Início Questões de Concursos Deficiência Auditiva Resolva questões de Deficiência Auditiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Deficiência Auditiva Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1018368 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na Libras, a formação de perguntas não se baseia apenas na ordem dos sinais. Identifique qual das alternativas a seguir melhor descreve a formação de uma pergunta nesta língua. ✂️ a) Para formar perguntas, deve-se franzir as sobrancelhas, e realizar um ligeiro movimento com a cabeça, inclinando-a para cima. ✂️ b) Perguntas sim/não são indicadas pela inclinação da cabeça para frente no final da frase. ✂️ c) As expressões faciais e corporais são opcionais na formação de perguntas, servindo apenas para enfatizar o sinal. ✂️ d) Para formular perguntas em Libras, deve-se usar o dedo indicador para representar o sinal de interrogação no final da expressão. ✂️ e) Perguntas de informação (quem, o que, onde) não requerem alterações na expressão facial, dependendo apenas da ordem dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1018369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No processo de letramento de alunos surdos em um ambiente educativo bilingue, qual é a principal característica da língua de sinais (Libras) que deve ser considerada na elaboração de materiais didáticos? ✂️ a) Sua estrutura gramatical baseada na ordem das palavras similar à da língua portuguesa. ✂️ b) A necessidade de ser acompanhada por recursos auditivos complementares. ✂️ c) Sua natureza visuo-espacial e o uso de gestos como meio principal de comunicação. ✂️ d) A tradução literal das palavras da língua portuguesa para sinais. ✂️ e) A prioridade na expressão de conceitos abstratos em detrimento dos concretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1014540 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta. ✂️ a) Em 2002, a Libras foi reconhecida como língua no Brasil, ampliando seu status linguístico em toda sociedade brasileira. ✂️ b) No Brasil, apenas o português é reconhecido como língua oficial. ✂️ c) A Libras apresenta falta de corpus em algumas situações o que dificulta a fluidez de uma conversa. ✂️ d) A Libras apresenta particularidades que possibilitam o seu reconhecimento como língua natural e independente de outras. ✂️ e) O aumento da necessidade de se usar muita datilologia de palavras decorre da falta de corpus da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1018370 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024De acordo com as práticas pedagógicas inclusivas, qual das seguintes afirmações melhor descreve uma das principais responsabilidades do intérprete de Libras em um ambiente educacional para surdos? ✂️ a) Criar materiais didáticos adaptados para alunos surdos. ✂️ b) Agir como principal agente de ensino para os alunos surdos. ✂️ c) Mediar a comunicação entre alunos surdo, professores e colegas. ✂️ d) Realizar avaliações e testes adaptados para alunos surdos no lugar do professor. ✂️ e) Fornecer treinamento em Libras para outros professores e profissionais da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1014436 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Sobre o momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, podemos afirmar, exceto: ✂️ a) Este atendimento constitui um dos momentos didáticos-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum. O atendimento ocorre, diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ✂️ b) A organização didática desse espaço de ensino, implica o uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências, que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum. ✂️ c) Na escola comum, é ideal que haja professores que realizem esse atendimento, sendo que os mesmos não precisam ser formados para serem professores, basta terem o pleno domínio da Língua de Sinais ✂️ d) O planejamento do Atendimento Educacional Especializado em Libras é feito pelo professor especializado, juntamente com os professores de turma comum e os professores de Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste trabalho é semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1016130 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Referente à Proposta Bilíngue, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A Proposta Bilíngue atende o sujeito ouvinte como participante de duas realidades: Libras e Língua Portuguesa. ✂️ b) A Língua de Sinais, (Libras), é considerada a segunda língua dos surdos, a primeira, é a oficial do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa. ✂️ c) A Língua de Sinais é a língua natural do surdo, faz parte da cultura das comunidades surdas. ✂️ d) Apenas aceitar a Língua Portuguesa não resolve e não caracteriza a proposta bilíngue, pois é preciso aceitar tudo o que vem junto com a língua, ou seja, a cultura, a identidade, a visão de mundo e a constituição de sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1014539 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas: I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB. II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média. III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB. IV –Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média. É falso o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV ✂️ b) I e II apenas ✂️ c) II e III apenas ✂️ d) IV apenas ✂️ e) III apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1016127 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024A Educação Escolar das pessoas com surdez nos reporta aproximadamente há dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre os gestualistas e oralistas. Este confronto tem ocupado um lugar de destaque nas políticas públicas, nos debates e nas pesquisas científicas, bem como nas ações pedagógicas empreendidas em prol da educação desses alunos, seja na escola comum ou especial. Sobre a Educação Escolar da pessoa com surdez é correto afirmar: ✂️ a) Historicamente as concepções desenvolvidas sobre a Educação de Pessoas com Surdez se fundamentaram em duas abordagens diferentes: a oralista e a comunicação total. ✂️ b) As propostas educacionais, baseadas no oralismo, conseguiram atingir resultados satisfatórios, porque normalizaram as diferenças, aceitando a língua de sinais dessas pessoas e centrando os processos educacionais na visão da reabilitação e naturalização biológica. ✂️ c) A comunicação total não considerou a pessoa com surdez de forma natural, não aceitando suas características e prescrevendo o uso de todo e qualquer recurso possível para a comunicação. ✂️ d) Os dois enfoques - oralista e comunicação total - deflagraram um processo que não favoreceu o pleno desenvolvimento das pessoas com surdez, por focalizar o domínio das modalidades orais, negando a língua natural desses alunos e provocando perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, socioafetivos, linguísticos, políticos, culturais e na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1018362 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024A abordagem educacional por meio do bilinguismo para pessoas com surdez objetiva a capacitação no uso de duas línguas distintas. Em âmbito nacional, quais são estas línguas? ✂️ a) Língua Brasileira de Sinais e Língua Brasileira. ✂️ b) Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. ✂️ c) Língua Portuguesa e Língua Inglesa. ✂️ d) Língua de Sinais Internacional e Língua Portuguesa. ✂️ e) Língua de Sinais Americana e Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1014435 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Tratando-se do Atendimento Educacional Especializado à pessoa com Surdez, é correto afirmar: ✂️ a) O trabalho pedagógico com os alunos ouvintes nas escolas especializadas, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. ✂️ b) O Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua, deve ser realizado por um professor ouvinte. ✂️ c) O Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Língua Portuguesa, na escola comum, os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente, de termos informais. ✂️ d) No Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1018359 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na morfologia de Libras, a modificação de um sinal para indicar pluralidade é um exemplo de: ✂️ a) Derivação ✂️ b) Flexão ✂️ c) Composição ✂️ d) Incorporação ✂️ e) Aglutinação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1016128 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar: ✂️ a) Na Surdez leve a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; dificilmente se coloca o aparelho de amplificação porque a audição é muito próxima do normal. ✂️ b) Na Surdez severa a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar, mas não existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação. ✂️ c) Quanto à etiologia, (causas da surdez), elas se dividem em dois grupos apenas: Pré-natais, surdez provocada por fatores genéticos e hereditários; Perinatais, surdez provocada mais frequentemente por parto prematuro. ✂️ d) Na Surdez moderada, a pessoa terá dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira ou, ainda, o ruído de um avião decolando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1018361 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Frequentemente, algumas abordagens no ensino de Libras podem relegar esta língua a um papel secundário, subestimando a relevância da cultura surda em comparação com a cultura ouvinte. Adicionalmente, observa-se que, em diversos casos, o ensino de Libras é conduzido por professores não surdos que podem não estar plenamente familiarizados com a cultura e a identidade surda. Assinale a alternativa que apresenta a metodologia de ensino de Libras que propõe seu aprendizado desde a educação infantil, estendendo-se por toda a trajetória escolar do indivíduo. ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Comunicação Total. ✂️ c) Tradução Espelhada. ✂️ d) Leitura Labial. ✂️ e) Bilinguismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1018773 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos? ✂️ a) Utilizar exclusivamente textos escritos em língua portuguesa, sem contextualização em Libras, para não interferir na aprendizagem da língua escrita. ✂️ b) Focar apenas na leitura e escrita em português, deixando de lado a produção textual em Libras, para que os alunos se concentrem em uma única língua. ✂️ c) Promover a tradução literal de textos em português para Libras, sem ajustes, para que os alunos aprendam as estruturas gramaticais de ambas as línguas. ✂️ d) Usar métodos de ensino tradicionais, como ditados e cópias, para garantir que os alunos com deficiência auditiva aprendam a forma correta das palavras em português. ✂️ e) Desenvolver atividades interativas que utilizem vídeos em Libras com legendas em português, permitindo que os alunos relacionem as duas línguas de maneira significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1018775 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Relacione as abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos (Coluna A) com suas respectivas descrições (Coluna B). (Coluna A)1.Abordagem Oralista. 2.Abordagem Bilíngue. 3.Abordagem Total. 4.Pedagogia Visual. 5.Abordagem de Educação Inclusiva.Coluna B: ( )Utiliza simultaneamente a língua de sinais, a língua oral e outros recursos visuais e auditivos para promover a comunicação e o aprendizado dos alunos surdos.( )Foca no desenvolvimento das habilidades de fala e leitura labial, excluindo o uso de língua de sinais para promover a integração social dos alunos surdos. ( )Valoriza a língua de sinais como a primeira língua e a língua oral/escrita como segunda língua, promovendo um ambiente de aprendizado que respeita ambas as línguas. ( )Integra alunos surdos em classes regulares com suporte adequado, promovendo a convivência e a aprendizagem em um ambiente inclusivo e diversificado. ( )Enfatiza o uso de recursos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, para facilitar a compreensão e o aprendizado dos alunos surdos. A sequência correta é: ✂️ a) 2 - 3 - 1 - 4 - 5. ✂️ b) 1 - 2 - 5 - 4 - 3. ✂️ c) 2 - 5 - 4 - 3 - 1. ✂️ d) 5 - 4 - 3 - 2 - 1. ✂️ e) 3 - 1 - 2 - 5 - 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1018360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na Libras, a dupla articulação refere-se a quê? ✂️ a) A capacidade de expressar dois significados simultâneos através de um único sinal. ✂️ b) A possibilidade de usar um sinal com duas configurações de mão diferentes. ✂️ c) A habilidade de articular sinais com duas orientações de mão distintas. ✂️ d) A divisão da análise linguística em dois planos: forma e significado. ✂️ e) A combinação de sinais manuais com expressões faciais para criar significados diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1018367 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Qual dos seguintes aspectos não é considerado um componente fonológico da Libras? ✂️ a) Velocidade do movimento. ✂️ b) Configuração da mão. ✂️ c) Ponto de contato. ✂️ d) Expressão facial. ✂️ e) Configuração das pernas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1018774 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024No contexto do letramento na educação de surdos, quais são as práticas pedagógicas mais eficazes para promover a alfabetização e o desenvolvimento linguístico de alunos com deficiência auditiva? Escolha a alternativa que melhor reflete uma abordagem contemporânea e inclusiva. ✂️ a) Focar no ensino oralista, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades de fala e leitura labial como principal meio de comunicação. ✂️ b) Integrar o ensino de Libras com a língua portuguesa escrita, utilizando abordagens bilíngues que valorizam ambas as línguas e promovem a plena inclusão linguística. ✂️ c) Adotar materiais didáticos tradicionais, sem adaptações, para garantir que os alunos com deficiência auditiva sejam expostos ao mesmo conteúdo que os ouvintes. ✂️ d) Implementar o uso de tecnologias assistivas exclusivamente, como aplicativos de transcrição automática, sem a necessidade de outras adaptações pedagógicas. ✂️ e) Utilizar exclusivamente a língua portuguesa escrita como meio de ensino, evitando a utilização de Libras para não criar dependência da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1018358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Em relação à Fonologia da Libras, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de configuração de mão? ✂️ a) É a maneira como os sinais são organizados em frases e orações. ✂️ b) Refere-se ao uso de expressões faciais e corporais na comunicação. ✂️ c) Envolve a direção e o movimento do rosto ao produzir um sinal. ✂️ d) É a forma específica que as mãos assumem ao produzir um sinal. ✂️ e) Relaciona-se com a interpretação cultural dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1018365 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No âmbito da Morfologia da Língua Brasileira de Sinais, a modificação de sinais para expressar significados gramaticais específicos, como quantidade, negação, e intensidade, é conhecida como: ✂️ a) Morfologia concatenativa. ✂️ b) Derivação por alteração de parâmetros. ✂️ c) Composição de sinais sequenciais. ✂️ d) Modificação de sinais por simultaneidade. ✂️ e) Processo de iconicidade e espacialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1018368 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na Libras, a formação de perguntas não se baseia apenas na ordem dos sinais. Identifique qual das alternativas a seguir melhor descreve a formação de uma pergunta nesta língua. ✂️ a) Para formar perguntas, deve-se franzir as sobrancelhas, e realizar um ligeiro movimento com a cabeça, inclinando-a para cima. ✂️ b) Perguntas sim/não são indicadas pela inclinação da cabeça para frente no final da frase. ✂️ c) As expressões faciais e corporais são opcionais na formação de perguntas, servindo apenas para enfatizar o sinal. ✂️ d) Para formular perguntas em Libras, deve-se usar o dedo indicador para representar o sinal de interrogação no final da expressão. ✂️ e) Perguntas de informação (quem, o que, onde) não requerem alterações na expressão facial, dependendo apenas da ordem dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1018369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No processo de letramento de alunos surdos em um ambiente educativo bilingue, qual é a principal característica da língua de sinais (Libras) que deve ser considerada na elaboração de materiais didáticos? ✂️ a) Sua estrutura gramatical baseada na ordem das palavras similar à da língua portuguesa. ✂️ b) A necessidade de ser acompanhada por recursos auditivos complementares. ✂️ c) Sua natureza visuo-espacial e o uso de gestos como meio principal de comunicação. ✂️ d) A tradução literal das palavras da língua portuguesa para sinais. ✂️ e) A prioridade na expressão de conceitos abstratos em detrimento dos concretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1014540 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta. ✂️ a) Em 2002, a Libras foi reconhecida como língua no Brasil, ampliando seu status linguístico em toda sociedade brasileira. ✂️ b) No Brasil, apenas o português é reconhecido como língua oficial. ✂️ c) A Libras apresenta falta de corpus em algumas situações o que dificulta a fluidez de uma conversa. ✂️ d) A Libras apresenta particularidades que possibilitam o seu reconhecimento como língua natural e independente de outras. ✂️ e) O aumento da necessidade de se usar muita datilologia de palavras decorre da falta de corpus da Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1018370 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024De acordo com as práticas pedagógicas inclusivas, qual das seguintes afirmações melhor descreve uma das principais responsabilidades do intérprete de Libras em um ambiente educacional para surdos? ✂️ a) Criar materiais didáticos adaptados para alunos surdos. ✂️ b) Agir como principal agente de ensino para os alunos surdos. ✂️ c) Mediar a comunicação entre alunos surdo, professores e colegas. ✂️ d) Realizar avaliações e testes adaptados para alunos surdos no lugar do professor. ✂️ e) Fornecer treinamento em Libras para outros professores e profissionais da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1014436 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Sobre o momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, podemos afirmar, exceto: ✂️ a) Este atendimento constitui um dos momentos didáticos-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum. O atendimento ocorre, diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ✂️ b) A organização didática desse espaço de ensino, implica o uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências, que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum. ✂️ c) Na escola comum, é ideal que haja professores que realizem esse atendimento, sendo que os mesmos não precisam ser formados para serem professores, basta terem o pleno domínio da Língua de Sinais ✂️ d) O planejamento do Atendimento Educacional Especializado em Libras é feito pelo professor especializado, juntamente com os professores de turma comum e os professores de Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste trabalho é semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1016130 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Referente à Proposta Bilíngue, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A Proposta Bilíngue atende o sujeito ouvinte como participante de duas realidades: Libras e Língua Portuguesa. ✂️ b) A Língua de Sinais, (Libras), é considerada a segunda língua dos surdos, a primeira, é a oficial do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa. ✂️ c) A Língua de Sinais é a língua natural do surdo, faz parte da cultura das comunidades surdas. ✂️ d) Apenas aceitar a Língua Portuguesa não resolve e não caracteriza a proposta bilíngue, pois é preciso aceitar tudo o que vem junto com a língua, ou seja, a cultura, a identidade, a visão de mundo e a constituição de sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1014539 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025Ao analisar a concepção médica da surdez, observam-se as classificações abaixo definidas: I – Perda leve – de 26 dB a 40 dB; perda moderada – de 41 dB a 60 dB. II – Perda condutiva – quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média. III – Perda severa – de 61 dB a 80 dB; perda profunda, maior que 81 dB. IV –Perda mista – quando ocorrem alterações na orelha externa e na orelha média. É falso o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV ✂️ b) I e II apenas ✂️ c) II e III apenas ✂️ d) IV apenas ✂️ e) III apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1016127 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024A Educação Escolar das pessoas com surdez nos reporta aproximadamente há dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre os gestualistas e oralistas. Este confronto tem ocupado um lugar de destaque nas políticas públicas, nos debates e nas pesquisas científicas, bem como nas ações pedagógicas empreendidas em prol da educação desses alunos, seja na escola comum ou especial. Sobre a Educação Escolar da pessoa com surdez é correto afirmar: ✂️ a) Historicamente as concepções desenvolvidas sobre a Educação de Pessoas com Surdez se fundamentaram em duas abordagens diferentes: a oralista e a comunicação total. ✂️ b) As propostas educacionais, baseadas no oralismo, conseguiram atingir resultados satisfatórios, porque normalizaram as diferenças, aceitando a língua de sinais dessas pessoas e centrando os processos educacionais na visão da reabilitação e naturalização biológica. ✂️ c) A comunicação total não considerou a pessoa com surdez de forma natural, não aceitando suas características e prescrevendo o uso de todo e qualquer recurso possível para a comunicação. ✂️ d) Os dois enfoques - oralista e comunicação total - deflagraram um processo que não favoreceu o pleno desenvolvimento das pessoas com surdez, por focalizar o domínio das modalidades orais, negando a língua natural desses alunos e provocando perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, socioafetivos, linguísticos, políticos, culturais e na aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1018362 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024A abordagem educacional por meio do bilinguismo para pessoas com surdez objetiva a capacitação no uso de duas línguas distintas. Em âmbito nacional, quais são estas línguas? ✂️ a) Língua Brasileira de Sinais e Língua Brasileira. ✂️ b) Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. ✂️ c) Língua Portuguesa e Língua Inglesa. ✂️ d) Língua de Sinais Internacional e Língua Portuguesa. ✂️ e) Língua de Sinais Americana e Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1014435 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024Tratando-se do Atendimento Educacional Especializado à pessoa com Surdez, é correto afirmar: ✂️ a) O trabalho pedagógico com os alunos ouvintes nas escolas especializadas, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. ✂️ b) O Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua, deve ser realizado por um professor ouvinte. ✂️ c) O Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Língua Portuguesa, na escola comum, os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente, de termos informais. ✂️ d) No Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1018359 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na morfologia de Libras, a modificação de um sinal para indicar pluralidade é um exemplo de: ✂️ a) Derivação ✂️ b) Flexão ✂️ c) Composição ✂️ d) Incorporação ✂️ e) Aglutinação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1016128 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar: ✂️ a) Na Surdez leve a criança é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente; o problema geralmente é tardiamente descoberto; dificilmente se coloca o aparelho de amplificação porque a audição é muito próxima do normal. ✂️ b) Na Surdez severa a criança terá dificuldades em adquirir a fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar, mas não existe a necessidade do uso de aparelho de amplificação. ✂️ c) Quanto à etiologia, (causas da surdez), elas se dividem em dois grupos apenas: Pré-natais, surdez provocada por fatores genéticos e hereditários; Perinatais, surdez provocada mais frequentemente por parto prematuro. ✂️ d) Na Surdez moderada, a pessoa terá dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de uma máquina de serrar madeira ou, ainda, o ruído de um avião decolando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1018361 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Frequentemente, algumas abordagens no ensino de Libras podem relegar esta língua a um papel secundário, subestimando a relevância da cultura surda em comparação com a cultura ouvinte. Adicionalmente, observa-se que, em diversos casos, o ensino de Libras é conduzido por professores não surdos que podem não estar plenamente familiarizados com a cultura e a identidade surda. Assinale a alternativa que apresenta a metodologia de ensino de Libras que propõe seu aprendizado desde a educação infantil, estendendo-se por toda a trajetória escolar do indivíduo. ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Comunicação Total. ✂️ c) Tradução Espelhada. ✂️ d) Leitura Labial. ✂️ e) Bilinguismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1018773 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos? ✂️ a) Utilizar exclusivamente textos escritos em língua portuguesa, sem contextualização em Libras, para não interferir na aprendizagem da língua escrita. ✂️ b) Focar apenas na leitura e escrita em português, deixando de lado a produção textual em Libras, para que os alunos se concentrem em uma única língua. ✂️ c) Promover a tradução literal de textos em português para Libras, sem ajustes, para que os alunos aprendam as estruturas gramaticais de ambas as línguas. ✂️ d) Usar métodos de ensino tradicionais, como ditados e cópias, para garantir que os alunos com deficiência auditiva aprendam a forma correta das palavras em português. ✂️ e) Desenvolver atividades interativas que utilizem vídeos em Libras com legendas em português, permitindo que os alunos relacionem as duas línguas de maneira significativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1018775 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Relacione as abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos (Coluna A) com suas respectivas descrições (Coluna B). (Coluna A)1.Abordagem Oralista. 2.Abordagem Bilíngue. 3.Abordagem Total. 4.Pedagogia Visual. 5.Abordagem de Educação Inclusiva.Coluna B: ( )Utiliza simultaneamente a língua de sinais, a língua oral e outros recursos visuais e auditivos para promover a comunicação e o aprendizado dos alunos surdos.( )Foca no desenvolvimento das habilidades de fala e leitura labial, excluindo o uso de língua de sinais para promover a integração social dos alunos surdos. ( )Valoriza a língua de sinais como a primeira língua e a língua oral/escrita como segunda língua, promovendo um ambiente de aprendizado que respeita ambas as línguas. ( )Integra alunos surdos em classes regulares com suporte adequado, promovendo a convivência e a aprendizagem em um ambiente inclusivo e diversificado. ( )Enfatiza o uso de recursos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, para facilitar a compreensão e o aprendizado dos alunos surdos. A sequência correta é: ✂️ a) 2 - 3 - 1 - 4 - 5. ✂️ b) 1 - 2 - 5 - 4 - 3. ✂️ c) 2 - 5 - 4 - 3 - 1. ✂️ d) 5 - 4 - 3 - 2 - 1. ✂️ e) 3 - 1 - 2 - 5 - 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1018360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Na Libras, a dupla articulação refere-se a quê? ✂️ a) A capacidade de expressar dois significados simultâneos através de um único sinal. ✂️ b) A possibilidade de usar um sinal com duas configurações de mão diferentes. ✂️ c) A habilidade de articular sinais com duas orientações de mão distintas. ✂️ d) A divisão da análise linguística em dois planos: forma e significado. ✂️ e) A combinação de sinais manuais com expressões faciais para criar significados diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1018367 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Qual dos seguintes aspectos não é considerado um componente fonológico da Libras? ✂️ a) Velocidade do movimento. ✂️ b) Configuração da mão. ✂️ c) Ponto de contato. ✂️ d) Expressão facial. ✂️ e) Configuração das pernas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1018774 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024No contexto do letramento na educação de surdos, quais são as práticas pedagógicas mais eficazes para promover a alfabetização e o desenvolvimento linguístico de alunos com deficiência auditiva? Escolha a alternativa que melhor reflete uma abordagem contemporânea e inclusiva. ✂️ a) Focar no ensino oralista, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades de fala e leitura labial como principal meio de comunicação. ✂️ b) Integrar o ensino de Libras com a língua portuguesa escrita, utilizando abordagens bilíngues que valorizam ambas as línguas e promovem a plena inclusão linguística. ✂️ c) Adotar materiais didáticos tradicionais, sem adaptações, para garantir que os alunos com deficiência auditiva sejam expostos ao mesmo conteúdo que os ouvintes. ✂️ d) Implementar o uso de tecnologias assistivas exclusivamente, como aplicativos de transcrição automática, sem a necessidade de outras adaptações pedagógicas. ✂️ e) Utilizar exclusivamente a língua portuguesa escrita como meio de ensino, evitando a utilização de Libras para não criar dependência da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1018358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024Em relação à Fonologia da Libras, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de configuração de mão? ✂️ a) É a maneira como os sinais são organizados em frases e orações. ✂️ b) Refere-se ao uso de expressões faciais e corporais na comunicação. ✂️ c) Envolve a direção e o movimento do rosto ao produzir um sinal. ✂️ d) É a forma específica que as mãos assumem ao produzir um sinal. ✂️ e) Relaciona-se com a interpretação cultural dos sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1018365 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No âmbito da Morfologia da Língua Brasileira de Sinais, a modificação de sinais para expressar significados gramaticais específicos, como quantidade, negação, e intensidade, é conhecida como: ✂️ a) Morfologia concatenativa. ✂️ b) Derivação por alteração de parâmetros. ✂️ c) Composição de sinais sequenciais. ✂️ d) Modificação de sinais por simultaneidade. ✂️ e) Processo de iconicidade e espacialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro