

9 Q990374 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Podemos afirmar que a pulsação do ápice do coração é chamada:

10 Q990381 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo a respeito da insuficiência cardíaca.

I – Se desenvolve quando a ação de contração ou a ação de relaxamento do coração é inadequada, normalmente devido à fraqueza ou rigidez do músculo cardíaco (ou ambos).
II – Pode haver acúmulo de líquido nos pulmões, no abdômen ou nas pernas.
III – O tratamento tem como objetivo tratar o distúrbio que causa a insuficiência cardíaca, implementar alterações no estilo de vida e tratar a insuficiência cardíaca com medicamentos, cirurgia ou outras intervenções.
IV – pode surgir em pessoas de qualquer idade, exceto em crianças pequenas.

Estão corretas as afirmativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.