Questões de Concursos Comunicação com Habilitação em Jornalismo

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1Q974978 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Integrada é uma ferramenta que auxilia nas políticas de transparência e diálogo do Poder Judiciário com a sociedade brasileira, como no caso do TJ-BA. O termo “ ntegrada", nesse contexto, significa que um dos objetivos principais da comunicação é o de:
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2Q974979 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O Marketing é uma disciplina que se desenvolveu, modernamente, nos Estados Unidos durante o século XX e que conta com diversas subdivisões e especialidades. A especialidade que pode ser mais bem utilizada na assessoria de órgãos públicos, como o TJ-BA, é o Marketing de:
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3Q974980 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia reuniram-se para desenvolver o planejamento de Comunicação dos próximos cinco anos. Decidiu-se por uma pesquisa para levantar o percentual da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial. A assessoria de comunicação do Tribunal apresentou a proposta para a realização de diversos focus groups (discussão em grupo). Para o caso em questão, essa metodologia é:
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4Q974981 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O uso excessivo da linguagem técnica (chamada informalmente de “juridiqu s”) por parte de juízes e desembargadores é um dos grandes desafios para a assessoria de imprensa dos órgãos públicos do Poder Judiciário. Para garantir que os jornalistas da mídia não especializada em Direito compreendam o que é falado pelos magistrados nas reportagens, o assessor deve:
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5Q974982 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Pública do Poder Judiciário tem características distintas de outras instituições do Estado. O princípio que distingue radicalmente a circulação da informação jurídica em relação à circulação da informação nos meios de Comunicação é o princípio do(a):
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6Q974983 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma empresa de autoria de imagem foi contratada por um órgão público. A principal fonte de informação para essa auditoria é a avaliação do(s):
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7Q974984 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A direção de um órgão público publicou uma norma determinando a substituição de termos em inglês para a língua portuguesa. A assessoria de Comunicação Institucional finalizava um manual para o público interno sobre as políticas e os procedimentos para o relacionamento com os stakeholders. Para se adequar à nova norma, o melhor termo para tradução de stakeholder é:
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8Q974985 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

As entrevistas off the record para jornalistas são utilizadas em situações especiais, pelas assessorias de imprensa. No caso do Poder Judiciário, que apresenta particularidades não encontradas em empresas privadas e mesmo em muitos órgãos públicos, essa prática deve ser utilizada para:
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9Q974986 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Um veículo impresso publica reportagem crítica sobre um órgão público. O repórter do veículo pede uma entrevista com um dirigente do órgão sobre a posição oficial. A entrevista provavelmente abordará temas polêmicos e necessitará de uma linguagem técnica para explicar mal-entendidos. Para o assessor de imprensa, a modalidade ideal para essa situação é a entrevista:
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10Q974987 | Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A principal vantagem da divulgação de informações via notícias institucionais, veiculadas nos meios de comunicação, em vez da compra do espaço editorial, é:
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11Q974988 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A divulgação de informações internas de um órgão do Poder Judiciário gerou uma reportagem polêmica, provocando uma crise com a imprensa. A presidência do órgão, junto com a assessoria de imprensa, decidiu não conceder nenhuma entrevista sobre o caso e emitir uma nota com o ponto de vista oficial. Essa atitude está:
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12Q974989 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A assessoria de comunicação de uma organização deve elaborar o planejamento de comunicação para os próximos anos. A primeira fonte de informações que deve ser analisada para isso é o:
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13Q974990 | Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A produção de notícias voltadas para o público interno é uma das atividades mais importantes das assessorias de comunicação. O principal objetivo estratégico de longo prazo para a comunicação interna de uma organização é:
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14Q974991 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em um texto jornalístico, a utilização de uma “Pirâmide Invertida” em vez de uma “Pirâmide” distingue a Notícia de um Relato Factual não-noticioso porque:
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16Q974993 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Em meados dos anos 1970 foi proposto um modelo de comunicação nomeado “ feito de nquadramento” (Framing Theory), segundo o qual a mídia influi no modo de interpretação dos receptores ao enquadrar a mensagem numa moldura (frame) de referências anteriores. Desse modo, a mídia acaba determinando a compreensão dos fatos noticiados a partir do momento em que referencia o acontecimento a um dado contexto. Daí, infere-se que:
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17Q974994 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O enfoque pretendido, as fontes essenciais e um roteiro com perguntas são alguns elementos constantes em pautas. O planejamento facilita a apuração jornalística e ajuda a organizar o que a reportagem quer demonstrar. Contudo, o repórter deve observar que a pauta NÃO:
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18Q974995 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Assoberbado com o número de pautas recebidas, o repórter de um fictício veículo de imprensa reproduziu a declaração de uma fonte sem cruzar dados que garantiriam a veracidade do depoimento - fornecido de boa-fé. Checar a validade do que é declarado é pressuposto do trabalho do jornalista, de modo a:
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19Q974996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

“O IPCA avançou 0,51 em novembro, acumulou alta de 6, 56 no período de doze meses e fez com que a inflação estourasse o teto da meta de 6,5% estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional”. om base no texto acima, é correto afirmar que o redator do jornal utilizou o seguinte lead:
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20Q974997 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O produtor de um determinado programa radiofônico noticioso solicitou ao editor de áudio que, logo após a veiculação da trilha característica, inserisse uma trilha musical. Porém, essa passagem não poderia ser feita através de corte seco e simultaneamente à exibição da trilha musical, haveria a locução do repórter. A solicitação do produtor se justificava na medida em que o tempo disponível para a plástica era exíguo. A solução encontrada foi cortar:
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