Questões de Concursos Cirurgia Torácica

Resolva questões de Cirurgia Torácica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q997888 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um recém-nascido submetido a uma cirurgia para correção de malformação ventricular (cirurgia de Fontan) evoluiu no 3° DPO com derrame pleural direito. A equipe da cirurgia torácica foi acionada e, após a toracocentese inicial e drenagem torácica, levantou-se a suspeita de quilotórax.
A melhor forma de confirmar essa hipótese, na análise laboratorial, deve é a dosagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997889 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

O cirurgião de coluna solicita que o cirurgião torácico realize o acesso para expor a coluna torácica inferior (T9 – T12). O conhecimento anatômico e a avaliação pré-operatória com angiotomografia da coluna é importante para prevenir risco potencial de isquemia medular com paraplegia por ligadura da artéria de Adamkiewicz.
A artéria de Adamkiewicz, na maioria dos casos, tem sua origem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q997890 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente vítima de acidente automobilístico chega ao prontosocorro com dor torácica, intensamente dispneico, taquicárdico, apresentando turgência jugular, hipotensão e desvio da traqueia para a direita.
Logo após a avaliação das vias aéreas, a atitude imediata deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009666 | Medicina, Biossegurança em Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

A profilaxia e o controle da infecção em cirurgia são de fundamental importância para a prática cirúrgica. Por isso, o conhecimento dos métodos e substâncias usados para a esterilização de materiais, equipamentos e do ambiente cirúrgico é obrigatório.

Nesse contexto, os processos de assepsia e antissepsia são corretamente definidos, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q997891 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 64 anos, engenheiro, ex-tabagista há 15 anos com carga tabágica de 40 maços/ano, é encaminhado ao cirurgião torácico para avaliação de nódulo pulmonar de 1,7 cm no lobo superior direito, achado ocasionalmente em atendimento na Emergência, por episódio de dor torácica de origem cardíaca. Com a suspeita clínica de neoplasia pulmonar, foi submetido a biópsia transtorácica guiada pela TC, que revelou carcinoma de pequenas células de origem pulmonar. Foi complementada a investigação para o estadiamento com PET CT Scan e RNM de crânio, além dos exames laboratoriais e avaliação da função respiratória. O estadiamento clínico foi estabelecido como T1bN0M0.
Nesse contexto, a conduta deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1009667 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento sobre os anestésicos locais é de fundamental importância, dado que eles são usados constantemente em pequenas cirurgias e procedimentos que necessitam de anestesia.

Nesse contexto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q997892 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente, de 65 anos, tabagista, hipertenso, diabético, internado no CTI em pós-operatório de uma lobectomia superior esquerda por câncer, evoluiu com pneumonia bilateral que requereu ventilação mecânica por tempo prolongado, e no 10° dia foi indicada e realizada a traqueostomia, sob anestesia geral. Os parâmetros ventilatórios eram FiO2 de 50%, PEEP de 15 cm de H2O e SatO2 95% (apresentava dessaturaçao rápida se modificados os parâmetros). Durante o procedimento, foi ventilado com O2 a 100%, que foi descontinuado por curto período no momento da abertura da traqueia em T (com bisturi frio e tesoura) com o balão do tubo orotraqueal (TOT) vazio. Havia, nesse momento, pequeno sangramento no subcutâneo, e, ao mesmo tempo que a abertura da traqueia foi ocluída com gaze para evitar saída de ar ou secreção, o cirurgião solicitou a desconexão do sistema para a rápida hemostasia. Durante a cauterização, houve uma centelha, e uma labareda contínua emanou da ferida proveniente do óstio da traqueostomia. Foi instilado soro fisiológico na ferida, sem sucesso.
Diante desse cenário, com o risco de queimadura grave da via aérea, a atitude imediata deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009668 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 28 anos, admitido no pronto-socorro após um acidente automobilístico, apresenta ectoscopicamente sinais evidentes de trauma abdominal. Na avaliação neurológica inicial, está consciente, mas confuso. Seus sinais vitais são: pressão arterial de 85/60 mmHg, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 28 ipm, saturação de oxigênio de 94% em ar ambiente. Sua pele está fria e pegajosa, com enchimento capilar prolongado. Refere dor intensa no abdômen. O abdômen está tenso e distendido, com dor à palpação e sem peristaltismo audível.

Os exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dL com hematócrito de 24%. Foi realizado um FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), que mostrou líquido livre na cavidade peritoneal. Radiografia de tórax e pelve não mostrou fraturas. Nesse momento, seu diagnóstico é de choque hipovolêmico grau III por hemorragia intra-abdominal.

A conduta adotada deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q997893 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 48 anos, portador de nódulo pulmonar de 2,5 cm no lobo superior direito que se revelou tratar-se de adenocarcinoma primário de pulmão, foi submetido a lobectomia superior direita com linfadenectomia mediastinal videoassistida, sem intercorrências. Não havia aderências, as fissuras eram completas entre os lobos médio, superior e inferior e o dreno foi retirado no 2° DPO, quando recebeu alta hospitalar. No dia seguinte, retornou ao hospital apresentando febre e hemoptoico. Estava taquicárdico, hipotenso e com desconforto respiratório progressivo. A radiografia do tórax mostrou o hemitórax direito opaco. A broncoscopia mostrou o brônquio lobar colapsado.
Nesse cenário, a melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009669 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 15 anos sofreu um trauma abdominal contuso em acidente automobilístico. Ao exame físico, apresenta dor abdominal epigástrica e tem os seguintes resultados de exames: hemograma com leucocitose de 10.200, níveis elevados de amilase sérica e uma tomografia computadorizada que mostra uma lesão no pâncreas com envolvimento do ducto pancreático principal.

Diante desse quadro clínico, a abordagem mais apropriada para o diagnóstico e tratamento do paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q997894 | Patologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 33 anos é encaminhada ao cirurgião torácico para avaliação de achado na TC de tórax de uma lesão de 1,2 cm localizada na topografia do lobo inferior direito, de bordos lisos, bem delimitada e circundada por parênquima pulmonar. Não foram evidenciadas linfonodomegalias mediastinais ou hilares, com principal hipótese diagnóstica de tumor carcinoide. A broncoscopia não revelou nenhuma lesão endobrônquica.
Em relação a essa suspeita, considerando a indicação cirúrgica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1009670 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos chega ao serviço de emergência após ter sido baleado no abdômen. Ele está consciente, mas apresenta sinais de choque hipovolêmico com pressão arterial de 85/50 mmHg e frequência cardíaca de 130 bpm. Está taquipneico, com 20 ipm, apresenta pulsos finos e confusão mental. O exame físico revela uma ferida de entrada no quadrante inferior direito do abdômen, sem orifício de saída visível. O paciente tem dor abdominal generalizada com rigidez muscular e sinais de peritonite.

A conduta cirúrgica mais apropriada para esse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q997895 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 1 ano de idade chegou encaminhada pelo pediatra por apresentar evidência, na radiografia simples do tórax, de uma hérnia de Morgagni. Na avalição para confirmação do diagnóstico e definição da estratégia cirúrgica, deve-se saber, em relação às características dessa afecção, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1009671 | Patologia, Diagnósticos, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 54 anos se queixa de dor abdominal crônica e sensação de plenitude gástrica após as refeições. Uma endoscopia digestiva alta revela massa submucosa no corpo do estômago, e a biópsia confirma a presença de um tumor estromal gastrointestinal (GIST).

A respeito do diagnóstico, prognóstico e tratamento dos tumores GIST, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q997896 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem adolescente, de 13 anos, sofreu trauma torácico grave em acidente automobilístico, apresentando fratura do esterno e múltiplas fraturas costais. Foi constatado colapso total do pulmão direito por pneumotórax, que, drenado, determinou expansão pulmonar parcial e com fuga aérea de alto débito pelo dreno torácico. Foi evidenciada contusão pulmonar intensa à direita e evolução com escarro hemático, hipoxemia moderada com catéter de O2 nasal a 5l/min.
A atitude recomendada nesse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009672 | Patologia, Diagnósticos, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 27 anos queixa-se de sudorese noturna, perda de peso não intencional, febre baixa e prurido generalizado há cerca de três meses. Quando do exame físico, são palpáveis linfonodos cervicais aumentados nos níveis III, IV Va e VI bilaterais. Uma radiografia do tórax mostra massas no mediastino. O material de uma biópsia excisional, de um linfonodo cervical, mostra células de Reed-Sternberg característicos.

Esses dados confirmam que o diagnóstico para esse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q997897 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 80 anos, internado no CTI há seis dias, apresenta indicação de uma pleuroscopia por empiema pleural direito multiloculado. Porém, como se encontra em vigência de uma trombose venosa profunda, está indicada a colocação de um filtro de veia cava pré-operatório.
A condição que NÃO se enquadraria nessa indicação seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1009673 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Durante endoscopia realizada em um paciente com sangramento gastrointestinal agudo, uma úlcera é identificada. O sistema de classificação comumente utilizado para descrever essa úlcera de acordo com a gravidade do sangramento é a classificação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q997898 | Radiologia, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Durante uma consulta ginecológica em uma paciente assintomática de 30 anos, foi solicitada uma radiografia do tórax de rotina, cujo laudo revelou massa de cerca de quatro centímetros de diâmetro localizada no mediastino posterior.
Nessa situação, o melhor exame para avaliar essa massa e a hipótese diagnóstica mais provável são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009674 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos queixa-se de dor abdominal intermitente e perda de peso inexplicada. Apresenta anemia ferropriva. Ele relata um histórico de síndrome do intestino irritável, mas observou um aumento na frequência e na gravidade dos sintomas nos últimos quatro meses. O exame físico revela uma massa palpável, com certa mobilidade, no quadrante inferior direito do abdômen.

Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.