Questões de Concursos Cuidador de Pessoa com Deficiência

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1Q890823 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Os estudos acerca do desenvolvimento humano revelam que este é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica ao longo da vida. Sobre isso, Vygotsky defende que as crianças aprendem por meio da
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2Q890825 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Estudantes que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou nas estereotipias motoras são compreendidos como alunos com
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3Q890827 | Enfermagem, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A ocupação de Cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob o código 5162. A respeito do fazer profissional e das relações desse profissional no ambiente de trabalho, é correto afirmar:
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4Q890817 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

O trabalho de cuidador no ambiente educacional exige bastante dedicação devido à necessidade de uma relação de confiança, afetuosa e respeitosa com os estudantes que necessitam de seus cuidados. A função essencial do cuidador na escola é
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5Q890826 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve constar no
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6Q890822 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/1996) prevê o serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência matriculados nas escolas da Educação Básica. Sendo assim, compreende-se que o profissional cuidador educacional
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7Q890824 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A deficiência visual é caracterizada pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade visual de um ou dos dois olhos. No caso dos deficientes visuais, eles possuem uma privação
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8Q890830 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise o excerto a seguir.

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.”
(VARELA e OLIVER, 2013, p.1773)

O excerto traz elementos que expressam a definição de
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9Q890821 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Vida da Pessoa com Deficiência, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei N.º 13.146) foi promulgada em 06 de julho de 2015. No Art. 1º, constata-se que essa lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão
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10Q890829 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Observar como a criança chega à escola é muito importante. A sua integridade está relacionada à garantia de direitos. Analise a descrição a seguir.

Eles podem ser físicos, psicológicos, sexuais, abandono, negligências, abusos econômico-financeiros, omissão, violação de direitos e autonegligência.

Esta descrição refere-se a situações de
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11Q890820 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise os itens listados a seguir.

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
III - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
IV - Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Esses itens pertencem aos
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12Q890818 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Maria Eugênia é uma cuidadora educacional que atua na Escola Municipal Viva Feliz do município de Trindade/GO. Atualmente, ela acompanha duas crianças autistas. A atuação dessa profissional, no ambiente escolar, não se confunde com a do professor de sala, porque o cuidador
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13Q890828 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Refere-se ao conjunto de práticas que tem por finalidade proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para estudantes, professores, funcionários e familiares. Esse processo pode ocorrer em distintos momentos: no início, no meio e/ou no final do ano letivo, bem como no momento da chegada e/ou saída do aluno da escola, em função de campanhas educativas, entre outras possibilidades. Essa descrição diz respeito ao
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14Q890819 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei N.º 8.069/1990 – Art. 4º), “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” (BRASIL, 1990). Sendo assim, a garantia de prioridade compreende
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