Questões de Concursos Coloproctologia

Resolva questões de Coloproctologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1035097 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos, com histórico de dor abdominal no quadrante superior direito, icterícia intermitente e elevação moderada das enzimas hepáticas, é diagnosticada com coledocolitíase.

A melhor abordagem para o diagnóstico e tratamento dessa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1033602 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Durante o pneumoperitônio para realização de cirurgias por acesso videolaparoscópico, algumas alterações hemodinâmicas podem ocorrer no paciente.

Em relação a essas alterações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1033603 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 17 anos chega ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio esquerdo após queda de bicicleta há cerca de 6 horas. Ao exame, está hipocorado +/4, com PA: 120 x 80 mmHg e FC: 88 bpm. Realiza tomografia computadorizada de abdômen, que mostra presença de pouca a moderada quantidade de líquido em hipocôndrio esquerdo com laceração grau III, em baço, sem extravasamento (blush) de contraste arterial. Apresenta hematócrito de 30% e hemoglobina de 9,5 mg/dL.

A melhor conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1033604 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos, etilista, apresenta emagrecimento, esteatorreia e diabetes mellitus e dor tipo barra de forte intensidade de difícil controle com opioides. Realizou tomografia de abdômen, que mostrou pâncreas atrófico, com calcificações, e ducto de Wirsung dilatado (1,5 cm) e tortuoso em toda a sua extensão, com estenoses e saculações.
A melhor conduta terapêutica nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1049768 | Medicina, Urologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 49 anos se apresenta no consultório com queixa de dor no flanco esquerdo e hematúria macroscópica intermitente. Ele relata que os sintomas começaram há cerca de dois meses. Não tem antecedentes pessoais de doenças relevantes, mas é fumante há 30 anos. Quando do exame físico, há dor à palpação do flanco esquerdo com sinal de Giordano positivo, mas sem outras alterações significativas. Os exames laboratoriais mostram hematúria e leve anemia. Uma ultrassonografia abdominal revela uma massa sólida de 8 centímetros no rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirma a presença de uma massa renal com características suspeitas de malignidade, sem evidência de metástases.

Esse quadro clínico tem como diagnóstico mais provável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q998595 | Medicina, Clínica Médica Humana, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

No ambulatório, dá entrada uma mulher de 26 anos que se apresenta com sinais de masculinização, incluindo aumento de pelos faciais, voz mais grave e aumento da massa muscular. Exames laboratoriais revelam níveis elevados de testosterona e DHEA-S (dehidroepiandrosterona).

Diante desse quadro clínico, a hipótese diagnóstica principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q998596 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 36 anos chega ao pronto-socorro após atropelamento. Ele se queixa de dor abdominal intensa no lado direito do abdômen. Quando do exame físico, está hipotenso e taquicárdico, com dor à palpação no quadrante superior direito do abdômen. Os exames laboratoriais revelam queda da hemoglobina e elevação das enzimas hepáticas. Uma tomografia computadorizada mostra uma lesão no lobo hepático direito com hematoma subcapsular com 30% da superfície e uma laceração estimada em 4 cm de profundidade com 8 cm de comprimento.

A classificação mais provável dessa lesão hepática e a conduta inicial correta de tratamento são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998597 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 52 anos tem diagnóstico de úlcera gástrica, classificada com Johnson III e complicada por sangramento persistente com classificação Forrest 1A, apresentando sucessivas recidivas do sangramento. Após estabilização hemodinâmica do paciente, o cirurgião planeja realizar uma antrectomia. Para isso, ele reflete sobre as principais diferenças entre as técnicas de Billroth I e Billroth II.

Em relação a essas técnicas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q998598 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 23 anos, estudante de música, saudável e sem história patológica de doenças respiratórias, chega ao pronto-socorro com dor torácica súbita e intensa do lado direito, com dispneia. Ele relata que estava estudando com seu saxofone quando os sintomas começaram. No exame físico, observa-se diminuição do murmúrio respiratório no hemitórax direito, com hipertimpanismo à percussão e diminuição da expansão torácica nesse lado. O paciente está consciente, orientado, com frequência respiratória de 24 incursões por minuto e saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente. Uma telerradiografia de tórax confirma a presença de um pneumotórax no hemitórax direito, ocupando aproximadamente 30%.

Diante desse quadro clínico, a conduta terapêutica mais adequada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q998599 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre a anatomia da região inguinocrural e a ocorrência de hérnias nesse local, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1003264 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o rastreio e estadiamento do câncer colorretal (CCR), analise as afirmativas abaixo.

I. Dentre as possibilidades de rastreio do CCR, a escolha deve ser individualizada, levando em consideração história pessoal e familiar de câncer e pólipos, comorbidades e expectativa de vida.

II. São opções de rastreio do CCR: a amostragem fecal, exames endoscópicos, colonografia por tomografia computadorizada. A colonoscopia é o exame mais específico e sensível, podendo ser preventivo, diagnóstico e terapêutico.

III. Após o diagnóstico do CCR, é necessário o estadiamento locorregional e à distância, com indicação de tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve. Para o câncer de reto, é necessário ressonância de pelve com protocolo específico.

IV. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é importante para seguimento do paciente, com valor prognóstico. Sua elevação pode sinalizar doença recorrente ou metástase.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1021737 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A incontinência fecal é a perda involuntária de fezes ou gases pelo ânus. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1003359 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a hidradenite supurativa, leia o seguinte trecho.

“É uma desordem inflamatória ______ que envolve áreas da pele com comprometimento das glândulas ______. No estágio inicial se manifesta com abscessos regionais e _______. É classificada em estágios clínicos de I a III pela classificação de ______.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1003362 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A fissura anal é uma ruptura no revestimento epitelial do canal anal distal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1003363 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O sucesso do tratamento dos abscessos anorretais depende de um diagnóstico precoce e conhecimento anatômico profundo. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os abscessos perianais, conforme sua localização anatômica, podem ser classificados em supraelevador, perianal, interesfincteriano, isquioanal; sendo mais comuns o perianal e o isquioanal.

( ) O abscesso dito em ferradura é utilizado para descrever um acometimento bilateral, com envolvimento dos espaços interesfincteriano, supraelevador ou isquiorretal.

( ) Paciente com quadro de dor anal aguda, febre e exame físico perianal sem alterações não necessita de investigação adicional com exames de imagem para exclusão da suspeita de abscesso perianal.

( ) O risco de formação de fístula após episódio de abscesso perianal não se correlaciona com a localização ou local de drenagem do abscesso.

( ) O tratamento inclui a drenagem do abscesso, sendo o procedimento de Hanley ou Hanley modificado indicado para abscessos em ferradura, consistindo em uma drenagem lateral aberta.

( ) A gangrena de Fournier é uma infecção anorretal necrosante que tem como fatores de risco: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, imunossupressão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1003364 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Doença de Chagas é considerada endêmica na América latina. Essa doença, em sua fase crônica, 10 a 20anos após infecção, pode se apresentar de forma indeterminada, cardíaca ou digestiva. Sobre o megacólon chagásico, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1003365 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A laparotomia tem por finalidades permitir o acesso a órgãos intra-abdominais, drenagem de coleções líquidas abdominais e avaliação diagnóstica. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1003366 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Abdome é a região do tronco localizada entre o tórax e a pelve, sendo delimitado externamente pela parede abdominal. Sobre a parede abdominal ântero-lateral, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1003367 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O cólon é um órgão tubular longo que se divide em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e junção retossigmóide. Sobre esse tema, leia o seguinte trecho:

“As principais artérias com suas ramificações responsáveis pelo suprimento sanguíneo do cólon são: artérias ______ e ______. Há dois pontos críticos de potencial isquemia, um na flexura esquerda denominado ______ e um na junção retossigmoide denominado ______.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1003368 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Abscesso perianal é processo supurativo agudo classificado de acordo com sua localização anatômica. Sobre a classificação dos abscessos perianais, leia o seguinte trecho.

“O abscesso ______ ocupa o espaço delimitado pelo canal anal, parte inferior do reto e parede pélvica lateral. O ______ se localiza acima dos músculos elevadores do ânus. O ______ se localiza no plano limitado pelo esfíncter anal interno e esfíncter anal externo”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.