Questões de Concursos Cuidador Escolar

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1Q1081192 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Acerca do Decreto n° 3.298/1999 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

()O tratamento e a orientação psicológica serão prestados apenas na fase inicial do processo reabilitador, destinados a contribuir para que a pessoa portadora de deficiência atinja o mais pleno desenvolvimento de sua personalidade.
()É considerado parte integrante do processo de reabilitação o provimento de medicamentos que favoreçam a estabilidade clínica e funcional e auxiliem na limitação da incapacidade, na reeducação funcional e no controle das lesões que geram incapacidades.
()Durante a reabilitação, será propiciada, obrigatoriamente, assistência em saúde mental com a finalidade de permitir que a pessoa submetida a esta prestação desenvolva ao máximo suas capacidades.

Assinale a alternativa CORRETA:
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3Q888754 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, instituída pela resolução nº 04 de 02 de outubro de 2009, regulamenta uma série de providências para o atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa correta de acordo com este documento legal.

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4Q888755 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Segundo a legislação educacional brasileira, entende-se por educação especial:

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5Q888756 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96, em seus artigos 58, 59 e 60 regulamenta de um modo geral a educação especial nas unidades escolares brasileiras. De acordo com a referida lei os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

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6Q888757 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Larissa, uma criança de 09 anos de idade, cursa o terceiro ano do ensino do ensino fundamental na Escola Municipal Criança Feliz. Larissa é autista não verbal, não consegue acompanhar os conteúdos escolares e não possui autonomia para realizar atividades de vida diária como ir ao banheiro, alimentar-se, vestir-se, etc... Há um mês a secretaria municipal de educação designou um profissional de apoio escolar para acompanhar Larissa na sala de aula regular. Para que a inclusão desta aluna seja adequada e condizente com as diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva, este profissional NÃO deverá:

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7Q888758 | Primeiros Socorros, Queimaduras, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Uma criança com autismo enquanto corria durante o intervalo, bateu em um prato de sopa quente vindo a sofrer uma queimadura de segundo grau. Assinale a alternativa incorreta sobre as primeiras condutas a serem tomadas.

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8Q888759 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Associe as colunas relacionando corretamente os termos incorporados ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146, de 2015) aos seus respectivos significados.

TERMOS INCORPORADOS

1 - Acessibilidade

2 - Tecnologia assistiva

3 - Desenho universal

4 - Barreiras

SIGNIFICADOS

( ) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

A sequência correta dessa associação é

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9Q1080768 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Com base nos princípios e diretrizes estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas a seguir:

I. Reconhece que a deficiência deve ser avaliada unicamente por critérios médicos, independentemente das barreiras sociais e ambientais que possam limitar a participação plena da pessoa.

II. Assegura que as instituições de ensino público e privado ofereçam atendimento especializado e adaptações razoáveis sem cobrar valores adicionais.

III. Proíbe qualquer tipo de discriminação contra pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e obriga que empresas com mais de 100 funcionários reservem uma porcentagem mínima de vagas para essa população.

IV. Determina que as instituições públicas e privadas de atendimento ao público devem eliminar barreiras físicas e de comunicação, sob pena de sanções administrativas.

Está CORRETO o que se afirma em:
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10Q887766 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

A participação dos cuidadores no âmbito escolar é de suma importância, tendo em vista o processo de inclusão educacional. Sobre as funções do cuidador, assinale a alternativa CORRETA.
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11Q887767 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Na busca por concretizar a inclusão de estudantes com deficiência na rede educacional regular, que vá além do ato de matrícula e sua inserção na sala de aula, torna-se essencial a prática de um ensino eficaz e que promova o desenvolvimento do estudante. Nesse contexto, é essencial o papel do cuidador educacional para contribuir para a acessibilidade. Sobre o cuidador educacional, analise as afirmativas a seguir.


I- Esse profissional corrobora diretamente com o desenvolvimento dos alunos, haja vista que no decorrer do cotidiano escolar estará à disposição atendendo individualmente cada estudante, favorecendo seu aprendizado e sua sociabilidade.

II- Aatuação desse profissional é restrita à higiene, alimentação e locomoção de alunos com deficiência.

III- O cuidador educacional é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada, pois cuidará das necessidades específicas do aluno com deficiência visando à acessibilidade e a inclusão.


É CORRETO o que se afirma em:

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12Q887768 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

“A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional... As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e a nós mesmos. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. Por tudo isso, a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral” (Mantoan, 2015).


Considerando o texto, analise as proposições a seguir.


I- A inclusão na educação implica uma mudança no paradigma educacional atual, que reconhece e valoriza a diversidade humana, incluindo diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas e de gênero.

II- As escolas inclusivas são aquelas que organizam seu sistema educacional levando em consideração as necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou características individuais, buscando garantir o sucesso educativo de todos os estudantes.

III- A inclusão na educação é destinada aos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em:

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13Q887769 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996), analise as assertivas a seguir.


I- De acordo com a LDB, os alunos com necessidades especiais têm o direito de receber um atendimento educacional especializado, preferencialmente na escola regular, para promover sua inclusão e participação plena na vida escolar e na sociedade.

II- Cabe ao professor sempre se atualizar sobre métodos, técnicas e recursos educativos para atender às necessidades dos alunos com deficiência, pois a LDB desvaloriza a importância da formação continuada dos professores para atender às necessidades educacionais desses alunos.

III- Constitui-se como obrigatoriedade da administração pública a provisão de recursos e pessoal, para a efetivação das políticas educacionais, para que sejam concretizados os principais objetivos da educação, que visam o pleno desenvolvimento da pessoa com deficiência.

IV- Segundo a LDB, é assegurado aos alunos com deficiência o acesso ao ensino regular, preferencialmente na rede regular de ensino, garantindo o atendimento educacional especializado quando necessário.


É CORRETO o que se afirma em:

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14Q887770 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente é CORRETO afirmar que:
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15Q887771 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Analise as asserções a seguir sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.


I- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva visa promover o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, reconhecendo a diversidade como um valor fundamental.

II- De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o cuidador educacional está presente como parte dos serviços especializados, com o objetivo de auxiliar as crianças com deficiência nas atividades no ambiente escolar e social, especialmente em questões de higiene, locomoção e alimentação.

III- A articulação entre Educação Especial e ensino regular, conforme destacado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é desnecessária para promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, evidenciando a importância da colaboração entre esses dois âmbitos educacionais.


É CORRETO o que se afirma em:

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16Q887772 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) reconhece a diversidade como um valor fundamental e visa promover o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, especialmente àqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (Brasil. MEC/SEESP, 2008).


Assinale a afirmação CORRETA sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

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17Q887773 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Considerando os aspectos legais e operacionais relativos ao papel e importância do Cuidador Educacional nos cuidados essenciais, analise as afirmativas a seguir.


I- O Cuidador Educacional exerce atividades de apoio na alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas.

II- É atribuição do Cuidador Educacional desenvolver atividades educacionais diferenciadas ao aluno público alvo da Educação Especial, além dos cuidados essenciais com alimentação, repouso, higiene e proteção.

III- A demanda de um Cuidador Educacional se justifica quando a necessidade específica do estudante público alvo da Educação Especial de cuidados essenciais não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais estudantes.

IV- O Cuidador Educacional deve atuar na prestação de cuidados essenciais de forma articulada com os professores do aluno público alvo da Educação Especial da sala de aula comum e na sala de recursos multifuncionais.


É CORRETO o que se afirma em:

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18Q887774 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Em uma escola inclusiva, há um aluno chamado Lucas que tem paralisia cerebral e necessita de suporte em suas atividades diárias. Para ajudá-lo, a escola contratou uma Cuidadora Educacional chamada Sofia. Um dia, durante o intervalo, Lucas expressa que precisa ir ao banheiro. Sofia imediatamente se oferece para ajudá-lo. Ela acompanha Lucas até o banheiro adaptado, auxiliando-o no trajeto com sua cadeira de rodas. Lá, ela o ajuda a transferir-se para o vaso sanitário com segurança e respeitando sua autonomia na medida do possível. Após o intervalo, é hora do almoço. Como Lucas tem dificuldades motoras, ele precisa de assistência para se alimentar. Os profissionais de saúde da escola estavam almoçando e, juntamente com Sofia, sentaram-se ao lado de Lucas na hora do almoço. Sofia ajudou-o a segurar os utensílios e cortar os alimentos, sempre respeitando o ritmo e as preferências de Lucas. Ela também incentiva a independência dele, encorajando-o a fazer o máximo possível por conta própria. Ao longo do dia, Lucas participa das atividades escolares na sala de aula regular, mas às vezes precisa de ajuda para completar suas tarefas. Sofia está sempre por perto, oferecendo apoio individualizado, seja na organização dos materiais, na escrita ou na participação em atividades em grupo. No final do dia, ao se preparar para ir embora, Lucas percebe que esqueceu um livro na sala de aula. Sofia prontamente se oferece para ajudá-lo a recuperá-lo, demonstrando seu comprometimento em atender às necessidades de Lucas em todas as situações. Assim, Sofia desempenha um papel fundamental na vida escolar de Lucas, proporcionando-lhe o suporte necessário para que ele possa se envolver plenamente nas atividades educacionais, promovendo sua autonomia e bem-estar.


Com base no caso fictício, assinale a alternativa CORRETA sobre os cuidados essenciais ao aluno com deficiência:

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19Q1080564 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Domingos do Cariri PB, CPCON, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

I- De acordo com o art. 3º do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a acessibilidade é definida como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

II- A Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, prevê a figura do profissional de apoio escolar, responsável por auxiliar nas atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência, atuando em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária.

III- O Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que a tecnologia assistiva diz respeito a produtos, equipamentos ou dispositivos físicos, mas exclui metodologias, estratégias e serviços que promovam a funcionalidade e a inclusão social das pessoas com deficiência.

IV- O Estatuto da Pessoa com Deficiência define barreiras tecnológicas como obstáculos que dificultam ou impedem o acesso de pessoas com deficiência às tecnologias, incluindo a falta de adaptações em sites, aplicativos ou dispositivos eletrônicos. Essas podem restringir o acesso à informação e comunicação, contribuindo para a exclusão dessas pessoas.

É CORRETO o que se afirma em:

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20Q1081076 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é conhecida como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e dispõe, em seu Capítulo IV, acerca do direito à educação da pessoa com deficiência. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Assegura um sistema educacional inclusivo enquanto o estudante frequentar a educação básica.
II. Adota medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência.
III. Possibilita acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.

Está correto o que se afirma em
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