Questões de Concursos Cirurgia do Aparelho Digestivo

Resolva questões de Cirurgia do Aparelho Digestivo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1007486 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

O câncer gástrico é a décima terceira maior causa de morte por câncer nos Estados Unidos. A doença afeta desproporcionalmente os homens, com pico de incidência na sétima década de vida, sendo mais comum e com maior mortalidade em afro-americanos, asiático-americanos e hispânicos em comparação com brancos. Com relação a essa patologia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A soropositividade para H. pylori tem sido associada a aproximadamente um risco seis vezes maior de desenvolver câncer gástrico. Acredita-se que o mecanismo primário seja a presença de inflamação crônica.

( ) A classificação de Borrmann descreve a aparência microscópica dos achados endoscópicos.

( ) A classificação de Lauren divide o câncer gástrico em tipo intestinal e difuso, sendo este último mais comum em mulheres e sua disseminação é linfática.

( ) Os critérios para ressecção endoscópica são: tipo intestinal, confinado a mucosa, ausência de invasão linfovascular, com presença ou não de ulceração e menor de 3 cm.

( ) A linfadenectomia D2 compreende as cadeias de 1 a 12a.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1003302 | Medicina, Hepatologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A hepatite crônica secundária à infecção pelo vírus B é uma causa comum da cirrose hepática. Comparado com a hepatite causada pelo vírus C, a hepatite pelo vírus B pode apresentar sintomas mais graves necroinflamação portal e lobular, particularmente quando há exacerbação aguda. A respeito do diagnóstico da hepatite B e seus perfis sorológicos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na fase de doença aguda, o HbsAg é positivo e o anti-HBc IgM é negativo.

( ) No paciente vacinado, apenas o HbeAg é positivo.

( ) Quando o paciente está curado da infecção, o anti-HBs e o anti-HBc IgG são positivos.

( ) Durante uma infecção crônica ativa, o HbsAg e o anti-HBc IgG são positivos.

( ) O HbeAg positivo indica replicação viral ativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1003309 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A colangite ocorre quando há obstrução completa ou parcial dos ductos biliares resultando em aumento da pressão intraluminal e infecção da bile. Pacientes com colangite podem apresentar alguns sinais e sintomas que caracterizam a Tríade de Charcot e a Pêntade de Reynold. Assinale a alternativa que apresenta corretamente todos os sinais e/ou sintomas da Pêntade de Reynold.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1003307 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

No que diz respeito às doenças inflamatórias intestinais, a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU) destacam-se pela sua gravidade e evolução. Sobre elas, leia o seguinte trecho:

“A ______ possui acometimento transmural enquanto a ______ acomete apenas a camada mucosa. Outro importante diferencial entre as duas é que a ______ possui acometimento de padrão contínuo e ascendente e a ______ esse acometimento é descontínuo, com lesões salteadas. A ______ pode causar lesões da boca ao ânus, enquanto a ______ se restringe ao cólon e a o reto. Os granulomas caseosos são típicos da ______”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1007478 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A arquitetura interna do fígado é composta por uma série de segmentos que se combinam para formar setores separados por cisuras que contêm as veias hepáticas, conforme descrito por Couinaud (1957). De acordo com Couinaud, assinale a alternativa que apresenta os segmentos hepáticos do fígado direito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1007488 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A pancreatite crônica é classicamente definida por mudanças progressivas e irreversíveis de fibrose do pâncreas. É marcada pela complexidade, heterogeneidade e com evolução na compreensão da causa, curso e tratamento. Entre os tratamentos cirúrgicos estão os procedimentos de drenagem do pâncreas. Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta corretamente a cirurgia de Partington-Rochelle.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1003308 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A colite isquêmica é a forma mais comum de isquemia gastrointestinal. A gravidade varia desde doença leve e autolimitada até doença grave com alto risco de vida. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1007489 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

O adenocarcinoma de pâncreas está entre as neoplasias mais letais, ocupando o terceiro lugar, atrás apenas do câncer de pulmão e colorretal. A ressecção cirúrgica é o único tratamento associado à sobrevivência, portanto a avaliação da ressecabilidade é um importante passo inicial no manejo do paciente. A respeito desse tema, leia o trecho abaixo.

“O principal sinal encontrado em paciente com a doença é a/o ______. Exceto por este sinal, os achados no exame físico são frustros, porém durante o exame abdominal pode ser encontrado uma vesícula palpável, caracterizando o sinal de ______. Com a doença mais avançada, um nódulo supraclavicular esquerdo também pode ser identificado, chamado de nódulo de ______. Caso seja ressecável, o procedimento de escolha é a gastroduodenopancreatectomia, descrita por ______, em 1935”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1003304 | Medicina, Hepatologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

O estágio da cirrose hepática pode ser estimado utilizando o score de Child-Pugh- Turcot para classificar o paciente em: compensado (A), levemente descompensado (B) e gravemente descompensado (C). A respeito desse score, assinale a alternativa que apresenta corretamente todos os parâmetros que são avaliados por ele.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q998735 | Medicina, Oncologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da biologia molecular tumoral tem trazido diversos avanços diagnósticos e terapêuticos em oncologia. Sobre a biologia do câncer colorretal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.