Questões de Concursos Controle Externo

Resolva questões de Controle Externo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1038098 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A teoria da Administração Pública enfrenta uma crise de legitimidade, pois suas bases convencionais não atendem plenamente às necessidades de teóricos, profissionais e cidadãos.
Assinale a afirmativa correta acerca do consenso implícito sobre a direção da teoria da Administração Pública, conforme a herança intelectual de Max Weber e a herança política de Woodrow Wilson.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1038101 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Brasil possui uma trajetória de mais de duas décadas de planejamento e adoção de medidas estruturantes em diversas dimensões voltadas à implementação de uma visão de governo eletrônico.
O governo aberto oferece a oportunidade de se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030793 | Português, Problemas da Língua Culta, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Assinale a frase em que a grafia do termo sublinhado está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1030806 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Foram admitidos, no âmbito do Poder Executivo do Município Delta, agentes:

I. nomeados para o cargo de professor, após regular aprovação em concurso público;
II. ocupantes exclusivos de cargos em comissão, com atribuição de direção;
III. contratados em caráter temporário em situação de emergência à saúde pública, conforme autorizado em lei.

Ao analisar a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, o Prefeito do Município Delta concluiu corretamente que, para fins de registro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1038095 | Auditoria, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
O auditor deve definir e executar procedimentos de auditoria que sejam apropriados às circunstâncias com o objetivo de obter evidência de auditoria que sejam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030808 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), em processo de tomada de contas especial, constatou que João, ordenador de despesa no âmbito da administração pública estadual, realizara despesas que não estavam lastreadas em qualquer razão de interesse público. Por essa razão, o Tribunal reconheceu a infração à sistemática legal vigente, com a imposição de multa e a condenação ao dever de ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos causados. Após o pagamento dos respectivos valores e o decurso de 5 (cinco) anos, João foi convidado a ocupar o cargo em comissão de assessor de um agente político.

À luz da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030817 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Uma pessoa investiu R$ 5.000,00 em duas modalidades de aplicação por um período de 2 anos:

• Aplicação 1: Juros simples com taxa de 8% ao ano.

• Aplicação 2: Juros compostos com taxa de 6% ao ano.

A diferença entre os montantes da Aplicação 1 em relação à Aplicação 2 ao final do período será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030821 | Estatística, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Considere o seguinte conjunto de dados, que representa as notas de 10 alunos em uma avaliação:

7, 8, 6, 9, 10 , 5, 7, 8, 6, 9.


A mediana, o desvio interquartil e o desvio absoluto médio são, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1038099 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A agenda pode se manifestar de diversas formas, como em um programa de governo, um planejamento orçamentário, um estatuto partidário ou até mesmo em uma lista de assuntos que um comitê editorial de um jornal considera importantes.
A agenda formal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1038096 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A documentação dos trabalhos de auditoria é fundamental para garantir a transparência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de auditoria. Ela serve como comprovação do trabalho realizado, demonstrando que a auditoria foi conduzida de acordo com as normas aplicáveis e os procedimentos planejados, além de permitir revisões internas e externas.
Quanto à documentação de auditoria, analise as afirmações a seguir.

I. Trata-se do registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
II. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, os resultados dos procedimentos de auditoria executados; e os assuntos significativos identificados durante a auditoria.
III. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1051232 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A transparência na administração pública fortalece o controle social e a cidadania, enquanto as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuam como mediadoras essenciais na promoção da participação cidadã e na fiscalização das políticas públicas.
Acerca da relação entre transparência, capital social e capacidade das OSCs de mobilizar recursos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1038097 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A teoria da burocracia de Max Weber evoluiu para uma teoria weberiana da burocracia e, em última análise, para um modelo weberiano de Administração Pública.
Assinale a opção que descreve corretamente a Administração Pública Weberiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1030842 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Um auditor governamental está desenvolvendo uma auditoria com o foco em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.
O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
Esse auditor está desenvolvendo uma Auditoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1030824 | Estatística, Inferência Estatística, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Com relação aos conceitos de estimação e testes de hipóteses, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A estimativa pontual é obtida por meio de um intervalo de confiança que contém o valor estimado do parâmetro populacional com uma certa probabilidade, como 95%.
( ) O erro tipo I ocorre quando rejeitamos a hipótese nula (H0) quando, na verdade, ela é verdadeira.
( ) No teste de hipóteses, a hipótese alternativa (H1) é aceita sempre que o valor p-valor é maior que o nível de significância (α).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1030843 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O processo de auditoria governamental é fundamental para assegurar a transparência, a integridade e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Ele desempenha um papel essencial ao avaliar a aplicação eficiente e ética dos recursos, promovendo a confiança da sociedade nas instituições públicas e fortalecendo a governança. Por meio da auditoria, é possível identificar oportunidades de melhoria, corrigir desvios e garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma a atender ao interesse coletivo.
Relacione as fases do processo de auditoria a seguir, com as ações nelas desenvolvidas:

I. Execução da Auditoria II. Planejamento de Auditoria III. Relatório e Monitoramento

( ) Elaborar um relatório baseado nas conclusões alcançadas. ( ) Avaliar as evidências de auditoria e extrair conclusões. ( ) Estabelecer os termos da auditoria ( ) Realizar avaliação de risco ou análise do problema ( ) Realizar os procedimentos de auditoria planejados para obter evidências. ( ) Monitorar as questões relatadas como relevantes.

A sequência correta, na ordem dada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1030807 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Uma unidade técnica do Tribunal de Contas do Estado de Roraima foi incumbida de realizar levantamento no âmbito de certa estrutura orgânica do Poder Executivo estadual, de modo a identificar os aspectos pragmáticos afetos ao funcionamento de um fundo gerido pela referida estrutura.
À luz dos balizamentos do Regimento Interno do Tribunal de Contas de Roraima, assinale a afirmativa correta acerca da medida a ser adotada pela referida unidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1030839 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Há impedimento do Conselheiro, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1059915 | Estatística, Inferência Estatística, Controle Externo, TCE GO, FGV, 2024

Num processo de estimação pontual de um parâmetro θ por umestimador T, avalie se as seguintes propriedades de T sãodesejáveis:


I. T deve ser tendencioso para θ.

II. T deve ter variância pequena.

III. T deve ter o maior erro quadrático médio possível.


Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1030800 | Matemática, Álgebra, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Um quartel possui um número N de soldados, menor que 150. O sargento reparou que dividindo os soldados em grupos de 9 ou em grupos de 12, sempre sobravam 4 soldados. Entretanto, dividindo os soldados em grupos de 7, os grupos ficavam completos e não sobrava nenhum soldado.
A soma dos algarismos do número N é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1030836 | Controle Externo, Normas Constitucionais sobre O Controle Externo, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

É (São) competente(s) para solicitar ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima a prestação de informações e a realização de auditorias e inspeções
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.