Questões de Concursos Cuidador PCD

Resolva questões de Cuidador PCD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q884829 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Indique a alternativa que melhor define a posição de Poker (2001) em relação à inclusão de alunos com surdez na escola comum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q884831 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com Dorziat (1998), o que é necessário para aprimorar a educação inclusiva para alunos com surdez:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q884837 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o reconhecimento da deficiência está relacionado à interpretação subjetiva dos indivíduos sobre sua própria condição, segundo os estudos de Martins e Barsaglini (2011) e Resende e Gouveia (2011):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q884838 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Para indivíduos com deficiência física, as relações familiares e sociais desempenham um papel crucial em seu bem-estar emocional, desenvolvimento pessoal e inclusão na sociedade. A família muitas vezes serve como um pilar de apoio, fornecendo amor, suporte emocional e assistência prática para enfrentar os desafios diários. Além disso, as interações sociais com amigos, colegas e comunidade são essenciais para promover a inclusão, a autoestima e o senso de pertencimento. Compreender o impacto positivo dessas relações é fundamental para criar ambientes mais inclusivos e apoiar o pleno desenvolvimento de indivíduos com deficiência física. Qual é o papel das relações familiares e sociais para indivíduos com deficiência física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q884839 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q884842 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Quais são alguns dos itens assegurados aos profissionais da educação, de acordo com o Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q884828 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Em um mundo onde a comunicação oral é predominante, as pessoas com surdez frequentemente enfrentam uma série de desafios ao buscar educação escolar. Desde a infância até a vida adulta, esses desafios podem se manifestar de várias formas, afetando não apenas o acesso à informação, mas também o desenvolvimento social e emocional dos indivíduos com perda total de audição. A educação inclusiva é um objetivo fundamental, mas a realidade muitas vezes mostra barreiras que precisam ser superadas para alcançá-la plenamente. Marque, dentre as alternativas apresentadas, os principais desafios enfrentados por pessoas com surdez na educação escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q884834 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Os cursos de formação continuada em Educação Especial desempenham um papel crucial na melhoria das práticas educacionais e no desenvolvimento profissional de professores e outros profissionais da área. No entanto, a evasão desses cursos ainda é um desafio significativo. Muitos fatores podem contribuir para isso, incluindo falta de tempo, recursos financeiros limitados, falta de suporte adequado e até mesmo falta de interesse. Diante desse cenário, é fundamental identificar estratégias eficazes para reduzir a evasão e garantir a participação e o engajamento dos alunos ao longo de todo o curso. Qual estratégia pode ser adotada para reduzir a evasão nos cursos de formação continuada em Educação Especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q884843 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

O que é considerado pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, segundo o § 1º do Art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q884840 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

O que os institutos superiores de educação devem manter, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q884832 | Pedagogia, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

A qualidade da educação básica depende, em grande parte, da competência e da preparação dos professores que atuam nas salas de aula. O Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma série de desafios enfrentados na formação desses profissionais. Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, a garantia de uma formação adequada para os professores se torna crucial para assegurar uma educação de qualidade em todas as regiões. Qual é um dos principais desafios apontados pelo Censo Escolar (INEP, 2016) em relação à formação dos professores da Educação Básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q884841 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como será feita a preparação para o exercício do magistério superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e suas alterações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q884833 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

A Educação Especial abrange uma ampla gama de necessidades, que vão desde deficiências físicas e intelectuais até transtornos do espectro autista. Cuidadores, sejam eles profissionais especializados ou familiares, desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do desenvolvimento desses indivíduos. No entanto, a formação adequada para cuidadores na área da Educação Especial muitas vezes é escassa. As escolas podem ser um ponto de partida importante para oferecer suporte e capacitação a esses cuidadores, ajudando-os a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para fornecer o melhor cuidado possível. Como as escolas podem contribuir para a formação de cuidadores na área da Educação Especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q884835 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com Alba (2006), o que é necessário para profissionais atuarem na Educação Inclusiva dentro do novo paradigma tecnológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.