Questões de Concursos Classe A

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1Q1009152 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo sobre as características dos meios eletrônicos:
O meio eletrônico é selecionado para uma campanha em virtude de suas qualidades positivas. As características negativas devem ser contornadas. A TV aberta é _________ seletiva, por isso a mensagem precisa ser _______abrangente. Seu custo de inserção é ________. O anúncio em rádio tem __________, por isso precisa ser forte e impactante para chamar a atenção logo “de cara”. (...) Cada meio e veículo de comunicação tem aspectos positivos e negativos, por isso que, ao desenvolver uma campanha publicitária, os planejadores tratam de selecionar um _____________, que é o conjunto de meios e veículos que será utilizado em uma campanha, através do qual os anunciantes tentam assegurar que sua mensagem será vista e compreendida pelo público-alvo. O número de vezes que as pessoas veem um determinado anúncio é chamado de ____________________. (GALHARDI e TREVISAN, 2020, adaptado).
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima
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2Q1009153 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A Instrução Normativa nº 004/2021-GAB/DPERO, seguindo os princípios éticos da comunicação, organiza e define as atribuições e estabelece os procedimentos operacionais relativos à área da Comunicação Institucional no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Segundo o documento, a elaboração de matérias, campanhas e peças de comunicação deve seguir as seguintes diretrizes, a exceção de uma. Assinale-a.
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3Q1009154 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para identificar o sucesso (ou não) do planejamento em publicidade é necessário medir os resultados. Mas, segundo ROCHA e TREVISAN (2019), “[a]ntes de pensar em métricas, é importante compreender quais são os aspectos mensuráveis da comunicação, que são divididos em eficácia, eficiência e efetividade”.
As métricas de eficiência
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4Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente
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5Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre.
Ao escolher terceira opção, a nova oferta
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6Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”.
Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão
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7Q1009158 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O remarketing e o retargeting são estratégias que apesar de diferenciadas, às vezes são confundidas.
Uma ação que caracteriza o remarketing é
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8Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em
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9Q1009160 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A internet é o meio principal para algumas campanhas publicitárias de muitos produtos, serviços e marcas. Sobre a publicidade online avalie as afirmativas a seguir:
I. O planejamento estratégico de mídias digitais e sociais deve considerar as possibilidades de interação, conexão e integração entre as mídias paga, espontânea e próprias do cliente-anunciante;
II. um dos pontos positivos das mídias digitais e sociais é a sua flexibilidade, agilidade e rapidez na colocação, troca ou suspensão de campanhas publicitárias, pois tudo pode ocorrer em questão de minutos;
III. entre os pontos negativos das mídias digitais e sociais estão os seus altos custos de produção e veiculação e baixa capacidade de segmentação de público em termos demográficos e comportamentais.
Está correto o que se afirma em
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10Q1035026 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os gestores de comunicação de uma organização têm, sob sua responsabilidade, quatro áreas que devem considerar no planejamento de comunicação integrada, a saber:

1. Comunicação Interna; 2. Comunicação Administrativa; 3. Comunicação Institucional; 4. Comunicação mercadológica.
Cada uma delas envolve ações relacionadas, por exemplo, a(o)
( ) elaboração de manuais, relatórios, e outros documentos oficiais da organização;
( ) fornecimento de informação e estímulo ao engajamento e interação eficiente com os colaboradores da organização;
( ) marketing e ao merchandising, tendo como objetivo a geração de negócios para a organização;
( ) assessoria de imprensa e às relações públicas que visam a construção da imagem corporativa de forma abrangente.

Assinale a opção que apresenta a correlação na ordem dada.
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11Q1032467 | Legislação da Defensoria Pública, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Após regular tramitação interna, Ana, servidora da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, encaminhou determinado expediente ao órgão com atribuição para instaurar processo disciplinar contra membros da Defensoria Pública.
À luz da Lei Complementar nº 117/1994, esse órgão é
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12Q1035027 | Comunicação Social, Relações Públicas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Muitas empresas organizam congressos que podem ter diversos objetivos. Sobre esse tipo de evento, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os congressos são eventos comerciais destinados à equipe de vendas interna, externa e aos canais de distribuição da empresa e ocorrem em data e local por ela definidos;

II. Nos congressos, profissionais da mesma área de atuação reúnem-se, geralmente em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas de interesse comum;

III. Os congressos são usados prioritariamente para divulgar algo novo e de interesse público, como lançamento de um produto ou serviço, aquisições de outras empresas ou bons resultados empresariais;


Está correto o que se afirma em
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13Q1032468 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Maria, após regular aprovação em concurso público, foi nomeada para ocupar cargo de provimento efetivo no quadro de servidores da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Um mês depois, foi informada que João, ocupante anterior do cargo e que fora demitido, teve sua demissão invalidada por decisão administrativa.
Na situação descrita, é correto afirmar que João deve ser
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14Q1035028 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em fevereiro de 2025, a revista Exame publicou uma matéria listando “Cinco tendências de marketing digital para 2025”. Sobre as tendências que já podem ser notadas na publicidade online, avalie as afirmativas a seguir:

I. Ferramentas de IA generativa vão ajudar na criação de conteúdos personalizados e de alto valor agregado, e fornecerão possibilidades de trabalhar individualmente cada público-alvo.

II. Há demanda crescente por vídeos mais longos e diminuição de interesse do consumidor por conteúdos interativos como pesquisas, quis e realidade aumentada;

III. A maior parte dos usuários segue acessando a internet pelo notebook, portanto deve-se priorizar as estratégias que atendem ao formato horizontal e com interatividade limitada.


Está correto o que se afirma em
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15Q1009173 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para que a educação cumpra seu papel na formação de cidadãos preparados para a vida democrática, o ensino deve se basear na experiência prática e na resolução de problemas reais. Esse modelo educacional pragmático entende que o conhecimento não é fixo, mas construído continuamente a partir da interação entre o aluno e o ambiente.
O trecho acima expressa o pensamento educacional de
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16Q1032469 | Legislação da Defensoria Pública, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Pedro, servidor ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, tinha dúvidas em relação à possibilidade de obter a promoção vertical na carreira, o que lhe propiciaria um incremento remuneratório. A dúvida decorrida da ocorrência de certos fatos em sua situação funcional que poderiam obstar essa promoção.
Ao analisar a sistemática da Lei Complementar nº 703/2013, Pedro concluiu corretamente que o único fato que obsta a promoção alvitrada é
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17Q1035029 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário dos negócios e seus impactos no marketing. Correlacione cada uma das eras a seguir com seu principal foco
1. Marketing 1.0; 2. Marketing 2.0; 3. Marketing 3.0; 4. Marketing 4.0; 5. Marketing 5.0; 6. Marketing 6.0.
( ) Aposta no metamarketing, uma abordagem do marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes;

( ) Ações baseadas nos produtos, relativamente básicos, produzidos em escala visando a redução de preço, para atender à sociedade de massa;

( ) Ações focadas na sustentabilidade, pois os consumidores são vistos como seres mais culturais, colaborativos e voltados para o espírito;

( ) Ações orientadas para o cliente, pois na Era da Informação é preciso segmentar o mercado e buscar abordagens capazes de emocionar para cada segmento;

( ) Propõe que as tecnologias devem servir para o bem da humanidade e que a Inteligência Artificial pode auxiliar os profissionais de marketing na relação direta com o cliente;

( ) Marca a passagem do marketing tradicional para o digital e defende uma abordagem onicanal para as ações de marketing, pois há fosso digital entre os que têm acesso à internet e os que não têm.

A correspondência correta, na ordem dada, é:
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18Q1009174 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Grupos dominantes impõem valores e normas como supostamente naturais por meio de instituições como a escola, levando os demais a internalizarem e reproduzirem sua própria subordinação sem perceberem.
A descrição acima corresponde ao conceito de
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19Q1032470 | Direito Digital, Lei N 13 709 de 2018, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Joana, servidora pública, foi incumbida por seu superior hierárquico de analisar a possibilidade de serem utilizados meios técnicos razoáveis e disponíveis, para que os dados pessoais dos usuários de determinado serviço público percam a possibilidade de associação, direta ou indireta, aos indivíduos a que se referem, de modo que sejam utilizados para uma pesquisa que subsidiaria a realização de publicidade institucional.
Após consultar a Lei nº 13.709/2018, Joana concluiu corretamente que a realização do objetivo alvitrado por seu superior hierárquico
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20Q1035030 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Avalie a seguinte situação:
Uma ONG internacional pretende criar uma emissora de rádio comunitária em uma região de fronteira no Brasil. Para obtenção de concessão, argumenta que a emissora promoverá a integração cultural entre os países fronteiriços.
Considerando o Capítulo V da Constituição Federal, a nova empresa deve ser constituída, em território nacional, com uma emissora
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