Questões de Concursos Cuidador Infantil

Resolva questões de Cuidador Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q952325 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um dos aspectos da política educacional pertinente à educação infantil, por meio da Base Nacional Comum Curricular, foi descrito por meio do excerto abaixo. Complete-o com o termo correspondente.
Na primeira etapa da educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil (___________) devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q952320 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Embasado na LDB, analise o excerto abaixo:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:

I – físico
II – psicológico
III - intelectual
IV – social
V – emocional

São aspectos descritos por meio do artigo 29 da LDB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q952322 | Noções de Primeiros Socorros, Queimaduras, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Sobre as regras comuns direcionadas à educação infantil, a partir do texto da LDB, assinale a alternativa pertinente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q952315 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A relação agente de cuidados infantis e a criança deve ser construída por meio de embasamento teórico que oportunize a compreensão de como ocorre o desenvolvimento cognitivo da criança. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e destaque a que não condiz com a realidade contemporânea.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q952321 | Pedagogia, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), observa-se a preocupação com os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância. Conforme o texto do ECA, esses profissionais devem receber formação específica e permanente, no intuito de auxiliar a detecção de sinais de risco para um determinado tipo de desenvolvimento, assinale-o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q952313 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A segunda infância, compreende a faixa etária dos 3 aos 6 anos. Sobre essa fase, analise o seguinte exemplo:
“Ana esconde seu lanche dentro da caixa de brinquedos, pois não quer dividir com sua coleguinha. Ela está segura, porque sua coleguinha não irá procurá-lo em um lugar onde não se pode guardar lanche”.

O exemplo anterior representa que tipo de avanço cognitivo da segunda infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q952308 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Sobre os objetivos e funções da creche, analise as alternativas abaixo:

I – Limitar as experiências da criança.
II – Trabalhar apenas níveis elementares de aprendizagens.
III – Atuar de forma complementar à educação familiar.
IV – Trabalhar aspectos como socialização, autonomia e comunicação.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q952311 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Quando são trabalhados os jogos infantis, mas especificamente o jogo educativo, é pertinente afirmar que um dos objetivos principais desse tipo de jogo é alcançar o equilíbrio entre duas funções, assinale-as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q952324 | Pedagogia, Legislação da Educação, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Na creche, os produtos de limpeza ficavam expostos e um bebê ingeriu acidentalmente um produto químico. Nesse caso, qual das medidas abaixo seria incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q952312 | Pedagogia, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] O cotidiano de creches e pré-escolas é marcado por uma rotina imposta pelos adultos e, simultaneamente, pela necessidade de se trabalhar a autonomia das crianças.
[ ] A organização dos tempos de realização das atividades é uma tarefa específica do cuidador infantil.
[ ] A avaliação do trabalho de gestão da creche deve incidir sobre todo o ambiente de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas - os locais, os momentos, os materiais, as instruções, os apoios e as modalidades organizativas das atividades (sequência didática, atividade permanente ou projeto).
[ ] A partir de uma análise criteriosa e ouvindo os diferentes atores, é possível identificar prioridades e pesquisar as adequações necessárias que precisam ser providas no intuito de conciliar cuidado e educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q952327 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento:

I – desumano
II – violento
III – aterrorizante
IV - vexatório ou constrangedor
V – corretivo

Completa corretamente o artigo 18 do ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q952318 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme a Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos, é verdadeiro afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q952323 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em caso de queimaduras, analise as condutas abaixo:

I - Térmicas: colocar o machucado embaixo da torneira por alguns minutos. Não passar nada. Compressas frias alivia a dor. Serviço de emergência caso tenha bolha ou ferimento grave. Caso queime a roupa e a pele junto não remover a roupa.
II - Químicas: enxague por cerca de 20 minutos o local. Cubra a queimadura e leve a emergência. Não remova a roupa. Não coloque nada na queimadura.
III - Sol, primeiro grau, compressa fria.

Não apresenta nenhuma informação incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q952326 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança tem direito de brincar, praticar esportes e divertir-se. Essa amplitude de direito tem relação com qual dos direitos fundamentais abaixo definidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q952317 | Pedagogia, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Alguns ponderamentos sobre a educação inclusiva foram descritos abaixo:

I – A Convenção da Guatemala afirma que as pessoas com deficiência devem ter direitos específicos em atendimento às suas limitações.
II – A escola, ao longo de toda a sua existência, sempre foi um espaço que trabalhou a inclusão social.
III – Historicamente, a educação especial era organizada como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
IV – A democratização do ensino, a partir de 1980, colocou um fim na exclusão em âmbito educacional.

É falso o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q952314 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A segurança é um aspecto central quando se analisa o ambiente físico da creche. Algumas atitudes contribuem para melhorar o nível de segurança, como as destacadas abaixo. Analise- as, marque na sequência a alternativa correspondente.

I - Solário = deve estar contíguo ao berçário, e ser de uso exclusivo dessa faixa etária.
II - Solário = piso antiderrapante, resistente, de fácil higienização, com desníveis que facilitem a demarcação dos espaços.
III - Área amamentação = deve possuir ventilação e iluminação natural e que garanta a privacidade da lactente.
IV - Área amamentação = obrigatória para todos os estabelecimentos que atendam à educação infantil.
V - Fraldário – sala de banho = janelas com abertura máxima de 1/8 da área do piso, permitindo a ventilação e iluminação natural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q952309 | Pedagogia, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao analisar a organização do cotidiano da creche, a partir da compreensão dos elementos que constituem seu ambiente físico e afetivo, analise as afirmativas posteriores:

I – A organização do cotidiano da creche deve ser pensada a partir da multiplicidade de vivências que podem ser desenvolvidas nesse ambiente.
II - A presença de espelhos, transparências, tecidos coloridos, elementos da natureza e objetos de múltiplas culturas instiga as crianças a manipular, produzir, expor, organizar, guardar, imaginar, lembrar e narrar. Assim, as estruturas físicas constituem uma referência clara das atividades que nelas podem ocorrer: são locais para desenhar, contar história, jogar etc. Além disso, a configuração do ambiente é importante pelo fato de as crianças o considerarem cenário de alegria ou de medo, inibição ou descoberta, amizades ou rivalidades e de acolhimento das ações e desejos infantis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q952319 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente:

[ ] A organização temporal e espacial na educação infantil deve ser pensada com base nas ações cuidadoras.
[ ] Os espaços são concebidos como componentes ativos do processo educacional e neles são refletidas as concepções de educação assumidas pelo educador e pela escola.
[ ] O espaço físico representa especificamente os aspectos tangíveis, logo não pode ser transformado em espaço educativo que possui uma dimensão pedagógica.
[ ] O exercício da criatividade depende das atividades e materiais que são trabalhados com as crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q952310 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O desenvolvimento da criança pode ser analisado de acordo com múltiplas variáveis, tais como: aspecto físico, social, cognitivo e afetivo. Nesse sentido, analise as afirmativas posteriores:

I – Os dois primeiros anos de vida marcam uma fase em que se observa apenas mudanças em nível biológico e cognitivo das crianças.
II – Entre os três e os seis anos, percebe-se um crescimento rápido, que se inicia com uma aparência física mais esguia.
III - Dos 3 aos 6 anos de idade, as áreas de maior crescimento do cérebro são as frontais, responsáveis pelo planejamento e organização de ações.
IV – Jean Piaget estruturou o desenvolvimento em estágios, contribuindo para a melhor compreensão de cada fase vivenciada pelo indivíduo.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q952316 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Você está cuidando de uma criança. Ela cai do balanço e corta o couro cabeludo profundamente. Nesse tipo de situação, são verdadeiras as afirmativas abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.