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Questões de Concursos Ciências da Natureza

Resolva questões de Ciências da Natureza comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q948022 | Física, Oscilação e Ondas, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

José Mário é um homem que mantém sua condição física fazendo caminhadas em torno do condomínio em que reside. Em dias de chuva, ele compensa subindo a escadaria do prédio, a partir do térreo até o seu apartamento, no 10º andar. O desnível entre 2 andares consecutivos é de 3,0 m. José Mário pesa 800 N. Se fosse possível converter toda a energia potencial acumulada nessa subida em energia elétrica para acender um circuito de 10 lâmpadas de LED, de 5 W cada, o circuito permaneceria aceso, ininterruptamente, por
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2Q948023 | Química, Grandezas massa, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

O metal alcalino terroso (M) pertencente ao terceiro período da tabela periódica forma um cátion estável presente na natureza em diversos minerais. O ânion monovalente do elemento não metálico (X) é isoeletrônico (tem a mesma quantidade de elétrons) desse cátion e forma com ele o composto iônico com fórmula unitária MX2 .
Assinale a alternativa que apresenta o número atômico do elemento representado por X.
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3Q948021 | Física, Colisão, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

Uma pessoa está segurando um livro no interior de um elevador em movimento vertical, uniforme e descendente. Em determinado instante, rompe-se o cabo de sustentação do elevador e ele passa a cair em queda livre. De susto, a pessoa solta o livro. A ação dissipativa do ar ou de outro tipo de atrito é desprezível.
A partir do momento em que é abandonado, e enquanto o elevador não tocar o chão, o livro
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4Q899720 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (FIOCRUZ), “Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida [...]. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.” Sabe-se que eles “podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central se desenvolverem, maior a probabilidade de
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5Q948024 | Português, Gêneros Textuais, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão

Dicas para evitar a disseminação de boatos e notícias falsas


1. Saiba quando uma mensagem é encaminhada
Mensagens com a etiqueta “Encaminhada” ajudam a determinar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa.
2. Verifique fotos e mídia com cuidado
Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para ver se a história está sendo reportada também em outros veículos. Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.
3. Fique atento a mensagens que parecem estranhas
Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de português. Procure por esses sinais para verificar se a informação é confiável.
4. Esteja atento a preconceitos e influências
Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, realmente falsas.
5. Notícias falsas frequentemente viralizam
Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso.
6. Verifique outras fontes
Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca online por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para ver de onde a história veio.
7.Ajude a parar a disseminação
Não compartilhe uma mensagem só porque alguém lhe pediu. Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os.
Importante: Se você sentir que você ou alguém está em perigo emocional ou físico, por favor, contate as autoridades locais de cumprimento da lei. Essas autoridades são preparadas e equipadas para oferecer assistência nesses casos.


(https://faq.whatsapp.com/pt. Adaptado)

Analise a organização dos seguintes grupos animais.
Classe: Aves
Família: Psittacidae
Espécie: Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande)
Espécie: Anodorhynchus glaucus (arara-azul-pequena) Espécie: Ara ararauna (arara-canindé)
Espécie: Ara macao (araracanga) Espécie: Amazona aestiva (papagaio verdadeiro)
Espécie: Amazona brasiliensis (papagaio-da-cara-roxa)
A taxonomia dos grupos listados compreende
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6Q899722 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Qual a maneira pela qual o indivíduo pode contrair esquistossomose?
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7Q943853 | Física, Dinâmica, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Usina Hidrelétrica Henry Borden

O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores que são acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 890 MW, para uma vazão de 160 m3/s.

(www.emae.com.br. Adaptado.)


Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2 e a massa específica da água igual a 1,0 x 103 kg/m3, o rendimento das usinas do complexo Henry Borden, dado pela relação entre a capacidade instalada e a energia envolvida na queda é de, aproximadamente,

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8Q943854 | Física, Gravitação Universal, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Na região compreendida entre os planetas Marte e Júpiter existe uma enorme quantidade de asteroides. Suponha que um desses asteroides descreva uma órbita circular de raio 3,0 x 1011 m ao redor do Sol. Considerando a constante de gravitação universal igual a 6,7 x 10-11 N.m2/ kg2, a massa do Sol igual a 2,0 x 1030 kg e desprezando as forças gravitacionais que os outros asteroides e os planetas exercem sobre o asteroide considerado, a aceleração centrípeta a que esse asteroide está sujeito tem valor aproximado de
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9Q899721 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Dentre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) destaca-se uma de arbusto grande e suculento, com folhas decíduas no inverno. Ela pode atingir até seis metros de altura. Possui acúleos ao longo dos ramos. Suas folhas são simples e de coloração verde escura, atingindo até 10 centímetros de cumprimento. As flores róseas com centro amarelo se desenvolvem, desde o estágio inicial das plantas, no ápice dos ramos usualmente de forma agrupada. Seus frutos são verde-amarelos e suas sementes são pretas (EMATER: Cultivo e aproveitamento de PANCs). Esta é a PANC denominada:
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10Q943855 | Astronomia, Astronomia Solar, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Os movimentos do Sol pelo céu, observados de um ponto sobre a linha do equador terrestre, se repetem incessantemente. A cada dia ele surge no horizonte leste, vai se elevando pelo céu e depois começa a declinar até desaparecer no horizonte oeste. Em raras ocasiões, o Sol começa a desaparecer do céu durante o dia, fica um tempo desaparecido e depois volta a brilhar intensamente. Os povos antigos, de várias partes da Terra, acreditavam que um monstro ou um animal (dragão, leão, lobo ou serpente, dependendo da civilização) estava atacando e devorando o Sol. Na tentativa de afugentar o agressor e fazê-lo abandonar sua presa, a população se reunia para fazer o máximo de barulho. Sempre tinham sucesso!

Hoje, sabe-se que a ocorrência desse fenômeno celeste está relacionada à interposição

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11Q899719 | Biologia, Evolução biológica, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Caminhando em sentido oposto ao pensamento tipológico, Darwin formulou um novo modo de pensamento. Trata-se da concepção que defende que não “há dois indivíduos numa biopopulação, nem mesmo gêmeos idênticos, que sejam de fato idênticos. [...] É essa variação entre os indivíduos particularmente diferentes que tem realidade, ao passo que o valor estatístico mediano calculado dessa variação é uma abstração. A novidade representada por esse conceito se tornou clara quando o próprio Darwin por vezes resvalou para o pensamento tipológico. Foi esse o motivo de não ter conseguido resolver o problema da origem das novas espécies” (MAYR, 2005, p. 104). O conceito aqui referido é, portanto, o de
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12Q1082948 | Física, Física Térmica, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “ENCHE OU NÃO ENCHE?”
Materiais:

1 garrafa PET;
1 Balão;
Recipiente com água quente;
Recipiente com água fria.

Instruções:
1. Despeje um pouco da água quente na garrafa, chacoalhe e jogue-a de volta no recipiente.
2. Em seguida, rapidamente coloque o balão na boca da garrafa, certificando-se de que esteja bem vedada.
3. Observe o que acontece com o balão.
4. Após alguns instantes, coloque a garrafa na água fria e observe o que acontece com o balão.

A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Ao colocar o balão na garrafa aquecida ele irá inflar. Quando a garrafa for colocada na água fria, o balão será sugado para dentro da garrafa.
PORQUE
II- O ar dentro da garrafa aquecida irá se mover mais rápido e se expandir, tendendo a sair da garrafa, que como está com o balão em sua boca, o faz encher. Já a garrafa resfriada faz com que o volume do ar diminua gerando uma pressão menor dentro da garrafa que suga o balão para o seu interior.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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13Q1082954 | Ciências, Física, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A habilidade EF08CI04 da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais consiste na indicação de desenvolver a capacidade de calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e do tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- Ao analisar os selos dos equipamentos de forma comparativa, será possível inferir que o aparelho doméstico de maior a potência será o responsável pelo maior gasto de energia.
II- Ao compararmos o chuveiro elétrico (3500W) com uma geladeira (130W) conseguimos entender porque o primeiro impacta mais na conta de energia.
III- Para que o estudante possa simular o cálculo do consumo de energia dos eletrométricos de uma casa será necessário atribuir uma potência, um tempo médio de uso diário e o número de dias de uso no mês afim de cada aparelho.

É CORRETO o que se afirma em:
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14Q1082949 | Física, Física Térmica, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “SURPREENDA-SE COM O COPO!”
Materiais:

Um recipiente de vidro transparente;
Água muito quente; · Plástico filme;
Cubos de gelo.

Instruções:
1. Despeje a água no recipiente de vidro até a sua metade.
2. Cubra o recipiente com o plástico filme, vedando-o completamente.
3. Sobre o recipiente vedado, coloque os cubos de gelo.
4. Espere alguns minutos e observe.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- O plástico filme fará com que o vapor de água se condense.
II- Após alguns minutos será possível observar a simulação de um fenômeno natural.
III- A transferência de calor no experimento ocorre por convecção.

É CORRETO o que se afirma em:
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15Q1082957 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A malária é causada por um protozoário parasita do sangue, e os seres humanos são infectados por ele por meio de mosquitos da família Culicidae, que inclui três gêneros: Aedes, Anopheles e Culex. Durante muito tempo, se fez o controle destes vetores com o uso do pesticida DDT em áreas afetadas. Quando pulverizado sobre um inseto normal, o DDT é um veneno neural letal. Na Índia, essa estratégia funcionou por cerca de dez anos, quando então começaram a ser observados mosquitos mesmo após a pulverização do DDT. A população de mosquitos resistentes começou a aumentar em questão de meses e não mais de anos.

A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Infere-se que os mosquitos resistentes ao DDT existem em uma frequência baixa na população global de mosquitos e quando uma população local é pulverizada, uma forte força seletiva em favor dos mosquitos resistentes é imediatamente criada.
PORQUE
II- A frequência de um gene dominante vantajoso aumentará muito mais rapidamente por seleção natural do que a frequência de um gene recessivo vantajoso.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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16Q1082956 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A seleção natural positiva e negativa deixam as suas assinaturas nas propriedades estatísticas de sequências de DNA.

A partir desta premissa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Para trocas sinônimas, a evolução é mais rápida em linhagens com períodos geracionais mais curtos. Para trocas não-sinônimas, a taxa de evolução é relativamente constante.
PORQUE
II- A teoria aproximadamente neutra da evolução molecular sugere que ela é guiada por deriva aleatória, mas inclui o efeito de deriva sobre mutações.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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17Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
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18Q1082953 | Ciências, Ensino de Ciências, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Há teorias da conspiração e muitas Fake News sobre o formato da Terra. Docentes de ciências da atualidade devem estar preparados para lidar com estas situações a partir de evidências empiricamente adequadas.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- Um experimento simples é mostrar um vídeo em sala de aula de um barco se afastando do litoral em direção a borda da Terra.
II- A observação do fuso horário nos países do mundo é uma evidência do formato da Terra e de seu movimento de rotação.
III- Imagens de satélites e registros fotográficos feitos do espaço são as únicas evidências que podem provar, de fato, o formato da Terra.

É CORRETO o que se afirma em:
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19Q1082951 | Biologia, Moléculas, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “PÃO NA GARRAFA”
Materiais:

3 garrafas PET pequenas;
3 balões;
10g de fermento biológico seco instantâneo (Saccharomyces cerevisiae);
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
Água morna;
Etiqueta;
Caneta.

Montagem

1. Dissolva a levedura em água à temperatura ambiente com cuidado.
2. Dilua essa mistura em água morna, a uma temperatura suportável ao emergir do dedo.
3. Coloque parte igual do conteúdo em cada uma das três garrafas.
4. Etiquete cada uma das garrafas da seguinte forma: “açúcar”; “farinha”; “controle”.
5. Adicione os materiais de acordo com as etiquetas. Na garrafa "controle", não adicione nada.
6. Encaixe as bexigas na boca dos frascos.
7. Espere por cerca de 15 minutos.

A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que na GARRAFA etiquetada com:
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20Q1082946 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Utilize o Texto II para responder a questão.


Texto II


A pesquisa de Krützmann e colaboradores (2023) analisou os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de ciências por meio de entrevistas semiestruturadas. Fala de docentes:


Outra coisa é estar preparado para ensinar química e física, né...? que a gente tem formação, tem habilitação para ciências né...?, mas não tem preparo para ensinar Física e Química. Acho que isso que vai impactar, vai impactar bastante no ensino e consequentemente, provavelmente, na aprendizagem dos alunos. [Professora entrevistada 1].


Bom, no meu caso, que sou professora de Ciências e que o currículo foi todo remodelado, ele tá bem Física, Química e Ciências da Natureza, assim, num contexto mais voltado para a Biologia, um pouco pra Geografia e tudo mais. Ela vai impactar nos conteúdos da própria disciplina, né, que mudou completamente. [Professora entrevistada 3].


Mas para um aluno de Ensino Fundamental que ainda precisa ter um..., um aprendizado muito concreto, para ele é muito complicado, uma hora ele estar aprendendo..., é..., seres vivos como animais e plantas, de repente ele tá estudando a rotação da Terra e depois ele aborda sistema nervoso. [Professora entrevistada 4]


Fonte: KRÜTZMANN, Fábio Luis; ALVES, Deborah Karla Calegari; SILVA, Cirlande Cabral da. Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23015, 2023. DOI:10.1590/1516-731320230015.
A partir da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais, é CORRETO afirmar que o Texto II aponta
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