Questões de Concursos ControladorGeral

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1Q979341 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Suponha que uma determinada empresa faça jus a desconto no seu imposto de renda, em virtude de lei, em razão de aplicar parcela de seus lucros em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia nacional. Nesse caso, é correto afirmar que
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2Q979342 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Caso um órgão da Administração identifique um equívoco na interpretação jurídica de uma lei, que resultou na prática de um ato administrativo contrário à jurisprudência dominante dos tribunais superiores, é correto afirmar que
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3Q979343 | Direito Constitucional, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Trata-se de competência dos Tribunais de Contas, com fundamento na Constituição Federal de 1988:
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4Q979344 | Legislação Federal, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), é correto afirmar:
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5Q979345 | Direito Administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

João, cidadão brasileiro, deseja obter informações sobre os gastos públicos com publicidade de uma prefeitura municipal. Ele acessa o site oficial da prefeitura e faz um pedido de acesso à informação, especificando os documentos que deseja consultar, mas sem justificar o motivo de sua solicitação. Após 15 dias, João recebe uma resposta informando que a prefeitura não possui as informações solicitadas, mas não indica outro órgão que possa detê-las. Além disso, João é informado que, caso queira uma cópia física de outros documentos relacionados, haverá um custo de reprodução, mas ele pode ser isento se comprovar sua situação econômica. Insatisfeito com a resposta, João decide recorrer da decisão. Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), é correto afirmar que
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6Q979346 | Direito Administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das vantagens de uma sociedade de economia mista em relação a outras entidades que podem compor a Administração Pública é
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7Q979347 | Direito Administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante uma fiscalização sanitária em um restaurante, a autoridade competente detecta diversas irregularidades, como alimentos vencidos e falta de higiene nas instalações. Diante disso, o fiscal lavra auto de infração, impõe multa e determina a interdição imediata do estabelecimento, visando proteger a saúde pública. O proprietário do restaurante, inconformado, afirma que o fiscal não poderia interditar o local sem autorização judicial. Diante da situação descrita, assinale a alternativa correta sobre os poderes da Administração Pública.
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8Q979348 | Direito Administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Instituto Cidadania Verde, uma organização da sociedade civil com atuação reconhecida na área ambiental, elaborou uma proposta para implementação de um programa de educação ambiental em comunidades ribeirinhas do município “X”. A proposta inclui um diagnóstico detalhado da situação atual da região, os benefícios esperados da intervenção, estimativas de custo, cronograma de execução e uma justificativa clara sobre o interesse público da ação. A proposta foi enviada formalmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que a publicou em seu sítio eletrônico oficial. Após breve análise interna, a Secretaria decidiu não instaurar o Procedimento de Manifestação de Interesse Social (PMIS) por entender que, naquele momento, não havia conveniência ou oportunidade para execução da ação. Meses depois, a mesma Secretaria lançou um edital de chamamento público para selecionar entidade que atuasse na educação ambiental do município, permitindo a participação de qualquer organização da sociedade civil. Com base na Lei no 13.019/2014 e na situação apresentada, assinale a alternativa correta.
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9Q979349 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Sustentável (CIGAS), formado por cinco municípios, foi instituído por contrato de consórcio público regularmente ratificado por lei municipal de cada consorciado. Após desentendimentos quanto à gestão de resíduos sólidos, o Município “Y” decidiu retirar-se do consórcio. Contudo, os bens móveis utilizados pelo consórcio, inclusive os adquiridos com recursos oriundos de “Y”, permanecem sendo utilizados pelas atividades consorciadas. O contrato de consórcio público não prevê cláusula de reversão de bens. Além disso, “Y” havia assumido obrigações contratuais, junto com os demais entes, para financiamento, por meio do mesmo consórcio, de um aterro sanitário regional, cujo contrato de execução ainda está vigente. Paralelamente à retirada de “Y”, os demais municípios consorciados decidiram alterar cláusulas contratuais relativas ao rateio de custos, com aprovação da assembleia geral e ratificação legislativa por apenas três dos cinco municípios. Com base na Lei nº 11.107/2005, e considerando a situação apresentada, assinale a alternativa correta.
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10Q979350 | Direito Administrativo, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme dispõe a Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que o processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:
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11Q979351 | Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Estrutura Conceitual para Elaboração do Relatório Contábil-Financeiro explicita que, em alguns casos, o nível de incerteza envolvido ao estimar a mensuração de ativo ou passivo pode ser tão alto que pode ser questionável se a estimativa forneceria representação suficientemente fidedigna desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes. O nível de incerteza na mensuração pode ser muito alto se, por exemplo, a única forma de estimar essa mensuração do ativo ou passivo for utilizando técnicas de mensuração baseadas em
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12Q979352 | Contabilidade Geral, Demonstração dos Fluxos de Caixa, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ocorreram os seguintes fatos contábeis em dezembro de 2023 em uma determinada empresa:

1. receita de serviços relativas a janeiro de 2024, recebidas em dezembro de 2023, no valor de R$ 122.400,00.

2. receita de aluguel ativo relativa a dezembro de 2023, recebidas em dezembro de 2023, no valor de R$ 168.000,00.

3. seguro relativo a janeiro de 2024, pago em dezembro de 2023, no valor de R$ 34.000,00.

4. seguro relativo a dezembro de 2023, pago em janeiro de 2024, no valor de R$ 67.200,00.

O resultado do exercício da empresa em 2023, em R$, pelo regime de competência e pelo regime de caixa foi, respectivamente, de:

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13Q979353 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta contas cujos saldos no Balanço Patrimonial são devedores.
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14Q979354 | Contabilidade Geral, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere D=Débito e C=Crédito e o recolhimento tributário respectivo. Sabendo que no terceiro trimestre de 2024 determinada empresa apurou um lucro em andamento e pagou R$ 136.000,00 de dividendos aos sócios a título de antecipação, assinale a alternativa que corresponde ao lançamento correto a ser efetuado.
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15Q979355 | Administração Financeira e Orçamentária, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere a seguinte situação: determinada prefeitura municipal adquiriu um software para auxiliar no planejamento de obras.

Nesse caso, ao emitir a nota de empenho correspondente, a despesa orçamentária será classificada como:

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16Q979356 | Administração Financeira e Orçamentária, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Analise o seguinte conceito: tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros que a administração pública utiliza para a consecução de seus fins. Tal conceito se refere
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17Q979357 | Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Setor Público – Estrutura Conceitual, alguns recursos para dar suporte às atividades das entidades do setor público podem ser recebidos de doadores, credores por empréstimos ou como resultado de transações com contraprestação. Entretanto, os recursos se originam, predominantemente, de transações sem contraprestação advindas dos contribuintes e de outros, de acordo com as expectativas refletidas
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18Q979358 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) elenca alguns tipos de provisões, como provisões para riscos trabalhistas, riscos fiscais e riscos cíveis, entre outras. O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade ocasionou mudanças significativas na definição de provisões. Com as mudanças adotadas, as provisões deixaram de se referir a ajustes dos valores contábeis
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19Q979359 | Administração Financeira e Orçamentária, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Determinado órgão governamental desenvolve suas atividades em um imóvel locado. Após a devida análise pelas áreas competentes, esse órgão opta pela aquisição desse imóvel e continuidade de sua utilização para os mesmos fins. De acordo com a Lei nº 4.320/64, a dotação orçamentária para essa finalidade será classificada como:
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20Q979360 | Direito Financeiro, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos da conversão, em espécie, de bens e direitos é classificada pela Lei nº 4.320/64 como
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