Questões de Concursos Cirurgião Dentista

Resolva questões de Cirurgião Dentista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q11728 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

A porcentagem de frequência, em uma sala de aula, foi de 74% em um mês e de 81,03% no mês seguinte. A variação percentual da porcentagem de frequência, do primeiro ao segundo mês, foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q46658 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Em um paciente do sexo feminino, com 29 anos de idade, uma lesão radiolúcida, localizada em região anterior da mandíbula, cruzando a linha média e causando expansão indolor, é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q46665 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Segundo L. J. Peterson, algumas características de uma lesão intra-oral podem levantar suspeitas de malignidade. Uma característica que NÃO representa um indício de malignidade é(são)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q46711 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Dentre os moradores de certa vila de casas, sabe-se que 36 deles gostam de assistir à TV, 47 gostam de ir à academia e 23 gostam dos dois. Se 92 moradores opinaram, então o total deles que não gostam nem de TV e nem de ir à academia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q46660 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Uma lesão exofítica, pedunculada, de menos de 1cm de diâmetro, com superfície rugosa ou tipo "couve-flor", em região de palato mole de um indivíduo do sexo feminino de 30 anos, é diagnosticada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q651676 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Um cirurgião dentista (CD) fez a divulgação de sua clínica em uma revista para o público leigo, onde o cerne dos assuntos da revista eram propagandas de casos clínicos de médicos e dentistas. Nessa divulgação constavam os títulos de especialista do CD em 2 especialidades, e em uma delas não era reconhecida pelo CFO, constavam também fotos mostrando o antes e o depois de um caso clínico finalizado, havia ainda, foto de duas bandeiras de cartões de crédito no canto da página e, por fim, no rodapé, uma frase dizendo: venha nos visitar e faça uma avaliação gratuita. Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:

I. Pelo código de ética odontológica o CD infringiu o Art. 34, somente no que diz respeito à frase sobre avaliação gratuita.

II. Pelo código de defesa do consumidor, quando o CD coloca em sua propaganda uma foto de antes e depois, este responderá objetivamente pelo serviço que será prestado, sendo visto como uma obrigação de resultado.

III. As bandeiras dos cartões de crédito não configuram infração ética, pois não foi colocado no anúncio a palavra parcelamento.

IV. Em relação às especialidades, se COMPROVADO que o CD possui os títulos de especialista, ainda que em uma delas não é reconhecida e/ou não registrada pelo CFO, mesmo assim se caracterizará infração ética.

V. No texto acima houve infração ética em todo anúncio, exceto no que diz respeito à foto do antes e do depois.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q11730 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

Metade de 4/5 é igual a 2/3 de outra fração. O valor dessa outra fração é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q11707 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

Infecção fúngica, com predileção para homens, em que muitos estão envolvidos com a agricultura, apresenta-se inicialmente como uma infecção pulmonar, podendo disseminar por via linfática ou hematogênica. As lesões bucais são ulcerações com aspecto semelhante a amoras, mais em gengiva, mucosa alveolar e palato com possibilidade para acometer lábios, mucosa jugal e orofaringe. Com base na descrição apresentada, é correto afirmar que a infecção citada é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q15022 | Português, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Texto associado.
Envelhecer com mel ou fel?

        Conheço muitas pessoas que estão envelhecendo mal. Desconfortavelmente. Com uma infelicidade crua na alma. Estão ficando velhas, mas não estão ficando sábias. Um rancor cobre-lhes a pele, a escrita e o gesto. São críticos azedos, aliás estão ficando cítricos sem nenhuma doçura nas palavras. Estão amargos.   Com fel nos olhos.
        [...]
         Envelhecer deveria ser como planar. Como quem não sofre mais (tanto) com os inevitáveis atritos. Assim como a nave que sai do desgaste da atmosfera e vai entrando noutro astral, e vai silente, e vai gastando nenhum-quase combustível, flutuando como uma caravela no mar ou uma cápsula no cosmos.
         Os elefantes, por exemplo, envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, e  nem da ruga do tempo, e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo lugar – o  cemitério dos elefantes, e aí morrem, completamente, com a grandeza existencial só aos sábios permitida.
          Os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do  prazer. E vão envelhecendo e ganhando vida, envelhecendo e sendo amados, e, porque velhos, desejados. Os vinhos  envelhecem densamente. E dão prazer.
           O problema da velhice também se dá com certos instrumentos. Não me refiro aos que enferrujam pelos cantos,  mas a um envelhecimento atuante como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma outra faca nova.
           Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem diferente. Como as facas, digamos, por desgaste, sim, mas nunca desgastante. Seria uma suave solução: a gente devia ir se gastando, se gastando, se gastando até se  evaporar. E aí iam perguntar: cadê fulano? E alguém diria: gastou-se, foi vivendo, vivendo e acabou. Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.
          [...]
           Especialistas vão dizer que envelhece mal o indivíduo que não realizou suas pulsões eróticas assenciais; que deixou coagulada ou oculta uma grande parte de seus desejos. Isto é verdade. Parcial porém. Pois não se sabe por que  estranhos caminhos de sublimação, há pessoas que, embora roxas de levar tanta pancada da vida, têm, contudo, um arco-íris na alma.
           Bilac dizia que a gente deveria aprender a envelhecer com as velhas árvores. Walt Whitman tem um poema onde  vai dizendo: “Penso que podia viver com os animais que são plácidos e bastam-se a si mesmos".  Ainda agora tirei os olhos do papel e olhei a natureza em torno. Nunca vi o sol se queixar no entardecer. Nem a lua  chorar quando amanhece.

         (Affonso Romano de Sant"anna. Fizemos bem em resistir. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1984.)
Assinale a alternativa que é frase, mas não é oração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q46713 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Considerando a frase “João comprou um notebook e não comprou um celular”, a negação da mesma, de acordo com o raciocínio lógico proposicional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q48543 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Sobre o Pacto pela Saúde, relacione corretamente as colunas. 

1. Pacto de Gestão do SUS. 
2. Pacto da Atenção Básica. 
3. Pacto em Defesa do SUS. 
( ) Instrumento de pactuação de metas para indicadores de base epidemiológica criado em 1999 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de monitorar e avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da atenção básica em todo território nacional. 
( ) Busca, através de iniciativas, a repolitização da saúde, a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social e a garantia do financiamento de acordo com as necessidades do sistema de saúde. 
( ) Estabelece as responsabilidades de cada ente federado do SUS, de forma clara e inequívoca, diminuindo competências concorrentes e estabelecendo diretrizes em aspectos como descentralização, regionalização, financiamento, entre outros. 

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q46755 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Os glicocorticoides são usados em odontologia por suas ações anti‐inflamatórias, obtidas com doses farmacológicas superiores as que equivalem à secreção endógena de cortisol. Sobre os anti‐inflamatórios esteroides, analise as afirmativas.

I. Os corticosteroides possuem seus mecanismos de ação associados à transcrição gênica por meio de interação com específicas sequências de DNA. Como certo tempo é requerido para que ocorram alterações de expressão gênica e síntese proteica, os glicocorticoides não são efetivos como medida isolada na fase aguda do quadro de anafilaxia.   
II. Glicocorticoides aumentam a eficácia dos anticoagulantes, exigindo ajuste de doses, quando a administração conjunta dos dois fármacos é necessária. 
III. Os glicocorticoides não apresentam efeitos teratogênicos ou problemas para o lactente.
IV. Tratamentos agudos, com doses de 40 mg/dia de prednisona, por período de tempo inferior a sete dias, não podem ser suspensos abruptamente em função do risco da supressão do eixo hipotálamo‐hipófise‐adrenal. 

Estão corretas apenas as afirmativas segundo Lenita Wannamacher e Maria Beatriz Cardoso Ferreira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q46708 | Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q46591 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta a morfologia radicular mais comum do primeiro pré-molar superior. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q15023 | Português, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Texto associado.
Envelhecer com mel ou fel?

        Conheço muitas pessoas que estão envelhecendo mal. Desconfortavelmente. Com uma infelicidade crua na alma. Estão ficando velhas, mas não estão ficando sábias. Um rancor cobre-lhes a pele, a escrita e o gesto. São críticos azedos, aliás estão ficando cítricos sem nenhuma doçura nas palavras. Estão amargos.   Com fel nos olhos.
        [...]
         Envelhecer deveria ser como planar. Como quem não sofre mais (tanto) com os inevitáveis atritos. Assim como a nave que sai do desgaste da atmosfera e vai entrando noutro astral, e vai silente, e vai gastando nenhum-quase combustível, flutuando como uma caravela no mar ou uma cápsula no cosmos.
         Os elefantes, por exemplo, envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, e  nem da ruga do tempo, e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo lugar – o  cemitério dos elefantes, e aí morrem, completamente, com a grandeza existencial só aos sábios permitida.
          Os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do  prazer. E vão envelhecendo e ganhando vida, envelhecendo e sendo amados, e, porque velhos, desejados. Os vinhos  envelhecem densamente. E dão prazer.
           O problema da velhice também se dá com certos instrumentos. Não me refiro aos que enferrujam pelos cantos,  mas a um envelhecimento atuante como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma outra faca nova.
           Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem diferente. Como as facas, digamos, por desgaste, sim, mas nunca desgastante. Seria uma suave solução: a gente devia ir se gastando, se gastando, se gastando até se  evaporar. E aí iam perguntar: cadê fulano? E alguém diria: gastou-se, foi vivendo, vivendo e acabou. Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.
          [...]
           Especialistas vão dizer que envelhece mal o indivíduo que não realizou suas pulsões eróticas assenciais; que deixou coagulada ou oculta uma grande parte de seus desejos. Isto é verdade. Parcial porém. Pois não se sabe por que  estranhos caminhos de sublimação, há pessoas que, embora roxas de levar tanta pancada da vida, têm, contudo, um arco-íris na alma.
           Bilac dizia que a gente deveria aprender a envelhecer com as velhas árvores. Walt Whitman tem um poema onde  vai dizendo: “Penso que podia viver com os animais que são plácidos e bastam-se a si mesmos".  Ainda agora tirei os olhos do papel e olhei a natureza em torno. Nunca vi o sol se queixar no entardecer. Nem a lua  chorar quando amanhece.

         (Affonso Romano de Sant"anna. Fizemos bem em resistir. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1984.)
Na frase “E no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira...” (5º§), há um adjetivo no grau
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q46766 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

A classificação de Pell e Gregory para qualificar terceiros molares impactados está baseada na quantidade de dentes impactados que está coberta com osso no ramo mandibular e na profundidade desses dentes comparada à altura do segundo molar adjacente. De acordo com a referida classificação, assinale a afirmativa que representa um dente que pertence à classe 2A.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q46577 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Embora a biópsia seja utilizada principalmente para diagnóstico precoce de lesões malignas, também é muito útil na identificação das causas de crescimento tecidual, doenças inflamatórias e infecciosas. Trata-se de um exame seguro em que algumas vezes o cirurgião-dentista deve estar pronto para executar. Assinale a alternativa correta quanto à biópsia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q48544 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Em relação às doenças de notificação compulsória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) São doenças ou agravos à saúde que devem ser notificados à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de controle pertinentes. 
( ) As doenças que devem ser notificadas e registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) são, entre outras: aids, cólera, coqueluxe, dengue, difteria, febre tifoide, tuberculose e varíola. 
( ) As ações preventivas e de controle são norteadas pelas notificações recebidas. Além disso, o acompanhamento dos casos possibilita identificar a ocorrência de surtos e epidemias. 
( ) Para a vigilância das paralisias flácidas e do sarampo, é necessário, ainda, notificar a não ocorrência da doença – Notificação Negativa. 

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q46684 | Odontologia, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Com relação à gengivite ulcerativa necrosante aguda, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.