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Cuidador PCD Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q884829 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Indique a alternativa que melhor define a posição de Poker (2001) em relação à inclusão de alunos com surdez na escola comum: ✂️ a) Discorda da inclusão, defendendo escolas exclusivamente para surdos. ✂️ b) Enfatiza a importância das trocas simbólicas para o desenvolvimento dos alunos surdos. ✂️ c) A escola comum deve viabilizar sua escolarização em turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplado de libras, o ensino em libras e o ensino da língua Portuguesa. ✂️ d) Argumenta que a inclusão de alunos com surdez prejudica o desempenho dos demais alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados: ✂️ a) Sentimento de superioridade e independência. ✂️ b) Euforia e satisfação constante. ✂️ c) Dificuldade de aceitação, sentimento de culpa e vergonha por não conseguir realizar o autocuidado. ✂️ d) Autoconfiança inabalável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q884831 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024De acordo com Dorziat (1998), o que é necessário para aprimorar a educação inclusiva para alunos com surdez: ✂️ a) Exclusivamente a adoção da Língua de Sinais. ✂️ b) A implementação de ações que tenham sentido para todos os alunos. ✂️ c) A segregação dos alunos com surdez em salas específicas. ✂️ d) O foco exclusivo na adaptação curricular para alunos com surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q884837 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como o reconhecimento da deficiência está relacionado à interpretação subjetiva dos indivíduos sobre sua própria condição, segundo os estudos de Martins e Barsaglini (2011) e Resende e Gouveia (2011): ✂️ a) Está relacionado à opinião da sociedade sobre a deficiência. ✂️ b) Depende exclusivamente do grau de limitação física. ✂️ c) Está relacionado ao entendimento pessoal sobre a própria condição. ✂️ d) Não está relacionado a fatores subjetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q884838 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Para indivíduos com deficiência física, as relações familiares e sociais desempenham um papel crucial em seu bem-estar emocional, desenvolvimento pessoal e inclusão na sociedade. A família muitas vezes serve como um pilar de apoio, fornecendo amor, suporte emocional e assistência prática para enfrentar os desafios diários. Além disso, as interações sociais com amigos, colegas e comunidade são essenciais para promover a inclusão, a autoestima e o senso de pertencimento. Compreender o impacto positivo dessas relações é fundamental para criar ambientes mais inclusivos e apoiar o pleno desenvolvimento de indivíduos com deficiência física. Qual é o papel das relações familiares e sociais para indivíduos com deficiência física: ✂️ a) São irrelevantes para o bem-estar subjetivo. ✂️ b) Funcionam como um obstáculo para a aceitação social. ✂️ c) Servem como suporte social, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida. ✂️ d) Aumentam o preconceito e os estigmas sobre a deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q884839 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015): ✂️ a) Promove a aceitação e a integração social. ✂️ b) Gera sofrimento psicológico e dificulta a exposição pública. ✂️ c) Não influencia as relações sociais. ✂️ d) Contribui para o desenvolvimento da autoestima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial: ✂️ a) Ele respeita a identidade surda e sua cultura. ✂️ b) Ele promove a segregação dos alunos com surdez. ✂️ c) Ele valoriza as diferenças individuais. ✂️ d) Ele proporciona um ambiente educacional estimulador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q884842 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Quais são alguns dos itens assegurados aos profissionais da educação, de acordo com o Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Férias ilimitadas. ✂️ b) Licença remunerada para viagens ao exterior. ✂️ c) Acesso gratuito a eventos culturais. ✂️ d) Piso salarial profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q884828 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Em um mundo onde a comunicação oral é predominante, as pessoas com surdez frequentemente enfrentam uma série de desafios ao buscar educação escolar. Desde a infância até a vida adulta, esses desafios podem se manifestar de várias formas, afetando não apenas o acesso à informação, mas também o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos com perda total de audição. A educação inclusiva é um objetivo fundamental, mas a realidade muitas vezes mostra barreiras que precisam ser superadas para alcançá-la plenamente. Marque, dentre as alternativas apresentadas, os principais desafios enfrentados por pessoas com surdez na educação escolar: ✂️ a) Falta de interesse dos professores. ✂️ b) Ausência de recursos adequados para estimular seu desenvolvimento. ✂️ c) Facilidade de integração total em turmas regulares. ✂️ d) Ausência de preconceitos por parte da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q884834 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Os cursos de formação continuada em Educação Especial desempenham um papel crucial na melhoria das práticas educacionais e no desenvolvimento profissional de professores e outros profissionais da área. No entanto, a evasão desses cursos ainda é um desafio significativo. Muitos fatores podem contribuir para isso, incluindo falta de tempo, recursos financeiros limitados, falta de suporte adequado e até mesmo falta de interesse. Diante desse cenário, é fundamental identificar estratégias eficazes para reduzir a evasão e garantir a participação e o engajamento dos alunos ao longo de todo o curso. Qual estratégia pode ser adotada para reduzir a evasão nos cursos de formação continuada em Educação Especial: ✂️ a) Redução do número de vagas oferecidas. ✂️ b) Implementação de métodos de ensino tradicionais. ✂️ c) Foco na flexibilidade e interatividade das metodologias. ✂️ d) Aumento das taxas de reprovação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q884843 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024O que é considerado pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, segundo o § 1º do Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Experiência internacional. ✂️ b) Titulação em áreas não relacionadas à educação. ✂️ c) Experiência docente. ✂️ d) Fluência em múltiplos idiomas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q884840 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024O que os institutos superiores de educação devem manter, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Cursos de culinária e gastronomia. ✂️ b) Programas de formação esportiva. ✂️ c) Cursos formadores de profissionais para a educação básica. ✂️ d) Workshops de artes plásticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q884832 | Pedagogia, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024A qualidade da educação básica depende, em grande parte, da competência e da preparação dos professores que atuam nas salas de aula. O Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma série de desafios enfrentados na formação desses profissionais. Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, a garantia de uma formação adequada para os professores se torna crucial para assegurar uma educação de qualidade em todas as regiões. Qual é um dos principais desafios apontados pelo Censo Escolar (INEP, 2016) em relação à formação dos professores da Educação Básica: ✂️ a) Falta de recursos tecnológicos nas escolas. ✂️ b) Alta taxa de evasão dos cursos de formação continuada. ✂️ c) Poucos professores com formação em Educação Especial. ✂️ d) Excesso de professores com formação específica em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q884841 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como será feita a preparação para o exercício do magistério superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Em nível de graduação. ✂️ b) Exclusivamente em programas de doutorado. ✂️ c) Prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. ✂️ d) Através de cursos online. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q884833 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024A Educação Especial abrange uma ampla gama de necessidades, que vão desde deficiências físicas e intelectuais até transtornos do espectro autista. Cuidadores, sejam eles profissionais especializados ou familiares, desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do desenvolvimento desses indivíduos. No entanto, a formação adequada para cuidadores na área da Educação Especial muitas vezes é escassa. As escolas podem ser um ponto de partida importante para oferecer suporte e capacitação a esses cuidadores, ajudando-os a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para fornecer o melhor cuidado possível. Como as escolas podem contribuir para a formação de cuidadores na área da Educação Especial: ✂️ a) Oferecendo cursos exclusivos para professores com formação em Educação Especial. ✂️ b) Priorizando a evasão dos cursos de formação continuada. ✂️ c) As escolas podem oferecer cursos de formação específicos para cuidadores na área da Educação Especial. ✂️ d) Reduzindo o acesso à formação continuada para professores da rede pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q884835 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024De acordo com Alba (2006), o que é necessário para profissionais atuarem na Educação Inclusiva dentro do novo paradigma tecnológico: ✂️ a) Formação inicial rígida e estática. ✂️ b) Flexibilidade e atualização constante. ✂️ c) Desconhecimento dos mecanismos culturais e tecnológicos. ✂️ d) Conhecimento apenas superficial sobre as práticas inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF
1Q884829 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Indique a alternativa que melhor define a posição de Poker (2001) em relação à inclusão de alunos com surdez na escola comum: ✂️ a) Discorda da inclusão, defendendo escolas exclusivamente para surdos. ✂️ b) Enfatiza a importância das trocas simbólicas para o desenvolvimento dos alunos surdos. ✂️ c) A escola comum deve viabilizar sua escolarização em turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplado de libras, o ensino em libras e o ensino da língua Portuguesa. ✂️ d) Argumenta que a inclusão de alunos com surdez prejudica o desempenho dos demais alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados: ✂️ a) Sentimento de superioridade e independência. ✂️ b) Euforia e satisfação constante. ✂️ c) Dificuldade de aceitação, sentimento de culpa e vergonha por não conseguir realizar o autocuidado. ✂️ d) Autoconfiança inabalável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q884831 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024De acordo com Dorziat (1998), o que é necessário para aprimorar a educação inclusiva para alunos com surdez: ✂️ a) Exclusivamente a adoção da Língua de Sinais. ✂️ b) A implementação de ações que tenham sentido para todos os alunos. ✂️ c) A segregação dos alunos com surdez em salas específicas. ✂️ d) O foco exclusivo na adaptação curricular para alunos com surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q884837 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como o reconhecimento da deficiência está relacionado à interpretação subjetiva dos indivíduos sobre sua própria condição, segundo os estudos de Martins e Barsaglini (2011) e Resende e Gouveia (2011): ✂️ a) Está relacionado à opinião da sociedade sobre a deficiência. ✂️ b) Depende exclusivamente do grau de limitação física. ✂️ c) Está relacionado ao entendimento pessoal sobre a própria condição. ✂️ d) Não está relacionado a fatores subjetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q884838 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Para indivíduos com deficiência física, as relações familiares e sociais desempenham um papel crucial em seu bem-estar emocional, desenvolvimento pessoal e inclusão na sociedade. A família muitas vezes serve como um pilar de apoio, fornecendo amor, suporte emocional e assistência prática para enfrentar os desafios diários. Além disso, as interações sociais com amigos, colegas e comunidade são essenciais para promover a inclusão, a autoestima e o senso de pertencimento. Compreender o impacto positivo dessas relações é fundamental para criar ambientes mais inclusivos e apoiar o pleno desenvolvimento de indivíduos com deficiência física. Qual é o papel das relações familiares e sociais para indivíduos com deficiência física: ✂️ a) São irrelevantes para o bem-estar subjetivo. ✂️ b) Funcionam como um obstáculo para a aceitação social. ✂️ c) Servem como suporte social, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida. ✂️ d) Aumentam o preconceito e os estigmas sobre a deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q884839 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015): ✂️ a) Promove a aceitação e a integração social. ✂️ b) Gera sofrimento psicológico e dificulta a exposição pública. ✂️ c) Não influencia as relações sociais. ✂️ d) Contribui para o desenvolvimento da autoestima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial: ✂️ a) Ele respeita a identidade surda e sua cultura. ✂️ b) Ele promove a segregação dos alunos com surdez. ✂️ c) Ele valoriza as diferenças individuais. ✂️ d) Ele proporciona um ambiente educacional estimulador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q884842 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Quais são alguns dos itens assegurados aos profissionais da educação, de acordo com o Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Férias ilimitadas. ✂️ b) Licença remunerada para viagens ao exterior. ✂️ c) Acesso gratuito a eventos culturais. ✂️ d) Piso salarial profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q884828 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Em um mundo onde a comunicação oral é predominante, as pessoas com surdez frequentemente enfrentam uma série de desafios ao buscar educação escolar. Desde a infância até a vida adulta, esses desafios podem se manifestar de várias formas, afetando não apenas o acesso à informação, mas também o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos com perda total de audição. A educação inclusiva é um objetivo fundamental, mas a realidade muitas vezes mostra barreiras que precisam ser superadas para alcançá-la plenamente. Marque, dentre as alternativas apresentadas, os principais desafios enfrentados por pessoas com surdez na educação escolar: ✂️ a) Falta de interesse dos professores. ✂️ b) Ausência de recursos adequados para estimular seu desenvolvimento. ✂️ c) Facilidade de integração total em turmas regulares. ✂️ d) Ausência de preconceitos por parte da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q884834 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Os cursos de formação continuada em Educação Especial desempenham um papel crucial na melhoria das práticas educacionais e no desenvolvimento profissional de professores e outros profissionais da área. No entanto, a evasão desses cursos ainda é um desafio significativo. Muitos fatores podem contribuir para isso, incluindo falta de tempo, recursos financeiros limitados, falta de suporte adequado e até mesmo falta de interesse. Diante desse cenário, é fundamental identificar estratégias eficazes para reduzir a evasão e garantir a participação e o engajamento dos alunos ao longo de todo o curso. Qual estratégia pode ser adotada para reduzir a evasão nos cursos de formação continuada em Educação Especial: ✂️ a) Redução do número de vagas oferecidas. ✂️ b) Implementação de métodos de ensino tradicionais. ✂️ c) Foco na flexibilidade e interatividade das metodologias. ✂️ d) Aumento das taxas de reprovação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q884843 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024O que é considerado pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, segundo o § 1º do Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Experiência internacional. ✂️ b) Titulação em áreas não relacionadas à educação. ✂️ c) Experiência docente. ✂️ d) Fluência em múltiplos idiomas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q884840 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024O que os institutos superiores de educação devem manter, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Cursos de culinária e gastronomia. ✂️ b) Programas de formação esportiva. ✂️ c) Cursos formadores de profissionais para a educação básica. ✂️ d) Workshops de artes plásticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q884832 | Pedagogia, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024A qualidade da educação básica depende, em grande parte, da competência e da preparação dos professores que atuam nas salas de aula. O Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma série de desafios enfrentados na formação desses profissionais. Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, a garantia de uma formação adequada para os professores se torna crucial para assegurar uma educação de qualidade em todas as regiões. Qual é um dos principais desafios apontados pelo Censo Escolar (INEP, 2016) em relação à formação dos professores da Educação Básica: ✂️ a) Falta de recursos tecnológicos nas escolas. ✂️ b) Alta taxa de evasão dos cursos de formação continuada. ✂️ c) Poucos professores com formação em Educação Especial. ✂️ d) Excesso de professores com formação específica em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q884841 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024Como será feita a preparação para o exercício do magistério superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações: ✂️ a) Em nível de graduação. ✂️ b) Exclusivamente em programas de doutorado. ✂️ c) Prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. ✂️ d) Através de cursos online. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q884833 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024A Educação Especial abrange uma ampla gama de necessidades, que vão desde deficiências físicas e intelectuais até transtornos do espectro autista. Cuidadores, sejam eles profissionais especializados ou familiares, desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do desenvolvimento desses indivíduos. No entanto, a formação adequada para cuidadores na área da Educação Especial muitas vezes é escassa. As escolas podem ser um ponto de partida importante para oferecer suporte e capacitação a esses cuidadores, ajudando-os a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para fornecer o melhor cuidado possível. Como as escolas podem contribuir para a formação de cuidadores na área da Educação Especial: ✂️ a) Oferecendo cursos exclusivos para professores com formação em Educação Especial. ✂️ b) Priorizando a evasão dos cursos de formação continuada. ✂️ c) As escolas podem oferecer cursos de formação específicos para cuidadores na área da Educação Especial. ✂️ d) Reduzindo o acesso à formação continuada para professores da rede pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q884835 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024De acordo com Alba (2006), o que é necessário para profissionais atuarem na Educação Inclusiva dentro do novo paradigma tecnológico: ✂️ a) Formação inicial rígida e estática. ✂️ b) Flexibilidade e atualização constante. ✂️ c) Desconhecimento dos mecanismos culturais e tecnológicos. ✂️ d) Conhecimento apenas superficial sobre as práticas inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro