Questões de Concursos Comunicação Social Manhã

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q906168 | Jornalismo, Ética Jornalística, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A Inteligência Artificial (IA) e sua mais recente evolução, a inteligência artificial generativa, entraram na produção jornalística sem um debate prévio sobre se e como ela deve ser utilizada, e apenas agora alguns veículos começam a criar regras internas para o seu uso. O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros não trata especificamente dessa nova tecnologia, mas apresenta as normas para o profissional atuar no jornalismo em questões de natureza ética independentemente da tecnologia utilizada.
Com base nesses parâmetros éticos, o jornalista pode utilizar recursos e ferramentas de inteligência artificial para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q906159 | Jornalismo, História da Imprensa, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q906163 | Jornalismo, Instrumentos de divulgação release, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O press kit, peça importante para a assessoria de comunicação, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q906164 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Um assessor recebeu a tarefa de elaborar um fôlder em papel para ser distribuído em evento incentivado pelo BNDES ao lado de outros parceiros.
Considerando-se que a escolha do suporte dos impressos é essencial para o resultado comunicacional que se pretende atingir, esse assessor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q906161 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Considere o texto sobre relacionamento e atendimento à imprensa.
Não dispare um interrogatório quando atender o jornalista. Para encaminhar o pedido de informação que ele lhe fez, você precisa saber dados elementares, como qual é a pauta, foco da matéria, se outras instituições estão sendo consultadas e outras questões pertinentes.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa. Como se relacionar com a mídia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 14.

Com base no tema abordado no texto, o assessor de imprensa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q906158 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com uma pesquisa da Internet Advertising Bureau do Reino Unido, “cerca de 90% dos consumidores de fato recomendariam as marcas depois de interagir com elas na mídia social. De forma semelhante, uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem um atendimento ao cliente positivo pela mídia social são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca”.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Percebe-se uma mudança entre o CRM, sigla em inglês de Customer Relationship Management, social e cuja tradução em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente, e o CRM tradicional, sendo que o CRM social tem três usos típicos que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q906165 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A compreensão dos aspectos psicológicos relacionados à influência das cores é fundamental para uma boa comunicação. As cores têm um impacto profundo nas emoções das pessoas, influenciando a forma como elas experimentam ambientes e produtos, além de influenciar o modo como as mensagens são percebidas e interpretadas.
Para elaborar uma página que transmita leveza e amplie a superfície do suporte, o assessor de comunicação responsável pelo projeto deve atentar para as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q906162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O direito à informação, comparado a uma via de mão dupla de informar e de ser informado, pode ser desafiado pela imposição ou necessidade da fonte de manter sua identidade sob sigilo. Considere que um assessor de imprensa de um órgão público condicionou o agendamento de uma entrevista exclusiva de um agente público à obtenção do nome da fonte da informação apurada com exclusividade pelo jornalista no exercício de sua profissão.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a conduta desse assessor de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q906160 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com a Teoria da Opinião Pública, formulada pela cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, a espiral do silêncio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q906157 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Indicadores de sustentabilidade são uma ferramenta criada com o objetivo de medir a sustentabilidade das estratégias de uma empresa nos níveis social, ambiental e institucional. Os indicadores de sustentabilidade da Organização Internacional de Padronização (ISO) foram estabelecidos dentro das normas de adesão voluntária, as quais foram projetadas para ajudar as organizações a operar com sustentabilidade, a aderir às regulamentações ambientais e a melhorar continuamente os processos. Para estabelecer diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial, a NBR ISO 14031 usa três tipos de indicadores: os indicadores de desempenho da gestão (IDG), os indicadores de desempenho operacional (IDO) e os indicadores de condição ambiental (ICA). Os indicadores de desempenho da gestão (IDG) subdividem-se em quatro: os relacionados a políticas e programas de gestão; os relacionados à conformidade; os relacionados ao desempenho financeiro; e os relacionados às relações com a comunidade.
Associe os diferentes indicadores aos seus respectivos tipos, apresentados a seguir:

I - Indicador de desempenho da gestão relacionado à conformidade.
II - Indicador de desempenho operacional.
III - Indicador de condição ambiental.

P - Número de empregados que participam de programas ambientais.
Q - Quantidade consumida de óleo combustível por unidade de produto.
R - Concentração de ozônio troposférico existente no ar local.
S - Número de auditorias realizadas sobre as planeadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.