Questões de Concursos Cirurgia Vascular

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1021371 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta sobre a tromboangeíte obliterante (TAO).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q1006914 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente 56 anos dá entrada no pronto-socorro com queixa de veia na perna com trajeto endurecido e hiperemiado, não tendo notado edema, sendo esse o terceiro episódio em 2 meses, sendo que os episódios anteriores ocorreram nas extremidades superiores. A palpação abdominal demonstra massa endurecida na região do epigástrio. Assinale a alternativa que apresenta qual a síndrome a ser suspeitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q1021357 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente submetida a fleboextração de safena magna aberta e, no 1º pós operatório, você nota que houve lesão do nervo safeno por queixa de: _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q1005809 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos, diabética, hipertensa e dislipidêmica, em uso de metformina, rosuvastatina e captopril, relata também uso de escitalopram e clonazepam para tratamento de transtorno de ansiedade. Encontra-se em pré-operatório de colecistectomia eletiva.

A medicação de uso regular da paciente que deve ser suspensa em até 48 horas do procedimento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q1021731 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 60 anos comparece pela primeira vez à consulta médica relatando ser tabagista, hipertenso, e que apresenta claudicação para 30 metros em panturrilha direita, o obrigando parar e repousar. Exame físico: pulso femoral palpável, sem pulsos poplíteos ou distais palpáveis bilateralmente. Índice tornozelo-braquial: 0,55 em membro inferior esquerdo. Assinale a alternativa que apresenta a conduta recomendada após a hipótese diagnóstica inicial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q1005807 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 55 anos apresenta-se no consultório com queixa de uma protuberância na região inguinal direita que se estende até o escroto. Ele relata que a protuberância aparece principalmente quando faz esforço físico, como levantar pesos, e desaparece quando está deitado. Não há sinais de dor intensa, febre ou outros sintomas sistêmicos. Ao exame físico, observa-se uma massa inguinoescrotal redutível ao repouso e com manobras de redução manual. Não há sinais de estrangulamento ou obstrução.

A melhor técnica cirúrgica para tratar a hérnia inguinoescrotal redutível desse paciente será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q1021734 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à síndrome do aprisionamento da artéria poplítea, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Trata-se de doença degenerativa da artéria poplítea aprisionada entre bandas do músculo poplíteo, causando manifestações ateroscleróticas secundárias ao trauma em jovens, manifestando-se por claudicação em pacientes com pulsos distais palpáveis.

( ) Trata-se de doença do tecido conjuntivo perivascular que determina, por bandas fibróticas, a preensão arterial durante a contração muscular da panturrilha.

( ) Trata-se de doença congênita em que há compressão da artéria por desvio do seu trajeto, por compressão muscular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q1003333 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação aos traumas vasculares, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em uma paciente com ferimento por arma branca em face medial de coxa, com hematoma em expansão, a cirurgia pode ser indicada sem a realização prévia de angiografia.

( ) A presença de pulso no pé de um paciente atingido por um tiro na coxa, praticamente exclui uma lesão arterial, mesmo que apresente hematoma.

( ) Arteriografia e flebografia normais em um paciente com traumatismo de membro inferior pode dispensar a exploração cirúrgica.

( ) Em ferimento causado por arma branca de veia femoral, diagnosticada por flebografia, é necessário a exploração cirúrgica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q1003337 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

“Rouquidão definitiva” no pós-operatório de endarterectmia carotídea é decorrente de lesão _____.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q1003254 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 60 anos, hipertenso, 80kg, com clearance de creatinina estimado em 62 ml/min, dá entrada no pronto-socorro com edema assimétrico de membro inferior direito, com início há 15 dias e dor em toda a extremidade. O quadro é diagnosticado como trombose venosa profunda (TVP) ilíaco-femoral. Assinale a alternativa que justifica corretamente a opção pelo tratamento padrão com anticoagulante oral do tipo cumarínico (AVK) concomitante à administração parenteral de enoxaparina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.