Questões de Concursos Ciências

Resolva questões de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979980 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Nas plantas vasculares, três sistemas de tecidos são observados: o sistema dérmico (revestimento), o sistema vascular e o sistema fundamental. A esse respeito, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979981 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A esclerose múltipla é uma doença crônica, inflamatória, neurodegenerativa e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central e caracteriza-se pela destruição imunoinflamatória da mielina e do axônio dos neurônios, comprometendo a sua capacidade de transmitir impulsos nervosos de forma eficiente. De acordo com o assunto abordado e os seus conhecimentos sobre o tecido nervoso, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A desmielinização dos neurônios pode resultar em consequências neurológicas, como alterações sensoriais, motoras e visuais.
( ) A predisposição genética, os fatores ambientais e a infecção pelo vírus Epstein-Barr aumentam o risco de acometimento pela doença.
( ) A destruição da bainha de mielina aumenta a velocidade de condução do impulso nervoso ao longo dos axônios dos neurônios.
( ) Os danos às células de Schwann, que produzem a bainha de mielina no sistema nervoso central, são característicos da doença.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979982 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A divisão celular compreende a sequência de eventos que resultam na replicação do DNA. As afirmativas a seguir relacionam-se a esse processo.
I- A replicação do DNA é semiconservativa, e cada uma das moléculas geradas contém uma fita do DNA parental.
II- Uma vez que as DNA-polimerases só sintetizam o DNA no sentido 5’ → 3’, a síntese da fita descontínua ocorre por meio dos chamados fragmentos de Okazaki.
III- A direção da síntese do DNA é no sentido 5’ → 3’ na fita contínua e no sentido 3’ → 5’ na fita descontínua.
IV- A síntese do DNA ocorre em todas as fases do ciclo celular.
Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979983 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O conceito de geração espontânea existe desde os tempos bíblicos, e seu princípio básico pode ser facilmente compreendido. Se um alimento ou algum outro produto perecível for deixado de lado por algum tempo, apodrecerá. Quando examinado microscopicamente, o material putrefato estará repleto de microrganismos. [...]
Fonte: MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. Tradução: Alice Freitas Versiani et al. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 14.
Em relação às discussões sobre a teoria da geração espontânea, ou abiogênese, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1028676 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Ciências, Prefeitura de Marechal Floriano ES, Instituto Access, 2025

Um aluno está resolvendo um problema de lógica e decide usar o Princípio da Regressão (ou Reversão). O enunciado diz:
“Para abrir um baú trancado, é necessário encontrar uma chave escondida dentro de uma caixa, que só é aberta com uma senha. A senha está anotada em um papel que está dentro do baú.”
Utilizando o Princípio da Regressão, qual é a melhor forma de resolver o problema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1028677 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Ciências, Prefeitura de Marechal Floriano ES, Instituto Access, 2025

Durante uma reunião do conselho escolar, discutia-se a adoção de um novo sistema de ensino. A diretora afirmou:

“Se o novo sistema de ensino for implantado, então os professores precisarão de formação continuada.

O novo sistema de ensino será implantado.

Portanto, os professores precisarão de formação continuada.”

Com base na lógica argumentativa, qual é o tipo de raciocínio utilizado na conclusão da diretora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q985435 | Pedagogia, Lei nº 14113 de 2020, Ciências, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A respeito da Lei nº 14.113/2020 − Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Poder Executivo federal poderá criar e manter redes de conhecimento dos conselheiros, com o objetivo de:

I. Formular propostas de padrões, políticas, guias e manuais.
II. Discutir sobre os desafios enfrentados e as possibilidades de ação quanto aos gastos públicos do Fundeb e à sua eficiência.
III. Prospectar novas tecnologias para o fornecimento de informações e o controle e a participação social por meios digitais.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1070439 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ciências, Prefeitura de Cerquilho SP, Avança SP, 2025

Determinada concepção epistemológica sustenta que o conhecimento científico tem sua origem na experiência sensível, sendo o sujeito entendido como uma “tábula rasa”, que adquire ideias a partir da observação e da percepção dos fenômenos. A validade da ciência, nessa visão, depende da acumulação de dados empíricos provenientes da realidade observável. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1074292 | Noções de Informática, Internet, Ciências, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2025

Texto associado.
Na atualidade, os avanços tecnológicos estão presentes em praticamente todos os setores da sociedade, criando novas oportunidades e auxiliando em atividades diárias.
As vantagens do uso de tecnologias são diversas e podem ser observadas em diferentes áreas da vida cotidiana. Na comunicação, os benefícios de manifestam por meio da(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1066872 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Ciências, Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca MG, EVO Concursos, 2025

Em um documento oficial, a utilização da linguagem técnica e padronizada tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q978841 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos e estruturas do corpo humano responsável por captar, interpretar e responder estímulos internos e externos. É um dos sistemas mais importantes porque controla os outros sistemas fisiológicos, como o respiratório, cardíaco, digestório, urinário, entre outros. Também comanda todos os movimentos corporais, voluntários e involuntários. Além de perceber e reagir a situações externas ao corpo, que estejam acontecendo no ambiente onde a pessoa está. É graças ao sistema nervoso que as pessoas são capazes de identificar quando estão com fome ou vontade de usar o banheiro (estímulos internos). O nosso corpo como assim como a nossa própria mente são regulados pelo cérebro e por todas as conexões que ele mesmo contém. O sistema nervoso é encarregado de conduzir sinais entre os neurônios e coordenar, assim, todas as ações do corpo. O sistema nervoso humano pode ser dividido em duas grandes partes: o sistema nervoso central (SNC), formado pelo cérebro e pelos órgãos próximos a este, e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e neurônios que se encontram fora do SNC.

Sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q978842 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A expressão “chuva ácida” surgiu a partir da verificação e constatação de um aumento na acidez da água da chuva que precipitava em várias regiões do planeta. De acordo com a autora pode-se afirmar que o termo chuva ácida tem sido utilizado desde os primeiros estudos para descrever a acidificação da precipitação causada pela água da chuva, essa formação de precipitação requer a existência de condensação na atmosfera devido ao seu arrefecimento, com isso o processo de condensação é facilitado pela presença de partículas ou moléculas na atmosfera, denominadas de núcleos de condensação, entre os quais se destacam as moléculas de cloreto de sódio, produtos de combustão do enxofre e compostos de azoto (nitrogênio).
Sobre as chuvas ácidas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q978843 | Ciências, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Uma frase muito famosa de Antoine Lavoisier é: “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. O cientista disse tal frase para se referir à transformação de energia, que é a mudança de energia de uma forma para outra. A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Por exemplo, ao bater palmas, você transforma a energia mecânica do movimento de suas mãos em energia sonora e térmica. É impossível listar todas as transformações de energia existentes. Isso acontece porque toda energia conhecida é transformada de alguma forma. Assim, em última instância, pode-se dizer que toda a energia do universo é conservada. Quando acendemos uma lâmpada incandescente, ocorre uma transformação de energia.

Das alternativas abaixo, assinale a que representa CORRETAMENTE essa transformação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q978844 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 124.000 espécies da fauna, mais de 44.000 espécies da flora e mais de 8.000 espécies de fungos conhecidos no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos. Suas diferentes zonas climáticas do Brasil favorecem a formação de biomas (zonas biogeográficas), a exemplo da Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), adotada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), tem como objetivos principais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q978845 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O termo imunidade é derivado do latim immunitas, que se refere às isenções de taxas oferecidas aos senadores romanos. Historicamente, imunidade representa proteção a doenças, mais especificamente, doenças infecciosas. A imunidade pode ser basicamente entendida como a capacidade do organismo de se defender contra a entrada e multiplicação de microrganismos. É uma função biológica que envolve uma série de componentes que atuam de forma coordenada (o sistema imunológico) e que é estudada pela imunologia. A imunização humana é uma estratégia essencial na prevenção de doenças infecciosas.

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q978846 | Pedagogia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar.

A Educação Especial, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser ofertada PREFERENCIALMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q975547 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q975548 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Todos os seres vivos, como os humanos, os animais, as plantas e até os micróbios precisam dos mesmos nutrientes para viver, principalmente de nitrogênio e fósforo. Entender como funcionam os ciclos desses nutrientes pelo ecossistema é essencial para compreender por que os ecossistemas funcionam do jeito que eles funcionam. Umas das perguntas que temos feito é se a diversidade de organismos, como plantas e insetos, está relacionada a esses ciclos de nutrientes. Quando comunidades de plantas são compostas por muitas espécies diferentes, elas parecem fazer um uso melhor dos nutrientes disponíveis no solo do que as comunidades de plantas que são compostas por uma ou por poucas espécies. A biodiversidade vegetal é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, pois as plantas exercem diversas funções ecológicas.

Sobre a biodiversidade de plantas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q975549 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas células e quando secretados no sangue, conseguem mediar funções em outras células e tecidos.
Sobre os hormônios, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.