Questões de Concursos Cinegrafia

Resolva questões de Cinegrafia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q891791 | Áudio e Vídeo, Câmera Objetivas lentes, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Em um sistema de câmera única, independentemente da complexidade da produção, existem diferentes sistemas básicos.
Em relação às possíveis configurações de sistemas básicos de câmera única, analise as afirmativas a seguir.

I. As saídas de vídeo e áudio da câmera são gravadas para posterior edição nas pós-produção.
II. As saídas de vídeo e áudio da câmera são transmitidas para um destino específico.
III. As saídas de vídeo e áudio da câmera são gravadas e transmitidas, simultaneamente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q891792 | Áudio e Vídeo, Gravação e Transmissão, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Relacione as resoluções aos respectivos formatos de gravação.

1. 4k

2. Full HD

3. HD

4. SD

( ) 1280 x 720

( ) 720 x 480

( ) 1920 x 1080

( ) 3840 x 2160

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q891793 | Áudio e Vídeo, Câmera Objetivas lentes, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Com relação à necessidade do ajuste de White Balance (balanço de branco) na câmera, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) É usado para acertar a captação das diferentes fontes luminosas que apresentam diferentes temperaturas de cor.
( ) É necessário por que quanto mais alta a temperatura de cor, mais azulada é a cor da luz; quanto mais baixa a temperatura de cor, mais amarelada.
( ) É necessário para ajustar o nível de preto, que serve de referência para as imagens.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q891794 | Áudio e Vídeo, Gravação e Transmissão, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Nem toda lente, por melhor que seja, é adequada para gravação de vídeos.
Quando você trabalha com uma lente parfocal o seu trabalho fica mais fácil porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q891795 | Áudio e Vídeo, Softwares, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Considerando a utilização de softwares para edição de vídeos profissionais no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Final Cut Pro é um software exclusivo para sistemas operacionais Windows.
( ) O Imove é reconhecido por sua facilidade de uso, mas não é uma escolha popular entre os profissionais de edição de vídeo, pois apresenta poucos recursos.
( ) O DaVinci Resolve oferece uma versão gratuita com recursos robustos, incluindo ferramentas avançadas de correção de cores.
( ) O Avid Media Composer é uma opção de software de edição de vídeo disponível apenas para usuários de macOS.
( ) O Adobe Premiere Pro é considerado uma escolha padrão para edição de vídeo profissional devido à sua ampla gama de recursos e integração com outros produtos da Adobe.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q891796 | Áudio e Vídeo, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Nos estúdios de gravação de audiovisual, o tipo de cabo comumente empregado para reduzir interferências e garantir a qualidade do sinal de áudio e vídeo, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q891797 | Áudio e Vídeo, Operação e Operador, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Quando uma produção de TV ocorre fora do estúdio, é denominada como externa. Um dos equipamentos indispensáveis em uma gravação externa de TV é o tripé de câmera.
Assinale a opção que indica a função primordial do tripé de câmera.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q891798 | Áudio e Vídeo, Cena, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

O movimento em que a câmera se desloca pelo espaço, usado frequentemente para enfatizar a perspectiva espacial e criar a sensação de profundidade na cena, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q891799 | Áudio e Vídeo, Câmera Objetivas lentes, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

No audiovisual, diferentes tipos de lentes de câmera são usados para alcançar diferentes efeitos visuais e estilísticos.
Com relação à lente grande angular, analise as afirmativas a seguir.


I. É ideal para retratos, proporcionando um fundo desfocado e destacando o objeto principal.
II. Captura uma grande extensão de cena, proporcionando um ângulo de visão amplo.
III. Possibilita uma maior profundidade de campo na imagem.
IV. Tende a comprimir a perspectiva, criando a ilusão de proximidade entre objetos distantes.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q891800 | Áudio e Vídeo, Gravação e Transmissão, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a configuração crucial para garantir uma transmissão ao vivo de alta qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q891801 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

A técnica de três pontos, técnica de iluminação básica muito usada na dramaturgia e no jornalismo, é definida pelo uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q891802 | Áudio e Vídeo, Linguagem e Tecnologia, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Todas as fontes de luz apresentam, de alguma forma, variações de cor em sua composição. O sistema desenvolvido para descrever essa variação é conhecido como temperatura de cor, medida em graus Kelvin.
Com relação aos mecanismos de correção de temperatura de cor, analise os itens a seguir.

I. Os Filtros Corretivos são específicos para modificar as temperaturas de cor; os CTBs (azuis) aumentam a temperatura de cor das fontes luminosas e os CTOs (âmbar) baixam a temperatura de cor das fontes luminosas.
II. Filtros de densidades neutras são utilizados para reduzir a intensidade de luz incidente, ajustando automaticamente a temperatura de cor.
III. Se uma câmera está preparada para captar em 3200K e o local de filmagem é exterior, sob a luz do dia, deve-se usar um dos filtros de cor azul, para baixar a temperatura de cor da luz do dia de 5500K para 3200K.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q891803 | Áudio e Vídeo, Produção em Audiovisual, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Sabemos que a definição dos planos é uma convenção que pode variar um pouco dependendo do país. Mesmo assim, basicamente, são três os planos que fundamentam a linguagem audiovisual: o plano geral, o plano médio e o primeiro plano.
Com relação ao primeiro plano, analise as afirmativas a seguir.

I. É muito usado para descrever ambientes e localizar o espectador.
II. É excelente para deixar as emoções aparentes.
III. Tende a diminuir o indivíduo. Cria uma sensação de rebaixamento físico ou psicológico. É muito usado para evidenciar a inferioridade, momentânea ou não, da personagem.
IV. Corta as personagens na altura do busto ou um pouco mais acima, mostrando quase exclusivamente o rosto da pessoa enquadrada.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q891804 | Áudio e Vídeo, Gravação e Transmissão, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Considerando o trabalho do cinegrafista no jornalismo, relacione os tipos de gravação à descrição de suas respectivas funções.

( ) Sonora ( ) Imagens de apoio ( ) Imagens para a reportagem ( ) Passagem

1. Gravação de imagens do entrevistado no ambiente, partes do corpo do entrevistado, da conversa com o repórter antes da entrevista, do ambiente ao redor etc., para ser usado antes de entrar a entrevista ou o depoimento, ou durante eles para auxiliar na edição.
2. Gravações de entrevistas, realizadas por repórteres, para serem utilizadas em reportagens radiofônicas ou televisivas.
3. Gravação do texto da/do repórter, incluindo a sua imagem, para aparecer na reportagem.
4. Gravação de imagens para serem usadas para cobrir o texto em off do/da repórter.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q891805 | Áudio e Vídeo, Fotografia e Filmagem, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Com relação à distância focal e a profundidade de campo em objetivas fotográficas (lentes), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quanto maior a distância focal, maior a profundidade de campo, independentemente da abertura utilizada.
( ) Quanto mais longa a distância focal, menos profundidade de campo será gerada, mesmo em aberturas menores, como f:5.6.
( ) A profundidade de campo permanece constante, independentemente da abertura da objetiva utilizada.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q891806 | Áudio e Vídeo, Imagem, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

Quando se captura imagem em RAW, um formato de “negativo digital” sem compressão, há câmeras que chegam a fotografar em 16 bits, o que dá 65.536 tons dentro de cada canal de cor, e mais de 280 trilhões de possibilidades de cores.
A relação quantidade de bits/possibilidades de cores, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q891807 | Áudio e Vídeo, Cinegrafia, ALTO, FGV, 2024

A correta captação de áudio é fundamental para uma boa qualidade do produto audiovisual. Com relação a adequada captação de som, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de um pop filter pode ajudar a reduzir os ruídos indesejados causados pelas saturações sonoras ao se pronunciar certos sons durante a gravação de áudio.
II. A utilização de cabos balanceados é preferível em estúdios de gravação devido à sua capacidade de minimizar interferências e ruídos externos.
III. O microfone hipercardioide é usado para captar o som por todas as direções. Também é conhecido como microfone panorâmico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.