Início Questões de Concursos Coordenador Assistente de Gestão Escolar Resolva questões de Coordenador Assistente de Gestão Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Coordenador Assistente de Gestão Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q898163 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa? ✂️ a) normativa ✂️ b) controladora ✂️ c) punitiva ✂️ d) unificadora ✂️ e) seletiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q898171 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentre os instrumentos de avaliação, é possível destacar, por exemplo, a Prova Brasil e Saeb. Ao comparar esses dois instrumentos, foram elencadas algumas das características da Prova Brasil. No entanto, uma das alternativas refere-se ao Saeb, assinale-a: ✂️ a) Avalia apenas estudantes de ensino fundamental. ✂️ b) A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova. ✂️ c) Sua primeira edição foi em 2005 e, em 2007, houve nova aplicação. ✂️ d) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural. ✂️ e) Avalia as habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q898172 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024São situações que demonstram uma mudança de perspectiva em relação aos exames avaliativos, EXCETO: ✂️ a) Provas mais objetivas. ✂️ b) Provas mais dissertativas. ✂️ c) Provas que exigem raciocínio lógico. ✂️ d) Provas que envolvem questões cotidianas. ✂️ e) Provas mais reflexivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q898158 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Ao analisar os diversos aspectos que caracterizam o Projeto Político-Pedagógico, em relação à sua concretização, observa-se que ele apresenta qual das características abaixo? ✂️ a) descontínuo ✂️ b) desarticulado ✂️ c) processual ✂️ d) individualizado ✂️ e) desmembrado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q898160 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentro do planejamento escolar, qual é a menor unidade temporal de um projeto pedagógico? ✂️ a) Aula ✂️ b) Matriz pedagógica ✂️ c) Corpo docente ✂️ d) Corpo discente ✂️ e) Políticas educacionais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente. I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos. II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q898164 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Tomando com parâmetro a Constituição Federal, em seu artigo 206, como o princípio da gestão democrática do ensino público é compreendido? ✂️ a) Gestão democrática do ensino público, na forma da lei. ✂️ b) Gestão democrática do ensino público, na forma de adesão. ✂️ c) Gestão democrática do ensino público, na forma de sanção. ✂️ d) Gestão democrática do ensino público definida informalmente. ✂️ e) Gestão democrática do ensino público fora do amparo legal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q898159 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Alguns pontos contribuem para a organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Assim, leia as alternativas abaixo e destaque a que foi mal elaborada. ✂️ a) Liderança que trabalhe apenas níveis estratégicos da estrutura educacional. ✂️ b) Criação de um ambiente adequado (visual, auditiva e comportamentalmente). ✂️ c) Desenvolvimento de todos os profissionais, por meio de ações voltadas para as necessidades individuais e coletivas. ✂️ d) Envolvimento e conexão com os pais e com a comunidade. ✂️ e) Ênfase na autoavaliação e análise crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q898166 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Sobre a dimensão social e política do papel do professor, os professores possuem as características abaixo elencadas, exceto: ✂️ a) Professores preparados, que tenham clareza de seus objetivos e conteúdos. ✂️ b) Professores que não construam planos de aula, mas que deixem as aulas correrem livremente. ✂️ c) Professores que consigam cativar seus alunos. ✂️ d) Professores que utilizem metodologia e procedimentos adequados à matéria e às condições de aprendizagem dos alunos. ✂️ e) Professores que façam avaliação contínua, prestando muita atenção nas dificuldades de cada aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q898175 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais” (Brasil, 2008). Dentro desse contexto, destaque a alternativa que descreve uma das garantias a que se propõe a referida política. ✂️ a) Transversalidade da educação especial do ensino fundamental para o ensino médio. ✂️ b) Atendimento educacional comum. ✂️ c) Desarticulação das políticas públicas. ✂️ d) Acessibilidade restrita aos aspectos físicos pertinentes ao contexto da educação inclusiva. ✂️ e) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q898161 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Leia as afirmativas posteriores, marque, na sequência, a alternativa correta. I - A linguagem possui um papel central dentro do trabalho pedagógico, uma vez que ela é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão. II - A linguagem é considerada o fator de maior relevância nas explicações do fracasso escolar das camadas populares. III - A teoria da deficiência cultural afirma que as crianças das camadas populares chegam à escola com uma linguagem deficiente, que as impede de obter sucesso nas atividades de aprendizagem ✂️ a) Apenas a alternativa II é falsa. ✂️ b) Apenas a alternativa III é falsa. ✂️ c) Apenas a alternativa I é falsa. ✂️ d) Todas as alternativas são verdadeiras. ✂️ e) Todas as alternativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q898170 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em conformidade com a Constituição Federal e a LDB, analise as asserções abaixo: I - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. II – Um dos princípios que rege o ensino é a singularidade de ideias e a definição específica das concepções pedagógicas a serem trabalhadas. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q898165 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Assinale a alternativa que não corresponde à concepção da avaliação formativa. ✂️ a) A avaliação formativa é aquela que se situa no centro da ação de formação, proporcionando elementos que contribuem para a efetivação da atividade de ensino. ✂️ b) A avaliação formativa distancia-se do modelo tradicional em relação ao foco e aos objetivos definidos. ✂️ c) Sua prática vai além dos aspectos classificatórios, de medição ou seleção. ✂️ d) A avaliação formativa opõe-se à avaliação somativa que constitui um balanço parcial ou total de um conjunto de aprendizagens. ✂️ e) A avaliação formativa segue os mesmos parâmetros da avaliação de diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q898168 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em conformidade com a BNCC, leia as asserções abaixo e marque a alternativa correspondente. I - A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será alinhar a BNCC de acordo com a formação inicial dos professores. II - Diante das evidências sobre o peso do professor na determinação do desempenho do aluno e da escola de educação básica, essa é uma condição indispensável para a implementação da BNCC. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q898174 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em relação à educação especial, o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados em qual das circunstâncias descritas a seguir? ✂️ a) Quando não for possível a integração desses alunos nas classes comuns de ensino regular. ✂️ b) A pedido dos pais e responsáveis. ✂️ c) Quando os professores avaliarem ser melhor para o aluno. ✂️ d) Quando o aluno não cumprir os requisitos básicos para frequentar as classes comuns de ensino regular. ✂️ e) Quando for uma decisão consensual entre pais e coordenação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q898173 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Ao analisar aspectos que contextualizam a mediação de conflitos, é incorreto afirmar: ✂️ a) A mediação de conflitos pode ser compreendida como um instrumento transformador da cultura do conflito pela cultura do diálogo. ✂️ b) A mediação de conflitos é uma forma de ratificar a justiça contenciosa. ✂️ c) A mediação de conflitos é uma estratégia voltada para a pacificação social. ✂️ d) A mediação de conflitos é uma forma de trabalhar a humanização. ✂️ e) A mediação de conflitos influencia positivamente a construção da cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q898176 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024De acordo com a BNCC, quais são as características que os currículos devem possuir a fim de contribuir para a equidade na educação, em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais? ✂️ a) Currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. ✂️ b) Currículos padronizados em toda a extensão territorial brasileira. ✂️ c) Currículos normatizados de acordo com as características de cada região. ✂️ d) Currículos definidos a partir das matérias obrigatórias a serem cumpridas integralmente. ✂️ e) Currículos informais e livres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q898167 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentro da dinâmica escolar, nos seus mais variados aspectos, leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta. [ ] A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas, as salas de aula. [ ] A escola é o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem. [ ] É importante que as escolas e os professores tenham autonomia em suas decisões, mas essa será sempre relativa. [ ] A escola é instância integrante do todo social, não sendo afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade. ✂️ a) V, V, V, V ✂️ b) V, V, F, V ✂️ c) F, V, V, V ✂️ d) V, F, V, V ✂️ e) V, V, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q898169 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em termos estruturais e funcionais, como é possível caracterizar a autonomia dentro do contexto educacional? ✂️ a) Relativa ✂️ b) Absoluta ✂️ c) Improvável ✂️ d) Subjetiva ✂️ e) Inexpressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q898163 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024A União é responsável pela coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo sua função em três instâncias: supletiva, redistributiva e a definida em qual alternativa? ✂️ a) normativa ✂️ b) controladora ✂️ c) punitiva ✂️ d) unificadora ✂️ e) seletiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q898171 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentre os instrumentos de avaliação, é possível destacar, por exemplo, a Prova Brasil e Saeb. Ao comparar esses dois instrumentos, foram elencadas algumas das características da Prova Brasil. No entanto, uma das alternativas refere-se ao Saeb, assinale-a: ✂️ a) Avalia apenas estudantes de ensino fundamental. ✂️ b) A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova. ✂️ c) Sua primeira edição foi em 2005 e, em 2007, houve nova aplicação. ✂️ d) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural. ✂️ e) Avalia as habilidades em língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco na resolução de problemas). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q898172 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024São situações que demonstram uma mudança de perspectiva em relação aos exames avaliativos, EXCETO: ✂️ a) Provas mais objetivas. ✂️ b) Provas mais dissertativas. ✂️ c) Provas que exigem raciocínio lógico. ✂️ d) Provas que envolvem questões cotidianas. ✂️ e) Provas mais reflexivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q898158 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Ao analisar os diversos aspectos que caracterizam o Projeto Político-Pedagógico, em relação à sua concretização, observa-se que ele apresenta qual das características abaixo? ✂️ a) descontínuo ✂️ b) desarticulado ✂️ c) processual ✂️ d) individualizado ✂️ e) desmembrado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q898160 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentro do planejamento escolar, qual é a menor unidade temporal de um projeto pedagógico? ✂️ a) Aula ✂️ b) Matriz pedagógica ✂️ c) Corpo docente ✂️ d) Corpo discente ✂️ e) Políticas educacionais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente. I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos. II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q898164 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Tomando com parâmetro a Constituição Federal, em seu artigo 206, como o princípio da gestão democrática do ensino público é compreendido? ✂️ a) Gestão democrática do ensino público, na forma da lei. ✂️ b) Gestão democrática do ensino público, na forma de adesão. ✂️ c) Gestão democrática do ensino público, na forma de sanção. ✂️ d) Gestão democrática do ensino público definida informalmente. ✂️ e) Gestão democrática do ensino público fora do amparo legal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q898159 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Alguns pontos contribuem para a organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Assim, leia as alternativas abaixo e destaque a que foi mal elaborada. ✂️ a) Liderança que trabalhe apenas níveis estratégicos da estrutura educacional. ✂️ b) Criação de um ambiente adequado (visual, auditiva e comportamentalmente). ✂️ c) Desenvolvimento de todos os profissionais, por meio de ações voltadas para as necessidades individuais e coletivas. ✂️ d) Envolvimento e conexão com os pais e com a comunidade. ✂️ e) Ênfase na autoavaliação e análise crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q898166 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Sobre a dimensão social e política do papel do professor, os professores possuem as características abaixo elencadas, exceto: ✂️ a) Professores preparados, que tenham clareza de seus objetivos e conteúdos. ✂️ b) Professores que não construam planos de aula, mas que deixem as aulas correrem livremente. ✂️ c) Professores que consigam cativar seus alunos. ✂️ d) Professores que utilizem metodologia e procedimentos adequados à matéria e às condições de aprendizagem dos alunos. ✂️ e) Professores que façam avaliação contínua, prestando muita atenção nas dificuldades de cada aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q898175 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais” (Brasil, 2008). Dentro desse contexto, destaque a alternativa que descreve uma das garantias a que se propõe a referida política. ✂️ a) Transversalidade da educação especial do ensino fundamental para o ensino médio. ✂️ b) Atendimento educacional comum. ✂️ c) Desarticulação das políticas públicas. ✂️ d) Acessibilidade restrita aos aspectos físicos pertinentes ao contexto da educação inclusiva. ✂️ e) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q898161 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Leia as afirmativas posteriores, marque, na sequência, a alternativa correta. I - A linguagem possui um papel central dentro do trabalho pedagógico, uma vez que ela é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão. II - A linguagem é considerada o fator de maior relevância nas explicações do fracasso escolar das camadas populares. III - A teoria da deficiência cultural afirma que as crianças das camadas populares chegam à escola com uma linguagem deficiente, que as impede de obter sucesso nas atividades de aprendizagem ✂️ a) Apenas a alternativa II é falsa. ✂️ b) Apenas a alternativa III é falsa. ✂️ c) Apenas a alternativa I é falsa. ✂️ d) Todas as alternativas são verdadeiras. ✂️ e) Todas as alternativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q898170 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em conformidade com a Constituição Federal e a LDB, analise as asserções abaixo: I - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. II – Um dos princípios que rege o ensino é a singularidade de ideias e a definição específica das concepções pedagógicas a serem trabalhadas. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q898165 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Assinale a alternativa que não corresponde à concepção da avaliação formativa. ✂️ a) A avaliação formativa é aquela que se situa no centro da ação de formação, proporcionando elementos que contribuem para a efetivação da atividade de ensino. ✂️ b) A avaliação formativa distancia-se do modelo tradicional em relação ao foco e aos objetivos definidos. ✂️ c) Sua prática vai além dos aspectos classificatórios, de medição ou seleção. ✂️ d) A avaliação formativa opõe-se à avaliação somativa que constitui um balanço parcial ou total de um conjunto de aprendizagens. ✂️ e) A avaliação formativa segue os mesmos parâmetros da avaliação de diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q898168 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em conformidade com a BNCC, leia as asserções abaixo e marque a alternativa correspondente. I - A primeira tarefa de responsabilidade direta da União será alinhar a BNCC de acordo com a formação inicial dos professores. II - Diante das evidências sobre o peso do professor na determinação do desempenho do aluno e da escola de educação básica, essa é uma condição indispensável para a implementação da BNCC. ✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q898174 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em relação à educação especial, o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados em qual das circunstâncias descritas a seguir? ✂️ a) Quando não for possível a integração desses alunos nas classes comuns de ensino regular. ✂️ b) A pedido dos pais e responsáveis. ✂️ c) Quando os professores avaliarem ser melhor para o aluno. ✂️ d) Quando o aluno não cumprir os requisitos básicos para frequentar as classes comuns de ensino regular. ✂️ e) Quando for uma decisão consensual entre pais e coordenação pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q898173 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Ao analisar aspectos que contextualizam a mediação de conflitos, é incorreto afirmar: ✂️ a) A mediação de conflitos pode ser compreendida como um instrumento transformador da cultura do conflito pela cultura do diálogo. ✂️ b) A mediação de conflitos é uma forma de ratificar a justiça contenciosa. ✂️ c) A mediação de conflitos é uma estratégia voltada para a pacificação social. ✂️ d) A mediação de conflitos é uma forma de trabalhar a humanização. ✂️ e) A mediação de conflitos influencia positivamente a construção da cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q898176 | Pedagogia, Legislação da Educação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024De acordo com a BNCC, quais são as características que os currículos devem possuir a fim de contribuir para a equidade na educação, em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais? ✂️ a) Currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. ✂️ b) Currículos padronizados em toda a extensão territorial brasileira. ✂️ c) Currículos normatizados de acordo com as características de cada região. ✂️ d) Currículos definidos a partir das matérias obrigatórias a serem cumpridas integralmente. ✂️ e) Currículos informais e livres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q898167 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Dentro da dinâmica escolar, nos seus mais variados aspectos, leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta. [ ] A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas, as salas de aula. [ ] A escola é o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem. [ ] É importante que as escolas e os professores tenham autonomia em suas decisões, mas essa será sempre relativa. [ ] A escola é instância integrante do todo social, não sendo afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade. ✂️ a) V, V, V, V ✂️ b) V, V, F, V ✂️ c) F, V, V, V ✂️ d) V, F, V, V ✂️ e) V, V, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q898169 | Pedagogia, Gestão Escolar, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024Em termos estruturais e funcionais, como é possível caracterizar a autonomia dentro do contexto educacional? ✂️ a) Relativa ✂️ b) Absoluta ✂️ c) Improvável ✂️ d) Subjetiva ✂️ e) Inexpressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro