Questões de Concursos Comunicação com Habilitação em Jornalismo

Resolva questões de Comunicação com Habilitação em Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q975007 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em determinada matéria do telejornal local, foram exibidas imagens, narradas pelo repórter, sem que ele, no entanto, aparecesse no vídeo. O texto se refere ao seguinte recurso jornalístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q974997 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O produtor de um determinado programa radiofônico noticioso solicitou ao editor de áudio que, logo após a veiculação da trilha característica, inserisse uma trilha musical. Porém, essa passagem não poderia ser feita através de corte seco e simultaneamente à exibição da trilha musical, haveria a locução do repórter. A solicitação do produtor se justificava na medida em que o tempo disponível para a plástica era exíguo. A solução encontrada foi cortar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q974996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

“O IPCA avançou 0,51 em novembro, acumulou alta de 6, 56 no período de doze meses e fez com que a inflação estourasse o teto da meta de 6,5% estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional”. om base no texto acima, é correto afirmar que o redator do jornal utilizou o seguinte lead:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q975001 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma das revistas semanais ilustradas mais importantes na história do jornalismo brasileiro foi O Cruzeiro, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, lançada em 1928. Dentre as razões que explicam seu declínio e a retirada da publicação de circulação estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q975003 | Jornalismo, Ética Jornalística, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A editora responsável pela publicação de um jornal de circulação nacional veiculou matéria jornalística na qual atribuiu levianamente a um cidadão a autoria pelo crime de furto de veículo. A Constituição Federal e os Códigos Penal e Civil passaram a ser usados como base a partir da revogação da Lei de Imprensa, em 2009. A Lei de Imprensa, editada em 1967, por sua vez, previa em situações semelhantes a exposta acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q974978 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Integrada é uma ferramenta que auxilia nas políticas de transparência e diálogo do Poder Judiciário com a sociedade brasileira, como no caso do TJ-BA. O termo “ ntegrada", nesse contexto, significa que um dos objetivos principais da comunicação é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q974988 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A divulgação de informações internas de um órgão do Poder Judiciário gerou uma reportagem polêmica, provocando uma crise com a imprensa. A presidência do órgão, junto com a assessoria de imprensa, decidiu não conceder nenhuma entrevista sobre o caso e emitir uma nota com o ponto de vista oficial. Essa atitude está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q974993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em meados dos anos 1970 foi proposto um modelo de comunicação nomeado “ feito de nquadramento” (Framing Theory), segundo o qual a mídia influi no modo de interpretação dos receptores ao enquadrar a mensagem numa moldura (frame) de referências anteriores. Desse modo, a mídia acaba determinando a compreensão dos fatos noticiados a partir do momento em que referencia o acontecimento a um dado contexto. Daí, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q975006 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q974979 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O Marketing é uma disciplina que se desenvolveu, modernamente, nos Estados Unidos durante o século XX e que conta com diversas subdivisões e especialidades. A especialidade que pode ser mais bem utilizada na assessoria de órgãos públicos, como o TJ-BA, é o Marketing de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q974982 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Pública do Poder Judiciário tem características distintas de outras instituições do Estado. O princípio que distingue radicalmente a circulação da informação jurídica em relação à circulação da informação nos meios de Comunicação é o princípio do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q975000 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O Secretário de Segurança Pública foi convidado a participar do telejornal local a fim de explicar o porquê do aumento de assaltos a pedestres registrados durante o mês de dezembro. Um problema de última hora impossibilitou a ida do Secretário aos estúdios para participar ao vivo, mas ele enviou um áudio de um minuto e trinta segundos via Whatsapp. Devido a problemas na captação, apenas trinta segundos de fala apresentavam condições técnicas para serem levados ao ar. A Direção da emissora considerou válido o depoimento e fez uso do material da seguinte forma, tendo em vista os critérios éticos na prática do telejornalismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q974991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em um texto jornalístico, a utilização de uma “Pirâmide Invertida” em vez de uma “Pirâmide” distingue a Notícia de um Relato Factual não-noticioso porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q974994 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O enfoque pretendido, as fontes essenciais e um roteiro com perguntas são alguns elementos constantes em pautas. O planejamento facilita a apuração jornalística e ajuda a organizar o que a reportagem quer demonstrar. Contudo, o repórter deve observar que a pauta NÃO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q975005 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

No processo de produção das notícias nos telejornais, os jornalistas/editores realizam uma série de recortes sobre fatos e acontecimentos com o objetivo de transformá-los em notícias dentro das regras e normas estabelecidas pelo campo jornalístico. Destaca-se como correta a orientação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q974981 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O uso excessivo da linguagem técnica (chamada informalmente de “juridiqu s”) por parte de juízes e desembargadores é um dos grandes desafios para a assessoria de imprensa dos órgãos públicos do Poder Judiciário. Para garantir que os jornalistas da mídia não especializada em Direito compreendam o que é falado pelos magistrados nas reportagens, o assessor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q974980 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia reuniram-se para desenvolver o planejamento de Comunicação dos próximos cinco anos. Decidiu-se por uma pesquisa para levantar o percentual da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial. A assessoria de comunicação do Tribunal apresentou a proposta para a realização de diversos focus groups (discussão em grupo). Para o caso em questão, essa metodologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q975004 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Com relação à organização da notícia em jornalismo impresso, o redator optou por distribuir, na seguinte ordem, os elementos constituintes da matéria no formato de pirâmide invertida: (L1) + (L2) + (E1) + (D1) + (E2) + (D2). A fórmula que representa, na mesma ordem mencionada acima, os elementos da notícia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q974985 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

As entrevistas off the record para jornalistas são utilizadas em situações especiais, pelas assessorias de imprensa. No caso do Poder Judiciário, que apresenta particularidades não encontradas em empresas privadas e mesmo em muitos órgãos públicos, essa prática deve ser utilizada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.