Início

Questões de Concursos Cirurgia Torácica

Resolva questões de Cirurgia Torácica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1009668 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 28 anos, admitido no pronto-socorro após um acidente automobilístico, apresenta ectoscopicamente sinais evidentes de trauma abdominal. Na avaliação neurológica inicial, está consciente, mas confuso. Seus sinais vitais são: pressão arterial de 85/60 mmHg, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 28 ipm, saturação de oxigênio de 94% em ar ambiente. Sua pele está fria e pegajosa, com enchimento capilar prolongado. Refere dor intensa no abdômen. O abdômen está tenso e distendido, com dor à palpação e sem peristaltismo audível.

Os exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dL com hematócrito de 24%. Foi realizado um FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), que mostrou líquido livre na cavidade peritoneal. Radiografia de tórax e pelve não mostrou fraturas. Nesse momento, seu diagnóstico é de choque hipovolêmico grau III por hemorragia intra-abdominal.

A conduta adotada deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997912 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

No diagnóstico da acalasia, o achado mais importante na manometria esofageana relacionado ao esfíncter inferior do esôfago (EIE) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998756 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos, etilista, apresenta emagrecimento, esteatorreia e diabetes mellitus e dor tipo barra de forte intensidade de difícil controle com opioides. Realizou tomografia de abdômen, que mostrou pâncreas atrófico, com calcificações, e ducto de Wirsung dilatado (1,5 cm) e tortuoso em toda a sua extensão, com estenoses e saculações.

A melhor conduta terapêutica nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009666 | Medicina, Biossegurança em Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

A profilaxia e o controle da infecção em cirurgia são de fundamental importância para a prática cirúrgica. Por isso, o conhecimento dos métodos e substâncias usados para a esterilização de materiais, equipamentos e do ambiente cirúrgico é obrigatório.

Nesse contexto, os processos de assepsia e antissepsia são corretamente definidos, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997890 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente vítima de acidente automobilístico chega ao prontosocorro com dor torácica, intensamente dispneico, taquicárdico, apresentando turgência jugular, hipotensão e desvio da traqueia para a direita.
Logo após a avaliação das vias aéreas, a atitude imediata deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q998748 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 56 anos foi submetida a colecistectomia eletiva por doença calculosa biliar. Após 15 dias, saiu o resultado do exame histopatológico mostrando adenocarcinoma de vesícula, com extensão até o tecido conectivo perimuscular, sem invasão da camada serosa.

Não havendo, no estadiamento clínico, evidência de metástases à distância, a melhor proposta terapêutica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1005169 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Jovem masculino de 33 anos, previamente hígido, foi vítima de acidente automobilístico (moto X carro), sem capacete, inicialmente atendido em unidade de emergência do interior do estado, com TCE grave. Necessitou IOT por 15 dias, seguida por traqueostomia. A evolução clínica foi boa, não necessitando de intervenção neurocirúrgica. Permaneceu internado em acompanhamento, por dificuldade de decanulação, quando foi transferido via central de regulação para um hospital universitário. Nesse hospital foi admitido em BEG, LOTE, corado, hidratado, eupneico em ar ambiente, usando cânula metálica na traqueostomia, entretanto sem tolerar sua oclusão, afônico, com boa aceitação da dieta via oral e deglutição preservada. A avaliação com tomografia computadorizada do tórax e pescoço e a avaliação broncoscópica evidenciaram uma estenose traqueal em fundo cego de cerca de 3 cm de extensão desde o óstio da traqueostomia até o limite da cricoide. Esta se apresentava preservada, bem como toda a via aérea distal ao óstio.
Nesse cenário, o manejo indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q997894 | Patologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 33 anos é encaminhada ao cirurgião torácico para avaliação de achado na TC de tórax de uma lesão de 1,2 cm localizada na topografia do lobo inferior direito, de bordos lisos, bem delimitada e circundada por parênquima pulmonar. Não foram evidenciadas linfonodomegalias mediastinais ou hilares, com principal hipótese diagnóstica de tumor carcinoide. A broncoscopia não revelou nenhuma lesão endobrônquica.
Em relação a essa suspeita, considerando a indicação cirúrgica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997888 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um recém-nascido submetido a uma cirurgia para correção de malformação ventricular (cirurgia de Fontan) evoluiu no 3° DPO com derrame pleural direito. A equipe da cirurgia torácica foi acionada e, após a toracocentese inicial e drenagem torácica, levantou-se a suspeita de quilotórax.
A melhor forma de confirmar essa hipótese, na análise laboratorial, deve é a dosagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009670 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos chega ao serviço de emergência após ter sido baleado no abdômen. Ele está consciente, mas apresenta sinais de choque hipovolêmico com pressão arterial de 85/50 mmHg e frequência cardíaca de 130 bpm. Está taquipneico, com 20 ipm, apresenta pulsos finos e confusão mental. O exame físico revela uma ferida de entrada no quadrante inferior direito do abdômen, sem orifício de saída visível. O paciente tem dor abdominal generalizada com rigidez muscular e sinais de peritonite.

A conduta cirúrgica mais apropriada para esse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q997897 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 80 anos, internado no CTI há seis dias, apresenta indicação de uma pleuroscopia por empiema pleural direito multiloculado. Porém, como se encontra em vigência de uma trombose venosa profunda, está indicada a colocação de um filtro de veia cava pré-operatório.
A condição que NÃO se enquadraria nessa indicação seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q997921 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Rotineiramente ortopedistas ou neurocirurgiões necessitam auxílio para expor a coluna vertebral para execução de suas intervenções. Durante a realização da toracotomia para acesso à coluna vertebral, deve-se ter atenção com a artéria radiculomedular anterior.
Com relação ao cuidado para se evitar lesão nessa importante artéria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998757 | Medicina, Neurologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos foi submetido a cirurgia bariátrica há aproximadamente 6 meses, com perda de cerca de 30 kg. No momento apresenta ataxia, sonolência e confusão mental. Ao exame físico apresentava nistagmo horizontal e tetraparesia de membros. A albumina sérica era de 2,3 g/dL.

A provável complicação envolvida nesse caso é a deficiência de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1005178 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Com relação aos testes moleculares, o uso da tecnologia de sequenciamento de nova geração tem confirmado a prevalência de alterações somáticas em mais de 70% dos adenocarcinomas pulmonares.
Sobre essas alterações, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q997900 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Em um homem de 70 anos, tabagista de longa data e assintomático, a TC de tórax revela um nódulo de 3 cm na topografia do segmento IV do pulmão direito. Realizada uma biópsia por EBUS, foi diagnosticado um adenocarcinoma. No estadiamento pré-operatório, o mediastino estava livre e não havia evidência de doença à distância. A prova funcional respiratória era normal, sendo indicado tratamento cirúrgico.
Nesse caso, a cirurgia indicada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q998739 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos apresenta-se na consulta com histórico de obesidade grave há mais de 10 anos. Ele tem um índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m² e sofre de várias comorbidades relacionadas à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono. Ele já tentou vários tratamentos, incluindo dietas supervisionadas, programas de exercícios e medicações para perda de peso, sem sucesso. Relata que essas condições estão afetando seriamente sua qualidade de vida e capacidade de trabalho. Após uma avaliação completa, ele é considerado um bom candidato para cirurgia bariátrica.

A técnica considerada o “padrão ouro” para esse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998755 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos, diabética, hipertensa e dislipidêmica, em uso de metformina, rosuvastatina e captopril, relata também uso de escitalopram e clonazepam para tratamento de transtorno de ansiedade. Encontra-se em pré-operatório de colecistectomia eletiva.

A medicação de uso regular da paciente que deve ser suspensa em até 48 horas do procedimento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q997896 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem adolescente, de 13 anos, sofreu trauma torácico grave em acidente automobilístico, apresentando fratura do esterno e múltiplas fraturas costais. Foi constatado colapso total do pulmão direito por pneumotórax, que, drenado, determinou expansão pulmonar parcial e com fuga aérea de alto débito pelo dreno torácico. Foi evidenciada contusão pulmonar intensa à direita e evolução com escarro hemático, hipoxemia moderada com catéter de O2 nasal a 5l/min.
A atitude recomendada nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1009675 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

No consultório, dá entrada um paciente de 38 anos, com suspeita clínica de síndrome de Lynch, que precisa de confirmação do diagnóstico.

O método que pode confirmar a hipótese é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009678 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 14 anos apresenta-se no consultório com queixa de dor no joelho esquerdo há cerca de três meses. Ele refere que a dor piora à noite e não alivia com analgésicos comuns. Além disso, ele nota um leve inchaço no local e dificuldade para caminhar. Não há história de trauma. O exame físico revela uma sensibilidade localizada sobre a metáfise distal do fêmur esquerdo com leve edema, mas sem sinais de infecção. Uma radiografia do joelho esquerdo mostra uma lesão lítica na metáfise distal do fêmur com elevação do periósteo, conhecida como reação em "casca de cebola".

Essas características são próprias do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.