Questões de Concursos Clínico Geral

Resolva questões de Clínico Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q992512 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Complete corretamente as lacunas a seguir.


Em pacientes idosos com suspeita de pneumonia adquirida na comunidade, a __________ (lacuna 1) é uma ferramenta valiosa para avaliar a severidade e a necessidade de internação hospitalar. Para aqueles com diagnóstico confirmado e que apresentam fatores de risco para Pseudomonas aeruginosa, a escolha do antibiótico deve ser direcionada, incluindo __________ (lacuna 2) como uma opção terapêutica adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q992513 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Paciente de 57 anos, fumante crônico, apresenta-se com história de dispneia progressiva de esforço, tosse seca e dor torácica pleurítica há 3 semanas. O paciente nega viagens recentes, imobilização prolongada ou cirurgias. O exame físico revela estertores crepitantes bilaterais na base pulmonar e cianose de lábios. A tomografia computadorizada de alta resolução do tórax mostra padrão reticular com opacidades em vidro fosco predominantemente nas regiões subpleurais e bases pulmonares. O D-dímero está elevado. Qual é a conduta diagnóstica e terapêutica mais adequada para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q992514 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Em um paciente de 45 anos, com histórico de dor epigástrica intermitente, piora com a ingestão de alimentos e alívio com antiácidos, relata episódios de náuseas sem vômitos. Relata consumo moderado de álcool e uso ocasional de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). A endoscopia digestiva alta revela erosões na mucosa antral sem sinais de sangramento ativo e a ultrassonografia abdominal indica presença de cálculos na vesícula biliar sem dilatação do ducto biliar comum. Considerando o manejo clínico inicial adequado, qual das seguintes opções é a mais indicada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q992515 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 60 anos apresenta-se com dor abdominal de localização variável, perda de peso e episódios recorrentes de diarreia sanguinolenta nos últimos seis meses. História de tabagismo e uso ocasional de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). A colonoscopia revelou presença de ulcerações longitudinais e áreas de mucosa saudável intercaladas, sem evidência de pólipos ou divertículos. Biópsias demonstraram inflamação crônica transmural. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial apropriada para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q899587 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Paciente João, 32 anos, comparece à unidade de saúde com queixas de perda de peso de 8 kg nos últimos dois meses, aumento da sudorese, palpitações eansiedade. Ele relata que tem sentido uma irritabilidade intensa e dificuldade para dormir. Ao exame físico, observa-se uma frequência cardíaca de 110 bpm, hipertensão leve (140/90 mmHg) e exoftalmia. O histórico familiar revela que sua mãe teve hipertireoidismo, tratado com antitireoidianos. O paciente não possui comorbidades conhecidas e não faz uso de medicações regulares.
Considerando o caso de João e os aspectos diagnósticos e terapêuticos do hipertireoidismo na Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q992516 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Relacione os distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base com suas manifestações clínicas ou achados laboratoriais mais característicos.


1 – Hiponatremia.
2 – Hipercalcemia.
3 – Acidose metabólica.
4 – Alcalose respiratória.
5 – Hiperpotassemia.

( ) Diminuição da excitabilidade neuromuscular, constipação, poliúria, e arritmias cardíacas.
( ) Fraqueza muscular, paralisia, ondas T picudas nos ECGs, e arritmias.
( ) Sinais e sintomas neuropsiquiátricos variando de letargia a coma, convulsões, e náuseas.
( ) Hiperventilação, parestesias, tontura e síncope.
( ) Hálito cetônico, dor abdominal, hiperventilação (respiração de Kussmaul), e hipotensão.


A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q899588 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Em relação aos princípios fundamentais da Atenção Primária à Saúde (APS) e à Medicina de Família e Comunidade, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q992517 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 25 anos apresenta-se com febre alta, cefaleia, mal-estar, seguido pelo surgimento de uma erupção cutânea maculopapular que iniciou no rosto e progrediu para o tronco e membros inferiores. Refere não ter recebido vacinação na infância. A análise laboratorial evidencia leucopenia e a presença de IgM específica no sangue. Qual das seguintes doenças é o diagnóstico mais provável e qual seria a medida preventiva mais eficaz para evitar sua ocorrência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q899589 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Sobre a evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q904246 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

(___) Nas doenças não transmissíveis, o período de latência é o tempo que transcorre desde a infecção até que a pessoa se torne infectada.
(___) O período de incubação é o tempo que transcorre desde a infecção até a apresentação dos sintomas.
(___) Nas doenças transmissíveis, o período de latência corresponde ao período que transcorre entre o desenvolvimento da doença subclínica até a apresentação de sintomas.
(___) O período de incubação é o tempo que transcorre desde a infecção até que a pessoa se torne infectada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q904247 | Psiquiatria, Clínico Geral, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Paciente de 23 anos, sexo masculino, chegou a unidade de saúde com queixa de náuseas há 1 hora. Durante a consulta o paciente apresentava-se diaforeico, com comportamento repetitivo e estado de euforia. Alguns minutos depois, teve um episódio de convulsão seguido por diminuição do nível de consciência, sendo necessário o seu encaminhamento para a sala de estabilização. O exame físico com os seguintes achados: PA 150/92 mmHg, FC 120 bpm, Arritmia e Midríase. Evoluiu com hipertermia, rabdomiólise e insuficiência renal aguda. Qual a hipótese diagnóstica e seu respectivo antídoto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q904248 | Medicina, Nefrologia, Clínico Geral, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A doença renal do diabetes (DRD) é a principal causa de ingresso em terapia renal substitutiva e está associada ao aumento de morbidade e mortalidade. Sobre essa doença e o seu tratamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q904249 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) constitui a principal causa de morte no mundo, com significativo impacto nas taxas de morbidade. Um paciente com PAC do sexo masculino, 58 anos,consciente e orientado, febril (38,0°C), corado, taquipneico (26 irpm), PA: 130 x 80 mmHg, hemograma sem alterações, ureia de 20 e creatinina de 0,8. Radiografía de tórax evidenciando infiltrado intersticial no hemitórax esquerdo. Considerando o critério CURB-65, esse paciente deve ser tratado em qual local:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q904250 | Medicina, Nefrologia, Clínico Geral, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Paciente do sexo feminino, 43 anos, possui obesidade, diabetes mellitus (DM), em tratamento irregular com hipoglicemiante oral, apresenta hipertensão arterial sistêmica (HAS) de difícil controle. Seus últimos exames mostraram glicemia de 170 mg/dl, ureia de 55 mg/dl e creatinina de 1,3 mg/dl. Como poderá ser avaliada a presença de nefropatia ainda incipiente neste caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q989306 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Paciente do sexo masculino, 65 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica, procura o serviço de emergência com queixa de dispneia progressiva e ortopneia nas últimas 48 horas. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 88/60 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm, estertores pulmonares bibasais e ingurgitamento jugular. O ECG mostra elevação do segmento ST em derivações precordiais. A ecocardiografia de emergência evidencia disfunção sistólica do ventrículo esquerdo com fração de ejeção de 35% e sinais de sobrecarga ventricular direita. Com base nesse quadro, qual das seguintes abordagens é a mais adequada para o manejo inicial desse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q989307 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Em uma paciente feminina de 28 anos, previamente saudável, que se apresenta com queixa de palpitações frequentes e episódicas acompanhadas de dispneia e tontura nos últimos 6 meses, foram realizados exames complementares que evidenciaram episódios de taquicardia supraventricular no Holter 24 horas. A paciente relata histórico familiar de doença reumática cardíaca. Durante a investigação, um ecocardiograma transtorácico demonstrou uma valva mitral com leve espessamento, mas sem comprometimento funcional significativo. Não foram identificados trombos intracardíacos ou sinais de hipertensão pulmonar. Qual das seguintes abordagens terapêuticas é mais apropriada para o manejo desta paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q989308 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Paciente masculino, 68 anos, ex-fumante com histórico de 40 anos-maço, apresenta-se com queixa de dispneia progressiva, tosse produtiva e episódios recorrentes de sibilância nos últimos 5 anos. Relata piora significativa dos sintomas nas últimas semanas. Exame físico evidencia uso de musculatura acessória respiratória, distensão abdominal moderada e diminuição do murmúrio vesicular com sibilos e roncos à ausculta pulmonar. A espirometria mostra um VEF1/CVF < 70% após broncodilatador, com VEF1 de 50% do previsto. Baseado nessas informações, qual das seguintes intervenções é a mais indicada para o manejo deste paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q900496 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Com relação à asma brônquica, considere as seguintes afirmativas:

I. A espirometria é o principal exame de função pulmonar recomendado, sendo útil para diagnóstico e avaliação de resposta ao tratamento.


II. No tratamento da asma leve é indicado o uso de monoterapia com beta 2-agonista de curta duração.


III. O uso de corticoide endovenoso é o tratamento de escolha nas crises.



É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q900497 | Medicina, Hepatologia, Clínico Geral, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O painel de exames sorológicos para o vírus da hepatite B mostrando HBSAg não reagente; Anti-HBS reagente, Anti- HBC total reagente e HBeAg não reagente, permite concluir por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q900498 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Homem de 52 anos, sem queixas clínicas, comparece com resultados de exames feitos com jejum de 12h, mostrando Glicemia 127 mg/dl, Hemoglobina glicada- HbA1c: 6,7 mg/dl (caso hipotético). A partir desses dados e de acordo com os protocolos e diretrizes atuais da Sociedade Brasileira de Diabetes Melito tipo 2 do Ministério da Saúde, trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.