Questões de Concursos Comunicação Social Manhã

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1Q1036832 | Atendimento ao Público, Comunicação no Atendimento ao Público, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Consta do portal do BNDES que a ouvidoria é uma instância que possibilita a participação do indivíduo e aprimora o controle social sobre instituições.
Dessa forma, entende-se que as ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos
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2Q1036833 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Pesquisas de mercado revelam que vários fatores influem no desempenho mercadológico do que é produzido e consumido. Alguns desses fatores estão diretamente ligados ao que a empresa está habilitada a produzir, enquanto outros dependem das qualidades específicas do produto, mas não é possível esquecer que os mercados são compostos de consumidores que estariam dispostos ou relutantes a adquirir o que lhes é oferecido.
NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.

Dessa forma, um dos elementos de sucesso ou fracasso mercadológico deriva da reputação de uma determinada marca, que tem um valor de mercado, ou seja, um valor patrimonial que recebe o nome de
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3Q1036834 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

No passado, os consumidores ouviam com atenção a transmissão de conteúdos pela mídia tradicional, inclusive a publicidade. Eles simplesmente não tinham escolha. A mídia social mudou isso. Agora, os consumidores têm à disposição um grande volume de conteúdo gerado por outros usuários, o qual eles consideram mais confiável e bem mais atraente do que aquele oferecido pela mídia tradicional.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Para atrair a atenção e o engajamento do público, as empresas investem cada vez mais no marketing de conteúdo em suas redes sociais.
Caracteriza-se marketing de conteúdo quando há o uso de
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4Q1036835 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Dentre os tipos de amostragem não probabilística, há a amostra selecionada de forma intencional em que se buscam os elementos que apresentam a melhor condição para que a informação seja obtida.
Na prática de pesquisa de mercado, denomina-se amostragem
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5Q1036836 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Enquanto a identidade corporativa retrata o comportamento da organização, a imagem corporativa representa
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6Q1036837 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Nas pesquisas qualitativas, os tipos de coleta de dados mais utilizados e tradicionais são presenciais, envolvendo contato pessoal entre pesquisadores e participantes. Um dos métodos qualitativos presenciais e pessoais utiliza técnicas de observação adaptadas da Antropologia Social, em que os pesquisadores acompanham as pessoas em sua rotina.
Esse método é denominado
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7Q1036838 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são
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8Q1036839 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Está entre os objetivos de um profissional de marketing
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9Q1036840 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A pesquisa estratégica em Comunicação Organizacional auxilia na identificação de cenários organizacionais e de problemas de comunicação a partir do levantamento de dados secundários.
Esses dados secundários
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10Q1036841 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a
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11Q1036842 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Os profissionais de marketing devem conhecer o comportamento de compra do consumidor.
Os profissionais dessa área devem ter em mente que
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12Q1036843 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

As mídias sociais aproximam as pessoas e também as empresas.
As empresas inovam por meio da colaboração, sendo certo que
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13Q1036844 | Relações Públicas, Ética em Comunicação, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Se, antigamente, a área de Relações Públicas (RP) era associada à área de assessoria de imprensa, vista como responsável pela tarefa de assegurar espaço editorial na imprensa e na mídia eletrônica, hoje a RP vai além da simples divulgação.
Essa área colabora com tarefas como a de
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14Q906157 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Indicadores de sustentabilidade são uma ferramenta criada com o objetivo de medir a sustentabilidade das estratégias de uma empresa nos níveis social, ambiental e institucional. Os indicadores de sustentabilidade da Organização Internacional de Padronização (ISO) foram estabelecidos dentro das normas de adesão voluntária, as quais foram projetadas para ajudar as organizações a operar com sustentabilidade, a aderir às regulamentações ambientais e a melhorar continuamente os processos. Para estabelecer diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial, a NBR ISO 14031 usa três tipos de indicadores: os indicadores de desempenho da gestão (IDG), os indicadores de desempenho operacional (IDO) e os indicadores de condição ambiental (ICA). Os indicadores de desempenho da gestão (IDG) subdividem-se em quatro: os relacionados a políticas e programas de gestão; os relacionados à conformidade; os relacionados ao desempenho financeiro; e os relacionados às relações com a comunidade.
Associe os diferentes indicadores aos seus respectivos tipos, apresentados a seguir:

I - Indicador de desempenho da gestão relacionado à conformidade.
II - Indicador de desempenho operacional.
III - Indicador de condição ambiental.

P - Número de empregados que participam de programas ambientais.
Q - Quantidade consumida de óleo combustível por unidade de produto.
R - Concentração de ozônio troposférico existente no ar local.
S - Número de auditorias realizadas sobre as planeadas.

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15Q906158 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com uma pesquisa da Internet Advertising Bureau do Reino Unido, “cerca de 90% dos consumidores de fato recomendariam as marcas depois de interagir com elas na mídia social. De forma semelhante, uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem um atendimento ao cliente positivo pela mídia social são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca”.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Percebe-se uma mudança entre o CRM, sigla em inglês de Customer Relationship Management, social e cuja tradução em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente, e o CRM tradicional, sendo que o CRM social tem três usos típicos que são:
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16Q906159 | Jornalismo, História da Imprensa, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
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17Q906160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com a Teoria da Opinião Pública, formulada pela cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, a espiral do silêncio
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18Q906161 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Considere o texto sobre relacionamento e atendimento à imprensa.
Não dispare um interrogatório quando atender o jornalista. Para encaminhar o pedido de informação que ele lhe fez, você precisa saber dados elementares, como qual é a pauta, foco da matéria, se outras instituições estão sendo consultadas e outras questões pertinentes.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa. Como se relacionar com a mídia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 14.

Com base no tema abordado no texto, o assessor de imprensa deve
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19Q906162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O direito à informação, comparado a uma via de mão dupla de informar e de ser informado, pode ser desafiado pela imposição ou necessidade da fonte de manter sua identidade sob sigilo. Considere que um assessor de imprensa de um órgão público condicionou o agendamento de uma entrevista exclusiva de um agente público à obtenção do nome da fonte da informação apurada com exclusividade pelo jornalista no exercício de sua profissão.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a conduta desse assessor de imprensa
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20Q906163 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O press kit, peça importante para a assessoria de comunicação, é
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