Questões de Concursos Cursos Superiores

Resolva questões de Cursos Superiores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q678861 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Em uma determinada região litorânea, a maré oscila segundo a função h(t) = 3 – 2sen( πt/ 12 ), sendo h a altura em metros, que a maré atinge no tempo t em horas, medido a partir de 6h da manhã. Uma embarcação, que se encontra encalhada às 11h da manhã, precisa de uma profundidade mínima de 2 metros para navegar. Assinale a alternativa que apresenta quantas horas os tripulantes dessa embarcação ainda terão que esperar para prosseguirem viagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q678872 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

“[...] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente, propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. [...]”.

(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)

Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q678858 | Biologia, Evolução biológica, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Georges-Louis Leclerc, o conde de Buffon (1707-1788), foi um dos precursores do pensamento evolucionista no mundo biológico. Cerca de 40 anos depois, com o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck surgiu a primeira teoria a propor mecanismos naturais para explicar como as espécies se alteram ao longo do tempo. Sobre teorias de evolução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678857 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Toda célula contém um conjunto de substâncias que participam de reações químicas vitais. Essa atividade de transformação química constitui o metabolismo celular. Sobre o tema considere as afirmativas abaixo:

I) As etapas fotoquímica e química da fotossíntese ocorrem, respectivamente, nos tilacoides e nos estromas dos cloroplastos.

II) A enzima ribulose bifosfato carboxilase permite que plantas terrestres fixem o carbono do CO2 durante a fotossíntese, formando duas moléculas do 3-PGA.

III) A respiração celular aeróbia ocorre nas mitocôndrias dos organismos aeróbios.

IV) As reações do metabolismo celular podem ser classificadas em catabolismo (síntese e produção) e anabolismo (reações de degradação e quebra).

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q678859 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A partir de 1960, foi possível isolar em laboratório a maquinaria celular responsável pela síntese de proteínas – ribossomos e enzimas – obtidas de bactérias. A adição de um RNAm humano a essa maquinaria resultava na síntese de uma proteína muito parecida com a que é normalmente produzida em células humanas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q678870 | Filosofia, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Atente para o fragmento a seguir:

"[...] Não se trata, decerto, de tomar a sensibilidade em sua opacidade material, na absoluta e irredutível singularidade de suas manifestações, mas, antes, apenas como o lócus onde o universal e o necessário se apresentam como produtos da atividade filosófica, como reflexos do Espírito e de sua liberdade infinita. Ora, é possível afirmar que para Hegel o trabalho realizado por Kant de desabilitação da metafísica dogmática e de seus objetos por excelência: Deus, Alma e Mundo, e de radicalização do primado da razão prática, teve como uma de suas principais consequências a expansão do terreno legítimo do pensamento filosófico para tudo aquilo em que este possa deixar a marca de sua liberdade, agora já liberta de um universo de objetos determinados. No movimento esboçado acima, a sensibilidade, esse "Outro" do pensamento, torna-se um legítimo objeto da filosofia. Como resultado, não mais concebida como simples poética, [...]".

(Fonte: TREVISAN, Diego K. Estética como "ciência do sensível" em Baumgarten e Kant. Arte Filosofia, Ouro Preto, n.17, Dezembro 2014. p.170-181).

Diante desse trecho, é correto afirmar que a Estética filosófica deve ser entendida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q678862 | Matemática, Função Exponencial, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A função L(t) = 2000 x (1,5)t representa o lucro mensal de uma empresa. O lucro dessa empresa, após 3 meses, em reais, será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q678866 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.

"[...] em São Paulo, onde a monocultura e o latifúndio fizeram, desde meados do século XIX, uma espécie de pacto econômico, ao qual a escravidão também fora admitida: pacto que duraria dezenas de anos".

(FREIRE, G. Ordem e Progresso. São Paulo: Cia das Letras, 2010. p. 315)

Após a Independência, a opção por manter o Brasil apenas como pais primário-exportador, a não alteração da estrutura fundiária nacional e a manutenção da escravidão tinham a seguinte finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q678871 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Leia o fragmento a seguir.

“[...] O tédio não é um mal para desdenhar: que desespero faz transparecer no rosto! Faz com que os homens, que se amam tão pouco uns aos outros, se procurem com todo o entusiasmo; é a origem do instinto social. O Estado considerao como uma calamidade pública, e por prudência toma medidas para o combater.

Este flagelo, que não é menor que o seu extremo oposto, a fome, pode impelir os homens a todos os desvarios; o povo precisa panem et circenses. O rude sistema penitenciário de Filadélfia, fundado sobre o isolamento e a inatividade, faz do aborrecimento um instrumento de suplício tão terrível, que mais de um condenado tem recorrido ao suicídio para lhe fugir. Se a miséria é o aguilhão perpétuo para o povo, o tédio é-o igualmente para os ricos. Na vida civil, o domingo representa o aborrecimento, e os seis dias da semana a miséria [...]”.

(Fonte: SCHOPENHAUER, A. As dores do mundo. Disponível em http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2015/01/Dores-doMundo.pdf. Acesso 06/08/2019)

Mediante o fragmento exposto acima e o caráter peculiar da filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1870), quanto à noção de homem e os elementos da vida humana, analise as seguintes asserções:

I) “Os homens tiveram que exprimir esta ideia de um modo singular: depois de haverem feito do inferno o lugar de todos os tormentos e de todos os sofrimentos, que ficou para o céu? justamente o aborrecimento”.

PORQUE

II) “A vida do homem oscila, como uma pêndula, entre a dor e o tédio, tais são na realidade os seus dois últimos elementos”.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q678869 | Filosofia, Ética e Liberdade, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Leia o fragmento a seguir:

"[...] 'Por natureza', a juventude está na primeira linha dos que vivem e lutam por Eros contra a Morte e contra uma civilização que se esforça por encurtar o atalho para a morte, embora controlando os meios capazes de alongar esse percurso. Mas, na sociedade administrativa, a necessidade biológica não redunda imediatamente em ação; a organização exige contra-organização. Hoje, a luta pela vida, a luta por Eros, é a luta política".

(Fonte: MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zhar, 1975. p.23)


Embora haja um forte engajamento político, como o próprio texto demonstra, na obra de Herbert Marcuse (1898-1979), os deuses gregos Eros e Thanatos emprestam suas personalidades (poderes de representação), enquanto símbolos, para nomear os elementos humanos da vida e da morte. Esta análise, a partir dos textos freudianos, também desvela concepções éticas e estéticas em âmbito individual e coletivo.

Diante disso, assinale a alternativa correta, quanto ao modo dos dois autores conceberem ambos os conceitos, a saber, morte e vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.